A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histórico da CNCC Criada em 1987, durante o VIII CIORJ – falta de regulamentação dos valores dos procedimentos odontológicos (RJ, RS, MG, BA, ES, MG, DF);

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histórico da CNCC Criada em 1987, durante o VIII CIORJ – falta de regulamentação dos valores dos procedimentos odontológicos (RJ, RS, MG, BA, ES, MG, DF);"— Transcrição da apresentação:

1 CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA HIERARQUIZADA DE PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS - CBHPO

2 Histórico da CNCC Criada em 1987, durante o VIII CIORJ – falta de regulamentação dos valores dos procedimentos odontológicos (RJ, RS, MG, BA, ES, MG, DF); Em janeiro de 1988, já existia um protótipo de “tabela” , referencial para os honorários profissionais, a TNCC; Em 1994, a TNCC passa a ser chamada de VRCC; Em setembro de 2002, durante o CIOGO, no Fórum sobre Convênios e Credenciamentos, promovido pelas Entidades ABO, CFO, FIO e FNO, foi aprovada a criação da VRPO, antiga VRCC.

3 VRPO – Valores Referenciais dos Procedimentos Odontológicos

4 Valores Referenciais de Procedimentos Odontológicos
Preço/ Material Quant Consumo Preço Divisor Unid/ Porção Alginato 500 40 29,73 12,5 2,378 Caixa para aparelho removível 10 1 24,80 2,480 Cera em lâmina 18 2 6,50 9 0,722 Cera protetora ou silicone 50 100,00 2,000 Filme PVC 15m 1,2m 2,71 0,217 Fio dental 100m 50cm 4,50 200 0,023 Fresa para desgaste de resina acrílica 0,02 90,00 1,800 Gesso especial 1000 100 16,00 1,600 Gorro 6 5,92 3,566 Guardanapo 1,93 8,33 0,232 Luvas - par 1 par 0,32 x6 1,920 Marcador de fio (palito) 9,60 0,096 Máscara 9,00 1,080 Sugador 3 3,20 13,33 0,240 Laboratório 100,000 Total 118,354 (x) Custo Fixo (+) Custo Variável (=)Valor Final 0,832 218,19

5 Histórico da CBHPO Em 2007, a CNCC sentiu a necessidade de promover discussão sobre inserção, atualização, unificação de nomenclatura e o método de estabelecer valoração dos procedimentos odontológicos; Em marco de 2007, no Rio de Janeiro, a CNCC reuniu com as Entidades de Especialidades, consultoras do CFO, para contribuírem com este objetivo; Em dezembro de 2007, as Entidades Nacionais contrataram a FIPE, para realização de consultoria técnica, na formatação metodológica da CBHPO;

6 Histórico da CBHPO No ano de 2008, a FIPE/USP realizou varias oficinas, com a participação da CNCC e os representantes das especialidades, para definição dos atributos relacionados com o trabalho odontológico, utilizando-se a VRPO como referencia; Em abril de 2009, a FIPE/USP entregou o Relatório Final às Entidades Odontológicas Nacionais, co-participadoras e financiadoras do projeto, onde consta a metodologia estatística utilizada, a relação de todos os procedimentos odontológicos codificados e suas respectivas valorações relativas; Com o objetivo de unificar a nomenclatura, utilizada pelo mercado, foram realizadas algumas reuniões com a ANS, durante o ano de 2009, com a participação das operadoras de planos de saúde odontológicos. Hoje, a TUSS odontológica contempla a integralidade da CBHPO.

7 CBHPO – Classificação Brasileira Hierarquizada dos Procedimentos Odontológicos

8 HISTÓRICO Março / Para iniciar esta classificação, a FIPE solicitou o rol de procedimentos profissional (VRPO); Algumas especialidades estavam com o rol completo, outras tiveram adições, fusões e supressões em suas listas e outras se formaram, durante o desenvolvimento deste projeto.

9 HISTÓRICO O rol inicial de procedimentos foi completado pelos CD’s, ao longo do ano de 2008 – Sociedades de especialidades. Dezembro/ Finalmente, o processo de construção do ról de procedimentos foi concluído.

10 OBJETIVOS DO PROJETO O projeto caminhou mercê do diálogo técnico entre a FIPE/CNCC, para mantê-lo alinhado com os objetivos de: 1.construir uma classificação técnicamente atualizada, completa e internamente coerente. 2.construir uma classificação que indicasse a valoração relativa dos diversos procedimentos.

