A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível PROPOSTA: Intervenção do Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo na Realidade da CIDADE INFORMAL DESAFIO:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível PROPOSTA: Intervenção do Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo na Realidade da CIDADE INFORMAL DESAFIO:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível PROPOSTA: Intervenção do Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo na Realidade da CIDADE INFORMAL DESAFIO: Estudar alternativas para a melhoria do habitat humano num cenário urbano que reproduz a dura realidade da cidade Informal. OBJETO : Projeto urbano-arquitetônico em área degradada com população de baixa renda buscando alternativa auto- sustentável de intervenção. LIMITE : Trabalhos com alcance exclusivamente curricular. FAUPUCRS FAUPUCRS ARQUITETURA

3 LOCAL: VILA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA PARCERIA: Campus Aproximado da Vila Nossa Senhora de Fátima. Associação dos Moradores da Vila Nossa Senhora de Fátima. AEBA: Associação dos Ex Bolsistas da Alemanha. METROPLAN: Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional. Instituto Goethe de Porto Alegre.

4 OBJETIVOS: Contribuir para ampliar as perspectivas de atuação social para o arquiteto, profissional que trabalha com o projeto e a construção do habitat humano Propiciar aos alunos a experiência de lidar com um dos maiores desafios das nossas cidades: a busca por melhores condições de moradia para uma população excluída social e economicamente.

5

6 O Desafio do Trabalho Acadêmico na Cidade Informal: FAVELA BAIRRO FAVELADO CIDADÃO AEBA e METROPLAN: Apoio teórico-técnico com transferência aos alunos da FAUPUCRS de tecnologias e conhecimento acumulados pela Instituição em vários trabalhos desenvolvidos nesta área de atuação profissional. A CONTRIBUIÇÃO DOS PARCEIROS: CAMPUS APROXIMADO DA VILA FÁTIMA: Atuação e apoio junto à comunidade para o entendimento da proposta da FAUPUCRS e apoio técnico aos alunos através do trabalho desenvolvido na vila de assistência e prevenção envolvendo diversos serviços de saúde e educação da PUCRS. ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA VILA FÁTIMA: Contribuição para o entendimento dos alunos sobre a vida na cidade informal.

7 A proposta de intervenção: exercício acadêmico desenvolvido com o envolvimento da comunidade visando o desenvolvimento de alternativa Urbano- Arquitetônica considerando: Sustentabilidade Adequação cultural e social da comunidade à proposta. Otimização de Recursos Custo controlado com espaço de qualidade Referenciais Teóricos: Tecnologias Inovadoras Arquitetura Bioclimática Ecoeficiência

8 Seminários oferecidos aos estudantes da FAUPUCRS e ao público em geral com o apoio dos Parceiros da Disciplina de Projeto de Edificação Vi - FAUPUCRS: HABITAT SUSTENTÁVEL I Desafios e Potencialidades HABITAT SUSTENTÁVEL II Energia e Tecnologias Inovadoras SUPORTE TEÓRICO:

9 OS PROJETOS:

10 Temos noção que assim procedendo, estamos formando arquitetos conscientes e aptos a enfrentar, no futuro, em qualquer nível ou escala, os graves problemas que afligem o Habitat Humano. Nas primeiras visitas à Vila Nossa Senhora de Fátima - no semestre passado - os nossos alunos ficaram chocados com o que encontraram. Alguns estiveram por desistir. Entretanto, por estes mecanismos que só o humanismo e a solidariedade podem alimentar, não só aqueles alunos superaram o trauma inicial, como alguns chegaram a definir como sendo tais tipos de trabalho suas perspectivas futuras de ação profissional. CONCLUSÃO:


Carregar ppt "Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível PROPOSTA: Intervenção do Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo na Realidade da CIDADE INFORMAL DESAFIO:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google