A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Requisitos de Rede para uma Implantação com Sucesso de um ERP Marco Antônio Chaves Câmara LOGIC Engenharia Ltda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Requisitos de Rede para uma Implantação com Sucesso de um ERP Marco Antônio Chaves Câmara LOGIC Engenharia Ltda"— Transcrição da apresentação:

1 Requisitos de Rede para uma Implantação com Sucesso de um ERP Marco Antônio Chaves Câmara LOGIC Engenharia Ltda

2 Quem é o Palestrante ? Marco Antônio Chaves Câmara – Eng. Eletricista (UFBA) – CNE e CNI (Novell) – MCP (Microsoft) – Professor de Teleprocessamento na Univ.Católica do Salvador – Trabalha com redes desde 1987 – Diretor técnico da LOGIC Engenharia, Salvador - BA ? ? ?? ? ?

3 Agenda ERP - Conceitos Básicos Aspectos de aplicações ERP a serem considerados em seu projeto de rede Mitos associados às aplicações ERP em ambientes de rede

4 ERP Enterprise Resource Planning Conceitos Básicos

5 ERP - Conceitos Básicos Uma aplicação ERP pressu- põe a Informatização de Processos, ao contrário da Informatização Departa- mental; Implantar uma aplicação ERP muitas vezes implica na reavaliação dos processos atuais e é um trabalho multi- disciplinar e complexo; A abrangência do ERP é mais profunda e até mesmo externa, em alguns casos.

6 Departamentos Típicos Vendas Compras Financeiro Estoque/Expedição Administrativo

7 Departamentos Típicos Compras Financeiro Estoque/Expedição Administrativo

8 Departamentos Típicos

9 Desvantagens dos feudos Dificuldade de visualização do negócio como um todo; Produtividade departamental nem sempre implica em produtividade empresarial; Dificuldades de comunicação inerentes ao modelo; Ampliação dos prazos de atendimento; Qual é a solução adotada atualmente ?

10 Processos típicos ComercializaçãoManutenção Organizacional

11 Processos típicos Comercialização Vendas (emissão pedido) Compra Estoque & Expedição Faturamento & Cobrança

12 Comercialização Vendas (emissão pedido) Compra Estoque & Expedição Faturamento & Cobrança Aplicando ERP ao Processo Apenas uma aplicação para todo o processo; Apenas uma aplicação para todo o processo; Coleta de dados em tempo real todos os pontos viáveis Coleta de dados em tempo real todos os pontos viáveis – Coletor de dados para a venda ? – Integração com os fornecedores na compra ? – Transferência de dados externa via Internet ? – Grande objetivo : reduzir prazos e custos !!!

13 ERP - Características Quais são os aspectos que certamente interferirão no seu projeto de rede local e externa ?

14 Se não existe mais a aplicação departamental, existirá a rede departamental ? Pontos atualmente não atendidos pela rede podem ficar de fora na informatização de um processo ? Falhas que isolem um ponto do processo podem continuar sendo aceitas ? Sua empresa deve continuar sendo um ilha ? O uso de uma aplicação única permite grandes diferenças na plataforma de hardware ? O dilema da Integração X Segurança

15 Redes Departamentais Sem aplicações departamentais, muitas das justificativas para a existência de redes departamentais simplesmente desaparecem; Processos muitas vezes são geograficamente dispersos Redes Virtuais ? Integração é fundamental Novos desafios na interligação entre diferentes pontos, em prejuízo da performance localizada.

16 Abrangência Pontos com pequena demanda de recursos de rede podem ser essenciais para a coleta de dados para o processo – Estações de controle de processo; – Portarias & Balanças Estes mesmos pontos muitas vezes exigem investimentos elevados em infra-estrutura de rede

17 Falhas isoladas Em uma estrutura departamen- tal, muitas vezes um determinado departamento pode ficar fora da rede por um período relativamente longo, sem afetar os resultados esperados – Prazos no esquema ERP geralmente são menores (este é um dos objetivos) – A falta de dados intermediários pára um processo inteiro

18 Sua empresa pode ser uma ilha ?

19 A integração com fornecedores e clientes é essencial para redução de custos e prazos ! A integração com fornecedores e clientes é essencial para redução de custos e prazos ! Os conceitos de just in time e gerenciamento otimizado de estoques exigem integração; Os conceitos de just in time e gerenciamento otimizado de estoques exigem integração; Por outro lado, para integrar com baixo custo e alta capilaridade, precisamos trabalhar com dois conceitos importantes : SEGURANÇA e APLICAÇÕES NA INTERNET Por outro lado, para integrar com baixo custo e alta capilaridade, precisamos trabalhar com dois conceitos importantes : SEGURANÇA e APLICAÇÕES NA INTERNET

20 Plataforma de hardware Na maior parte dos casos, grandes grupos de usuários executarão a mesma aplicação ! Para garantir níveis de performance e satisfação dos usuários, é importante garantir uma plataforma mínima !

21 Integração X Segurança A integração total pressupõe perda de parte do controle do ambiente; Se a integração é o objetivo, a segurança é o pré-requisito básico; Objetivo : definir limites para ambos, garantindo a integração necessária com a segurança essencial

22 ERP - Mitos O que normalmente não é importante no dimensionamento de uma rede para aplicações ERP

23 QoS como pré-requisito básico; Altas taxas de transferência; ERP é apenas mais uma aplicação ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

24 QoS & ERP Antes de mais nada, uma boa sopa de letrinhas... QoS pressupõe aplicações com diferentes perfis de tráfego compartilhando a infra- estrutura da rede; Aplicações ERP normalmente têm tráfego convencional, sendo suportadas por ambientes sem tratamento de QoS, e às vezes até mesmo sem rede !!!

25 Altas Taxas & ERP Neste caso, quem determina as taxas é o tráfego esperado, e não o tipo de aplicação; Para atendimento dos conceitos de aplicação única e de grande estabilidade, o ERP normalmente demanda servidores de bancos de dados, e por conseqüência, tráfego cliente- servidor; Cuidado com a mudança de paradigma : a interligação vale mais do que o tráfego local !

26 ERP ? Para que me preocupar ? Como vimos, apesar de performance e QoS não preocuparem, outros aspectos são muito importantes : – Abrangência – Estabilidade – Integração Não dá para ficar na sombra!

27 Dúvidas ? LogicSoft Marco Antônio C. Câmara Tel.(071) FAX(071)

28 Detalhes ? Bibliografia


Carregar ppt "Requisitos de Rede para uma Implantação com Sucesso de um ERP Marco Antônio Chaves Câmara LOGIC Engenharia Ltda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google