11 OBJETIVOS DO PROJETO 3. obter valores relativos dos procedimentos e não preços absolutos. 4. reconhecer o valor do trabalho profissional e os custos operacionais, separadamente, relacionando-os em duas escalas de pontos.

12 EXECUÇÃO DO PROJETO Para se construir a classificação, o trabalho foi dividido em duas partes. PARTE 1 - cuidou do reconhecimento do trabalho do CD, procurando identificar os fatores que compõem seu trabalho e, ao mesmo tempo, a intensidade com que cada um dos fatores é usado em cada um dos procedimentos.

13 EXECUÇÃO DO PROJETO Para construir a classificação, o trabalho foi dividido em duas partes. PARTE 2 - cuidou do reconhecimento dos elementos que compõem o custo operacional dos procedimentos e transformá-los em uma escala de pontos independente da primeira.

14 EXECUÇÃO DO PROJETO FINALIDADES : construir duas escalas de pontos, para servir de referência para a remuneração do cirurgião dentista. Primeira escala servirá de referência relativa para a definição dos honorários do profissional. Segunda escala mostrará a estrutura de custos operacionais dos respectivos procedimentos.

15 EXECUÇÃO DO PROJETO FINALIDADES :
Nenhuma das escalas indica preços ou honorários profissionais. Elas indicam apenas a proporção, ou seja, a relação que os valores guardam entre si. A CBHPO não informa preço de procedimentos. Apenas apresenta a proporção que os valores devem guardar entre si.

16 Pontuação do trabalho odontológico.
EXECUÇÃO DO PROJETO Pontuação do trabalho odontológico.  Abril A CBHPO começou com uma avaliação realizada pelos CD’s, sob a supervisão e orientação da FIPE, a partir da metodologia desenvolvida pela fundação. Na primeira sessão, os CD’s selecionaram os atributos, necessários para realização dos procedimentos odontológicos: 1 - tempo, 2 - qualificação/atualização, 3 - complexidade, 4 - risco e 5 - planejamento.

17 Pontuação dos procedimentos das respectivas especialidades.
EXECUÇÃO DO PROJETO Pontuação dos procedimentos das respectivas especialidades. Em seguida, os CD’s (CNCC e as representações das especialidades) foram convocados para pontuar a intensidade com que cada um dos atributos é utilizado, em cada procedimento. A pontuação foi representada levando em conta um valor inicial de 100 para o procedimento referencial, que é a consulta . Além de pontuar a intensidade de cada atributo, os profissionais também representaram a valoração relativa de cada procedimento, sempre levando em conta o valor 100 para a consulta inicial.  

18 EXECUÇÃO DO PROJETO Pontuação do trabalho odontológico.
Tabela 1: Estrutura de ponderação dos atributos para o ato odontológico Atributo Ponderação Tempo 30 Qualificação/atualização 20 Complexidade Risco 15 Planejamento Total 100

19 Pontuação dos procedimentos das respectivas especialidades.
EXECUÇÃO DO PROJETO Pontuação dos procedimentos das respectivas especialidades. Em seguida, os CD’s (CNCC e as representações das especialidades), depois de indicar individualmente sua pontuação, se reuniram em grupos, nas respectivas especialidades, para chegar a um consenso na pontuação de cada atributo e na valoração absoluta de cada procedimento, de sua especialidade. 

20 Eliminação de eventuais vieses dos valores obtidos
EXECUÇÃO DO PROJETO Eliminação de eventuais vieses dos valores obtidos Com o resultado da pontuação construída pelos CD’s, a equipe da FIPE procedeu análises estatísticas, através do método da correlação, com o objetivo de comparar a valoração dos honorários, com o resultado ponderado a partir da intensidade dos cinco atributos que definem o trabalho do cirurgião dentista (tempo, qualificação/atualização, complexidade, risco e planejamento), para cada especialidade.

