A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produção Cultural e Comunicação www.alambiquecultural.org.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produção Cultural e Comunicação www.alambiquecultural.org."— Transcrição da apresentação:

1 Produção Cultural e Comunicação

2 Alambique Cultural é uma produtora, fermentadora, provocadora e destiladora de ideias. Comunicação e expressão são as palavras- chaves de nosso trabalho. Por meio delas expandimos pensamentos e fazemos cultura, educação, arte. Abraçamos a bandeira da diversidade, do alternativo, do experimental. Acreditamos nas lutas por justiça e pela paz entre os povos. E, acima de tudo, defendemos e compartilhamos sonhos. Um brinde a todos!

3 Proposta A Alambique Cultural é uma plataforma multimídia que utiliza a internet como o principal meio de veiculação de seus conteúdos e produtos. Realizamos produções em formatos variados: vídeos, fotos, programas de rádio, textos. Produzimos materiais de conteúdos igualmente diversificados, mas que são, para nós, indispensáveis ao ideal de mundo que sonhamos: um mundo socialmente mais humano e feliz, culturalmente mais plural, ecologicamente mais sustentável e economicamente mais justo e solidário. Para ser mais concreto o que fazemos é, antes de mais nada, comunicação. Uma comunicação que pretende ser, no entanto, diversificada, alternativa e independente. Nosso modo de fazer comunicação se destina, por sua vez, a dar cobertura às crescentes demandas dos movimentos sociais, étnico-culturais, ambientais e artísticos atualmente presentes em nossa sociedade. A Alambique Cultural é uma plataforma multimídia que utiliza a internet como o principal meio de veiculação de seus conteúdos e produtos. Realizamos produções em formatos variados: vídeos, fotos, programas de rádio, textos. Produzimos materiais de conteúdos igualmente diversificados, mas que são, para nós, indispensáveis ao ideal de mundo que sonhamos: um mundo socialmente mais humano e feliz, culturalmente mais plural, ecologicamente mais sustentável e economicamente mais justo e solidário. Para ser mais concreto o que fazemos é, antes de mais nada, comunicação. Uma comunicação que pretende ser, no entanto, diversificada, alternativa e independente. Nosso modo de fazer comunicação se destina, por sua vez, a dar cobertura às crescentes demandas dos movimentos sociais, étnico-culturais, ambientais e artísticos atualmente presentes em nossa sociedade. Registramos, então, essas manifestações e posteriormente as divulgamos em nosso portal multimídia na Web. Nossa programação A programação do portal é feita pela equipe integrante do Coletivo Alambique e por eventuais colaboradores que se interessem em compartilhar suas produções em nossa página. A divulgação em âmbito internacional também é um interesse forte da Alambique Cultural, cuja equipe é atualmente composta por membros brasileiros e estrangeiros. O conteúdo, divulgado, deverá vir, sempre que possível, acompanhado de legenda/tradução em outros idiomas. Registramos, então, essas manifestações e posteriormente as divulgamos em nosso portal multimídia na Web. Nossa programação A programação do portal é feita pela equipe integrante do Coletivo Alambique e por eventuais colaboradores que se interessem em compartilhar suas produções em nossa página. A divulgação em âmbito internacional também é um interesse forte da Alambique Cultural, cuja equipe é atualmente composta por membros brasileiros e estrangeiros. O conteúdo, divulgado, deverá vir, sempre que possível, acompanhado de legenda/tradução em outros idiomas.

4 Isso aqui é um pouquinho de Brasil Conteúdo: Programa sobre as minorias étnico-culturais e sociais brasileiras. Aborda temas relacionados às questões indígenas, afro-brasileiras, camponesas e outras populações marginalizadas no país. A ideia é mostrar aqui a cara de um Brasil pouco conhecido; um Brasil diverso, que não quer ser esquecido e que luta para ter o direito de ser brasileiro. Periodicidade: quinzenal Duração: até 25 min. Formato: documentário curta-metragem Equipe: 1 cinegrafista/ 1 repórter – som direto - produtor/ 1 fotógrafo-still/ 1 editor Programa piloto: YVY TAVA – Aldeia Maracanã, uma luta pela cultura Link: https://vimeo.com/ ou https://www.youtube.com/watch?v=aIXZGNgjfEU (versão em francês)https://vimeo.com/ https://www.youtube.com/watch?v=aIXZGNgjfEU PROJETOS VÍDEOS ArteZona Conteúdo: Programas de video-arte. Divulgar trabalhos de novos e jovens artistas independentes nas diversas áreas das artes: teatro, música, artes plásticas, fotografia, cinema. Periodicamente será apresentado um programa especial que contemplará, na íntegra, um espetáculo em vídeo. Periodicidade: mensal Duração: 30 minutos (o tempo será expandido quando houver edição especial; a duração do programa dependerá da duração do espetáculo) Formato: curta-metragem de vídeo-arte Equipe: 1 roteirista– produtor - som direto (quando houver)/ 2 cinegrafistas / 1 fotógrafo/ 1 Editor Programa piloto: em construção.

