A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indicadores Municipais da Educação Maranhense: Conhecendo para Mudar Raimundo Palhano Escola de Formação de Governantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indicadores Municipais da Educação Maranhense: Conhecendo para Mudar Raimundo Palhano Escola de Formação de Governantes."— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores Municipais da Educação Maranhense: Conhecendo para Mudar Raimundo Palhano Escola de Formação de Governantes

2 Educação Brasileira 1.Sempre houve falta de uma REGRA DE COLABORAÇÃO. Governo Central Lavou as Mãos desde o início. 2.Processo de transmissão da cultura. Durante 30 mil anos era o índio que educava. Em 1500 a língua tupi começa a desaparecer com o surgimento do português. 3.Transmissão Cultural X Invasão Cultural X Educação Escolar. Intencional e Curricular. Machista. Elitista. Disciplinadora

3 Educação Brasileira 4.Educação como Correção da Natureza. 5.Um Ecossistema Cultural em Que Tudo Tem a Ver com Tudo 6.Enfraquecimento do Apostolado Pedagógico e revigoramento da Educação Fator de Desenvolvimento Econômico e Político. IPEA: cada real gasto em educação gera 1,85 ao Pib. Saúde 1,70. Um real em juros gera 0,71 ao Pib. Dívida pública consome 36% do Orçamento Federal. Em 2009 gastos 380 bilhões para amortizar a dívida pública. Fundeb em 2011: 94,48 bilhões.

4 Sobre Municipalismo na Educação Brasileira Histórico. Entre Concessão da Educação aos Jesuítas. Cia de Jesus vira a maior empresa colonial do mundo(CF). O jogo de empurra. O papel do Município. Desafio atual: atingir o padrão de desempenho escolar da média dos países da OCDE. Distorção idade-série. Ideb. Pisa. Aliar Ética e Competência Técnica.

5 O Quê Precisa Mudar? A União Norma, o Estado Adapta e o Município Executa: originário da República Velha, ainda prevalece. A Alternativa do Princípio da Subsidiariedade. Um corpo político diverso que se une pela unidade do fim. Mecanismo para Organizar o Sistema Nacional de Educação. SNE não é unidade da identidade; é unidade da diversidade. A luta pela EDUCAÇÃO COM QUALIDADE não se esgota na pedagogia e na metodologia. É verdadeiramente luta de Poder.

6 O Quê Precisa Mudar? Entendido e concebido de Modo Genérico. Predomínio dos apetites ideológicos, corporativistas e clientelísticos; Ausência de uma Agenda Comum Articulada com metas claras colocando a educação com qualidade como prioridade básica da política educacional.

7 Principais Desafios Quadro Situacional a Partir do Triângulo de Governo do PES. Os três vértices: capacidade, programação e governança. Descontinuidade das políticas educacionais. Educação como política de governo e não como política de Estado. Impossível desenvolvimento sustentável da Educação sem REGRAS DE COLABORAÇÃO entre União, Estados e Municípios. Conhecido o Quadro Situacional, os aspectos essenciais deverão ser enfrentados de forma ARTICULADA + ORGANIZADA, no Espaço e no Tempo.

8 Principais Desafios O nível adequado para a Inovação não é o Governo Central; é o nível local. Há uma inversão. A mudança hoje não é Econômica é Geográfica. Fragilidades da Política Educacional local pela quase ausência de projetos de intenções e ações do poder público para responder às demandas de escolarização. Baixo investimento estatal até Maranhão arrecadava pouco Imposto de Circulação. Escolas precárias. Deficiências dos PCR. Planos de salários sem carreira. Salários abaixo do Nível de Proletariado. O esgotamento do modelo Educação Sem Plano. O resignificado das Instituições Educacionais. Novas Institucionalidades. Projetos Instituintes. Questões Pontuais: transporte escolar, eficácia de convênios, municipalização de matrículas do fundamental.


Carregar ppt "Indicadores Municipais da Educação Maranhense: Conhecendo para Mudar Raimundo Palhano Escola de Formação de Governantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google