21 Eliminação de eventuais vieses dos valores obtidos
EXECUÇÃO DO PROJETO Eliminação de eventuais vieses dos valores obtidos A FIPE comparou as duas escalas por meio da estimativa do coeficiente de correlação. Este coeficiente é um número puro que pode assumir valores entre 0 e 1. Representa o grau de semelhança entre dois conjuntos de números e quanto mais próximo do valor unitário mais semelhantes os dois conjuntos. Cinco especialidades tiveram coeficientes de correlação maiores que 0,9 e oito tiveram coeficientes menores que 0,9. Para melhorar os resultados e tornar os dois conjuntos de pontos mais semelhantes, a FIPE fez um ajuste no qual utilizou a informação sobre a duração, ou seja, o tempo gasto para executar cada procedimento. Feito o ajuste no tempo, a FIPE realizou outros ajustes, cuja descrição envolve alguma tecnicidade e foi remetido ao Anexo do trabalho.

22 Eliminação de eventuais vieses dos valores obtidos
EXECUÇÃO DO PROJETO Eliminação de eventuais vieses dos valores obtidos Os coeficientes obtidos mostraram a necessidade de fazer ajustes pontuais , pois a correlação mostrou-se bastante heterogênea, nas diferentes especialidades. Resultaram oito especialidades com coeficientes de correlação em níveis apenas satisfatórios (abaixo de 0,9).

23 EXECUÇÃO DO PROJETO Tabela 2: Correlação entre o valor dos procedimentos e a intensidade de atributos, segundo a especialidade odontológica Especialidade Coef. Correlação Periodontia 0.9465 Necessidades Especiais 0.9432 Endodontia 0.9413 Dentística 0.9187 Implantodontia 0.9093 Disfunção 0.8986 Prótese 0.8750 Radiologia 0.8671 Ortodontia 0.8610

24 EXECUÇÃO DO PROJETO Tabela 2: Correlação entre o valor dos procedimentos e a intensidade de atributos, segundo a especialidade odontológica Especialidade Coef. Correlação Cirurgia 0.8235 Ortopedia Funcional 0.8080 Geriatria 0.7497 Pediatria 0.6737

25 DICIONÁRIO A FIPE recomendou aos contratantes a inclusão de um dicionário, para esclarecer alguns pontos da CBHPO. Os itens que compõe o dicionário são: Amputação radicular - com ou sem obturação retrógrada – entenda-se que a este procedimento são sinônimos rizectomia e radilectomia; Aparelho ortodôntico fixo estético – entenda-se os confeccionados com materiais estéticos, tipo: policarbonato, fibra de vidro e cerâmica;

26 DICIONÁRIO Ativador – entenda-se que neste procedimento incluem-se os dos tipos Andersen para classes de 1 a 3, Andersen para mordida aberta, Andersen para mordida profunda, de Eschler, de Herrem, de Teuscher, de Hamilton e de Harvold-Woodside; Bionator de Balters - entenda-se que neste procedimento incluem-se os dos tipos básico, inversor e protetor; Capeamento pulpar - entenda-se que este procedimento pode ser realizado direto ou indiretamente, para proteção do complexo dentino-pulpar, decidido pelo imperativo clínico;

27 DICIONÁRIO Consulta odontológica - as situações especiais, tais como: atendimento após as 22:00 h., aos sábados a partir das 14:00 h., aos domingos e feriados, atendimentos de urgência odontológica, atendimento em ambiente hospitalar (por imperativo clínico) ou em ambiente domiciliar, serão acrescidas em 40% sobre o valor normal da consulta; Controle pós-operatório - entenda-se por este procedimento o acompanhamento, manutenção, avaliação e proservação pós-cirúrgico; Coroa de jaqueta - entenda-se como coroa de jaqueta, o tipo de resolução protética que pode ser confeccionada tanto em cerâmica pura ou em resina acrílica reforçada, com partículas de cerâmica (cerômeros);

28 DICIONÁRIO Coroa provisória - entenda-se como coroa protética individual provisória, aquela realizada para: 1) proteger o complexo dentino-pulpar, em casos de dentes vitalizados, que serão reabilitados “a posteriori” e; 2) dentes desvitalizados com necessidade de preservação do espaço protético, da função do dente e proteção aos tecidos periodontais adjacentes, além de manter o padrão oclusal e estético do paciente; Diagnóstico e planejamento para tratamento odontológico - entenda-se que neste procedimento encontram-se incluídos todos os elementos para obtenção de um correto diagnóstico, prognóstico e efetivação do planejamento e alternativas de planos de tratamento, tais como: modelos de estudos, montagem destes modelos em articulador, possibilidade de execução de moldeiras individuais e outros recursos necessários; Disjuntor palatino - entenda-se que neste procedimento incluem-se os dos tipos Haas, Hyrax, McNamara e Faltim;

