A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Diferenciais para a Construção do Futuro Ozires Silva Presidente Grupo ÂNIMA de Educação e Cultura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Diferenciais para a Construção do Futuro Ozires Silva Presidente Grupo ÂNIMA de Educação e Cultura."— Transcrição da apresentação:

1

2 INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Diferenciais para a Construção do Futuro Ozires Silva Presidente Grupo ÂNIMA de Educação e Cultura Reitor UNIMONTE 08 Maio 2013

3 O MUNDO DESAFIADOR NO QUAL VIVEMOS O NOVO está vencendo! Tudo está sendo mudado! Um produto ou serviço inovador VENCE E OCUPA NOVOS ESPAÇOS!

4 A NOVA SOCIEDADE MUNDIAL DO CONHECIMENTO A COMPETIÇÃO ENTRE PAÍSES, NÃO SOMENTE ENTRE EMPRESAS!

5 O MUNDO GLOBAL E DIGITALIZADO! A globalização atinge todos os setores! A digitalização, com a Tecnologia da Informação, tem sido o mecanismo mais presente nas atividades produtivas mundiais! Ozires Silva

6 PAÍSES DO ORIENTE USARAM A EDUCAÇÃO PARA MUDAR PAÍSES DO ORIENTE USARAM A EDUCAÇÃO PARA MUDAR Produtos coreanos e chineses estão em todas cidades do Brasil e do Mundo Não há produtos brasileiros nas cidades chinesas e coreanas!!!

7 O QUE MUDOU? COMO CONSEGUIRAM? Ozires Silva Manchetes do FINANCIAL TIMES (Londres): CORÉIA DO SUL Fanatismo pela Educação! CHINA Maior Revolução Educacional do Mundo Moderno!

8 O BRASIL NÃO ESTÁ BEM EM EDUCAÇÃO Ozires Silva 70% da população brasileira é analfabeta funcional Em 40 países os alunos do Brasil aparecem na 39ª colocação (PISA* 2012) Em primeiro lugar aparece a Finlândia, seguida da Coréia do Sul e de Hong Kong

9 NOSSA EDUCAÇÃO PRECISA GANHAR UMA REAL PRIORIDADE tributação Eliminar a tributação sobre os Estudantes estímulos Instituir estímulos para as doações encargos sociais Eliminar os encargos sociais quando as empresas educarem os colaboradores Aberturas legais para as empresas e pessoas físicas contribuirem para Educação! Aberturas legais para as empresas e pessoas físicas contribuirem para Educação!

10 O LENTO AVANÇO TECNOLÓGICO O FORUM ECONÔMICO MUNDIAL: é preciso um ecossistema estimule o empreendedorismo e fortaleça as condições para que haja inovação Mas isso não acontecerá enquanto tivermos tantos entraves aos negócios

11 OPORTUNIDADES DO DESENVOLVIMENTO MUNDIAL

12 AGREGAR VALOR AOS NOSSOS PRODUTOS Commodities – Somente uns US$ 50 ¢/Kg Aviões e Eletrônicos – US$ 2,000.00/Kg Satélites – US$ 50,000.00/Kg Produtos de novas tecnologias: US$ …milhões/Kg O valor da Proteína da PELE NOVA O valor da Proteína da PELE NOVA

13 A nova e bem sucedida indústria brasileira de produção e vendas de aviões em todo o mundo, com a EMBRAER e suas subisidárias, nasceu com EXPRESSIVO APOIO DA FAB, e com base em criação, dedicação e foco nesses conceitos! A NOSSA INDÚSTRIA AERONÁUTICA

14 COMEÇAMOS PELA FAB O Aeroclube de Bauru e os aviões importados dos Estados Unidos Concurso de Admissão para a FAB em 1947 Éramos dois amigos, Zico e eu e nos graduamos como Oficiais Aviadores da FAB

15 O TAMBÉM AO FINAL DOS 1940 Um Coronel visionário, Casimiro Montenegro Filho sonhou e lutou para, em 1950, conseguir que a FAB criasse o ITA Instituto Tecnológico de Aeronáutica A primeira escola a formar Engenheiros Aeronáuticos no Brasil

16 A PERDA DO GRANDE AMIGO ZICO Zico faleceu num acidente, na Base Aérea de Santa Cruz, RJ Em 18 de Março de 1955 Sonhos pareciam esfacelados... Renasceram em 1958, criando uma oportunidade para uma nova etapa!

