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VIDROS ELÉTRICOS FATOS TESTES RESULTADOS
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VIDROS ELÉTRICOS OS FATOS
Dezembro/ Santos (SP): menino de 3 anos morreu ao ter seu pescoço prensado pelo vidro elétrico do carro da família (Toyota Corolla) Maio/ Chapecó (SC): menino de 2 anos e 11 meses morreu estrangulado pelo vidro elétrico de um carro (Renault Clio)
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VIDROS ELÉTRICOS OS FATOS
EUA: 8 mortes por estrangulamento causado por vidros elétricos Total de 37 mortes desde 1990 (ONG Kids and Cars) 500 pessoas/ano são feridas por vidros elétricos nos EUA (NHTSA - órgão de segurança no trânsito) O perigo é ignorado: de 1099 adultos consultados, 75% desconheciam os riscos (EUA)
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VIDROS ELÉTRICOS OS FATOS
Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) regulamenta o funcionamento de janelas Instalação de módulo antiesmagamento apenas nos vidros automáticos (acionados com um único toque) e ativados por controle remoto na chave ou pela fechadura das portas dianteiras (Anexo XI da Portaria 26, 1996) Os vidros devem retroceder quando submetidos a uma força de compressão de 100 N no máximo
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avaliar a segurança VIDROS ELÉTRICOS O TESTE
Revista QUATRO RODAS testou os vidros elétricos de 24 carros de diferentes marcas e modelos Objetivos avaliar a segurança medir a força de fechamento Todos os carros com menos de km rodados
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VIDROS ELÉTRICOS O TESTE
Célula de carga calibrada, instalada conforme norma do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) Os carros foram testados com portas fechadas e motor ligado Medidas de força: Laboratório Nmi Brasil (credenciado pelo Inmetro) Os resultados são as médias de 3 leituras consecutivas de cada um dos modos de acionamento
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VIDROS ELÉTRICOS O TESTE
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VIDROS ELÉTRICOS RESULTADOS
Alguns sistemas registraram forças de 295 N 97 N: suficiente para estrangular uma criança, dependendo da inclinação da cabeça. (ONG americana Kids and Cars) 300 N: suficiente para decepar o dedo de uma criança, dependendo da inclinação do vidro. (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão) Em adultos, esta pressão pode ocasionar perda de pele e até fraturas Segundo fabricantes, 10 N são suficientes para movimentar os vidros
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VIDROS ELÉTRICOS RESULTADOS
Maiores compressões: modo de acionamento manual (botão é mantido acionado). Nos vidros dianteiros, as forças variaram de 121 N (Honda Civic) até 295 N (VW Golf) Em um dos casos, o módulo antiesmagamento (sistema que faz o vidro retornar ao encontrar um obstáculo) não funcionou Boa parte dos vidros elétricos testados cortou pepinos, maçãs e cenouras
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VIDROS ELÉTRICOS RESULTADOS
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VIDROS ELÉTRICOS
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VIDROS ELÉTRICOS FUTURO
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4888/05, que inclui, entre os equipamentos obrigatórios dos veículos, dispositivo anti esmagamento nas janelas com vidro elétrico. Na Europa e no Japão, o retorno automático é obrigatório em qualquer sistema, mesmo no manual.
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