29 DICIONÁRIO Exodontia a retalho - entenda-se como exodontia a retalho, aquela que consiste na realização de extração de dentes, normalmente implantados, que exigem abertura cirúrgica da gengiva com necessidade de acesso cirúrgico;  Implante ósseo integrado - entenda-se que neste tipo de procedimento, o valor do componente será acertado entre profissional/paciente; Manutenção de aparelho ortodôntico fixo e móvel, facial e ortopédico funcional - entenda-se por manutenção de aparelho, a visita que o paciente precisar fazer, a critério do Cirurgião –Dentista, para manutenção do seu aparelho ortodôntico (fixo ou móvel), facial e ortopédico funcional e acompanhamento do tratamento;

30 DICIONÁRIO Modelador elástico de Bimler - entenda-se que neste procedimento incluem-se os dos tipo A, tipo A com equiplan, tipo B, tipo C e tipo C com equiplan; Núcleo de preenchimento - entenda-se como a reconstrução de dentes estruturalmente comprometidos, não envolvendo o sistema de conduto radicular, utilizando-se de materiais, tais como, amálgama, ionômero de vidro e resina composta; Overdenture - entenda-se que nos tratamentos através de Overdentures barra/clipe ou O’Ring ou, ainda, através do Protocolo Branemark convencional ou em carga imediata os custos de laboratório não incluem os implantes, apenas as resoluções protéticas, ou seja, os implantes são negociados diretamente com os pacientes;

31 DICIONÁRIO Pino pré-fabricado - entenda-se por pinos pré-fabricados todos aqueles, metálicos ou não metálicos, intra-radiculares, que servirão para incrementar melhorias com relação à estrutura remanescente de um dente que receberá uma coroa, seja a mesma metálica ou não metálica; Pistas indiretas de Planas – entenda-se que neste procedimento incluem-se os do tipo Planas compostas, do tipo Planas compostas com equiplan, do tipo Planas compostas com tubos superiores e do tipo Planas simples; Procedimentos gerais executados em crianças (menores de 12 anos), idosos (maiores de 65 anos de idade) e portadores de necessidades especiais - terão acréscimo de 25% nos honorários, do valor de referência, devido ao factível aumento de tempo dispensado para realização destes procedimentos;

32 DICIONÁRIO Procedimentos gerais executados em crianças (menores de 12 anos), idosos (maiores de 65 anos de idade) e portadores de necessidades especiais - terão acréscimo de 25% nos honorários, do valor de referência, devido ao factível aumento de tempo dispensado para realização destes procedimentos; Procedimentos realizados externos ao local de trabalho do CD - aos procedimentos realizados em ambiente hospitalar ou domiciliar, por imperativo clinico, os honorários profissionais serão acrescidos em 40%, do valor de referência; Procedimentos laboratoriais de diagnóstico - entenda-se que neste procedimento incluem-se todo tipo de procedimento laboratorial necessário ao diagnóstico, planejamento e plano de tratamento;

33 DICIONÁRIO Prótese parcial removível com encaixes - entenda-se que, neste tipo de procedimento protético, os encaixes de precisão ou de semi-precisão serão acertados entre profissional/paciente/laboratório; Radiografia Póstero-Anterior – entenda-se que, nas mesmas condições deste procedimento, para fins de cobertura, incluem-se também as radiografias ântero-posterior, axial e Hirtz-Towne. Raspagem sub-gengival para tratamento não Cirúrgico da Periodontite Leve de Baixo Risco - entenda-se que tal procedimento refere-se às bolsas periodontais de até 04 mm;

34 DICIONÁRIO Raspagem sub-gengival para tratamento não Cirúrgico da Periodontite grave de alto Risco - entenda-se que tal procedimento refere-se às bolsas periodontais acima de 06 mm; Regulador de Função de Frankel - entenda-se que neste procedimento incluem-se os do tipo Frankel I a, Frankel I b, Frankel I c, Frankel II, Frankel III e Frankel IV; Remoção de implante ósseo integrado - entenda-se como remoção do implante que se encontra ósseo integrado, mas totalmente fora de um posicionamento, considerado ideal, para se realizar a resolução protética;

35 DICIONÁRIO Raspagem sub-gengival para tratamento não Cirúrgico da Periodontite moderada de médio Risco - entenda-se que tal procedimento refere-se às bolsas periodontais acima de 04 mm até 06 mm; Simões Network - entenda-se que neste procedimento incluem-se os do tipo de número 01 ao 11; Tomografia computadorizada por feixe cônico (cone beam) – entenda-se que neste procedimento incluem-se as de Maxila, de Mandíbula, de ATM. Tratamento de perfuração - entenda-se que neste procedimento incluem-se as perfurações intracanal, extracanal e da câmara pulpar.

