A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DE ONTEM E HOJE N I T E R Ó I Na fracassada invasão francesa em 1555 começava a história de Niterói. A bravura do cacique Araribóia e de sua tribo foi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DE ONTEM E HOJE N I T E R Ó I Na fracassada invasão francesa em 1555 começava a história de Niterói. A bravura do cacique Araribóia e de sua tribo foi."— Transcrição da apresentação:

1

2 DE ONTEM E HOJE N I T E R Ó I

3 Na fracassada invasão francesa em 1555 começava a história de Niterói. A bravura do cacique Araribóia e de sua tribo foi retribuída com a cessão das terras pela coroa portuguesa. Assim, em 22 de novembro de 1573 o capitão-mor Araribóia, batizado pelos jesuítas com o nome Martin Afonso de Souza, fundou a aldeia de São Lourenço. No início as atividades navais eram responsáveis pelo progresso da aldeia, que com advento do comércio de peixes, de construções de armações, esquartejamento e industrialização de baleias adquiriu importância até tornar-se Vila Real da Praia Grande, em 1819.

4 O nome Niterói só veio em 1835 após a vila se tornar a capital provisória da província do Rio de Janeiro. Nictheroy em Tupi significa água escondida. A condição de capital trouxe uma série de desenvolvimentos urbanos, como a barca a vapor, iluminação pública a óleo de baleia, lampiões a gás, abastecimento de água e novos meios de transporte (bondes elétricos, estradas de ferro, companhia de navegação) para ligar a cidade ao interior do estado. A revolta da armada em 1893 prejudicou as atividades produtivas e forçou a transferência da sede da capital para Petrópolis, junto à fragmentação de seu território: freguesias próximas passaram a constituir o município de São Gonçalo.

5 No século XX, Niterói seria de novo a capital do estado em 1903, por estar localizada próxima ao Rio de Janeiro, cidade mais desenvolvida na rede urbana nacional. Novo impulso de modernização na cidade com construção de praças, deques, parques, estação hidroviária e rede de esgotos, além de alargamentos das ruas e avenidas principais. Mas o maior marco para o crescimento econômico da cidade viria em meio ao regime militar, em plena ditadura, quando foi inaugurada a Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte Rio-Niterói), em Foi o sinal para o redirecionamento de investimentos públicos, da especulação imobiliária, da infra-estrutura e ocupação de bairros da Região Oceânica.

6 Porém, o esperado crescimento sofreu impacto com a fusão do estado da Guanabara e Rio de Janeiro, provocando o esvaziamento econômico com a perda do título de capital de Niterói. Hoje, a cidade apresenta índices de desenvolvimento que a tornam mais do que simples coadjuvante da capital do estado. Referência em setores essenciais como educação, saúde, qualidade de vida e cultura, o município cresce a passos largos ganhando espaço no cenário nacional.

7 ARARIBÒIA ( Martin Afonso de Souza) Fundador de Niterói

8 N I T E R Ó I Localização Estado do Rio de Janeiro – RJ B R A S I L

9 Residência – Boa Viagem Banhistas – Praia de Icaraí Praia de Icaraí Icaraí – Início do Século

10 Icaraí – Início do século Campo de São Bento Praia de Adão e Eva Morro do Cavalão - Icaraí

11 Banhistas – Praia de IcaraíIcaraí – Início do Século Casario Praia de Icaraí

12 Ruas de terra - Icaraí Banhistas Boa Viagem Itacoatiara

13 Cia. Cantareira – Viação FluminenseTrampolim – Praia de Icaraí Rua Moreira César esq. Rua Oswaldo CruzCanto do Rio - Icaraí

14 Praia de Icaraí Encalhe do navio Camboinhas Início da Estrada Fróes - Icaraí Pensão Roma – Rua Belizário Augusto c/ Praia de Icaraí

15

16 Acessos Ponte Rio-Niterói Construção Ponte Rio-Niterói Vão central ainda fora do lugar Obras Ponte Rio-Niterói 1972 Charitas – Praia do Preventório

17 Praia de IcaraíBarca – Frota Carioca Corpo de Bombeiros Bonde – Ponto Cem Réis

18 Bonde – Praia das FlexasCamboinhas – Navio encalhado Camboinhas – Rebocador tb encalhado Resgate navio Camboinhas

19 Construção do Túnel Raul VeigaInterior da Barca Icarahy Mirante da Boa Viagem – Antes do MAC Embarcadouro São Domingos

20 Centro de Niterói – Pca Martin Afonso Palacete do Barão de icarahy Estaleiro Cia. Viação Cantareira

21 Museu de Arte Contemporânea - MACMAC – Visto de outro ângulo MAC MAC – outra visão

22 Atracadouro Barcas – Centro Niterói Catamarã - Charitas Barca – Travessia Rio-Niterói Antigo Aerobarco

23 Forte GragoatáForte Rio Branco Fortaleza Santa Cruz

24 Belíssima obra de Oscar Niemayer – Museu de Arte Contemporânea

25 Pedra do Índio – ao fundo Praia de Icaraí

26 Campo de São Bento - Icaraí

27 Pão de Açúcar, visto da enseada de Jurujuba

28 Enseada de Itaipú

29 Praia de Itacoatiara

30 São Francisco, visto a partir do Iate Clube Brasileiro

31 São Francisco, vista do Parque da Cidade

32 Lagoa de Piratininga vista do Parque da Cidade

33 Vôo livre – Parque da Cidade

34 Praia de Piratininga

35 Canto do Rio - Praia de Icaraí

36 Ilha da Boa Viagem

37 Vista noturna – Praia de Icaraí

38

39

40

41 Ponte Rio-Niterói

42 Clube Naval – Visto do Parque da Cidade

43 Vista do alto do Costão - Itacoatiara

44 Museu Antônio Parreiras

45 Charita s

46 Fim


Carregar ppt "DE ONTEM E HOJE N I T E R Ó I Na fracassada invasão francesa em 1555 começava a história de Niterói. A bravura do cacique Araribóia e de sua tribo foi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google