A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SGA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SGA"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SGA
- ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SECCIONAL RIO GRANDE DO SUL PORTO ALEGRE, AGOSTO DE 2012

2 O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
“Conjunto de rotinas e procedimentos que permite administrar e executar adequadamente as relações entre as suas atividades e o meio ambiente”. (NAIME, 2004)

3 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
“Parte do sistema de gestão global de uma empresa ou entidade que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental”

4

5 Este ciclo traz a ideia de melhoria contínua.
Ciclo PDCA Este ciclo traz a ideia de melhoria contínua.

6 Metodologia: Norma ISO 14001:2004 Histórico: Agosto/2011 a Agosto 2012
SGA OAB/RS Metodologia: Norma ISO 14001:2004 Histórico: Agosto/2011 a Agosto 2012 Avanços: LAIA Próximos Passos: Projetos e Programas

7 Histórico do SGA: 2011 Agosto • A Comissão de Direito Ambiental assume o compromisso de criar um Sistema de Gestão Ambiental para a OAB/RS. • Início do Curso de Formação de Gestor Ambiental da UFRGS. A funcionária Sheila Elitt ocupa a vaga cedida pela Universidade à OAB/RS. • Início do planejamento Ambiental para implementação de um SGA. Dezembro • Apresentação do projeto do SGA da OAB/RS aos membros da CDA; • Apresentação e Lançamento do SGA. • Comprometimento da Direção da OAB/RS.

8 • Apresentação do SGA aos Coordenadores de Setores;
2012 Janeiro •   Definição do Plano de Trabalho; •   Criação da Portaria de nomeação do Grupo de Trabalho. Março •   Contratação de estagiária em parceria com a UFRGS; •   Apresentação do Sistema de Gestão Ambiental da OAB/RS para o Presidente da OAB/RS, Dr. Claudio Pacheco Prates Lamachia; •   Assinatura da Portaria de nomeação do Grupo de Trabalho; •   Aprovação da Política Ambiental e criação da Portaria que a institui. Maio •   Apresentação do SGA aos Coordenadores de Setores; •   Realização de Projeto-Piloto do Levantamento de Aspectos e de Impactos Ambientais (LAIA) no 12º andar da OAB Sede; •   Início do LAIA na OAB Sede, na OAB Serviços e na Casa do Advogado.

9 Junho •  Assinatura de Termo de Cooperação junto a demais entidades públicas em matéria ambiental; •  Assinatura do Convênio com a UFRGS. Julho •  Fechamento do LAIA na OAB Sede, na Casa do Advogado e na OAB Serviços. Agosto •  Lançamento do site do SGA; •  Reunião de Diretoria e Responsáveis para apresentação do Diagnóstico Ambiental obtido a partir do LAIA; •  Início da implantação dos Programas e dos Projetos;

10 PLANO DE TRABALHO DO SGA
1º - Comprometimento da Direção e Política Ambiental; 2º - Grupo de Trabalho 3º - Diagnóstico Ambiental: Levantamento de aspectos e impactos ambientais da entidade – LAIA; 4º - Definição de projetos; 5º - Implementação e Operação dos Programas de Gestão Ambiental; 6º - Avaliação e Monitoramento Permanente; 7º - Análise Crítica e Melhoria.

11 Levantamentos: OAB Sede, OAB Serviços e Casa do Advogado
1ª fase : Política Ambiental 2ª fase atual: Planejamento Ambiental 4ª fase: ação corretiva 5ª fase: análise crítica Coleta de dados Organização Interpretação Sistematização. 3ª fase atual: Implementação e operação 16/18

12 Política Ambiental "A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul, no cumprimento de seu dever de defesa da Constituição, dos direitos humanos, da justiça social e da boa aplicação das leis, comprometida com a melhoria contínua de seu desempenho ambiental, pauta suas atividades na prevenção da poluição; no cumprimento da legislação e das normas ambientais; na promoção da conscientização ambiental de seus funcionários e membros; e na minimização dos impactos ambientais negativos provocados por suas atividades.”

13 Principais objetivos:
Integração da qualidade ambiental à gestão da entidade Conscientização ambiental e treinamento dos colaboradores Relacionamento de parceria com a comunidade Eliminação dos desperdícios Atendimento à legislação Segurança das informações Conquista da conformidade ao menor custo Minimização dos acidentes e passivos ambientais

14 Departamento de Meio Ambiente
PRESIDÊNCIA CDA Grupo de Trabalho SECRETARIA GERAL Departamento de Meio Ambiente Estrutura: O SGA está vinculado aos cargos gestores da instituição, o que proporciona uma gestão integrada em todas as suas variáveis.

15 Parceiros: Convênio com a UFRGS 2) Assinatura de Termo de Cooperação
TJ-RS TRE-RS PGE-RS MP-RS TCE-RS PRR-4 TRF-4 TJM-RS MPT-4 TRT-4 AJURIS MPC-RS

16 Departamento de Meio Ambiente
Está diretamente vinculado à Secretaria Geral; Responsável pela elaboração, implementação e acompanhamento do SGA da OAB/RS; Desenvolvimento de atividades de capacitação, gerenciamento e planejamento ambiental na OAB/RS; Participação em todos os processos no âmbito da OAB/RS que apresentem aspectos relacionados às questões ambientais.

17 Gestão de Resíduos Sólidos Gestão de Recursos Hídricos
SGA Educação Ambiental Gestão de Resíduos Sólidos Gestão de Recursos Hídricos Eficiência Energética Responsabilidade Social

18 Conheça o site do SGA: www.oabrs.org.br/gestaoambiental

19 Levantamento de Aspectos e de Impactos Ambientais - LAIA
A ferramenta LAIA, utilizada na OAB com auxílio da UFRGS, tem suas origens no estudo das falhas em potencial de produtos da indústria aeronáutica.

20 Detecção; e Facilidade. Ocorrência;
Levantam-se Causas Potenciais e os Aspectos Ambientais e os Impactos Ambientais relacionados. Na sequência, indica-se uma Ação Recomendada para minimizar seu impacto. Para priorização, as causas potenciais são valoradas segundo: Grau de Risco; Detecção; e Facilidade. Ocorrência;

21 5W2H Obtido a partir do LAIA, tem por finalidade desenvolver cada ação recomendada, descrevendo os procedimentos a serem adotados para que os impactos sejam minimizados.

22 PLANILHA LAIA É a Medida, no 5W2H

23

24 ASPECTOS AMBIENTAIS São elementos das atividades e dos serviços de uma organização que podem interagir com o ambiente in natura ou do trabalho, gerando impactos no ar, na água, no solo, na fauna, na flora, e que podem até mesmo afetar a saúde do ser humano.

25 IMPACTOS AMBIENTAIS São quaisquer alterações das propriedades físicas, químicas e biológicas do ambiente, causadas por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas. Os impactos ambientais podem afetar, mesmo indiretamente, a saúde, a segurança e o bem estar de todos os seres vivos.

26

27 "Podemos perdoar a destruição do passado, causada por ignorância
"Podemos perdoar a destruição do passado, causada por ignorância. Agora, no entanto, temos a responsabilidade de examinar eticamente o que herdamos e o que passaremos às gerações futuras.“ Dalai Lama


Carregar ppt "SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SGA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google