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DESAFIOS na formação de profissionais de engenharia no Brasil

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Apresentação em tema: "DESAFIOS na formação de profissionais de engenharia no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 DESAFIOS na formação de profissionais de engenharia no Brasil
Mario Sergio Salerno Professor Titular, Chefe do Depto de Enga de Produção, Poli/USP Coordenador do LGI – Laboratório de Gestão da Inovação, Poli/USP Coordenador-executivo, Observatório da Inovação,Instituto de Estudos Avançados da USP Ex-Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI ( ) Ex-Diretor do Ipea ( ) Brazil Automation ISA 2010 Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

2 Questões Há falta de engenheiros? Há falta de bons engenheiros?
Expansão do ensino Desafios Pontos para reflexão Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

3 Matrículas iniciais em Enga:
Dados Brutos 2008 ENSINO MÉDIO Matrículas iniciais : Concluintes: Matrículas iniciais em Enga: Formados Enga: 47.098 Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

4 O que se estuda? 107% ENGENHARIA 127% 2000 2008 TOTAL 100% Educação
25,9 21,1 Humanidades e Artes 3,2 3,6 Ciências Sociais e Direito 26,6 27,3 Economia e Administração 13,2 13,7 Ciências e Matemática 6,2% 5,9% Ciências da Computação 2,0 1,8 ENGENHARIA 5,6% 5,1 % Arquitetura e Urbanismo 1,2 0,8 Saúde e Bem-Estar Social 13,0 16,0 Outros 1,0 2,6 TOTAL DE EGRESSOS Fonte: Ministério da Educação. INEP. Censo da Educação Superior 107% 127% Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

5 Quantos estudam? Onde estudam?
2000 2008 MATRICULAS TOTAL Total Públicas 46,8% 37,1% Federais 29,7% 23,0% Estaduais 15,1% 11.0% Municipais 2,0% 3,1% Total privadas 53,1% 62,9% CONCLUINTES 10,3% 10,1% Fonte: Ministério da Educação. INEP. Censo da Educação Superior AUMENTOU O PESO DA FACULDADE PRIVADA Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

6 Egressos em enga / total comparações internacionais Fonte:OCDE
Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

7 Egressos em enga / total comparações internacionais (2007) Fonte:OCDE
Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

8 Engenheiros/ 10.000 habitantes comparações internacionais (2007) Fonte:OCDE
Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

9 Expansão da Universidade Pública
UFABC – Grande ABC UF Grande Dourados (MS) UFSCar campus Sorocaba (SP) Unifesp campi Diadema, Santos, Guarulhos (SP) UF de Ciências de Porto Alegre (RS) Unifal (Alfenas, campi Poços de Caldas, Varginha – MG) UF Triângulo Mineiro (Uberaba - MG) UF Vales Jequitinhonha e Mucuri (campi Diamantina, Teófilo Otoni - MG) UF Rural do Semi-Árido (campi Mossoró, Angicos e Caraúbas - RN) UF Tecnológica do Paraná (Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Ponta Grossa, Pato Branco, Toledo – expansão de 8 campi, 3 novos em instalação) UF do Pampa (expansão UF Santa Maria e UF Pelotas) UF Vale do São Francisco (Juazeiro-BA, Petrolina-PE, São Raimundo Nonato – PI) UF Tocantins (Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis) UF da Integração Latino-Americana (PR, Itaipu) UF da integração Luso-Afro-Brasileira (Redenção – CE) UF da Fronteira Sul (Unipampa – Chapecó-SC, Erechim-RS, Cerro Largo-RS, Realiza-PR, Laranjeiras do Sul – PR) UFOP – Oeste do Pará (Santarém + expansão da UF Rural Amazonas) U F Recôncavo da Bahia (UFRB) Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

10 Atendimento educacional no Brasil
Material preparado pelo Prof. Dr. Rubens Barbosa de Camargo (FE-USP) Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

11 Formação de Doutores Enga 11,3% 12,0% 12,8% 12,2% 11,9% 11,7% Exatas
2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Enga 11,3% 12,0% 12,8% 12,2% 11,9% 11,7% Exatas 10,5% 11,1% 10,6% 10,1% 10,4% 10,9% TOTAL 6.620 7.739 8.132 9.070 9.460 9.994 10.788 Fonte: CGEE. Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília, Elaborado a partir de dados do MEC/INEP Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

