A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para o professor Sugere-se que este material esteja unido à uma atividade prática (o terrário), à uma reflexão (comparativa) entre a sociedade das formigas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para o professor Sugere-se que este material esteja unido à uma atividade prática (o terrário), à uma reflexão (comparativa) entre a sociedade das formigas."— Transcrição da apresentação:

1 Para o professor Sugere-se que este material esteja unido à uma atividade prática (o terrário), à uma reflexão (comparativa) entre a sociedade das formigas e a nossa sociedade. E ainda, sugere-se um trabalho de contextualização do conteúdo desse material com os seguintes filmes infantis: Vida de insetos e Formiguinhas. Maria Ângela Dias dos Santos

2 VIDA DE FORMIGAS! Maria Ângela Dias dos Santos

3 A vida das formigas A formigas vivem em sociedade. A sociedade é organizada em castas. Existem duas castas; a casta das operárias e a das reprodutoras (machos e a rainha) O que é sociedade? O que é casta? DICIONÁRIO!

4 Desenvolvimento Ovo Larva pupa formiga Larvas e pupas precisam de temperatura constante por isso são transferidas para diferentes lugares no formigueiro. ovo larva pupa Formiga adulta

5 Curiosidade: Você sabe qual outro animal tem um ciclo de vida parecido com o das formigas? Pense... A borboleta! ovo larva pupa Borboleta adulta De volta ao formigueiro...

6 Alimentação, construção, manutenção e proteção do formigueiro Tudo isso fica a cargo das formigas fêmeas estéreis. Essas formigas são conhecidas como Obreiras ou Operárias.

7 ALIMENTAÇÃO As formigas não comem folhas, elas comem os fungos que há nas folhas. As formigas se alimentam, desde larvas até formigas adultas pelo processo de regurgitação. Uma regurgita para a outra. O que é regurgitar? DICIONÁRIO!

8 Comunicação As formigas se comunicam por compostos químicos chamados feromonas ou pelo toque das antenas. Por exemplo: uma formiga esmagada pode deixar uma concentração tão grande de feromona que pode fazer com que as formigas que passarem por ali comecem a se preparar para uma batalha. Ao tocarem as antenas as formigas conseguem, por exemplo informação sobre o estado de alimentação uma das outras.

9 Reprodução A rainha é sempre a maior do formigueiro e possui asas. A fecundação acontece durante um vôo. Depois da fecundação a rainha perde as asas e os machos não são autorizados a entrarem no formigueiro, aguardam uma próxima rainha para a fecundação ou muitos morrem.

10 Para que formigas?! Benefícios dispersam sementes contribuindo para o reflorestamento; promovem a germinação das sementes; fazem a poda de algumas plantas; exercem importante papel na aeração do solo; incorporam matéria orgânica à terra tornando-a fértil; são predadoras de diversas pragas agrícolas. São poucas as formigas consideradas pragas, sendo elas as saúvas e as formigas domésticas.

11 Clique! Clique no link abaixo e procure pela animação: Vida animal – A vida em um formigueiro. indice_info.shtml indice_info.shtml

12 Mãos a obra! Quer ver o mesmo que você acabou de conferir com a animação acontecendo na sua sala de aula?! Então organizem-se e anote aí!

13 O terrário! Um recipiente transparente médio. (aquário, garrafa ou qualquer outro recipiente) Encha o recipiente com terra úmida até mais ou menos a metade.

14 O terrário! Procure um formigueiro e com cuidado, com luvas e com um papel, colha a parte de cima desse formigueiro e coloque-a no terrário. Coloque um pedaço de banana ou de qualquer outro alimento no terrário.

15 O terrário Tampe o recipiente certificando-se que nenhuma formiga irá escapar, mas que também esteja entrando ar no terrário. Cubra parte do recipiente com papel preto (as formigas não gostam de muita claridade). Se o recipiente for um cubo ou um paralelepípedo cubra duas das quatro faces.

16 O terrário! Depois de alguns dias, entre 7 a 10 dias retire os papéis preto colocados nas paredes do recipiente e observe os túneis que foram construídos! Prefira um recipiente médio, não tão grande nem tão pequeno, assim a visualização dos túneis fica mais fácil.

17 O terrário! Cuidado! Na hora de coletar as formigas e parte do formigueiro não esqueça de luvas e de preferência da supervisão de um adulto. Você pode ser alérgico a formigas! Você sabe o que é ser alérgico a formigas? E o que uma alergia pode causar? Bom...várias picadas pode causar danos sérios que te obrigue a procurar um médico. Uma picada ou outra pode causar forte coceira, irritação, vermelhidão e desconforto.

18 Reflita! Como nós humanos somos diferentes e semelhantes em relação as formigas? O que é um formigueiro? O que é uma cidade? Quem constroe o formigueiro? Quem constroe a cidade? A sociedade das formigas se organizam em castas, e a nossa sociedade? Em castas? Em classes? por status?

19 Referência F%20- %20O%20Mundo%20dos%20Insetos/O%20Mundo %20dos%20Insetos%20II-C.doc F%20- %20O%20Mundo%20dos%20Insetos/O%20Mundo %20dos%20Insetos%20II-C.doc ase=./urbano/index.html&conteudo=./urbano/pragas/ formigas.html ase=./urbano/index.html&conteudo=./urbano/pragas/ formigas.html

20 Imagens _aformiganocarreiro_archive.html _aformiganocarreiro_archive.html


Carregar ppt "Para o professor Sugere-se que este material esteja unido à uma atividade prática (o terrário), à uma reflexão (comparativa) entre a sociedade das formigas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google