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PROJETO INTERAÇÃO Sobre álcool e outras drogas

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Apresentação em tema: "PROJETO INTERAÇÃO Sobre álcool e outras drogas"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO INTERAÇÃO Sobre álcool e outras drogas

2 INTERAÇÃO significa: Interar-se sobre algo, adquirir informações;
Interagir através de ações integradas; A junção; interar-se de informações para elaboração de ações integradas é a base e diretriz do projeto INTERAÇÃO.

3 O projeto INTERAÇÃO propõem uma serie de AÇÕES integradas de mobilização social direcionadas a minimizar os problemas sociais causados pela drogadição.

4 Propor, elaborar, desenvolver ações integradas com a rede social local, que inclui os municípios vizinhos, elaborar, contribuir e promover com programas e campanhas de prevenção em conjunto com o Poder Público em todas as esferas, faculdades, empresários locais, entidades sociais e Ministério Público, voltados à capacitação de educadores, pais e filhos, profissionais da rede de ensino e saúde; programas: PACS, PSF, CAPS, atendentes da área social e outros, de forma contínua.

5 Estas ações vão desde a abordagem correta, prevenção, tratamento, formação e capacitação de agentes da rede social, encaminhamentos a serviços disponibilizados e em rede, acompanhamento no pós-tratamento, re-inserção através de programas sociais, previsão orçamentária para que seja garantida a continuidade por pelo menos 12 anos (agenda 2020), para alcançar os resultados dos objetivos propostos.

6 MOBILIZAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL
Nossa região apresenta um consumo elevado de álcool que esta ligada a uma cultura local, além do quadro de vulnerabilidade social, no entorno das cidades, serem crescente. Esses fatores agregados a demanda cada vez maior das drogas licitas e ilícitas, faz com que a região seja alvo do narcotráfico e de todos os seus produtos, em especial o Crack, por sua fácil comercialização decorrente do forte apelo viciante e devastador.

7 Associar álcool e outras drogas torna-se possível na medida em que fatores tais como desemprego, baixo grau de escolaridade, famílias disfuncionais, ausência de planejamento familiar, ausência de integração entre políticas publicas e os poucos programas sociais em execução, perfil cultural, migração desordenada, ausência de praticas saudáveis de lazer, ausência de programas eficientes de prevenção, bem como o despreparo dos agentes que lidam direta ou indiretamente com o atendimento ao publico, que por essas circunstancias, passa a ser considerado, grupo de risco.

8 Precisamos sair dos conceitos e partir para ação
Precisamos sair dos conceitos e partir para ação. Enquanto esperamos por uma solução mágica de algum medicamento milagroso que só interessa as indústrias farmacêuticas, nossa indiferença e omissão vai contribuindo para o crescimento dessa epidemia. A vontade política, mobilização social e a capacitação dos agentes envolvidos garantira a qualificação do enfrentamento e por essa razão determinara o sucesso das ações.

9 Nos mesmos locais em que a sociedade é atingida, também deve a resposta estar presente.
Escolas, danceterias, lojas de conveniência, praças publicas, espaços de lazer aos jovens, eventos culturais, Preparar, capacitar pessoas integrantes de entidades sociais, igrejas, movimentos sociais, estudantis, etc Realizar uma verdadeira e eficiente resposta através de uma grande mobilização social, montada por agenda regional de atividades construindo calendário integrado.

10 Acreditar que é possível desenvolver políticas publicas sérias e eficientes, capaz de reduzir consideravelmente o problema atual e garantir no futuro o enfrentamento a altura do impacto causado na sociedade, é principio básico de qualquer ação a ser desenvolvida.

11 Integrar as ações em todos os setores da sociedade, através de programas e projetos desenvolvidos de forma sistemática, dentro do planejamento regional que deve ser gerenciado e monitorado por ferramentas democráticas e participativas, objetivando a mobilização social como substituição da omissão histórica que sempre contribuiu para o crescimento do problema.

12 Essas ações possibilitarão dar inicio a cultura preventiva, modelo correto a ser adotado, abandonando o modelo da cultura reativa (trabalho motivado pela conseqüência). Cultura preventiva sugere ação anterior, cuidado na formação das gerações futuras, acompanhamento, conhecimento, informação, atenção voltada à realidade atual, participação, pratica da cidadania, senso critico, responsabilidade, comprometimento social, coragem, continuidade, otimização de recursos.