36 A CNCC avaliou que a forma de apresentação mais adequada da CBHPO seria através de áreas de trabalhos: 1. Diagnóstico; 2. Odontologia Cirúrgica Ambulatorial; 3. OdontologiaPediátrica; 4. Odontologia Preventiva; 5. Odontologia Restauradora; 6. Ortodontia/Ortopedia; 7. Odontologia para paciente especial; 8. Odontologia Cirúrgica Hospitalar.

37 A CNCC verificou que a forma de apresentação mais adequada da CBHPO seria através de áreas de trabalhos: 1. Diagnóstico IMAGENOLOGIA; ESTOMATOLOGIA; PROCEDIMENTOS LABORATORIAIS; ODONTOLOGIA DO TRABALHO; FOTOGRAFIA; CONFECÇÃO DE MODELOS DE ESTUDO; ENCERAMENTO DIAGNÓSTICO; TODAS AS ESPECIALIDADES.

38 CIRURGIA AMBULATORIAL; IMPLANTODONTIA ; PERIODONTIA.
A CNCC verificou que a forma de apresentação mais adequada da CBHPO seria através de áreas de trabalhos: 2. Odontologia Cirúrgica CIRURGIA AMBULATORIAL; IMPLANTODONTIA ; PERIODONTIA.

39 TODAS AS ESPECIALIDADES.
A CNCC verificou que a forma de apresentação mais adequada da CBHPO seria através de áreas de trabalhos: 3. Odontologia Pediátrica ODONTOPEDIATRIA; DENTÍSTICA E; TODAS AS ESPECIALIDADES.

40 PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS E EM TODAS AS ESPECIALIDADES.
A CNCC verificou que a forma de apresentação mais adequada da CBHPO seria através de áreas de trabalhos: 4. Odontologia Preventiva PROCEDIMENTOS PREVENTIVOS E EM TODAS AS ESPECIALIDADES.

41 A CNCC verificou que a forma de apresentação mais adequada da CBHPO seria através de áreas de trabalhos: 5. Odontologia Restauradora DENTÍSTICA; DISFUNÇÃO; ENDODONTIA; PERIODONTIA; PRÓTESE DENTÁRIA E; PRÓTESE SOBRE IMPLANTE.

42 A CNCC verificou que a forma de apresentação mais adequada da CBHPO seria através de áreas de trabalhos: 6. Ortodontia/Ortopedia

43 ODONTOGERIATRIAE PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS.
A CNCC verificou que a forma de apresentação mais adequada da CBHPO seria através de áreas de trabalhos: 7. Odontologia para pacientes especiais 8. Odontologia cirúrgica hospitalar ODONTOGERIATRIAE PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

44 Códigos dos procedimentos
A FIPE associou a cada procedimento um código de oito dígitos, com a seguinte estrutura: Dígito 1: Área Dígitos 2 e 3: Especialidade Dígitos 4, 5, 6 e 7: Procedimentos (variando de 10 em 10 unidades, para possibilitar futuras inserções) Dígito 8: Controle (inicialmente todos iguais a zero)

45 Código Área de Trabalho Especialidade Procedimento Lab UH UC
1-Diagnostico Aplicada a todas as especialidades Consulta odontológica N/A 100 10 2-Odont Cirur Cirurgia Ambulatorial Exodontia (por elemento) 150 30 Periodontia Gengivoplastia (por segmento) 200 4-Odont Rest Dentística Restauração Resina Fotopolimerizável Classe II – 3 faces 250 20 Prótese Coroa de Jaqueta de Cerâmica Pura Negoc 550 65 6-Ortod/Ortop Ortodontia Aparelho Ordotôntico Fixo Estético (por arcada) 600 270 7-Pacientes Especiais Odontogeriatria Estabelecimento de vínculo com paciente idoso com transtornos psíquicos – por sessão adicional 160

46 Áreas de trabalho/atuação
Distribuição dos procedimentos da VRPO, segundo as especialidades odontológicas No. Áreas de trabalho/atuação 1 Diagnóstico 5 2 Radiologia 12 3 Testes e exames em laboratório 01 4 Prevenção 05 Odontopediatria 20 6 Dentística 18 7 Endodontia 24