5 Vagamundo Conteúdo: Programa de variedade estilo diário de viagem, mostrando lugares, comportamentos, culturas. Aborda temas diversos: questões ambientais, de gênero, culturais, sempre mostrando como essas questões estão localmente colocadas e como elas se diversificam de um lugar para o outro. Periodicidade: mensal Duração: 30 minutos Formato: documentário média-metragem, estilo road-movie. Equipe: 1 apresentador(a)-produtor-som direto/ 1 cinegrafista/ 1 fotógrafo/ 1 Editor Programa piloto: em construção. PROJETOS VÍDEOS Filtrando o planeta Conteúdo: Programa sobre ecologia e sustentabilidade. Aborda temas relacionados às questões ambientais apresentando sempre perspectivas de solução para os problemas tratados. Periodicidade: quinzenal Duração: até 10 min. Formato: documentário curta-metragem Equipe: 1 cinegrafista/ 1 repórter – som direto - produtor/ 1 fotógrafo-still/ 1 editor Programa piloto: em construção.

6 Na rua Conteúdo: Registro do cotidiano nas ruas da cidade. Imagens de transeuntes, moradores, trabalhadores, artistas etc. Periodicidade: semanal Formato: ensaio fotográfico Equipe: 1 fotógrafo Ensaio piloto: Palhaço Karkocha/ Manifestação pelo Meio-Ambiente/ Movimento O Maraca é Nosso Link: PROJETOS FOTOS Retratos Conteúdo: Registro de fisionomias diversas. Periodicidade: semanal Formato: ensaio fotográfico Equipe: 1 fotógrafo Ensaio piloto: Aldeia Maracanã/ Retratos em P&B Link: Quadros Conteúdo: Registro de eventos diversos: festas populares, festas tradicionais, rituais etc. Periodicidade: mensal Formato: ensaio fotográfico Equipe: 1 fotógrafo Ensaio piloto: Candomblé Link: Quadros Conteúdo: Registro de eventos diversos: festas populares, festas tradicionais, rituais etc. Periodicidade: mensal Formato: ensaio fotográfico Equipe: 1 fotógrafo Ensaio piloto: Candomblé Link:

7 E agora José? Conteúdo: Programa perguntas/enquetes para registro de opinião pública popular sobre um determinado tema. Aborda temas diversos: questões ambientais, de gênero, culturais, sempre enfocando um assunto de debate/polêmica atual. Periodicidade: semanal Duração: 10 a 20 minutos Formato: enquete/entrevistas de opinião pública estilo quadro O povo fala Equipe: 1 repórter com gravador Programa piloto: em construção PROJETOS RÁDIO Volta ao mundo em 180 min de música Conteúdo: Programa de música. Aborda ritmos de nacionalidades diversas. Periodicidade: mensal Duração: 200 min Formato: música mais comentários do locutor Equipe: 1 locutor-produtor Programa piloto: Vitrola Moderna Conteúdo: Programa musical e de entrevista destinado a promover novos grupos musicas ou grupos pouco conhecidos. Eventualmente será realizado programa especial com artista antigo. Periodicidade: mensal Duração: aprox. 30 minutos Formato: música mais entrevista Equipe: 1 repórter-apresentador-produtor Programa piloto: em construção Vitrola Moderna Conteúdo: Programa musical e de entrevista destinado a promover novos grupos musicas ou grupos pouco conhecidos. Eventualmente será realizado programa especial com artista antigo. Periodicidade: mensal Duração: aprox. 30 minutos Formato: música mais entrevista Equipe: 1 repórter-apresentador-produtor Programa piloto: em construção

8 Rascunho Conteúdo: Espaço que reúne textos de cunho opinativo sobre temas livres. Periodicidade: quinzenal Extensão: textos curtos (até três laudas) Formato: resenhas, crônicas, artigos, poemas Equipe: 1 escritor Programa piloto: em construção PROJETOS TEXTOS Conversa de botequim Conteúdo: Espaço de registro de entrevistas sobre temas livres. Periodicidade: quinzenal Extensão: entrevistas curtas (até três laudas) Formato: introdução, perguntas e repostas Equipe: 1 produtor-editor (via ) Programa piloto: em construção

