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O Mercado de Construção nos Países Árabes:

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Apresentação em tema: "O Mercado de Construção nos Países Árabes:"— Transcrição da apresentação:

1 O Mercado de Construção nos Países Árabes:
Características, Potencialidades e Desempenho do Brasil. Michel Abdo Alaby Secretário Geral 18/08/2009

2 22 Países a Serem Explorados
Arábia Saudita Argélia Bahrein Djibuti Egito Ilhas Comores Iraque Jordânia Kuwait Libano Líbia Marrocos Mauritânia Omã Palestina Catar Síria Somália Sudão Tunísia Emirados Árabes Unidos Iêmen

3 Países Árabes Língua: Árabe e Inglês ou Francês.
22 países e 2 continentes: africano e asiático. Diferenças de costumes, hábitos, legislações, dias da semana, etc. Dificuldades logísticas. Países com crescimento econômico acelerado. Concorrentes – Ásia, União Européia e E.U.A.

4 Contexto Econômico dos Países Árabes
Concentram 65% das reservas de petróleo conhecidas no mundo; Diversificação econômica; Estados árabes do Golfo não tributam a renda. Aumento da produção e da demanda por petróleo estimula o gasto governamental e investimentos em infra-estrutura e produção. Livres de protecionismo e altamente competitivos; Países em processo de abertura comercial progressiva; Mercado complementar;

5 Empresas Brasileiras Presentes nos Países Árabes do Golfo Arábico
Água de Cheiro, Banco do Brasil, Banco Itaú BBA etc. Sadia, Perdigão, Odebrecht, Andrade Gutierrez (ZAGOPE), Marisol, O Boticário, Arezzo, Hering, Green by Misako, Neobus

6 Empresas Brasileiras Presentes nos Países Árabes do Norte da África e no Levante
Randon, Friboi, Odebrecht, Andrade Gutierrez, O Boticário, Petrobras, Tigre, Neo Bus, Queiróz Galvão, Marcopolo, Franchel, Cristalserv, Marisol etc.

7 Países Árabes - Atrativos
Livres de protecionismo e altamente competitivos; Barreiras tarifárias de 5%; alguns produtos 12% Países em processo de abertura comercial progressiva; Mercado complementar; Interesse recíproco para a realização de negócios e de intercâmbios de turismo, acadêmicos e culturais: - Crescimento de 56% no número de consultas comerciais de 2005 para 2007. Fonte: EIU. * Dados de 2006

8 Incentivos à Atração de Investimentos Estrangeiros nos Países Árabes
Abertura do mercado a investidores estrangeiros. Governo concede terras com desconto. Permissão para estrangeiros possuírem 100% da propriedade em alguns países do GCC. Ação de alguns governos pró-privatização. Redução de Tributos sobre Importação de Máquinas, Equipamentos e demais Insumos de Produção. - Escassez de mão-de-obra especializada (elevada demanda árabes por profissionais especializados).

9 Comércio Exterior com os Países Árabes
Exportações do Brasil

10 Exportações do Brasil Fonte: SECEX

11 Comércio Exterior com os Países Árabes
Importações do Brasil

12 Importações do Brasil Fonte: SECEX.

13 Comércio Exterior com os Países Árabes
Corrente de Comércio

14 Setor de Construção: Características de um Mercado em Expansão
O setor de construção dos países do GCC se beneficia da estratégia dos governos locais de diversificar suas atividades econômicas de modo a não ficarem tão dependentes do petróleo. Grande parte dos investimentos em construção localizam-se na construção e reforma do setor de serviços (aeroportos, hotéis e prédios comerciais), turismo, lazer e de infra-estrutura. O setor tem apresentado crescimentos significativos. Espera-se que, nos próximos anos, haja uma expansão de 11,6% ao ano nesse setor, principalmente na Arábia Saudita. Fundo soberano dos Países Árabes do Golfo (US$ 1,5 trilhão em 2007, podendo alcançar US$ 3 trilhões em 2010!). Sinergias positivas entre os empreendimentos (União Monetária dos Países do Conselho de Cooperação do Golfo, livre trânsito de pessoas para trabalho e lazer, de mercadorias e de capital).