47 Áreas de trabalho/atuação
Distribuição dos procedimentos da VRPO, segundo as especialidades odontológicas No. Áreas de trabalho/atuação 8 Periodontia 33 9 Prótese 44 10 Cirurgia 96 11 Ortodontia 30 12 Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial 212 13 Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais 05 14 Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial 16 TOTAL 521

48 Áreas de trabalho/atuação
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas No. Áreas de trabalho/atuação 1 Diagnóstico 30 2 Odontologia Cirúrgica Ambulatorial 100 3 Odontologia pediátrica 09 4 Odontologia Preventiva 16 5 Odontologia Restauradora 113 6 Ortodontia/Ortopedia 38 7 Pacientes Especiais 10 8 Odontologia Cirúrgica Hospitalar 175 TOTAL 491

49 Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas
Áreas de Atuação Procedimentos DIAGNÓSTICO 1-Diagnóstico Condicionamento em Odontologia - por sessão Consulta odontológica Consulta odontológica inicial Consulta para avaliação técnica de auditoria Diagnóstico anatomopatológico em peça cirúrgica da região BMF Diagnóstico anatomopatológico em punção da região BMF Diagnóstico anatomopatológico em citologia esfoliativa da região BMF Diagnóstico anatomopatológico em material de biópsia da região BMF 1-Diagnostico Diagnóstico e planejamento para tratamento odontológico Diagnóstico e tratamento de halitose – por sessão Diagnóstico e tratamento de estomatite herpética Diagnóstico e tratamento de estomatite por candidose

50 Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas
Áreas de Atuação Procedimentos DIAGNÓSTICO 1-Diagnostico Diagnóstico e tratamento de xerostomia Diagnóstico por meio de enceramento - por arcada 1-Diagnóstico Diagnóstico por meio de procedimentos laboratoriais Fotografia - unidade Modelos ortodônticos – par Radiografia da ATM - série completa Radiografia da mão e punho - carpal Radiografia interproximal - bite-wing Radiografia oclusal Radiografia panorâmica Radiografia periapical Radiografia ântero-posterior da região BMF Radiografia póstero-anterior da região BMF Slides – unidade Telerradiografia com traçado computadorizado Telerradiografia sem traçado computadorizado Tomografia computadorizada por feixe cônico – cone beam Tomografia convencional – linear ou multi-direcional

51 ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL 2 - Odontologia cirúrgica Acompanhamento de tratamento/procedimento cirúrgico - por sessão 2 – Odontologia cirúrgica Alveoloplastia / correção de rebordo residual – por segmento Amputação radicular com obturação retrógrada Amputação radicular sem obturação retrógrada Aprofundamento/aumento de vestíbulo – por segmento Aumento de coroa clínica – por elemento Biópsia de boca Biópsia de glândula salivar Biópsia de lábio Biópsia de língua Biópsia de mandíbula Biópsia de maxila Bridectomia Bridotomia Cirurgia a retalho – por segmento

52 ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL 2 – Odontologia cirúrgica Cirurgia periodontal a retalho – por segmento Cirurgia com aplicação de aloenxertos – por segmento 2 - Odontologia cirúrgica Cirurgia para exostose maxilar Cirurgia para torus mandibular – bilateral em uma sessão Cirurgia para torus mandibular – unilateral Cirurgia para torus palatino Cirurgia para tumores odontogenicos benígnos – sem reconstrução Citologia esfoliativa da região BMF Controle de hemorragia sem aplicação de agente hemostático Controle de hemorragia com aplicação de agente hemostático Controle pós-operatório – por sessão Criocirurgia de neoplasias da região BMF – por sessão Crioterapia ou termoterapia – por sessão Cunha proximal Drenagem extra oral de abscesso, hematoma e/ou flegmão da região BMF

53 ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL 2 – Odontologia cirúrgica Drenagem intra oral de abscesso, hematoma e/ou flegmão da região BMF 2 - Odontologia cirúrgica Enxerto com osso autógeno da linha oblíqua - por área enxertada Enxerto com osso autógeno do mento - por área enxertada Enxerto com osso liofilizado - por área enxertada Enxerto conjuntivo subepitelial - por elemento Enxerto gengival livre - por elemento Enxerto pediculado - por elemento Exérese de cálculo salivar Exérese de cistos odontológicos da mandíbula/maxila Exérese de mucocele Exérese de lipoma na região BMF Exérese de rânula Exodontia a retalho Exodontia de permanente - por elemento Exodontia de permanente por indicação ortodôntica/protética - por elemento