9 PROJETOS CHARGE Charge do mês Conteúdo: desenho satírico focado em um assunto polêmico da mês. Periodicidade: quinzenal Formato: desenho e texto Equipe: 1 cartunista Desenhos pilotos: Charge do mês Conteúdo: desenho satírico focado em um assunto polêmico da mês. Periodicidade: quinzenal Formato: desenho e texto Equipe: 1 cartunista Desenhos pilotos:

10 PROJETOS PROPAGAND AS Serão produzidas campanhas temáticas com conteúdo educativo. Nesse espaço também entrarão as campanhas institucionais e outras de cunho socioambiental e cultural. Aqui será divulgado o material promocional das instituições parceiras e apoiadoras do projeto, que poderão nos enviar material já pronto ou encomendar uma material publicitário para ser inserido site. Contrapartida às entidades parceiras Divulgação da marca da instituição e seus respectivos produtos publicitários no portal da Alambique Cultural e nos materiais por esta produzidos; Registro de eventos e atividades promovidas pela instituição parceira; Possibilidade de participação na programação do site por meio da sugestão de pautas e reportagens a serem realizadas; Produção de propagandas e/ou campanhas institucionais para os parceiros do projeto; Produção de matérias colaborativas para uso comum do Coletivo Alambique e da entidade parceira. Divulgação da marca da instituição e seus respectivos produtos publicitários no portal da Alambique Cultural e nos materiais por esta produzidos; Registro de eventos e atividades promovidas pela instituição parceira; Possibilidade de participação na programação do site por meio da sugestão de pautas e reportagens a serem realizadas; Produção de propagandas e/ou campanhas institucionais para os parceiros do projeto; Produção de matérias colaborativas para uso comum do Coletivo Alambique e da entidade parceira.

11 Conteúdo do portal Documentários de curta e média duração; Video-arte de curta, média e longa duração; Programas socioculturais e ambientais; Propagandas institucionais e educativas; Desenhos e charges; Indicação de sites parceiros; Divulgação de material colaborativo de instituições e projetos parceiros (não produzidos pelo Coletivo Alambique, mas que compartilhe da licença copyleft); Rádio Alambique (disponibilização do conteúdo em áudio); Textos diversos; Fotografias; Divulgação de eventos realizados pelo Coletivo Alambique, tais como: cineclube e oficinas. Nesse espaço poderão também serem divulgados eventos de instituições parceiras. Lojinha para comercialização de produtos artesanais confeccionados pelo Coletivo Alambique, tais como: camisas, CD's, DVD's, pôsters, fotografias, porta-retratos. Nesse espaço poderão também serem divulgados produtos de instituições parceiras. Documentários de curta e média duração; Video-arte de curta, média e longa duração; Programas socioculturais e ambientais; Propagandas institucionais e educativas; Desenhos e charges; Indicação de sites parceiros; Divulgação de material colaborativo de instituições e projetos parceiros (não produzidos pelo Coletivo Alambique, mas que compartilhe da licença copyleft); Rádio Alambique (disponibilização do conteúdo em áudio); Textos diversos; Fotografias; Divulgação de eventos realizados pelo Coletivo Alambique, tais como: cineclube e oficinas. Nesse espaço poderão também serem divulgados eventos de instituições parceiras. Lojinha para comercialização de produtos artesanais confeccionados pelo Coletivo Alambique, tais como: camisas, CD's, DVD's, pôsters, fotografias, porta-retratos. Nesse espaço poderão também serem divulgados produtos de instituições parceiras.