13 É preciso organizar as políticas publicas e suas respectivas rubricas orçamentárias para otimizar recursos e garantir orçamentos para ações eficazes e eficientes de enfrentamento da doença e sua problemática social. Assistência Social, Nos termos de parcerias ou contratos de prestação de serviços no que diz respeito ao amparo familiar, é possível que esteja previsto em clausulas contratuais, que os município custeie parte do tratamento ou até mesmo a integralidade, de acordo com critérios de enquadramento sócio econômico das famílias. Dessa forma é possível dividir as custas do tratamento e ainda promover o maior envolvimento das famílias no processo de recuperação e re-inserção social, isto é; comprometer a família no processo passa a ser previsto em contrato a ser cumprido na proposta do programa de trabalho. Secretaria da saúde: nos termos de parcerias ou contratos de prestação de serviços no que diz respeito a tratamento: Reconhecido pela organização mundial de saúde como doença e pela constituição federal como problema de saúde mental, o tratamento requer a estrutura da saúde e sua respectiva previsão orçamentária. Secretaria de educação: nos termos de parcerias ou contratos de prestação de serviços no que diz respeito a prevenção; desenvolvimento de ações preventivas utilizando a estrutura publica de educação, seja para capacitar ou formar agentes, seja para informar o publico alvo, respeitando a diretriz que orienta trabalho de prevenção (programas e profissionais adequados), elaboração de materiais, campanhas de âmbito municipal e regional, garantindo parte da sua respectiva previsão orçamentária pela educação e parcerias com iniciativa privada e entidades sociais.

14 Buscar e criar fontes de recursos para desenvolvimento dessas ações esta mais ligado a otimizar os recursos já existentes, direcionar ações para estruturas correspondentes, utilizando legislação existente que autoriza o município criar fundos e gerir recursos oriundos destes, exemplo: COMENs, Lei do narcotráfico , (SOS, Beto)

15 O impacto esperado Redução regional do consumo;
Otimização dos gastos relacionados às conseqüências do álcool e outras drogas na estrutura pública; Redução das agressões em geral; Redução da violência doméstica; Erradicação da violência sexual contra adolescentes; Redução da prostituição; Redução dos acidentes automobilísticos; Redução dos acidentes de trabalho; Redução das faltas no trabalho; Redução das morbidades e mortalidade relacionadas; Redução do sucesso dos adolescentes em obter álcool e outra drogas; Criar um clima social propício para outras políticas.

16 Para contribuir na busca desses resultados a CT Vida Plena consta com uma serie de serviços especializados a disposição da região tais como: Tratamento de dependentes químicos com tempo indefinido (internação); Tratamento e apoio a familiares fora do espaço da instituição; Promoção de cursos, fóruns, seminários, encontros, palestras e reuniões; Consultoria nas áreas de implementação do método minnesota de tratamento; Elaboração de Programas Terapêuticos para Comunidades Terapêuticas e Clinicas de reabilitação; Banco de dados, com acesso protegido por senha para profissionais; Desenvolvimento de ações conjuntas entre empresários, órgãos públicos e comunidade em geral, com relação á melhoria da qualidade de vida em nossa região no que diz respeito a enfrentamento da doença e problemática social; Coordenação de programas e projetos terapêuticos; Elaboração e execução de projetos e programas de prevenção em escolas;

17 Assessoria na Constituição de Centros de Recuperação;
Execução de palestras, programas e projetos de prevenção para empresas; Identificação, avaliação e encaminhamento de casos de dependência no quadro de funcionários; Identificação, avaliação, encaminhamento e apoio familiar; Capacitações nas áreas de Gestão Administrativa de Comunidades Terapêuticas; Capacitações e formação de equipe para centros de recuperação; Capacitações e formação de agentes de rede de saúde, educação e assistência social na área de dependência química; Página na INTERNET (Home-page: Participação em feiras e eventos; Articulações Centradas na Agenda Estratégica Paranhana 2020; Edson Marcelo da Costa Secretario Institucional CT Vida Plena


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