54 ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL 2 - Odontologia cirúrgica Exodontia de raiz residual – por elemento Frenulectomia labial Frenulectomia lingual Frenulotomia labial Frenulotomia lingual Gengivectomia - por segmento Gengivoplastia - por segmento Implante ortodôntico - por unidade Implante ósseo integrado - por unidade Implante Zigomático - por unidade Levantamento do seio maxilar com osso autógeno Levantamento do seio maxilar com osso homólogo Levantamento do seio maxilar com osso liofilizado Odonto-secção - por elemento Punção aspirativa

55 ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL 2 - Odontologia cirúrgica Punção aspirativa orientada por imagem Reabertura - colocação de cicatrizador - por unidade 2 – Odontologia cirúrgica Reconstrução de sulco gengivo-labial – por segmento Redução cruenta de fratura alvéolo dentária Redução incruenta de fratura alvéolo dentária Reeducação e/ou reabilitação de distúrbio BMF - por sessão Reeducação e/ou reabilitação de seqüela em traumatismo BMF - por sessão Regeneração tecidual guiada – RTG Reimplante dentário com contenção Remoção de dente incluso/ impactado Remoção de dente semi-incluso/ impactado Remoção de dreno intra-oral Remoção de dreno extra-oral Remoção de implante não ósseo integrado Remoção de implante ósseo integrado no seio maxilar

56 ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL 2 - Odontologia cirúrgica Remoção de odontoma Remoção de tamponamento nasal Retirada de corpo estranho oroantral ou oronasal da região BMF Retirada de corpo estranho subcutâneo ou submucoso da região BMF Retirada dos meios de fixação da região BMF Sepultamento radicular – por elemento Sutura de ferida em região BMF Tratamento cirúrgico das fistulas buco nasal Tratamento cirúrgico das fistulas buco sinusal Tratamento cirúrgico de hiperplasias de tecidos na região BMF Tratamento cirúrgico de hiperplasias de tecidos ósseos/cartilaginosos na região BMF Tratamento cirúrgico de tumores benignos ósseos/cartilaginosos na região BMF Tratamento cirúrgico de bridas constritivas da região BMF - por lesão Tratamento cirúrgico dos tumores benignos dos tecidos moles - por lesão Tratamento de alveolite

57 ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA CIRÚRGICA AMBULATORIAL 2 - Odontologia cirúrgica Tratamento regenerativo com enxerto de osso autógeno Tunelização - por elemento Ulectomia Ulotomia

58 3-Odontologia pediátrica
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA PEDIÁTRICA 3-Odontologia pediátrica Coroa de acetato Coroa de aço Coroa de policarbonato Exodontia de decíduos Mantenedor de espaço fixo Mantenedor de espaço removível Pulpotomia em decíduo Restauração atraumática em dentes decíduos - por elemento Tratamento endodôntico em dente decíduo

59 4-Odontologia preventiva
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA PREVENTIVA 4-Odontologia preventiva Aparelho protetor bucal - por arcada Aplicação de cariostático - 1 sessão - duas arcadas Aplicação de selante - técnica invasiva - por elemento Aplicação de selante de fóssulas e fissuras - por elemento Aplicação tópica de flúor – por arcada Aplicação tópica de verniz fluoretado - por arcada Atividade educativa em saúde bucal Atividade educativa em saúde bucal – para pais e/ou cuidadores Controle de biofilme - por sessão Controle de cárie incipiente - por consulta – trimestral Profilaxia: polimento coronário Remineralização - por sessão Teste de capacidade tampão da saliva Teste de contagem microbiológica Teste de fluxo salivar Teste de ph salivar

60 5-Odontologia restauradora
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA RESTAURADORA 5-Odontologia restauradora Adequação do meio bucal – por arcada Ajuste oclusal por desgaste seletivo – por sessão Ajuste oclusal por acréscimo – por sessão Capeamento pulpar direto Clareamento de dente desvitalizado – por sessão Clareamento dentário caseiro - por arcada Clareamento dentário de consultório – por arcada Colagem de fragmentos dentários Conserto em prótese total / parcial Coroa livre de metal sobre implante – cerâmica Coroa livre de metal sobre implante – cerômero Coroa total em cerâmica pura Coroa total em cerômero Coroa total metálica Coroa metalo cerâmica