12 QUEM SOMOS? LUCIANA LIMA Maranhense de nascença, matogrossence de criação e goiana de formação. Adora cinema, fotografia, arte, cultura e diversidade. Seu combustível é a alegria. Formação superior: bacharel em comunicação social, com habilitação em jornalismo - Universidade Federal de Goiás; mestre em Comunicação e Cultura - Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialista em Educação Ambiental - Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás; tecnóloga em Gestão Turística - Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás. Experiências profissionais: em Goiânia, participou da organização de festivais culturais e ambientais; ministrou oficinas de comunicação em escolas públicas do Estado de Goiás; trabalhou em diferentes órgãos públicos; foi ainda repórter e fotógrafa para jornais, revistas e web; participou, como voluntária, de projetos socioambientais, educacionais e culturais. Já no Rio de Janeiro, participa atualmente de projetos acadêmicos de documentação e pesquisa, atuando, sobretudo, na produção e edição de vídeos documentários. No Alambique Cultural faz produção, fotografia, filmagem e edição de vídeos. LUCIANA LIMA Maranhense de nascença, matogrossence de criação e goiana de formação. Adora cinema, fotografia, arte, cultura e diversidade. Seu combustível é a alegria. Formação superior: bacharel em comunicação social, com habilitação em jornalismo - Universidade Federal de Goiás; mestre em Comunicação e Cultura - Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialista em Educação Ambiental - Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás; tecnóloga em Gestão Turística - Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás. Experiências profissionais: em Goiânia, participou da organização de festivais culturais e ambientais; ministrou oficinas de comunicação em escolas públicas do Estado de Goiás; trabalhou em diferentes órgãos públicos; foi ainda repórter e fotógrafa para jornais, revistas e web; participou, como voluntária, de projetos socioambientais, educacionais e culturais. Já no Rio de Janeiro, participa atualmente de projetos acadêmicos de documentação e pesquisa, atuando, sobretudo, na produção e edição de vídeos documentários. No Alambique Cultural faz produção, fotografia, filmagem e edição de vídeos.

13 QUEM SOMOS? BRUNO CHAUDIÈRE Formação: Design – ISD, França /2002 até Francês, tem experiências profissionais em diversos ramos do design gráfico, como: contrução de website, logotipo, ilustração. No coletivo Alambique, dedica-se à serigrafia e ao desenho, desenvolvendo projeto de produção de camisetas. É também responsável pela elaboração de toda parte de arte e identidade visual. Eventualmente também faz filmagens e edição de vídeos. Possui domínio de softwares como: Photoshop CS6, Illustrator CS6, Indesign CS6, Première CS6 etc... Gosta de bicicleta, skate, desenho, música. Seu combustível é queijo camembert. BRUNO CHAUDIÈRE Formação: Design – ISD, França /2002 até Francês, tem experiências profissionais em diversos ramos do design gráfico, como: contrução de website, logotipo, ilustração. No coletivo Alambique, dedica-se à serigrafia e ao desenho, desenvolvendo projeto de produção de camisetas. É também responsável pela elaboração de toda parte de arte e identidade visual. Eventualmente também faz filmagens e edição de vídeos. Possui domínio de softwares como: Photoshop CS6, Illustrator CS6, Indesign CS6, Première CS6 etc... Gosta de bicicleta, skate, desenho, música. Seu combustível é queijo camembert.

14 QUEM SOMOS? JAQUELINE SILVA Formação: Comunicação Social com bacharelado em Jornalismo pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). Alagoana e repórter fotográfica com experiência em agências de notícias de Maceió e do Rio de Janeiro. Já realizou eventos nas áreas de comunicação e cultura, onde agora se dedica à fotografia, com preferência pela documentação de imagens em preto e branco. Apaixonada por cinema, artes plásticas, intervenções urbanas e física quântica. No Alambique Cultural, toca projetos de fotografia, criação de vinhetas e escreve artigos. Seu combustível é café. JAQUELINE SILVA Formação: Comunicação Social com bacharelado em Jornalismo pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). Alagoana e repórter fotográfica com experiência em agências de notícias de Maceió e do Rio de Janeiro. Já realizou eventos nas áreas de comunicação e cultura, onde agora se dedica à fotografia, com preferência pela documentação de imagens em preto e branco. Apaixonada por cinema, artes plásticas, intervenções urbanas e física quântica. No Alambique Cultural, toca projetos de fotografia, criação de vinhetas e escreve artigos. Seu combustível é café.

15 QUEM SOMOS? LUCIANA ANTUNES Luciana Antunes é graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC- Rio, atua com a elaboração de planos de comunicação de empresas, com ênfase nas mídias de baixo custo e longo alcance dentro de metas previstas em períodos pré-determinados de tempo. Atuou como pesquisadora no estudo Territórios da moda, sobre a cadeia produtiva da moda na cidade do Rio de Janeiro. Trabalhou na Prudential do Brasil, Rampa Lugar de Criação e Readers Digest Internacional e integra o coletivo Alambique Cultural. Começou a cantar ainda na faculdade e hoje em dia canta coisas de amor, clássicas, bregas ou escritas a próprio punho. Também corta cabelos, dança e faz colagens, pois acredita nas cores, sobretudo as de Almodóvar. Não à toa, sua cor favorita é o vermelho. LUCIANA ANTUNES Luciana Antunes é graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC- Rio, atua com a elaboração de planos de comunicação de empresas, com ênfase nas mídias de baixo custo e longo alcance dentro de metas previstas em períodos pré-determinados de tempo. Atuou como pesquisadora no estudo Territórios da moda, sobre a cadeia produtiva da moda na cidade do Rio de Janeiro. Trabalhou na Prudential do Brasil, Rampa Lugar de Criação e Readers Digest Internacional e integra o coletivo Alambique Cultural. Começou a cantar ainda na faculdade e hoje em dia canta coisas de amor, clássicas, bregas ou escritas a próprio punho. Também corta cabelos, dança e faz colagens, pois acredita nas cores, sobretudo as de Almodóvar. Não à toa, sua cor favorita é o vermelho.

