A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vista parcial do lago de Furnas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vista parcial do lago de Furnas."— Transcrição da apresentação:

1 Vista parcial do lago de Furnas.
A Represa de Furnas é uma obra imponente. Não é a maior do Brasil, mas ainda assim, um gigante no meio das montanhas de Minas Gerais. Este lago é um exemplo da capacidade humana de mudar o curso das forças da natureza. Vista parcial do lago de Furnas. FURNAS O MAR DE MINAS

2 CONHECENDO AS ESTRADAS DE MINAS

3 A água represada no sul de Minas contribui para a geração de energia em todas as usinas que estão instaladas abaixo do Rio Grande e nos rios Paranaíba e Paraná. A distante Itaipu, por exemplo, será movida com o ouro liquido das Minas Gerais. Quando chega o período de seca, Furnas libera água, que vai manter centenas de cidades iluminadas e milhares de empresas funcionando.

4 Em 28 de fevereiro de 1957, o presidente Juscelino Kubitscheck assinou, no Palácio Rio Negro, em Petrópolis, o decreto que autorizava a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas. Fazer uma grande hidrelétrica era essencial para cumprir um plano de metas do ex-presidente JK. Sua construção começou em julho de 1958, tendo a primeira unidade entrado em operação em A construção dessa usina, uma das maiores da América Latina na época, permitiu que se evitasse o colapso energético do País, na década de 60. O reservatório, um dos maiores do Brasil, com km² e km de perímetro, banha 34 municípios de Minas Gerais.

5 ... E, com isso, várias espécies de peixes, mamíferos, pássaros, primatas, insetos, vegetais e etc, perderam suas casas naturais de milhares de anos... Como toda hidrelétrica, o Lago de Furnas causou vários impactos ambientais... ...Belezas naturais desapareceram, como as corredeiras e canyons do magnífico Rio Grande.

6 Mas, em meio a uma trágica mudança ambiental, ao menos uma compensação surgiu, em meio às montanhas:
O MAR DE MINAS... ... E várias belezas naturais também resistiram à engenharia humana, como as cachoeiras em diversas cidades atingidas pela barragem. Para que nós pudéssemos ter as empresas funcionando, os nossos lares iluminados e até com direito a desperdício de energia elétrica...

7 A Usina Hidrelétrica de Furnas foi a primeira a ser construída pela empresa que dela herdou o nome. Está localizada no curso médio do Rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais.

8 Fato interessante: foi o engenheiro da Cemig Francisco Noronha quem descobriu as Corredeiras das Furnas, quando saiu para pescar a convite da família Mendes Júnior.

9 Na época, a Cemig já procurava no Rio Grande um lugar ideal para construir uma usina. Diante de um cânion longo e profundo, o engenheiro Francisco, impressionado, tirou fotos, desenhou barragens sobre as mesmas, calculou a profundidade do reservatório e, em Belo Horizonte, apresentou seus estudos ao engenheiro John Reginald Cotrim, então vice-presidente da Cemig e futuro presidente de FURNAS. Lago de Furnas O Mar de Minas

10 O nome de JK foi ignorado durante as comemorações
O nome de JK foi ignorado durante as comemorações. Quem inaugurou a obra foi o General Humberto de Alencar Castelo Branco, o primeiro presidente do Regime Militar iniciado em 1964. Quando a Usina Hidrelétrica de Furnas foi inaugurada, Juscelino Kubitscheck não era mais presidente. Isso foi em 1965, durante a ditadura militar. JK estava com seus direitos políticos cassados e foi proibido de participar do evento.

11 Este Mar mudou a geografia das seguintes cidades mineiras:
Aguanil, Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Areado, Boa Esperança, Cabo Verde, Camacho, Campo Belo, Campo do Meio, Campos Gerais, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Coqueiral, Cristais, Divisa Nova, Elói Mendes, Fama, Formiga, Guapé, Ilicinea, Itapecirica, Lavras, Nepomuceno, Paraguaçu, Perdões, Pimenta, Ribeirão Vermelho, São João Batista do Glória, São José da Barra, Três Pontas e Varginha. O Mar de Minas é de água doce e sua área equivale a seis Baías de Guanabara.

12 Esta é a cidade de Boa Esperança.

13 Imagens da Cidade de Capitólio

14 Bem vindos a Guapé

15 Guapé fica a 338 km da cidade de Santos Dumont

16 G u a p é Quem nos apresentou este marzão foi um dos melhores pescadores e contadores de histórias deste mundo (Uai, todo filho pensa isto do próprio pai...).

17 Guapé é muito freqüentada por pescadores atrás dos peixes do Mar de Minas.

18 G u a p é Mas tem gente que vem também atrás de belezas naturais, que resistiram lá no alto das montanhas das Minas Gerais...

19 Guapé Parque Municipal do Paredão.

20 Com área pra camping, o parque tem boa estrutura e é muito frequentado por familiares...

21 Para a escalada existe uma trilha segura, que leva até as nascentes.
Lá do alto, nascentes vão descendo e formando lindas cachoeiras...

22 Cachoeira 1

23 Cachoeira 1

24 Cachoeira 2

25 Cachoeira 2

26 O Mar de Minas é uma imponente obra humana, que pode ser avistada a 20 km de distância do alto do Parque do Paredão

27 A escalada é feita em meio a uma natureza exuberante...

28 Esta é uma região que merece ser conhecida...
Cachoeira 3 A nascente Esta é uma região que merece ser conhecida...

29 Cachoeira 3 A nascente O Parque do Paredão é obra Divina, que faz até um dos melhores pescadores do mundo (mesmo quando o Mar não está pra peixe) parar pra dizer com emoção: GRAÇAS A DEUS!

30 Amarildo Fernandes Paticcié.
Os dados apresentados tiveram como fonte: Enciclopédia Wikipédia. Revista Os Caminhos da Terra. Esta é uma apresentação voluntária pelas belezas de nossa querida Minas Gerais. Fotos e formatação: Amarildo Fernandes Paticcié.


Carregar ppt "Vista parcial do lago de Furnas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google