A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO

2 PROJETO DE EXTENSÃO “Transparência e o Compromisso da Faculdade Luciano Feijão com a Sociedade: Sugestões para a criação de uma área institucional de Responsabilidade Social a partir da Memória Institucional”

3 - Grande Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas - Área Temática: Educação (P); Direitos Humanos (S) - Linha de Extensão: Gestão Institucional - Palavras Chaves Responsabilidade Social, Retorno Social, Gestão Institucional

4 JUSTIFICATIVA - As faculdades têm o dever de se explicar e dar satisfação das suas atividades à sociedade civil. - As faculdades precisam de reconhecimento e confiança. É através desses elementos que se constroem as redes de colaboração e solidariedade que as levam à trabalhar na criação de valor econômico, social e ambiental. - A educação superior é a chave para resolver os desafios sociais. As instituições acadêmicas têm que ser capazes de gerar parcerias, potencializando seus recursos, aproveitando todo o seu potencial humano. - O projeto se fundamenta nas recomendações do Instituto Ethos, da Norma ISO 26000e do Ministério da Educação do Brasil.

5 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Como alimentar a confiança da sociedade civil? As sugestões para a criação de uma área institucional de Responsabilidade Social (Interna e Externa), contribuirão para aumentar a transparência e o compromisso que a Faculdade Luciano Feijão tem com seus stakeholders.

6 OBJETIVO GERAL Potencializar a transparência e o compromisso já existentes na Faculdade Luciano Feijão, apresentando sugestões para a criação de uma área institucional de Responsabilidade Social (RS), a partir da Memória Institucional.

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Realizar a Memória de Responsabilidade Social Interna e Externa da Faculdade Luciano Feijão, como diagnóstico e ponto de partida para a elaboração das sugestões visando a criação da área institucional dedicada ao assunto; Coletar, de todas as áreas da Faculdade, os dados quali e quantitativos que devem ser publicados na referida memória; Identificar os conceitos “oficiais” a serem incluídos nas sugestões.

8 HIPÓTESES A revisão dos conceitos ajudará a transmitir a aplicação prática de conhecimento teórico à sociedade; A coleta de dados internos, que se fará sobre a Instituição, dará visibilidade e transparência às ações da Faculdade; A redação da Memória de Responsabilidade Social servirá como elemento do Compromisso da Faculdade com a Sociedade sobralense, mostrando o retorno social da Faculdade Luciano Feijão.

9 METODOLOGIA Natureza – aplicada (gerar conhecimentos para aplicação prática dirigida a uma situação/ realidade específica, envolvendo interesses locais); Forma de abordagem – quali e quantitativa; Objetivos – exploratória e descritiva (proporcionar maior familiaridade com a RS na Faculdade com vistas a torná-la mais explícita); Procedimentos técnicos –bibliográfica, documental, estudo de caso.

10 -Público Alvo: Faculdade Luciano Feijão; Municipio de Sobral
-Público Alvo: Faculdade Luciano Feijão; Municipio de Sobral. - Público Atingido: Faculdade Luciano Feijão; População Sobralense. - Abrangência: Intercurso.

11 Belén Yamila González De León felagu@hotmail.com (85) 9706-6363
EQUIPE DE TRABALHO Responsável: Belén Yamila González De León (85)

12 RESULTADOS ESPERADOS Norma ISO 26000; Objetivos do Milênio;
- Transparência e Compromisso.

13 BIBLIOGRAFIA GLOBAL REPORTING INITIATIVE. RG: Sustainability Reporting Guidelines Global Reporting Initiative, 2012. HOLME, L., WATTS, R. Making Good Business Sense. World Business Council for Sustainable Development, 2000. INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL- __________________________________________________________________. Práticas e Perspectivas da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil. São Paulo: Instituto Ethos, 2008. ISO/FDIS. Norma Internacional ISO/FDIS 26000: Diretrizes sobre Responsabilidade Social. ISO 2010. LOSADA, Á. La Comunicación institucional en la gestión del cambio: el modelo universitario. Universidad Pontificia Salamanca, Colección Bibliotheca Salmanticensis, Salamanca, 1998. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instrumento de Avaliação Institucional Externa. Sistema Nacional de Avaliação Superior-SINAIS: Brasilia, 2010. ONU. The Global Compact. Disponível em Acesso, 28 de agosto de 2013. RUIZ MORA, I.M.; SORIA IBAÑEZ M.M. Responsabilidad Social en las Universidades de España. Razón y palabra, Disponível em Acesso, 28 de agosto de 2013. VALLAEYS, F. Responsabilidad Social Universitaria: de la teoría a la práctica. Pontificia Universidad Católica del Perú, 2005


Carregar ppt "FACULDADE LUCIANO FEIJÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google