16 PROGRAMA/PROJETOVALOR MENSAL (R$) Isso aqui é um pouquinho de Brasil (vídeo) Equipe: 4 integrantes Valor: 1000,00/pessoa Edições: 2 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 500,00 Valor total: 4.500,00 Filtrando o planeta (vídeo) Equipe: 4 integrantes Valor: 1000,00/pessoa/edição do programa Edições: 2 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 500,00 Valor total: 4.500,00 Vagamundo (vídeo) Equipe: 4 integrantes Valor: 1000,00/pessoa/edição do programa Edições: 1 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 1.000,00 Valor total: 5.000,00 ArteZona (vídeo) Equipe Alambique: 5 integrantes Valor: 1000,00/pessoa Edições: 1 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 500,00 Valor total: 5.500,00 Plataforma vídeo (total) ,00 Orçamento Vídeos

17 PROGRAMA/PROJETOVALOR MENSAL (R$) Na rua (fotografia) Equipe: 1 integrante Valor: 200,00/pessoa/semana Edições: 4 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 200,00 Valor total: 1000,00 Retratos (fotografia) Equipe: 1 integrante Valor: 200,00/pessoa/semana Edições: 4 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 200,00 Valor total: 1000,00 Quadros (fotografia) Equipe: 1 integrante Valor: 300,00/pessoa/evento Edições: 1 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 300,00 Valor total: 600,00 Plataforma de fotografia (total) 2.600,00 Orçamento Vídeos

18 PROGRAMA/PROJETOVALOR MENSAL (R$) Na rua (fotografia) Equipe: 1 integrante Valor: 200,00/pessoa/semana Edições: 4 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 200,00 Valor total: 1.000,00 Retratos (fotografia) Equipe: 1 integrante Valor: 200,00/pessoa/semana Edições: 4 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 200,00 Valor total: 1.000,00 Quadros (fotografia) Equipe: 1 integrante Valor: 300,00/pessoa/evento Edições: 1 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 300,00 Valor total: 600,00 Plataforma de fotografia (total) 2.600,00 Orçamento Fotografia

19 PROGRAMA/PROJETOVALOR MENSAL (R$) E agora José? (rádio) Equipe: 1 integrante Valor: 1000,00/pessoa Edições: 4 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 200,00 Valor total: 1.200,00 Volta ao mundo em 180 min de música (rádio) Equipe: 2 integrante Valor: 300,00/pessoa Edições: 1 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 100,00 Valor total: 700,00 Vitrola Moderna (rádio) Equipe: 2 integrante Valor: 300,00/pessoa Edições: 1 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 200,00 Valor total: 800,00 Plataforma rádio (total) 2.700,00 Orçamento Rádio

20 PROGRAMA/PROJETOVALOR MENSAL (R$) Rascunho (texto) Equipe: 1 integrante Valor: 100,00/pessoa/edição Edições: 2 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 100,00 Valor total: 300,00 Conversa de botequim (texto) Equipe: 1 integrante Valor: 100,00/pessoa/edição Edições: 2 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 100,00 Valor total: 300,00 Plataforma de texto (total) 600,00 Orçamento Texto

21 PROGRAMA/PROJETOVALOR MENSAL (R$) Charge da Mês Equipe: 1 integrante Valor: 400,00/pessoa Edições: 2 Custos de produção (transporte, alimentação, material administrativo): 100,00 Valor total: 500,00 Plataforma cartoon (total) 500,00 Orçamento Charge Obs.: os valores dos projetos foram calculados com base em nossa tabela de serviços e estão todos sujeitos à negociação.

22 CONTATOS Site: Facebook: Alambique Cultural Telefone: (21) Site: Facebook: Alambique Cultural Telefone: (21)


Carregar ppt "Produção Cultural e Comunicação www.alambiquecultural.org."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google