A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPECIALISTAS EM REGA HÁ 25 ANOS Sistemas de Rega Automáticos para a melhor gestão da água nos sistemas de rega 12 Abril 2013 Bernardo Fleming A Gestão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPECIALISTAS EM REGA HÁ 25 ANOS Sistemas de Rega Automáticos para a melhor gestão da água nos sistemas de rega 12 Abril 2013 Bernardo Fleming A Gestão."— Transcrição da apresentação:

1 ESPECIALISTAS EM REGA HÁ 25 ANOS Sistemas de Rega Automáticos para a melhor gestão da água nos sistemas de rega 12 Abril 2013 Bernardo Fleming A Gestão da Água: Um Factor de Competitividade

2 Água – Substância química essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra Rega – operação de fornecer água às plantas quando necessário, completando a precipitação, assegurando a melhor produtividade e sobrevivência das plantas.

3 QUAIS AS NECESSIDADES HIDRICAS DAS PLANTAS QUE REGAMOS? SABEMOS QUANTO GASTAMOS DE ÁGUA QUAND0 REGAMOS? SERÁ QUE ESTAMOS A UTILIZAR A QUANTIDADE DE ÁGUA CORRECTA? SABEMOS CALCULAR A QUANTIDADE DE ÁGUA EM CADA SITUAÇÃO: TIPO DE PLANTA/ TIPOLOGIA DE REGA / CLIMATOLOGIA LOCAL?

4 DETERMINAR AS NECESSIDADES HIDRICAS DAS PLANTAS N H = ETP X K CULT X K REGA

5 SISTEMA DE REGA MANUAL Vs REGA AUTOMÁTICA

6 DOIS GRANDES GRUPOS DE REGA AUTOMÁTICA -REGA POR ASPERSÃO: Culturas com grande densidade de plantação; Emissores de alto debito e altas pressões; Emissores: Aspersores, Canhões, Enroladores e Pivots -REGA LOCALIZADA : Culturas com menor densidade de plantação; Compassos de plantação bem definidos; Emissores com baixo debito e pressões baixas; Emissores: Gotejadores e Microaspersores

7 EXEMPLOS DE REGA POR ASPERSÃO

8 EXEMPLOS DE REGA POR LOCALIZADA

9 A CHAVE DO SUCESSO DE UM SISTEMA DE REGA AUTOMÁTICO: -Projecto devidamente dimensionado e adaptado a cada situação e cultura; -Uso de equipamentos e produtos de qualidade e duradouros; -Correcta instalação e realizada por profissionais; - Utilização e manutenção adequada dos equipamentos que compõem o sistema de rega;

10 A IMPORTÂNCIA DO PROJECTO DE REGA ASPECTOS IMPORTANTES : Conhecer bem a cultura e a parcela a regar; Determinar as necessidades de água; Determinar e analisar as fontes de água e de electricidade; Seleccionar os diferentes e emissores e acessórios; Sectorizar o sistema, seleccionando o sistema de bombagem e diâmetros das tubagens; Escolher o sistema de programação mais indicado e adequado;

11 PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM SISTEMA DE REGA AGRÍCOLA: -Fonte de água; -Reservatório de água; -Sistema de bombagem; -Sistema de filtragem; -Sistema de fertirrigação; -Automatismo e sensores; -A implementação de sensores de pluviometria, humidade, temperatura, caudal e estações meteorológicas; -Tubagem de distribuição de água; -Emissores.

12 PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM SISTEMA DE REGA AGRÍCOLA:

13 ALGUNS EXEMPLOS E CASOS PRÁTICOS:

14

15 POUPE MUITA ÁGUA, REGUE O ESTRITAMENTE NECESSÁRIO COM O APOIO DA AQUAMATIC OBRIGADO


Carregar ppt "ESPECIALISTAS EM REGA HÁ 25 ANOS Sistemas de Rega Automáticos para a melhor gestão da água nos sistemas de rega 12 Abril 2013 Bernardo Fleming A Gestão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google