17 OPORTUNIDADES QUE REVIVERAM SONHOS Graduação como Engenheiro Aeronáutico no ITA em 1962 Começo do trabalho profissional no CTA – Centro Técnico Aeroespacial O local era o certo para se pensar em fabricar aviões, o Departamento de Aeronaves

18 O NICHO NO MERCADO: A AVIAÇÃO REGIONAL Tinha de ser algo novo, e e m 1965, achamos o nosso nicho no mercado: O projeto de uma nova aeronave no CTA, que seria um avião de transporte turbo-hélice, para 16 passageiros, robusto para operar em aeroportos sem infra-estutura Nenhum fabricante mundial tinha imaginado!

19 Muitas dificuldades! Pouca credibilidade! O sonho do primeiro voo! Esta é a foto original na manhã de 22 de Outubro de 1968

20 Criação diferentes aeronaves para o Serviço de Transporte Aéreo Regional, que logo entraria em operação em todo o mundo! O projeto tinha de ser internacional, a demanda interna não era suficiente para justificar os pesados investimenos em projetos e produção! A LUTA PELA PRODUÇÃO

21 Muitas reuniões com empreendedores privados foram realizadas, todas sem êxito. Os empresários não acreditavam que seria possível lançar um tão ousado projeto impunha-se uma nova iniciativa, Mas, impunha-se uma nova iniciativa, e foi imaginada uma companhia com capital do Estado e do setor privado (PPP) A BUSCA DE SOLUÇÕES

22 Num domingo, Abril de 1969 Num domingo, Abril de 1969 Presidente da República estava voando para Guaratinguetá, cujo aeroporto, fechado por forte nevoeiro, não permitiu sua aterrissagem. SJCampos funcionou como alternativa! Embora num domingo, estávamos trabalhando e pudemos receber o Presidente, surgindo a oportunidade para convencê-lo para criar uma nova empresa estatal

23 Em 26 de Junho de 1969 Numa reunião Ministerial, pela primeira vez, foi pronunciado o nome daEMBRAER Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. criada sob a forma de uma Sociedade de Economia Mista, por Lei de 19 Ago 1969 SUCESSO!!!

24 DECOLAMOS EM 02 JAN 1970 Criar produtos e marcas originais, respondendo aos requisitos internacionais; Desenvolver tecnologias e ganhar a cooperação de fornecedores internacionais; Investimentos contínuos em educação e treinamento da força de trabalho ESTRATÉGIAS VENCEDORAS

25 OS DESAFIOS DAS PRIMEIRAS VENDAS Precisávamos de VENDAS!!! Na Comissão de Seleção do Primeiro Supersônico para a FAB, uma boa idéia! Um Jato Treinador Militar

26 Primeiro avião de Transporte Aéreo Regional FAB encomenda 80 unidades do EMB 110 Bandeirante O BANDEIRANTE

27 Avião Agrícola hoje exportado para 17 países Ministério da Agricultura contrata o projeto e a fabricação do EMB IPANEMA

28 EMB 326 XAVANTE Avião de Treinamento Militar, para a FAB, Produzido Sob Licença da AERMACCHI - Itália

29 EMB 120 BRASÍLIA Avião de Transporte Pressurizado para 30 passageiros

30 EMB 312 TUCANO Avião de Treinamento Militar turboélice

31 AMX – Avião de Caça de Apoio ao Solo produzido em cooperação com a ALENIA da Itália

32 A PRIVATIZAÇÃO DE Um passo corajoso, apesar da pesada oposição Deixar para trás uma legislação restritiva, acanhada e bloqueadora para um futuro de êxitos e de evolução O nascimento de uma nova EMBRAER

33 No difícil início do período da privatização da EMBRAER, em 1991, a empresa precisava de um novo portfólio de produtos para vender! A Lei de Desestatização não permite investimentos durante o processo primeiro jato comercial da Empresa! O financiamento dos fornecedores mundiais garantiu o lançamento do Projeto do EMB 145, primeiro jato comercial da Empresa! UM NOVO UM NOVO JATO COMERCIAL

