A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto: Livro Eletrônico. Oficina de Criação no Laboratório de Informática para construção do Livro Eletrônico - 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto: Livro Eletrônico. Oficina de Criação no Laboratório de Informática para construção do Livro Eletrônico - 2005."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto: Livro Eletrônico

2 Oficina de Criação no Laboratório de Informática para construção do Livro Eletrônico

3 Palestra: A HISTÓRIA DO CORDEL e oficina realizada pela professora e cordelista Maria do Rosário Lustosa Cruz (Academia dos Cordelistas do Crato)

4 Xilogravura produzida por aluno para ilustração da capa do folheto.

5 Mostra no FESTAL – Festival de Talentos (1º Lugar) Modalidade Vertente Científica Área de Linguagens e Códigos Livro Eletrônico A Estrada da Fé

6 Culminância do Projeto na Escola A lunos da EEF. Amália Xavier (Damião, Williana e Prycilla Karen), autores do Livro Eletrônico do Cordel e Xilogravura apresentando projeto para a comunidade escolar.

7 Culminância do Projeto: A História do Ceará em Rede na SEDUC Portal Educarede / SEDUC / NTE / Escolas

8 A ESTRADA DA FÉ UMA CAMINHADA CONTADA EM VERSOS Autores: Alunos das 8ª Séries da E.E.F. Amália Xavier Mediadora: Profª Lucelia Mariano PROJETO DE CRIACÃO DE LIVRO ELETRÔNICO

9 A Estrada da Fé é uma produção de literatura de cordel, criada pelos alunos das 8ª séries, da EEF. Amália Xavier, que através de versos contam o cotidiano dos romeiros em suas viagens de peregrinação em devoção ao Padre Cícero Romão. Trata-se de um ensaio singular onde os jovens escritores apresentam suas reflexões e as suas críticas sobre o que representa esse movimento religioso para o povo nordestino e para a cidade de Juazeiro do Norte. As poesias são o resultado de um aprendizado que durante a oficina de criação, os protagonistas receberam dos professores e colaboradores lições de literatura, cultura popular, história, geografia cidadania e religiosidade, tendo como foco secundário, a integração do saber ao mundo digital através da interação com o portal EDUCAREDE. Profª Lucelia Mariano Prefácio

10 O que caminho tão longe, cheio de pedra e areia. Valei-me meu Padim Ciço e a Mãe de Deus das Candeias... Cantiga dos romeiros Epígrafe

11 Realização Secretaria da Educação Básica – SEDUC Centro Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 19 EEF. Amália Xavier Porta Educarede (CENPEC) Mediadora da Oficina: Profª Lucelia Mariano Produção de Textos: Alunos das 8ª Série da EEF. Amália Xavier Coordenação Estadual do Projeto: Profª Silvia Silton – NEAD/SEDUC Coordenação Regional do Projeto: Profª Aparecida Cunha NTE/CREDE 19 Colaboradores: SESC – Unidade Juazeiro – SESCordel Novos Talentos Maria do Rosário Lustosa Cruz (cordelista) – Academia de Cordelistas do Crato/Ce Tânia Maria Rodrigues Lopes – Profª de Linguagem e Códigos Antonio Gomes Santos – Prof. Coordenador do Centro de Multimeios ICFPC – Instituto de Cidadania do Cariri (Fotografias) Agradecimento ao Núcleo Gestor pelo apoio a realização do projeto Maria Iranilde S. Sá – Diretora Administrativa Veralúcia Fernandes Maurício – Coordenadora Pedagógica Lúcia Cordeiro de S. Vidal (Lulu) – Coordenadora de Gestão Maria Alves de Lima (Ceiça) – Secretária Escolar

12 Rio Salgadinho O Romeiro As Promessas A Viagem do Romeiro Hospedagem Museu Vivo O Horto As Reclamações dos Romeiros Festa da Padroeira Padre Murilo A Procissão As Igrejas As Ruas de Juazeiro Os Trajes do Romeiro Padre Cícero Natureza Circuito de Romeiros O Memorial A Praça dos Romeiros

13 Os Trajes do Romeiro É bonito de se ver Os trajes do romeiro Chapéu de palha é a marca Batina de corpo inteiro Para pagar a promessa Ao santo de Juazeiro (Poema lido no Programa Um Salto para o Futuro) Mary Allainy de Oliveira Silva: Olá, eu sou Allainy, gosto muito de jogar bola, de namorar muito, de dançar, gosto muito de brincadeiras. Também gosto de ir pra missa com minhas amigas.

14 Padre Murilo Agora eu vou dizer minha gente escute cá um pastor muito importante o Padre Murilo de Sá querido pelos romeiros igual a ele não há. (In Memória) Maria Larissa de Matos Silva: Estudo na escola Amália Xavier, gosto de várias coisas importantes: estudar, praticar esportes, fazer amizades, me divertir e conhecer pessoas novas.

