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Nova Friburgo Cordeiro Duas Barras Cantagalo.

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Apresentação em tema: "Nova Friburgo Cordeiro Duas Barras Cantagalo."— Transcrição da apresentação:

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3 Nova Friburgo Cordeiro Duas Barras Cantagalo

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5 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO APL Quase um século depois...

6 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO APL - Anos Brasil em crise - Multinacional do setor têxtil sediada em Nova Friburgo dispensa 600 funcionários...

7 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO APL Desânimo? Depressão? Tristeza? EMPREENDEDORISMO

8 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO APL O espírito empreendedor fala mais alto. Costureiras demitidas fundam suas próprias confecções. Nasce o Polo de Nova Friburgo e Região.

9 Fatores que contribuíram para o desenvolvimento do Polo O custo de capital relativamente baixo A relativa simplicidade no processo produtivo A existência de fornecedores de renda e passamanarias na região O largo contingente de costureiras que já haviam sido treinadas na indústria de lingerie. PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO APL

10 1968 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO APL

11 ATÉ 2003 > AÇÕES DESENVOLVIDAS DE FORMA ISOLADA POR ENTIDADES, A PARTIR DE ESTUDOS E PERCEPÇÕES PRÓPRIAS: Reduzido envolvimento empresarial Programas de ações macro concebidos fora da região e sem consulta ao setor produtivo

12 A PARTIR DE 2003 > CRIAÇÃO DA GOVERNANÇA COMPARTILHADA: Reestruturação do Conselho da Moda, com planejamento estratégico conjunto e forte participação empresarial Essencial apoio financeiro do BID/FOMIN Centro de decisões baseado no desejo empresarial Foco no aumento do valor agregado e qualidade do produto, busca por novos canais de comercialização, marketing territorial, formalização das empresas

13 O Conselho da Moda consolida um sistema institucional de governança, além da participação direta dos empresários, com o objetivo de analisar o cenário do APL e discutir as questões estratégicas adotando uma linha comum de ação, evitando assim, duplicidade de iniciativas e racionalização do investimentos orientados para um desenvolvimento econômico e social sustentável. As ações em conjunto das entidades contam sempre com a identidade visual do Conselho da Moda, tornando pública sua unidade de ação. GOVERNANÇA DO APL

14 PARCEIROS 2013

15 PROJETO do BID - Centro para o Desenvolvimento Divisão para a Competitividade e Inovação (CTI). 14 entidades participantes, representando 12 países. RECONHECIMENTO INSTITUCIONAL

16 O Conselho da Moda funciona como uma organização empresarial assemelhada a um grande grupo econômico composto por diversas instituições e empresas. FUNCIONAMENTO COMO EMPRESA

17 FUNCIONAMENTO COMO EMPRESA Não existe e nem poderia existir, qualquer hierarquia A condução do processo de gestão só pode ser feita através de sensibilização Todas as ações devem ser realizadas de forma transparente Para o empresários estas ações são percebidas como um benefício.

18 O Conselho adota planejamento estratégico, composto por um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

19 As ações são realizadas por uma ou mais entidades, de forma unificada. Todas as ações, principalmente aquelas que são adotadas nacionalmente por alguma entidade (cursos SENAI, SENAI CETIQT, SEBRAE, etc) são sempre adaptadas à realidade do Polo. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

20 Fortalecer o posicionamento estratégico do APL e alavancar a competitividade das empresas com o apoio das parcerias institucionais Construir o Centro de Referência da Moda Promover o aumento da formalização de empresas Reduzir o impacto ambiental do resíduo industrial Contribuir para facilitar o acesso das empresas a inovação e design Gerar emprego e renda PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

21 Consolidação do APL como o maior Polo de Lingerie. AÇÕES DE DESTAQUE Lei nº 5720, de 13 de maio de 2010 DENOMINA O MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO "CAPITAL DA MODA ÍNTIMA" DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

22 Renovação Lei Da Moda AÇÕES DE DESTAQUE Atuação intensiva do Governo criando leis especiais de benefícios fiscais para o setor da moda.

23 Programa Qualificação de Fornecedores ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil. AÇÕES DE DESTAQUE Realização de auditorias para o monitoramento de práticas, compromissos e aspectos de gestão ligados aos seguintes temas: trabalho infantil, trabalho forçado ou análogo ao escravo, trabalho estrangeiro irregular, discriminação, abuso e assédio, saúde e segurança do trabalho, monitoramento e documentação, compensação, horas trabalhadas, benefícios, monitoramento da cadeia produtiva e meio ambiente. 19 empresas do APL certificadas com excelentes avaliações.

24 PRÊMIO DESTAQUES DA MODA

25 PRÊMIO NOVO TALENTO NOVA FRIBURGO

26 Projeto BID / Senai Objetivo de aumentar a capacidade competitiva de micro e pequenas empresas, contribuindo com a melhoria da qualidade nas condições de trabalho e de gestão, por meio de capacitações, consultorias visando a sustentabilidade do Polo. PROJETO CONDIÇÕES DE TRABALHO SUSTENTÁVEIS PARA UM MELHOR DESEMPENHO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

27 OBSERVATÓRIO BRASILEIRO DE APLs

28 OBJETIVOS GERAIS Atender o empresário de moda íntima fluminense proporcionando ferramentas para impulsionar seus negócios. OBJETIVOS PONTUAIS Desenvolver projetos, serviços e ações institucionais a fim de promover a competitividade industrial do segmento de moda íntima. SENAI ESPAÇO DA MODA

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30 PÚBLICO

31 Fonte: Aliceweb Nota:*Projeção Abit EXPORTAÇÕES DE MODA ÍNTIMA PELO APL US$ EM MILHÕES

32 Fonte: Aliceweb Nota:*Projeção Abit IMPORTAÇÕES DE MODA ÍNTIMA PELO APL US$ EM MILHÕES

33 Planejamento estratégico envolvendo parceiros e empresários, adaptando-se ações e programas às demandas e realidade locais Ações conjuntas respeitando-se as individualidades de cada empresa Integração do setor têxtil local com o APL de Moda Íntima Abertura e ampliação de canais de comercialização que valorizam mais qualidade/design do que preço Efetivo resultado de marketing territorial > Friburgo, capital da moda íntima PONTOS FORTES

34 SITUAÇÃO ATUAL CONFECÇÕES FORMAIS 2 CIRCUITOS DE COMPRA (Olaria e Ponte da Saudade) 25% DA PRODUÇÃO NACIONAL POSTOS DE TRABALHO (Diretos e indiretos)

35 DESAFIOS Manter e ampliar o market share do APL a nível nacional Possibilitar que o APL seja um lançador de moda Crescimento da rentabilidade, propiciando recursos para melhoramento contínuo Reconhecimento do APL de Nova Friburgo como fabricante de produto de excelência

36 OBRIGADA! Nelci Layola Porto Presidente do Conselho da Moda do APL de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região (22)


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