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Arquivos Ativo, Intermediário e Inativo do Sistema FIEB

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Apresentação em tema: "Arquivos Ativo, Intermediário e Inativo do Sistema FIEB"— Transcrição da apresentação:

1 Arquivos Ativo, Intermediário e Inativo do Sistema FIEB

2 OBJETIVO Realizar análise do cenário atual do processo de guarda de arquivo físico do sistema FIEB visando propor melhorias ao mesmo, objetivando dotar o sistema FIEB de uma infraestrutura segura e confiável de guarda e recuperação de arquivo físico. Objetivo Específicos Realizar diagnóstico da situação atual do processo de arquivo físico. Propor melhorias ao processo visando: Prover maior segurança na guarda dos documentos do sistema FIEB; Otimizar o espaço utilizado para guarda de documentos; Melhorar os espaços utilizados para guarda de documentos; Melhorar a rastreabilidade e recuperação dos documentos; Melhoria na logística do processo de arquivo físico.

3 Histórico 1999 Até esta data as entidades FIEB, SESI, SENAI, IEL e CIEB não possuíam integração das áreas meio, sendo possível uma gestão unificada do arquivo físico. 2001 Foi instituída comissão para a implantação do arquivo corporativo inativo. A comissão realizou levantamentos e apresentou 3 propostas para a diretoria da FIEB. A- Operacionalização pela FIEB de custos com serviços de triagem, Sistema GED e digitalização; B- Serviço terceirizado de guarda física e/ou de guarda e acesso a documentos digitalizados; C- Melhoria interna da gestão que abrange a melhoria e utilização do sistema informatizado já existente, elaboração de norma para regulamentar a Gestão Documental até dezembro de 2001 e a seleção de 02 profissionais (nível médio e nível superior) para organização e manutenção do Arquivo Inativo até dezembro de 2001. Na oportunidade, a diretoria da FIEB optou por adotar a opção C. 2002 Realizada a contratação de uma bibliotecária para a criação e estruturação do arquivo corporativo. Iniciada a criação do arquivo corporativo inativo. 2005 Foi adquirido e iniciada a implantação do sistema SIC para gestão do arquivo corporativo. 2006 Contratada empresa especializada para a organização do arquivo corporativo inativo. 2008 Elaborado e aprovado o plano de gestão documental (PS de arquivo corporativo). Realizados trabalhos de organização dos arquivos do SESI-GMA e do SESI-Lucaia. 2009 Realizada organização e padronização dos arquivos ativos e intermediários da áreas corporativas da FIEB. O volume documental é estimado em 10 milhões de documentos no arquivo corporativo inativo. 2010 O volume documental é estimado em 15 milhões de documentos no arquivo corporativo inativo e nos arquivos das unidades operacionais. 2011 Realizada organização do arquivo inativo (documentos acadêmicos) no SENAI Dendezeiros, . O acervo possui documentos acadêmicos de várias unidades ativas e unidades desativadas do SENAI. 2012 O volume documental do arquivo inativo está estimado em 18 milhões de documentos. Existem 3 milhões de documentos, aproximadamente 3 toneladas, a espera de autorização para que seja realizado o descarte. Em virtude da necessidade de alocação de espaço físico para atendimento ao PRONATEC, o SENAI-DENDEZEIROS solicitou a desocupação do espaço utilizado atualmente pelo arquivo corporativo inativo. Foi lançado edital para contratação de empresa especializada na guarda externa de documentos, num valor estimado de R$ 180 mil por ano. O edital foi revogado para realização de avaliação mais detalhada da situação dos arquivos do sistema FIEB. Por solicitação do DE e do SOP, foi constituído grupo para realizar diagnóstico detalhado e propor soluções para a gestão de todo acervo documental das entidades do Sistema FIEB.

4 Cenário atual das UOs Entidade Unidade Área em m² Nº de Funcionários/Estagiário Acervo Nº Docs FIEB Corporativo (Todas as Entidades) 260 3 Controladoria 56 1 Suprimentos 7 90.000 Gestão de Pessoas 14 TI (apenas cópias) - 23.250 Jurídico 15.000 Qualidade 2.000 GDS 20.000 TOTAL 337 6 SENAI DENDEZEIROS 32,5 2 CIMATEC 12 CETIND 35 FEIRA 10,5 4 ILHÉUS 31 80.000 LUIS EDUARDO BARREIRAS CAMAÇARI 121 Entidade Unidade Área em m² Nº de Funcionários/Estagiário Acervo Nº Docs SESI CANDEIAS - 40.000 VITÓRIA DA CONQUISTA 35.000 LUCAIA, CAMAÇARI E ITAIGARA RETIRO 38,33 2 RIO VERMELHO SIMÕES FILHO 10 JUAZEIRO 31.500 VALENÇA 68.000 PROJETOS ESPECIAIS ITAPAGIPE TOTAL 48,33 IEL GET (guarda externa) 4.700 Área em m² Nº de Funcionários/Estagiário Acervo Nº Docs Expectativa de crescimento 506 20 5% ao ano Volume de Papel Carretas 2 eixos 163,8 Toneladas 5 carretas Se colocados em fila, cobrem um percurso de Km. Maior que a ferrovia Transiberiana Km 1.651 X o percurso da Lavagem do Bonfim

