A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EQUAÇÕES DE SEGUNDO GRAU A MOLDURA DA PISCINA. O QUE É? Uma equação é uma expressão matemática que possui sua composição, incógnitas, coeficientes, expoentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EQUAÇÕES DE SEGUNDO GRAU A MOLDURA DA PISCINA. O QUE É? Uma equação é uma expressão matemática que possui sua composição, incógnitas, coeficientes, expoentes."— Transcrição da apresentação:

1 EQUAÇÕES DE SEGUNDO GRAU A MOLDURA DA PISCINA

2 O QUE É? Uma equação é uma expressão matemática que possui sua composição, incógnitas, coeficientes, expoentes e um sinal de igualdade. Ex: x - 2 x = 0

3 ORIGEM Os babilônios foram um dos primeiros povos a registrar e resolver situações que envolvem equação desse tipo.

4 Os gregos conseguiam concluir suas resoluções realizando associações com a geometria, pois eles possuíam uma forma geométrica para solucionar problemas ligados a equações do 2º grau.

5 A forma de toda a equação pode ser escrita com uma incógnita e a criação dela deve-se ao matemático Bháskara que criou a fórmula da equação de segundo grau: ax² + bx + c = 0 Sendo as letras a, b e c números reais e a0. =b²- 4.a.c

6 RESOLUÇÃO A resolução de uma equação do segundo grau consiste em obtermos os possíveis valores reais para a incógnita, tornando a sentença matemática uma equação verdadeira, e nela podemos recorrer à fórmula geral de resolução: X= - b ± 2.a

7 UTILIZAÇÃO

8 A MOLDURA DA PISCINA A MANSÃO DO SENHOR A. PRESSADO FOI CONSTRUÍDA COM RAPIDES. AGORA, QUASE TUDO ESTÁ PRONTO FALTANDO APENAS ACERTAR ALGUNS DETALHES.

9 - MAS É CLARO!- VOU IMEDIATAMENTE COMPRAR AS LAJOTAS. - CALMA, CALMA! NÓS JÁ TEMOS UM POUCO MAIS DE 39 METROS QUADRADOS DE LAJOTAS, QUE SOBRARAM DE OUTRAS OBRAS. - E SERÃO SUFICIENTES PARA FAZER A MOLDURA? - NÃO SEI. VAMOS CALCULAR. A ARQUITETA PEGA SEU CADERNO DE NOTAS E COMEÇA.

10 A ARQUITE PRO JETA FALA AO PROPRIETÁRIO SOBRE AS COISAS QUE AINDA FALTAM. - NATURALMENTE, AS PESSOAS NÃO PODEM SAIR DA PISCINA E PISAR NA TERRA. POR ISSO, VAMOS FAZER UMA MOLDURA DE LAJOTAS EM VOLTA DA PISCINA. VEJA COMO VAI FICAR. - A MOLDURA TERÁ SEMPRE A MESMA LARGURA DE X. VAMSO DESCOBRIR O VALOR DESSE X. PARA COMEÇAR, ENCONTRO A ÁREA DA MOLDURA.

11

12 - ENTENDI O CÁLCULO DA ÁREA. MAS AINDA NÃO SEI COMO VAMOS ENCONTRAR O X. - ORA, VAMOS CAIR NUMA EQUAÇÃO DE 2° GRAU, PORQUE ESSA ÁREA TEM QUE VALER 39 METROS QUADRADOS. DIZENDO ISSO, ELA VOLTA A SEUS CÁLCULOS.

13 - PRONTO. DESCOBRIMOS QUE X VALE 1,5.

14 - QUER DIZER QUE A LARGURA DA MOLDURA É 1 METRO E MEIO. - ISSO MESMO! E 1 METRO E MEIO É LARGURA PERFEITAMENTE BOA PARA ESSA MOLDURA. SE TIVÉSSEMOS OBTIDO UMA LARGURA MUITO MENOR, 50 CENTÍMETROS POR EXEMPLO, AÍ ASSIM, PRECISARÍAMOS COMPRAR MAIS LAJOTAS. MAS TENDO 1 METRO E MEIO DE LARGURA...

15 CENTRO EDUCACIONAL CANGURU DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSORA: KÁTIA C. B. ZANGHELINI ALUNOS: EMILY, PATRICK E PILAR SÉRIE: 8ª DATA: 02/05/13


Carregar ppt "EQUAÇÕES DE SEGUNDO GRAU A MOLDURA DA PISCINA. O QUE É? Uma equação é uma expressão matemática que possui sua composição, incógnitas, coeficientes, expoentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google