34 EMB 145 Primeiro jato de Transporte Aéreo Regional Para 50 pax

35 EMB-170/195 Aviões de 70 a 120 assentos 2004 Uma nova linha de aviões de passageiros

36 Novas aeronaves executivas 4 a 40 assentos

37 CRIAÇÃO DO SUPER TUCANO Força Aérea dos EUA seleciona o A-29 Super Tucano para o programa LAS (Light Air Support)

38 KC 390 Cargueiro militar contratado pela FAB Primeiro voo programado para 2014

39 Uma Multinacional Latina France Le Bourget Villepinte Singapore EUA Nashville Fort Lauderdale Jacksonville CHINA Pequim Harbin Portugal Alverca BRAZIL Gavião Peixoto Botucatu São José dos Campos Eugênio de Melo ELEB

40 A competição mundial para o desenvolvimento obriga o ganho de espaços no mercado internacional Para tanto temos de viver no mundo e não somente dentro de nossas fronteiras Há enormes espaços para a COLABORAÇÃO entre empresas internacionais! ESTA É UMA HISTÓRIA DE PENSAR GRANDE

41 AVIÕES BRASILEIROS VOAM EM 90 PAÍSES AVIÕES BRASILEIROS VOAM EM 90 PAÍSES Produtos globais com características e conteúdos, os melhores do mercado Intensa renovação de projetos e desenvolvimento de produtos Responsabilidade pela distribuição e vendas Inovação permanente com fortes estratégias para o futuro!

42 O ACELERADO DESENVOLVIMENTO MUNDIAL

43 A MOBILIDADE SE ACENTUA Para atender os requisitos da mobilidade, novas alternativas e soluções são necessárias Oportunidades estão aqui, e agora, e não podem ser perdidas Estratégias, Planejamentos, Focos, Eficiência Administrativa e Gerencial

44 A PREVISIBILIDADE E OS INVESTIMENTOS Novas e agressivas políticas para a Educação, formando cidadãos de sucesso Garantir investimentos na Infra-Estrutura Estimular as Ciências e as Pesquisas Tecnológicas e seus mecanismos de transferência dos resultados para os empreendimentos ASSEGURAR COMPETITIVIDADE MUNDIAL ASSEGURAR COMPETITIVIDADE MUNDIAL

45 PARA AS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES Inovar e vencer na Competição Global Gerar tecnologias e marcas próprias, nas suas linha de produtos ou serviços Posições nos mercados nacional e internacional, com produtos atrativos aos olhos dos consumidores mundiais! EDUCAÇÃO, TREINAMENTO E MOTIVAÇÃO CONTINUADOS DA FORÇA DE TRABALHO!

46 FINALIZANDO! UMA MENSAGEM PARA A VIDA! Numa aula o Professor entregou aos alunos uma folha de papel com um único, PONTO NEGRO, no centro! Pediu que cada aluno escrevesse um pequeno texto comentando o que via!

47 A VIDA É UMA PÁGINA EM BRANCO E A VIDA É UMA PÁGINA EM BRANCO E FUJAM DO PONTO NEGRO Todos alunos, sem exceção, fixaram-se no Ponto Negro O Professor comentou que a vida é um presente da Natureza, dado a nós e temos motivos para comemorar sempre, mas não deveríamos nos fixar no Ponto Negro!!!

48 ASSIM, COM DEDICAÇÃO ASSIM, COM DEDICAÇÃO Respondam aos desafios e construam novas vidas através das: EDUCAÇÃO, TREINAMENTO, INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO, LIDERANÇAS E CAPACIDADE GERENCIAL

49 É POSSÍVEL FAZER MAIS EM FUTURO PRÓXIMO PODEMOS EMERGIR NO MUNDO COM PRODUTOS E SERVIÇOS DE SUCESSO ABERTAS A TODOS, SÃO OPORTUNIDADES E NÃO PODEMOS PERDÊ-LAS

50 UM VALIOSO PENSAMENTO DE EINSTEIN Ozires Sva A MENTE QUE SE ABRE PARA UMA NOVA IDÉIA JAMAIS VOLTA AO SEU TAMANHO ORIGINAL! TAMANHO ORIGINAL!

51 COM ENTUSIASMO, ESFORÇOS, PAIXÃO E VENÇA!!!

52


Carregar ppt "INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Diferenciais para a Construção do Futuro Ozires Silva Presidente Grupo ÂNIMA de Educação e Cultura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google