5 OBJETIVO PRINCIPAIS PROBLEMAS IDENTIFICADOS
Espaços inadequados e insuficientes Ambientes úmidos, com mofo e pragas (ratos, baratas, cupim, fungos, formigas) Guarda desordenada de documentos, próximos a materiais inflamáveis, prateleiras cegas, no chão, debaixo de escadas, debaixo de arquibancada. Caixas sem identificação ou identificação de documentos fora do padrão (PS025/08 – Gestão de Arquivo Corporativo) Documentos obsoletos não descartados (acúmulo de documentos). Janelas quebradas – exposição de documentos à chuva. Janelas de vidro – exposição de documentos a luz solar Falta de equipe capacitada para gestão dos arquivos ativos e intermediários, em algumas unidades. Falta de sistema adequado de combate a incêndio (todos) Falta de sistema informatizado para gestão dos arquivos ativos e intermediários

6 Arquivo Corporativo - Inativo
3 milhões de documentos aguardando autorização para descarte

7 Arquivos SENAI DENDEZEIROS CETIND CIMATEC

8 Arquivos SESI PIATÃ RETIRO ITAPAGIPE

9 Arquivos SEDE CONTROLADORIA SUPRIMENTOS RELAÇÕES COM PESSOAS

10 Custo com locação de espaços
O arquivo corporativo, localizado no Dendezeiros, possui área de 260 m². São gastos atualmente R$ 2.600/mês ou R$ /ano com a locação do mesmo espaço na OAF. O valor médio de aluguel no Costa Azul é de R$ 60,00. O espaço utilizado com arquivo, 506 m², custaria R$ 30 mil/mês ou R$ 364 mil/ano.

11 Fases do projeto Fase 1 - Cuidar do legado - Estruturação do arquivo físico atual. Digitalização Guarda Fase 2 - Presente/Futuro – Reduzir a geração de novos documentos em meio físico. Automação de processos Adoção de leis e normas que permitem e validem o arquivo em meio eletrônico Uso de assinatura eletrônica digital Ex.: Projeto de Secretaria Acadêmica Digital

12 Etapas Etapa I – Estudo Prévio Etapa II - Digitalização
Estudo dos arquivos físicos Revisão dos processos físicos em conjunto com as áreas de arquivo e TI. Criação de uma rotina para a gestão da documentação corporativa e lista de documentos a serem guardados, segundo as exigências da legislação vigente. Criação de uma rotina para o descarte de documentos, segundo as exigências da legislação. Elaborar proposta para redução da geração de papel através da automação dos processos. Etapa II - Digitalização Digitalização e indexação dos documentos utilizando um sistema de GED para suporte ao armazenamento e recuperação das informações. Etapa III – Guarda, manutenção e movimentação dos documentos físicos De acordo com a estratégia escolhida, realizar a contratação dos serviços para guarda externa ou investir na infraestrutura para aguarda interna dos documentos. Se a estratégia escolhida for a trasladação, realizar o descarte dos documentos segundo, segundo as exigências da legislação vigente.

13 Opções de Mercado DIGITALIZAÇÃO + Opção 1
Guarda Interna de documentos físicos (arquivo próprio FIEB) Ou Opção 2 Guarda Externa de documentos físicos (Contratar 3º) Opção 3 Trasladação - Registro de imagem digitalizada em cartório.

14 Digitalização Externa
Valor por documento é estimado em R$ 0,30. Para digitalização 70% do volume documental atual, estimado em 25 milhões de documentos teremos um custo de R$ ,00. A padrão de mercado é realizar 1 milhão de digitalizações mês. O tempo estimado para o nosso volume documental (25milhões de pg.) é de 25 meses.

