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Cantagalo Nova Friburgo Duas Barras Cordeiro Nova Friburgo Cantagalo.

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3 Cantagalo Nova Friburgo Duas Barras Cordeiro Nova Friburgo Cantagalo

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5 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO APL
Quase um século depois...

6 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO APL
- Anos 1980 - Brasil em crise - Multinacional do setor têxtil sediada em Nova Friburgo dispensa 600 funcionários...

7 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO APL
Desânimo? Depressão? Tristeza? EMPREENDEDORISMO

8 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO APL
O espírito empreendedor fala mais alto. Costureiras demitidas fundam suas próprias confecções. Nasce o Polo de Nova Friburgo e Região.

9 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO APL
Fatores que contribuíram para o desenvolvimento do Polo O custo de capital relativamente baixo A relativa simplicidade no processo produtivo A existência de fornecedores de renda e passamanarias na região O largo contingente de costureiras que já haviam sido treinadas na indústria de lingerie.

10 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO APL
1968 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO APL

11 ATÉ 2003 > AÇÕES DESENVOLVIDAS DE FORMA ISOLADA POR ENTIDADES, A PARTIR DE ESTUDOS E PERCEPÇÕES PRÓPRIAS: Reduzido envolvimento empresarial Programas de ações “macro” concebidos fora da região e sem consulta ao setor produtivo

12 Reestruturação do Conselho da Moda, com planejamento estratégico conjunto e forte participação empresarial Essencial apoio financeiro do BID/FOMIN Centro de decisões baseado no desejo empresarial Foco no aumento do valor agregado e qualidade do produto, busca por novos canais de comercialização, “marketing” territorial, formalização das empresas A PARTIR DE 2003 > CRIAÇÃO DA GOVERNANÇA COMPARTILHADA:

13 GOVERNANÇA DO APL O Conselho da Moda consolida um sistema institucional de governança, além da participação direta dos empresários, com o objetivo de analisar o cenário do APL e discutir as questões estratégicas adotando uma linha comum de ação, evitando assim, duplicidade de iniciativas e racionalização do investimentos orientados para um desenvolvimento econômico e social sustentável. As ações em conjunto das entidades contam sempre com a identidade visual do Conselho da Moda, tornando pública sua unidade de ação.

14 PARCEIROS 2013

15 RECONHECIMENTO INSTITUCIONAL
PROJETO do BID - Centro para o Desenvolvimento Divisão para a Competitividade e Inovação (CTI). 14 entidades participantes, representando 12 países.

16 FUNCIONAMENTO COMO EMPRESA
O Conselho da Moda funciona como uma organização empresarial assemelhada a um grande grupo econômico composto por diversas instituições e empresas.

17 FUNCIONAMENTO COMO EMPRESA
Não existe e nem poderia existir, qualquer hierarquia A condução do processo de gestão só pode ser feita através de sensibilização Todas as ações devem ser realizadas de forma transparente Para o empresários estas ações são percebidas como um benefício.

18 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O Conselho adota planejamento estratégico,
composto por um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo.

19 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
As ações são realizadas por uma ou mais entidades, de forma unificada. Todas as ações, principalmente aquelas que são adotadas nacionalmente por alguma entidade (cursos SENAI, SENAI CETIQT, SEBRAE, etc) são sempre adaptadas à realidade do Polo.

20 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2012-2014
Fortalecer o posicionamento estratégico do APL e alavancar a competitividade das empresas com o apoio das parcerias institucionais Construir o Centro de Referência da Moda Promover o aumento da formalização de empresas Reduzir o impacto ambiental do resíduo industrial Contribuir para facilitar o acesso das empresas a inovação e design Gerar emprego e renda

21 AÇÕES DE DESTAQUE Consolidação do APL como o maior Polo de Lingerie.
Lei nº 5720, de 13 de maio de 2010 DENOMINA O MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO "CAPITAL DA MODA ÍNTIMA" DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

22 AÇÕES DE DESTAQUE Renovação Lei
Da Moda Atuação intensiva do Governo criando leis especiais de benefícios fiscais para o setor da moda.

23 AÇÕES DE DESTAQUE Programa Qualificação de Fornecedores ABVTEX - Associação Brasileira do Varejo Têxtil. Realização de auditorias para o monitoramento de práticas, compromissos e aspectos de gestão ligados aos seguintes temas: trabalho infantil, trabalho forçado ou análogo ao escravo, trabalho estrangeiro irregular, discriminação, abuso e assédio, saúde e segurança do trabalho, monitoramento e documentação, compensação, horas trabalhadas, benefícios, monitoramento da cadeia produtiva e meio ambiente. 19 empresas do APL certificadas com excelentes avaliações.

24 PRÊMIO DESTAQUES DA MODA

25 PRÊMIO NOVO TALENTO NOVA FRIBURGO

26 PROJETO CONDIÇÕES DE TRABALHO SUSTENTÁVEIS PARA UM MELHOR DESEMPENHO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Projeto BID / Senai Objetivo de aumentar a capacidade competitiva de micro e pequenas empresas, contribuindo com a melhoria da qualidade nas condições de trabalho e de gestão, por meio de capacitações, consultorias visando a sustentabilidade do Polo.

27 OBSERVATÓRIO BRASILEIRO DE APLs

28 SENAI ESPAÇO DA MODA OBJETIVOS GERAIS
Atender o empresário de moda íntima fluminense proporcionando ferramentas para impulsionar seus negócios. OBJETIVOS PONTUAIS Desenvolver projetos, serviços e ações institucionais a fim de promover a competitividade industrial do segmento de moda íntima.

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30 PÚBLICO

31 EXPORTAÇÕES DE MODA ÍNTIMA PELO APL US$ EM MILHÕES
Fonte: Aliceweb Nota:*Projeção Abit

32 IMPORTAÇÕES DE MODA ÍNTIMA PELO APL US$ EM MILHÕES
Fonte: Aliceweb Nota:*Projeção Abit

33 PONTOS FORTES Planejamento estratégico envolvendo parceiros e empresários, adaptando-se ações e programas às demandas e realidade locais Ações conjuntas respeitando-se as individualidades de cada empresa Integração do setor têxtil local com o APL de Moda Íntima Abertura e ampliação de canais de comercialização que valorizam mais qualidade/design do que preço Efetivo resultado de marketing territorial > Friburgo, capital da moda íntima

34 SITUAÇÃO ATUAL 1.000 25% 20.000 2 CONFECÇÕES FORMAIS DA PRODUÇÃO
NACIONAL 20.000 POSTOS DE TRABALHO (Diretos e indiretos) 2 CIRCUITOS DE COMPRA (Olaria e Ponte da Saudade)

35 DESAFIOS Manter e ampliar o “market share” do APL a nível nacional
Possibilitar que o APL seja um lançador de moda Crescimento da rentabilidade, propiciando recursos para melhoramento contínuo Reconhecimento do APL de Nova Friburgo como fabricante de produto de excelência

36 OBRIGADA! Nelci Layola Porto
Presidente do Conselho da Moda do APL de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região (22)


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