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PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.

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Apresentação em tema: "PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO."— Transcrição da apresentação:

1 PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Ms. Luiz A. Cabañas

2 É A BASE DE TODA A EMPRESA
Modelo de Gestão É A BASE DE TODA A EMPRESA DEVE SER EXPLICITO MAS.... MUITAS VEZES É IMPLÍCITO OU INEXISTE Ms. Luiz A. Cabañas

3 MISSÃO VISÃO VALORES Ms. Luiz A. Cabañas

4 MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGIA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO
- NEGÓCIOS - PRIORIDADES - FORMA DE ATUAÇÃO ESTRATÉGIA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO COMPORTAMENTO - CRENÇAS - VALORES - ATITUDES - PADRÕES DE COMPORTAMENTO - NORMAS - ESTRUTURA - PROCESSOS - SISTEMAS - INFORMAÇÃO Ms. Luiz A. Cabañas

5 Concepção Atual do Negócio
Missão Passado Transição Presente Futuro P R O P Ó S I T O OBJETIVOS BARREIRAS Visão Alvo Estratégia Empresarial Concepção Atual do Negócio Valores e Cultura Organizacional CLIENTES PRODUTOS MACROPROCESSOS PONTOS FORTES E DE MELHORIA Ms. Luiz A. Cabañas

6 Evolução dos últimos 30 anos
Gestão da Mudança Evolução dos últimos 30 anos Ms. Luiz A. Cabañas

7 Gestão A busca da produtividade e o surgimento do fluxo de caixa. Druker alerta “ O mercado é definido pela demanda e não pela oferta “ “Todos os homens de negócios têm de estar atentos ao fato de existe uma economia mundial, por mais local e restrito que seja o mercado de seus produtos” Ms. Luiz A. Cabañas

8 Gestão 1977 - A diversificação como alternativa de crescimento.
A disseminação do planejamento estratégico. A obsessão pela qualidade. Kanban e o just in time. O império do conhecimento. Ms. Luiz A. Cabañas

9 Gestão 1990 - Os primeiros sinais da administração participativa.
O conceito do downsizing e a onda da ISO 9000. Terceirização passa a ser o termo do momento. 1993 – Reengenharia. Ms. Luiz A. Cabañas

10 Gestão 1993 - Benchmarking e empowerment.
Learning organization. Empresas buscam o foco nos seus negócios. Os grandes sistemas informatizados de gestão e a responsabilidade social. A economia da internet. Ms. Luiz A. Cabañas

11 Gestão 1999 - Surge o Seis Sigma e o CRM.
Fusões, comércio global e pressões sociais, avanço da gestão ambiental. Ms. Luiz A. Cabañas

12 Tecnologia A máquina de escrever elétrica, apenas 400 computadores de grande porte no país. O governo militar restringe importação de produtos de informática O surgimento da estatal Cobra. O Unibanco interliga agências, inaugurando as transações com cartão magnético.12 Ms. Luiz A. Cabañas

13 Tecnologia 1980 - Máquinas no lugar do homem, o surgimento do fax.
A febre do computador pessoal e o video cassete no Brasil. O primeiro caixa eletrônico e os primeiros robôs. Os cursos de infomática e o lançamento do Macintosh. Ms. Luiz A. Cabañas

14 Tecnologia 1987 - Os telefones KS
As redes internas e o primeiro computador de bordo em automóvel. O mundo encolheu, os computadores cabem no bolso. A telefonia móvel. A Internet e a TV a cabo. Ms. Luiz A. Cabañas

15 Tecnologia 1995 - Telemarketing
O e o ERP invade as empresas. O primeiro clone e o lançamento do DVD. O debate sobre os transgênicos. O projeto genoma. Ms. Luiz A. Cabañas

16 CONCLUSÕES As mudanças nos próximos 5 anos deverão ser maiores que a dos últimos 30. As empresas necessariamente deverão passar pelo processo da internacionalização. Os negócios terão como base a competitividade. As pessoas deverão buscar o aprendizado continuado. Ms. Luiz A. Cabañas

