A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias Organizacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias Organizacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias Organizacionais
Curso de Administração com habilitação em Projetos e Empreendimentos Turísticos Administração e o Turismo O Bem-vindo ao Inconstante Mundo do Trabalho ROBBINS, Stephen P. Administração Mudanças e Perspectivas. Editora Saraiva, 2000.

2 A Nova Economia Fronteiras nacionais são quase insignificantes na definição dos limites de operação de uma organização; As mudanças tecnológicas no modo de como as informações são geradas, armazenadas, utilizadas e compartilhadas as tornam mais acessíveis; As oportunidades de trabalho se destinam a trabalhadores do conhecimento; A população é caracterizada pela diversidade cultural; A empresa aceita suas responsabilidades sociais; A economia é conduzida por empresas pequenas, empreendedoras; As necessidades do cliente conduzem os negócios.

3

4 Globalização Além das fronteiras nacionais; Aumento da competição;
Procura de novos mercados; Redução de custos Blocos Comerciais = redução de tarifas MERCOSUL - Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai NAFTA - EUA, Canadá e México; EU - Europa; APEC - Cooperação Econômica - Ásia - Pacífico (NAFTA , China, Japão, Austrália e Coréia do Sul)

5

6

7 Mudanças Tecnológicas
Novos tempos; Mudança no tratamento da informação. As Três Ondas - Toffler Mudanças no modo de vida 1ª Onda - Agricultura - até final do século XIX; % trabalho na agricultura Atualmente - 5% EUA - 3% 2ª Onda - Industrialização (final do século XIX até 1960) Agricultura -> Máquina Atualmente 20% da Mão-de-obra no setor industrial = 1900

8 As Três Ondas - Toffler Mudanças no modo de vida
3ª Onda - Informação - A partir de 1970 Industrial -> Serviços Últimos anos - aumento de empregos no setor de serviços e de conhecimento; Até 2005 trabalhadores do conhecimento 1/3 da mão de obra Transformação da informação

9 O TURISMO É INDÚSTRIA O setor de turismo é considerado o setor que mais cresce na economia mundial. Cada vez mais pessoas em todo o mundo encontram nas viagens a melhor alternativa para preencher seu tempo livre. Daí as boas perspectivas para o turismo. Um novo aeroporto – ou hotel, por exemplo – leva muitos anos para ser construído, envolvendo e impactando os mais diversos segmentos, como arquitetura, construção, decoração, engenharia, telecomunicações, etc. Além disso, cria diretamentenovos postos de trabalho, como os que serão ocupados pelos funcionários de uma empresa aérea que irá operar no novo aeroporto, ou o próprio pessoal que vai atuar nos estabelecimentos

10 Afinal, para que milhões de pessoas viajem, seja a lazer ou a negócios, é necessário que outros milhões estejam trabalhando para movimentar a grande máquina formada pelos serviços oferecidos por cias. aéreas, hotéis, agências de viagens, locadoras de veículos, restaurantes e comércio de um modo geral.

11

12

13

14

15 Mudanças nas expectativas da sociedade
Responsabilidade social da empresa; comunidade; funcionários; responsabilidade pelos produtos; proteção ambiental; Concepção - descarte; “Responsabilidade social é bom negócio.”

16 Espírito Empreendedor
Iniciar um novo negócio; Assumir os riscos e as recompensas; Estímulo : Redução do Quadro de Pessoal ou Downsizing franquias; Opção por ser autônomo. O Cliente é o REI Ford - “... desde que fosse preto”; Stew Leonard: Regra 1 - O consumidor sempre tem razão; Regra 2 - Se o consumidor alguma vez estiver errado, releia a regra 1.” Clientela mais exigente - dá valor para o seu dinheiro.

17 Trabalho Flexível e Temporário
Free lancer; Conversão de cargos permanentes em temporários; Funcionários permanentes limitam a flexibilidade da empresa; Diversidade de mão-de-obra; Adaptar RH - Programas de diversidade de Mão-de-obra; Gestão da Qualidade Total Resposta à competição global e aos clientes mais exigentes;

18 Perfil do Antigo e do Novo Funcionário
Cargos nas fábricas eram de baixa qualificação, mas bem remunerados; Cargos de baixa qualificação são mal pagos; Recebe segurança no emprego em troca de lealdade; A segurança no emprego é mínima; A organização assume responsabilidade pelo desenvolvimento da carreira; O funcionário é responsável pelo desenvolvimento da carreira; É um idealizador individual; É participante de equipe; A previsibilidade e estabilidade minimizam o stress A imprevisibilidade e a instabilidade aumentam o stress.

19 Dois tipos de força de trabalho
Nível secundário - substituídos por equipamentos automatizados ou por mão-de-obra mais barata em outros países; (salários baixos, mínimas oportunidades de promoção, limitado poder de barganha); Trabalhadores de alta qualificação - nível salarial quase 3 vezes mais alto; (maiores oportunidades, de carreira, financeiras, segurança...)

20 Direcionando a Sua Carreira
Transferência da organização para o funcionário a responsabilidade pelo desenvolvimento da sua carreira; Trabalhadores estão se preocupando em atualizadas as suas qualificações e em desenvolver as suas habilidades, encarando o aprendizado como um processo para toda a vida; Alguns analistas dizem: os trabalhadores podem mudar de carreira até 3 ou 4 vezes durante a sua vida. Então: preparar-se para voltas às escolas, no mínimo entre cada 5 ou 10 anos.

21 Lidando com o stress A mudança rápida e inesperada torna a vida mais interessante, mas também provoca o stress; Quando é combinado a redução da segurança no emprego, pressões para adquirir novas habilidades e aumento na carga horária de trabalho, cria-se um ambiente de trabalho cada vez mais estressante.


Carregar ppt "Teorias Organizacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google