12 Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

13 Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

14 Novos marcos Legais para Inovação
2004: Lei da Inovação (10.973) Nova Lei de Informática (11.077) Lei de criação da ABDI (11.080) 2005: Lei de Biossegurança (11.105) “Lei do Bem” (11.196) 2006/7: Lei de Regulamentação do FNDCT Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

15 Investimento Público e Privado em P&D
(% PIB) Fonte: Elaborado pela FINEP com base em Setor Privado é o protagonista. Nos países avançados, mais de 70% dos dispêndios são realizados pelas empresas. Grandes Empresas: mais de 60% do investimento em P&D no mundo. Inovação demanda comprometimento com o longo prazo, recursos e disposição ao risco

16 Recursos Finep Investidos
(2010 = 17 x 2000)

17 Paradoxos Brasil forma poucos engenheiros em relação ao tamanho da população em comparação com outros países Mas a população é grande... Há aumento da procura mas salários não crescem acima do crescimento médio... Aumentos de salários percebidos pela PME/IBGE (jan-abr 2010) Trab. com ensino fundamental (33% da PO)  9,6% aumento Trab. com ensino médio (37% da PO)  7,7% Trab. com ensino superior (19% da PO)  4,2% Não há diferenciação setorial significativa Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

18 Paradoxos ...há aumento da oferta
Maior número de formados enga./ano (2008 = 2x 2000) PME/IBGE (jan-abr/2010) PO com educação superior  + 8,2% PEA com educação superior  +7,8% PEA total  +2% População desocupada com ensino superior  -1,6% Aumento da oferta Aumento da demanda Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

19 Desafios Curso de engenharia é difícil Grande carga horária
Início parece descolado da “prática” “nada mais prático do que uma boa teoria” matemática / cálculo  desenvolver raciocínio abstrato física / química / biologia  raciocínio sobre eventos Temas “emergentes” requerem base científica grande e diversificada Nanotecnologia / materiais nano estruturados Bioengenharia Modelagem de organização e gestão Olhar do “cliente” / usuário Sociologia (alunos normalmente “detestam” matérias de humanas...) Psicologia cognitiva (fundamental para software) Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

20 Desafios Nova didática?
Geração “plugada” (“internética”) X Giz, ppt, odp Papel da educação à distância na graduação Piloto Poli-PRO com Estatística Mídias móveis (celular?) Integração com a sociedade: já foi mais forte Sucesso de atividades como gestão de projetos em entidades sem fins lucrativos Falta articulação com empresas para ensino Sem “agregar valor” para a empresa no curto prazo! Nem só de valor vive o homem! Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

21 Desafios Integração com empresas é difícil Estágios planejados
Poli/PRO: apenas 1 empresa integrada (Brasilata, trabalho brilhante!) França / Alemanha Estágios como MOD Estágios para trabalho de formatura pré-conveniados Trabalhos de disciplinas realizados em empresas Baixa participação em pesquisas, eventos Raros laboratórios / equipes de pesquisa com patrocínio (aumentando) Baixa receptividade para visitas Precisamos cancelar disciplina de visita a empresas Ao contrário da prática nos EUA, não deixam citar nome em artigos... só em semanários onde os executivos aparecem... Doação zero ...mas empresas brasileiras doam para universidades EUA/Europa Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

22 Pontos para Reflexão Não há falta quantitativa de engenheiros (no geral) Há falta qualitativa? É o que dizem gestores de P&D de autopeças (pesquisa Poli, 2007) “Engenheiros há; faltam bons engenheiros” Que tipo de engenheiros a empresa brasileira demanda? Pouco investimento privado em P&D O geral prejudica as empresas que investem Quanto a empresa paga? Qual a visão que os alunos e a universidade têm de uma dada empresa? O que ela faz para atrair os melhores alunos? Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

23 Pontos para Reflexão A disponibilidade de bons engenheiros depende de boa educação em todos os níveis Educação começa a ser mais valorizada pela sociedade A melhoria da educação só vai ser acelerada com engajamento social A empresa tem papel importante  ação sistêmica, não só filantropia ou “adoção” de escolas; estar aberta para a escola, para os alunos O Brasil está muitos anos atrasado, pois não equacionou o acesso igualitário e justo à educação no início do séc.XX Mas tem tudo para superar esses problemas num prazo não muito longo Está em processo, é preciso juntar forças. Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

24 OBRIGADO! Mario Sergio Salerno Poli-USP, Depto Enga Produção
Laboratório de Gestão da Inovação tel Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção


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