A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1de6 Águas para Rega A maior parte da água utilizada nas actividades agrícolas é destinada a rega e corresponde a uma fracção importante da água utilizada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1de6 Águas para Rega A maior parte da água utilizada nas actividades agrícolas é destinada a rega e corresponde a uma fracção importante da água utilizada."— Transcrição da apresentação:

1 1de6 Águas para Rega A maior parte da água utilizada nas actividades agrícolas é destinada a rega e corresponde a uma fracção importante da água utilizada num país (igual ou maior que 50%). O agricultor pode ser assim encarado como um gestor da água no ambiente. Está fora do âmbito deste curso discutir a influência da água de rega na qualidade dos solos bem como a importância da rega no carregamento e eventuais contaminações de lençois freáticos.

2 2de6 Tipo de Terreno (Relevo) e Solo Relativamente à realização da rega, não será indiferente: – o terreno ser plano ou em declive bem como a exposição ao sol. –Mesmo sem necessidade de descrever e discutir as classificações de solos, basta considerar como exemplos um solo arenoso em que a água de rega se infiltra rapidamente ou um solo argiloso com tendência a formar poças de água.

3 3de6 Métodos de Irrigação São bastante diferentes no que diz respeito a equipamentos (e investimentos) necessários bem como às quantidade de águas usadas: –Alagamento –Sulcos –Aspersão –Manga Perfurada –Rega gota a gota (eventualmente com fertirrigação)

4 4de6 Parâmetros da Água para Rega Composição mineral pode ter microconstituintes úteis ou nocivos para as plantas. A razão de adsorção de sódio (SAR) é um parâmetro útil para caracterização de água de rega: SAR = [Na + ]/{([Ca 2+ ]+[Mg 2+ ])/2} 1/2 Há exigências específicas para algumas culturas como no caso do tabaco que requer baixas concentrações de cloreto (inferiores às exigíveis para consumo humano) o que até está incluído na legislação (DLnº236/98).

5 5de6 Diversos A favor da rega há argumentos fortes pois aumenta as produções agrícolas. Não corresponde necessariamente a uma melhoria de qualidade dos produtos pois algum stress hídrico controlado pode alterar favoravelmente as concentrações de alguns componentes das plantas. A rega é vantajosa para compensar variações na precipitação atmosférica numa época em que parece haver alterações climáticas.

6 6de6 Considerações Finais Sem a pretensão de fazer uma discussão de pormenor, atender a que a água da chuva tem características de água destilada enquanto a água de rega terá mineralização e, devido ao processo de evapo-transpiração, irá enriquecer os solos em sais minerais o que pode ter consequências desfavoráveis. Há que fazer enquadramento em termos de política de desenvolvimento sustentado.


Carregar ppt "1de6 Águas para Rega A maior parte da água utilizada nas actividades agrícolas é destinada a rega e corresponde a uma fracção importante da água utilizada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google