15 Digitalização Interna
Triagem e Preparação Digitalização Conferência e Guarda Guarda Externa

16 Digitalização Interna - Equipes
Arquivo Acervo Equipes Tipo Equipe Técnico Valor Mês Técnico R$ Arquivista Valor Mês Arquivista Total Mês Equipe Nº de meses Total Inativo Corporativo / Dendezeiros / Itapagipe 6 Dedicada 12 57.000,00 34.200,00 91.200,00 24 ,00 Cetind 1 Compart 2 9.500,00 5.700,00 15.200,00 5 76.000,00 Cimatec / Piatã 4 60.800,00 Lucaia / Itaigara / Camaçari / Rio Vermelho 19.000,00 11.400,00 30.400,00 18 ,00 Retiro / Candeias / Simões Filho 7 ,00 FIEB 9 ,00 Ilhéus (SESI/SENAI/IEL) 80.000 Feira (SESI/SENAI/IEL) 33.440,00 Juazeiro 31.500 Valença 68.000 4.750,00 10.450,00 10 21 ,00 ,00 ,00

17 Guarda interna dos arquivos
Esta opção consiste na construção ou reforma de um prédio para abrigar o arquivo intermediário e inativo contemplando os requisitos necessários para a guarda de documentos. Profissionais especializados Sistema de detecção e combate a incêndio Mobiliário e equipamentos adequados Proteção contra água Proteção contra poeira (poluição) Proteção contra roubo e vandalismo Sistema informatizado para registro, trâmite e recuperação de documentos Controle de temperatura e umidade Controle de iluminação Seria necessário um espaço de no mínimo 800 m² para abrigar um arquivo com 35 milhões de documentos ou caixas em estantes, além da área administrativa e de processamento técnico. Espaço estimado para armazenamento do acervo existente e do acervo a ser recebido pelos próximos 10 anos. Investimento inicial estimado: R$ ,00 Valor da construção ou reforma Valor do mobiliário e equipamentos Valor do Sistema de GED Custo de pessoal estimado para operação: R$ ,00/ano (6 pessoas – 2 Arquivistas e 4 Assistentes)

18 Guarda externa dos arquivos intermediários e inativos
Faz-se necessária a contratação de uma empresa para a prestação deste serviço, com um custo anual em torno de R$ ,00 para guarda externa de documentos. (R$ 900 mil em 5 anos)

19 Trasladação de documentos
Com o documento original (papel) transformado em documento original autêntico trasladado (em meio digital), tem-se uma guarda inteligente, juridicamente válida; Vantagens: Valor jurídico de autenticidade do original por Oficial de RTD;    Fim do gasto físico crescente (espaço/mensalidade);  Fim de tabelas de temporalidade, pois será guardado para sempre;  Múltiplos back-ups do original por outro original eletrônico legal;  Traslado do suporte físico para o suporte digital, com valor jurídico. Conforme Lei 6.015, de 31/12/1973: Art. 142;    Eliminação de autenticação de cópias dos originais;    Fim da distribuição física de documentos.  Ressalvas: Tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei nº146 de 22 março de que dispõe sobre a digitalização e arquivamento de documentos (particulares e públicos) em mídia ótica ou eletrônica, e dá outras providências. Devido a algumas dúvidas de validade jurídica sobre digitalização e arquivamento das novas mídias, será necessário parecer da Assessoria Jurídica (ASJUR) do Sistema FIEB, para a validação ou não da proposta apresentada. Digitalização Registrada® Serviço R$/Imagem Digitalização Registrada® A4 R$ ,00 Plantas Tamanho A3 R$ ,98 Plantas Tamanho A2 R$ ,96 Plantas Tamanho A1 R$ ,92 Plantas Tamanho A0 R$ ,84 Livros Contábeis (Páginas Eletrônicas) R$ ,35

20 Investimentos e custos
Operação Custo Investimento Inicial Estimado Custo Anual DIGITALIZAÇÃO Interna R$ 3.2 Milhões Externa R$ 7,5 Milhões + Opção 1 Guarda Interna de documentos físicos (arquivo próprio FIEB) R$ 2 Milhões R$ 364 mil Ou Opção 2 Guarda Externa de documentos físicos (Contratar 3º) R$ 360 mil Opção 3 Trasladação - Registro de imagem digitalizada em cartório. R$ 1,00 por documento R$ 25 Milhões

21 Últimos 12 meses em Salvador
Lojas Insinuante Instituto de Cacau da Bahia Farmácias Santana Sesi Retiro

22 Obrigado! Luciana Miranda Maria do Carmo Ribeiro Robson Santos
Serviços Administrativos FIEB Maria do Carmo Ribeiro Núcleo de Documentação e Informação - NDI SENAI - CIMATEC Robson Santos Suporte à Gestão SENAI SENAI - DR


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