15 Setor de Construção: Características de um Mercado em Expansão
Expansão de Investimentos e Aperfeiçoamento do Ambiente de Negócios. Expressivo crescimento econômico da região impulsionado pelos elevados preços do petróleo no mercado internacional. Os investimentos no setor de Construção devem alcançar o valor de US$ 1,8 trilhão nos próximos anos, sendo que somente nos países do Golfo Arábico, os investimentos nos projetos existentes somam US$ 1 trilhão. Crescimento populacional nos Países Árabes (+ 50% nos próximos 25 anos) estimula a expansão da demanda por moradias, infra-estrutura urbana, transportes e saneamento. O aumento da mão-de-obra empregada concede um maior poder de compra para a população árabe, estimulando a construção e/ou melhoria das atuais condições de moradia. O mercado de construção apresenta as seguintes características: grande nº de concorrentes e cada um com uma pequena % no mercado.

16 Indicadores do Setor de Construção – Países Árabes Selecionados
Fonte: EUROMONITOR.

17 Indicadores do Setor de Construção – Países Árabes Selecionados
Fonte: EUROMONITOR.

18 Indicadores do Setor de Construção – Países Árabes Selecionados
Fonte: EUROMONITOR.

19 Indicadores do Setor de Construção – Países Árabes Selecionados
Fonte: EUROMONITOR.

20 Características do Setor de Construção
Arábia Saudita. Crescimento da demanda por residências e pela modernização da infra-estrutura existe no país. Grande participação do setor privado. - Projetos (valores aproximados): US$ 35 bilhões em 2006 para construção de escolas, universidades e hospitais. US$ 500 milhões em projetos de habitação popular. US$ 2,6 bilhões na construção de estradas, ferrovias e expansão de portos e aeroportos.

21 Características do Setor de Construção
Bahrein. Investimentos governamentais no setor de infra-estrutura; Os investimentos no setor de construção devem alcançar o valor total de US$ 14,5 Bilhões próximos anos; - Projetos (valores aproximados): Baherein Financial Harbour (US$ 1,3 Bilhão). Amwaj Islands Development (US$ 1 Bilhão). Resorts para lazer e turismo, Durrat Al Bahrain (US$ 1 Bilhão).

22 Características do Setor de Construção
Catar. Entre 2000 e 2005, o setor apresentou um crescimento de quase 200% em termos nominais; Destaques para o setor de gás natural e crescimento da demanda por residências; - Projetos (valores aproximados): Hidrocarbonetos (US$ 10 bilhões). Infra-estrutura (US$ 7,1 bilhões). Lusail (empreendimento residencial) (US$ 5 Bilhões). Uma ilha artificial – Pearl of the Gulf Island (US$ 2,5 Bilhões). Al Waab City – Masterplan (US$ 1 Bilhão). Pearl Qatar Island Development (US$ 745 Milhões).

23 Características do Setor de Construção
Emirados Árabes Unidos. Projetos em Compasso de Espera –crise internacional Enorme variedade de vultuosos empreendimentos imobiliários; Setores de lazer e turismo, comerciais e de infra-estrutura que estimulam fortemente o desenvolvimento do setor de construção do país. - Projetos (valores aproximados): Dubailand (US$ 5,7 Bilhões). The World of Islands (US$ 4 Bilhões). La Ville Contemporaire Development (US$ 1,8 Bilhão). Dubai Healthcare City (US$ 1,8 bilhão). Sahara Center Expansion (US$ 1,1 Bilhão). Downtown Jebel Ali (US$ 19 Bilhões).

24 Características do Setor de Construção
Kuwait. Incentivo ao desenvolvimento do setor de turismo e de lazer e aquecimento da demanda interna por novas e/ou melhores residências. Em 5 anos, o investimento total no setor de construção tende a chegar aos US$ 128 bilhões. - Projetos (valores aproximados): Viaduto Bin Subiya (US$ 1,5 Bilhão). Melhoras em rodovias e estradas com orçamento (US$ 1 Bilhão). Failaka Island Development (US$ 3,3 Bilhões). Construção de Universidades (US$ 3 Bilhões). Arifaj Residential Project in Southern Kuwait (US$ 10 Bilhões). Khabary City in Fahaheel (US$ 5,5 Bilhões). Silk City Project (US$ 86,2 Bilhões).

25 Características do Setor de Construção
Omã. Expansão da atividade privada na construção de empreendimentos residenciais. - Projetos (valores aproximados): Sohar Industrial Port (US$ 243,3 Milhões). New Sohar Airport – Passanger Terminal (US$ 300 Milhões). Residential Township in Sohar (US$ 120 Milhões).