15 As Ruas de Juazeiro 1. A maioria das ruas Visitadas pelo romeiro Possuem nome de santo E estão no Juazeiro. A principal é a São Pedro Rua das vendas e dinheiro 2. São Paulo, São Francisco Devem estar no roteiro Não podem ser esquecidas Por nenhum dos romeiros Nem a Santa Cecília Que dá luz ao Juazeiro 3. A São Cândido é extensa Mas não tem comércio não É só casa e pousada Pra praticar a função Que é abrigar o povo Quem vem a nossa região 4. A avenida mais famosa De todo esse mundão É a do santo dos romeiros Padre Cícero Romão Que sempre viveu e ajudou A esse grande sertão 5. Quando não havia mais nome De santo para colocar Inventaram a Todos os Santos Para homenagear Todos os santos de uma só vez Existentes nesse lugar. Maria Williane Firmino de Araújo: Me chamo Williane, tenho treze anos de idade, faço a oitava série na escola de ensino fundamental Amália Xavier, no turno vespertino. Gosto muito de estudar,conhecer pessoas novas, aprender coisas novas....

16 Natureza Preserve a natureza Não faça devastação Cuide bem dos animais Faça cisterna no oitão Praticando estes conselhos Você cuida do sertão Padre Cícero assim falou Para o romeiro guardar Os seus dez mandamentos Para tentar preservar Pois da nossa ecologia Todos devem assim cuidar ( Baseado nos Preceitos Ecológicos do Padre Cicero). Cicera Raiane Pereira Almeida: Tenho 14 anos, moro em Juazeiro do Norte e sou da Escola Amália Xavier.Gosto de jogar bola, gosto também de ler e adoro animais. Gosto de sair com minhas colegas e também gosto de escrever. Não gosto de política e adoro me divertir.

17 Concurso Internacional Educarede Internet e Inovação Pedagógica – edição 2007 Festa de Premiação - Fase Nacional Fundação Telefônica/ CENPEC – São Paulo/SP São Paulo: 25 de novembro de 2007 Professores tentaram usar a internet para transformar escolas e alunos e conseguiram.

18 @ Rubenita Sales da Silva - Morada Leonice Chaves Sampaio – Irene Dulcinéia dos Reis - Maria Ceugisa Pereira - Antonia Lucelia Santos Mariano - J. do Norte Cinco cearenses foram classificadas entre as 20 finalistas do Concurso Internacional Educarede – Fase Nacional

19 Professores Inovadores no Evento de Premiação Foto: Carlos Della Rocca/CENPEC - São Paulo - SP (25/09/2007) Descrição: Parte das professoras finalistas, nas duas primeiras fileiras, no evento de premiação.

20 Descrição: Foram vinte os finalistas, sendo cinco em cada categoria: Uso do EducaRede - Ensino Fundamental Uso do EducaRede - Ensino Médio Uso da Internet - Ensino Fundamental Uso da Internet - Ensino Médio

21 Descrição: A Profa. Antonia Lucelia Santos Mariano, vencedora da Categoria Uso do EducaRede – Ensino Fundamental 2 recebendo premiação do Prof. José Manuel Moran (ECA/USP).

22 Professoras vencedoras Foto: CENPEC/ São Paulo - SP (25/09/2007) Descrição: As quatro professoras vencedoras entre os organizadores do evento e o professor José Manuel Moran.

23 Cumprimentando os participantes de outros países Foto: Cenpec - São Paulo - SP (25/09/2007) Descrição: Por meio de videoconferência, os EducaRedes do Chile, Espanha, Argentina, Colômbia e Peru puderam ver os participantes brasileiros.

24 Premiação: Premiação: * Um Microcomputador; * Uma viagem a Madrid/Es para participar do IV Congresso Internacional Educared.

25

26 Oficina do Certamen Internacional de Innovación Educativa: Fundación Telefonica de Madrid

27 Foto oficial com os representantes da Fundação Telefônica e CENPEC - Brasil

28 Toledo

29 Salamanca

30 O retorno... Um sonho realizado e a alegria de voltar para casa.

31 Participação na 2ª Fase do Concurso Internacional Educared – Intercâmbio Brasil/Chile Construção coletiva do blog educativo:

32 A partir desta participação, os multiplicadores do NTE de Juazeiro do Norte (Ce), criaram o gosto pela produção de blogs educativos e viraram blogueiros. Cada formação resulta na criação de um novo blog como ferramenta de interação da aprendizagem.

33 A idéia é juntar todos os blogs educativos num caçuádigitá para disseminar e socializar os projetos construídos nas Unidades Escolares, através dos LEIs com a orientação do NTE.

34 Caçando uma boa idéia? Se achegue para cá Não fique com cerimônia Remexa no caçuá Sem pressa, sem agonia Procure que vai achar.

35 Equipe: Professores Multiplicadores: Antonia Lucelia Santos Mariano Francisca Aparecida Morais da Cunha Francisco de Sales Leite Soares Suporte Técnico: Francisco William Saraiva Leite


Carregar ppt "Projeto: Livro Eletrônico. Oficina de Criação no Laboratório de Informática para construção do Livro Eletrônico - 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google