17 ADMINISTRAÇÃO, PERSPECTIVAS E MUDANÇAS
Ms. Luiz A. Cabañas

18 A Economia em Transformação
A Velha Economia A Nova Economia ·        Fronteiras nacionais limitam a competição · As fronteiras nacionais são quase insignificantes na definição dos limites de operação de uma organização ·     A tecnologia reforça hierarquias rígidas e limita o acesso às informações ·      As mudanças tecnológicas no modo como as informações são geradas, armazenadas, utilizadas e compartilhadas as tornaram mais acessíveis ·        As oportunidades de emprego se destinam aos trabalhadores industriais ·  As oportunidades de trabalho se destinam a trabalhadores do conhecimento ·        A população é relativamente homogênea · A população é caracterizada pela diversidade cultural ·        A empresa é alienada ao seu ambiente ·      A empresa aceita suas responsabilidades sociais · A economia é conduzida por grandes corporações ·      A economia é conduzida por empresas pequenas, empreendedoras ·  Os consumidores adquirem aquilo que as empresas decidem fornece-lhes ·      As necessidades do cliente conduzem os negócios Ms. Luiz A. Cabañas

19 A nova economia Globalização Três ondas de Toffler Sociedade
Agricultura – até final do século XIX Industrialização – do século XIX até anos 60 Informação Sociedade Responsabilidade social Meio ambiente Ms. Luiz A. Cabañas

20 Mudança no Perfil do Funcionário
O Antigo Funcionário O Novo Funcionário ·        Cargos nas fábricas eram de baixa qualificação, mas bem remunerados ·   Cargos de baixa qualificação são mal pagos ·        Recebe segurança no emprego em troca de lealdade · A segurança no emprego é mínima · A organização assume responsabilidade pelo desenvolvimento da carreira ·        O funcionário é responsável pelo desenvolvimento da carreira ·        É um realizador individual ·        É um participante de equipe ·        A previsibilidade e a estabilidade minimizam o stress A imprevisibilidade e a instabilidade aumentam o stress Ms. Luiz A. Cabañas

21 Resistência a mudança Processamento seletivo das informações
Fontes de Resistência Individual à Mudança Processamento seletivo das informações Hábito Medo do desconhecido Resistência individual Segurança Fatores econômicos Ms. Luiz A. Cabañas

22 Fontes de Resistência Organizacional à Mudança
Ameaça às distribuições estabelecidas de recursos Inércia estrutural Resistência organizacional Foco limitado de mudança Ameaça às relações estabelecidas de poder Inércia de grupo Ameaça à especialização Ms. Luiz A. Cabañas

23 Estratégias para reduzir a resistência
Realize uma auditoria de identidade organizacional antes empreender qualquer mudança. Dê à mudança o feitio adequado à organização. Apresente a mudança como significativa (para superar a inércia organizacional) e, ao mesmo tempo, vincule-a a aspectos valorizados da cultura organizacional. Ms. Luiz A. Cabañas

24 Estratégias para reduzir a resistência
Introduza a mudança em uma série de passos de alcance médio. Mudanças abrangentes representam grande ameaça para as pessoas. Ms. Luiz A. Cabañas

25 Liderança “Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de um ou diversos objetivos específicos. ” Ms. Luiz A. Cabañas

26 Tipos de liderança Liberal Democrático Consensual Autocrático
Ms. Luiz A. Cabañas

27 Avaliação 1) Quais são os principais aspectos que deverão ser verificados no processo de auditoria de identidade organizacional. 2) Na proposição de mudanças organizacionais que tipo de abordagem deverá ser feita para minimizar a resistência? 3) Com base na literatura “Aprendendo além dos lobos”, que tipo de ações você empreenderia visando uma boa receptividade nas propostas de mudança individual? Ms. Luiz A. Cabañas


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