26 Comércio Exterior Brasil – Países Árabes: Construção

27 Comércio Exterior Brasil – Países Árabes: Construção
Fonte: SECEX.

28 Comércio Exterior Brasil – Países Árabes: Construção
Fonte: SECEX.

29 NEGOCIAÇÃO COM ÁRABES Árabes Tempo / Datas e Feriados
Ritmo / Interrupções Formalidade Coletivismo X Individualismo Pessoas X Empresas Comunicação não verbal Religião Hierarquia

30 NEGOCIAÇÃO COM ÁRABES Assuntos Cumprimentos Mulheres Roupas Idiomas
Dicas Assuntos Cumprimentos Mulheres Roupas Idiomas

31 BIG 5 – DUBAI Características Gerais
Data do evento: Novembro 2009 Local: Dubai World Trade Centre Metragem total do stand: 336 m² 24 Stands de 9m² - Investimento: R$10.000,00. 3 Stands de 12m² - Investimento: R$ ,00.

32 BIG 5 – DUBAI Layout - Stand

33 BIG 5 – DUBAI Layout - Stand

34 A CÂMARA ÁRABE Trabalhando para Aproximar Árabes e Brasileiros
Mais de meio século de atuação. Representa os 22 Países Árabes (Membro da Liga dos Estados Árabes). Única Câmara no Brasil reconhecida pela Liga dos Países Árabes e membro da União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes.

35 A CÂMARA ÁRABE Ministério das Relações Exteriores;
Trabalhando para Aproximar Árabes e Brasileiros Principais Parceiros: Ministério das Relações Exteriores; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) Ministério do Turismo; Governos Estaduais; Câmaras de Comércio e Indústria nos Países Árabes.

36 A CÂMARA ÁRABE Mais de 60 colaboradores Serviços:
Trabalhando para Aproximar Árabes e Brasileiros Estrutura Operacional: Mais de 60 colaboradores Serviços: Consulta Comercial; Certificação de Documentos; Traduções Técnicas e Comerciais; Inteligência de Mercado; Organização de Eventos, Comunicação e Marketing; ANBA.

37 Centro de Negócios em Dubai
Localizado na Zona Franca de Jebel Ali um dos maiores complexos industriais do mundo, a 35 quilômetros de Dubai, situado próximo ao maior porto do Oriente Médio; 556 m² de espaço de armazenagem; Escritórios com telefone, fax e internet; Apoio operacional para viabilizar o recebimento, armazenamento e despacho de mercadorias; Suporte na seleção e contratação de serviços (advogados, contadores, freight forwarders); Apoio para a organização de eventos promocionais nas dependências do CN. Para mais informações, entrar em contato com: Fabiana Giuntini Giffoni Gerente Operacional Jebel Ali Free Zone Warehouse XB3 Dubai, Emirados Árabes Unidos, PO BOX Fone: Fax:

38 ANBA – Agência de Notícias Brasil – Árabe
A ANBA (Agência de Notícias Brasil-Árabe) foi criada em setembro de 2003, pela Agência Meios, atendendo a um pedido da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. A agência nasceu para promover a comunicação entre o Brasil e os 22 países árabes representados pela entidade. Em edição bilíngüe, inglês e português, atualmente é o canal de troca de informação mais importante da Câmara Árabe. O objetivo principal da ANBA é fomentar as relações entre brasileiros e árabes. O resultado tem sido o crescimento e a geração de novas oportunidades de negócios, o estreitamento das relações culturais e o fortalecimento das relações diplomáticas. Assim, a agência é focada nas áreas de economia, negócios, comércio exterior e de cultura. O conteúdo da ANBA é produzido por uma equipe qualificada e experiente de jornalistas, apoiada em uma rede de correspondentes em todo o território nacional e em parcerias estabelecidas com órgãos noticiosos dos países árabes. Com duas equipes de produção, uma alocada na sede da própria Câmara Árabe, e outra na Meios, em São Paulo, a ANBA está no ar nas 24 horas do dia.

39 Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
Avenida Paulista, º e 18º andar São Paulo / SP Tel: (11) Fax: (11) Site: Anba:

40 ao presente e ao futuro das relações entre o Brasil e os Países Árabes
Sejam bem-vindos ao presente e ao futuro das relações entre o Brasil e os Países Árabes


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