A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º Encontro do Setor Metal Mecânico do Estado do Rio de Janeiro Três Rios – Maio/2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º Encontro do Setor Metal Mecânico do Estado do Rio de Janeiro Três Rios – Maio/2008."— Transcrição da apresentação:

1 1º Encontro do Setor Metal Mecânico do Estado do Rio de Janeiro Três Rios – Maio/2008

2 Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais da Região Centro-Sul Concentração Metal-Mecânica e de Veículos Ferroviários da Região Centro Sul Fluminense Concentração Metal-Mecânica e de Veículos Ferroviários da Região Centro Sul Fluminense

3 Metal Mecânico Centro-Sul Características O Setor Metal Mecânico da região centro-sul, foi um escolhidos pelo SEBRAE, para compor o projeto de desenvolvimento setorial. O grupo de municípios que compõem o projeto na região Centro-Sul são os seguintes: Três Rios; Três Rios; Paraíba do Sul; Paraíba do Sul; Areal; Areal; Comendador Levy Gasparian; Comendador Levy Gasparian; Engº Paulo de Frontin; Engº Paulo de Frontin; Mendes; Mendes; Paty do Alferes; Paty do Alferes; Sapucaia; Sapucaia; Rio das Flores, e Rio das Flores, e Miguel Pereira. Miguel Pereira.

4 Metal Mecânico Centro-Sul Localização: A Cidade âncora do setor é Três Rios, com um histórico importante, e localização estratégica, a 120 km da Cidade do Rio de Janeiro, 200 km do Estado de São Paulo e 10 Km do Estado de Minas Gerais, além de estar no maior entroncamento rodo ferroviário do Brasil. A Cidade âncora do setor é Três Rios, com um histórico importante, e localização estratégica, a 120 km da Cidade do Rio de Janeiro, 200 km do Estado de São Paulo e 10 Km do Estado de Minas Gerais, além de estar no maior entroncamento rodo ferroviário do Brasil.

5 Estado do Rio de Janeiro APLs e Concentrações no Setor Automotivo e Metal-Mecânico Concentração de Atividades Nova Friburgo: Concentração de Atividades – Artefatos de Metal Concentração de Atividades Três Rios: Concentração de Atividades – Veículos Ferroviários APL Médio Paraíba: APL – Automotivo, Siderúrgico e Metal- Mecânico APL Ind. Naval Niterói: APL Ind. Naval – Reparo de Embarcações e Estruturas Flutuantes Concentração de Atividades Rio Bonito: Concentração de Atividades – Esquadrias de Metal

6 Metal Mecânico Centro-Sul Composição: Atualmente existem 45 empresas que fornecem regularmente para os seguintes setores: - Automotivo; - Naval; - Petróleo e gás; - Ferroviário; - Máquinas e equipamentos, entre outros.

7 Metal Mecânico Centro-Sul Ofertas: Entre as 45 empresas aqui estabelecidas, podem ser encontradas empresas capacitadas a fornecer: - Usinagem; - Caldeiraria; - Fundição; - Pintura eletrostática; - Funilaria; - Extrusão e injeção de plásticos, modelagem de plástico reforçado para mobiliário urbano; - Fibra de Vidro; - Reparação de veículos ferroviários, construção e montagem de locomotivas e vagões; - Projetos e montagem de bancos e painéis.

8 Metal Mecânico Centro-Sul Demandas: As principais demandas são aquelas ligadas as atividades listadas anteriormente, principalmente: - Semi-acabados (barras,perfis,chapas); - Consumíveis de produção(solda,gases,etc); - Resinas; - Ferramentas; - Tratamentos superficiais; - Lubrificantes; - EPI; - Material elétrico, pneumático, entre outros.

9 Metal Mecânico Centro-Sul Mercado: As empresas que hoje compõe o setor tem a característica de comercializar mais de 80 % de sua produção para outras regiões, e adquirir seus insumos de produção em mais de 60 % em outros estados, ou seja, temos apenas uma parte da cadeia de suprimentos, o que dificulta a formação de um cluster industrial.

10 Metal Mecânico Centro-Sul Oportunidades Locais: Além da Ótima localização, a facilidade de integração com o poder público, por parte de todas as cidades que compõe o pólo, destaca a região como potencial no setor. Além disso As cidades de Três Rios, Sapucaia e Paraíba do Sul, foram inseridas no projeto de Lei 4533/05, que difere o ICMS nas operações internas, entre outras providências, o que aumenta a competitividade dos participantes da cadeia, estabelecidos na região.

11 LEI Nº 4533, DE 04 DE ABRIL DE 2005 I - diferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços -ICMS nas seguintes operações: a - importação de máquinas, equipamentos, peças, partes e acessórios destinados a compor o ativo fixo das empresas; b - aquisição interna de máquinas, equipamentos, peças, partes e acessórios destinados a compor o ativo fixo das empresas; c - diferencial de alíquota devido nas operações interestaduais de aquisição de máquinas, equipamentos, peças, partes e acessórios destinados a compor o ativo fixo das empresas; d - importação de insumos destinados ao processamento industrial da adquirente; e - aquisição interna de matérias-primas e demais insumos destinados à industrialização, exceto energia, água e telecomunicações, assim como de materiais secundários. II – regime especial de recolhimento do ICMS equivalente a 2% (dois por cento) sobre o faturamento no mês de referência.

12 Metal Mecânico Centro-Sul Perfil das novas empresas que se instalaram na Região: I - Município de Três Rios: I - Município de Três Rios: 1.Alucam Ind. de Alumínio de Campos Ltda ( Ind. De extrusão de perfis e peças de alumínio e produção de esquadrias de alumínio para construção civil; 2.AG Plast Ind. De Embalagens Ltda; 3.Zapiranga Ind. E Com.de Derivados de Aço; 4.D Cinco; 5.Açotel Ind. Com. Ltda; 6.Schmidt Embalagens

13 Metal Mecânico Centro-Sul 7.Latapack Ball; 8.Ajax Com. de Alumínio de Campos; 9.P.P. Plana Ind. e Com. de Plástico Ltda; 10.Térmica Embalagens; 11.Roll Pack Embalagens Plásticas. II - Município de Paraíba do Sul II - Município de Paraíba do Sul 1.MetalPower Metalurgia e Mecânica Ltda; 2.Tecnew Esquadrias Ltda

14 Metal Mecânico Centro-Sul Ameaças: As principais ameaças identificadas no setor são: - Falta de mão de obra qualificada, e queda do nível de formação da qualificação; - Baixo índice de certificação em qualidade; - Falta de uma grande empresa no setor; - Falta de fornecedores capacitados a fortalecer a cadeia; - Falta do espírito associativista.

15 Metal Mecânico Centro-Sul Entidades Capacitação Existentes na Região : SEBRAE; SESI/SENAI; SESC/SENAC; SEST/SENAT; FAETEC; FACULDADES.

16 Metal Mecânico Centro-Sul Muito Obrigado e Sejam bem vindos Helio Macacchero Junior Metalúrgica H. Macachero Ind. e Com. Ltda.


Carregar ppt "1º Encontro do Setor Metal Mecânico do Estado do Rio de Janeiro Três Rios – Maio/2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google