A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE
Fundação para o Desenvolvimento Sócio-Profissional e Cultural de Ribeira Grande __________________________________________________________ Escola Profissional da Ribeira Grande CURSO DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE NIVEL III Carla Melo nº4 Eduardo Raposo nº21 José Lopes nº9

2 DOENÇAS PROFISSIONAIS
NOÇÃO DE DOENÇA PROFISSIONAL: Doenças profissionais são as doenças constantes da lista das doenças profissionais e ainda toda a lesão, perturbação funcional ou doença (não incluída na lista), que seja consequência necessária e directa da actividade exercida pelos trabalhadores desde que não representem o normal desgaste do organismo ORIGEM: As doenças profissionais em nada se distinguem das outra doenças, salvo pelo facto de terem origem em factores de risco existentes no local de trabalho.

3 DOENÇAS PROFISSIONAIS
Factores de Risco: (ligadas a lesões músculo-esqueléticas) De causa Ergonómica : movimentos repetitivos que requerem a aplicação de força; choque mecânico; carga externa e muscular estática; stress mecânico; vibrações e temperaturas extremas; posições desadequadas decorrentes de equipamento mal desenhado, ferramentas ou posto de trabalho.

4 DOENÇAS PROFISSIONAIS
DE CAUSA ORGANIZACIONAL Horas e ritmos de trabalho excessivos; pausas e descanso insuficientes; Insegurança ou insatisfação laboral; monitorização excessiva. DE RISCO INDIVIDUAL tabagismo; ingestão de bebidas alcoólicas em excesso; obesidade.

5 DOENÇAS PROFISSIONAIS
As lesões músculo-esqueléticas são um conjunto amplo e diversificado de patologias, que se sobrepõem, na sua maioria, às doenças reumáticas periarticulares, mas que diferem destas por incluírem algumas situações de lesões osteoarticulares e das bolsas sinoviais e por apresentarem, na sua origem, factores de risco de natureza ocupacional. A intervenção preventiva deve incidir sobre o individuo e o local de trabalho, através da adaptação do posto de trabalho e das ferramentas e da implementação de mecanismos compensatórios da repetitividade de movimentos, vibrações e posturas inadequadas.

6 DOENÇAS PROFISSIONAIS
TIPOS DE LESÕES: lesões localizadas ao nível dos tendões e suas bainhas; lesões dos nervos; lesões neurovasculares

7 DOENÇAS PROFISSIONAIS
PROCEDIMENTO Qualquer médico, perante a suspeita fundada de doença profissional – diagnóstico de presunção – tem obrigação de notificar o Centro Nacional de Protecção contra Riscos Profissionais (CNPRP), mediante o envio de participação obrigatória devidamente preenchida.

8 DOENÇAS PROFISSIONAIS
O Centro irá estudar a situação e avaliar se se trata, ou não, de doença profissional, mediante solicitação do próprio trabalhador afectado. O CNPRP, é uma instituição que pertence ao Ministério do Trabalho e Segurança Social, que tem por missão assegurar a prevenção, tratamento, recuperação e reparação de doenças ou incapacidades resultantes de riscos profissionais.

9 Incapacidades: as doenças profissionais podem determinar,
Incapacidades Temporárias - parciais ou absolutas Permanentes – parciais Parciais absolutas - trabalho habitual e todo e qualquer tipo de trabalho Reparação das doenças profissionais: Há direito à reparação emergente de doenças profissionais quando se verifiquem cumulativamente, as seguintes condições2: Estar o trabalhador afectado da correspondente doença profissional; Ter estado o trabalhador exposto ao respectivo risco pela natureza da indústria, actividade ou condições, ambiente e técnicas do trabalho habitual.

10 DOENÇAS PROFISSIONAIS
A protecção nas doenças profissionais é assegurada pelo desenvolvimento articulado e sistemático das actuações no campo da prevenção, pela atribuição de prestações pecuniárias e em espécie, tendo como finalidade intervenções de reabilitação e recuperação profissional e a reparação dos danos emergentes.

11 Conclusão A actividade física é um meio de prevenção de doenças e uma das melhores formas de promover a saúde de uma população, pois é um dos meios de prevenir as doenças bem como uma alimentação saudável, o que leva a ter cuidados redobrados e assim cumprindo todas as normas da segurança no trabalho, evitando graves acidentes. Com este trabalho podemos concluir que mais vale a pena prevenir do que remediar, e ficamos a saber como podemos prevenir tais acidentes de trabalho. Podemos ter um trabalho no qual haja um rotatividade entre os elementos duma determinada área/local de trabalho, não mudando as coisas de lugar constantemente, assim estaremos mais familiarizados com o nosso ambiente de trabalho e sobretudo ter em atenção a todo o ambiente envolvente ou em redor a nós próprios.

12 BIBLIOGRAFIA www.portaldasaude.pt www.blog.cancaonova.com


Carregar ppt "CURSO DE TÉCNICO DE CONTABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google