61 5-Odontologia restauradora
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA RESTAURADORA 5-Odontologia restauradora Coroa metalo cerâmica sobre implante Coroa metalo plástica – cerômero Coroa metalo-plástica sobre implante – cerômero Coroa provisória – com pino provisório - por elemento Coroa provisória – sem pino provisório - por elemento Coroa provisória prensada - por elemento Coroa provisória sobre implante Coroa provisória sobre implante – em carga imediata Curativo de demora Dessensibilização dentária - por segmento Faceta direta em resina fotopolimerizável Faceta em cerâmica pura Faceta em cerômero Guia cirúrgico para implante Guia cirúrgico para prótese total imediata

62 5-Odontologia restauradora
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA RESTAURADORA 5-Odontologia restauradora Imobilização dentária em dentes decíduos Imobilização dentária em dentes permanentes Intermediário protético para implantes Manutenção de próteses sobre implantes Núcleo de preenchimento Núcleo metálico fundido Órtese miorrelaxante – (placa oclusal estabilizadora) Órtese reposicionadora (placa reposicionadora) Overdenture barra clipe ou o'ring sobre dois implantes Overdenture barra clipe ou o'ring sobre quatro ou mais implantes Overdenture barra clipe ou o'ring sobre três implantes Pino pré-fabricado Preparo para núcleo intra-radicular Prótese fixa adesiva direta (provisória) - por elemento Prótese fixa adesiva indireta em metalo cerâmica - por elemento

63 5-Odontologia restauradora
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA RESTAURADORA 5-Odontologia restauradora Prótese fixa adesiva indireta em metalo plástica (cerômero)- por elemento Prótese parcial fixa em metalo cerâmica - por elemento Prótese parcial fixa em metalo plástica (cerômero) - por elemento Prótese parcial fixa implanto suportada - por elemento Prótese parcial fixa provisória - por elemento Prótese parcial fixa provisória em carga imediata - por elemento Prótese parcial removível com encaixes de precisão ou de semi precisão Prótese parcial removível com grampos bilateral Prótese parcial removível provisória em acrílico com ou sem grampos Prótese total Prótese total imediata Protocolo Branemarck em carga imediata para cinco implantes - parte protética Protocolo Branemarck em carga imediata para quatro implantes -parte protética Protocolo Branemarck para cinco implantes Protocolo Branemarck para quatro implantes

64 5-Odontologia restauradora
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA RESTAURADORA 5-Odontologia restauradora Pulpectomia – independentemente da seqüência do tratamento Pulpotomia - independentemente da seqüência do tratamento Raspagem sub-gengival para tratamento não cirúrgico da periodontite grave de alto risco - por segmento Raspagem sub-gengival para tratamento não cirúrgico da periodontite moderada de médio risco - por segmento Raspagem sub-gengival para tratamento não cirúrgico da periodontite leve de baixo risco - por segmento Raspagem supra-gengival - por arcada Recimentação de trabalhos protéticos Redução simples de luxação da ATM Redução simples de luxação da ATM com bloqueio intermaxilar Reembasamento de prótese total ou parcial – imediato Reembasamento de prótese total ou parcial – mediato Reembasamento de coroa provisória Remoção de corpo estranho intracanal - por conduto Remoção de fatores de retenção de biofilme dental (placa bacteriana) Remoção de material obturador intracanal para retratamento endodôntico

65 5-Odontologia restauradora
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA RESTAURADORA 5-Odontologia restauradora Remoção de núcleo Intra-radicular - por elemento Remoção de trabalho protético – por elemento suporte Restauração atraumática em dentes permanentes Restauração de amálgama – Classe I - 1 face Restauração de amálgama – Classe II - 2 faces Restauração de amálgama – Classe II - 3 faces Restauração de amálgama – Classe II - 4 faces Restauração em ionômero de vidro – Classe I - 1 face Restauração em ionômero de vidro – Classe II - 2 faces Restauração em ionômero de vidro – Classe II - 3 faces Restauração em resina fotopolimerizável - Classe I - 1 face Restauração em resina fotopolimerizável - Classe II - 2 faces Restauração em resina fotopolimerizável - Classe II - 3 faces Restauração em resina fotopolimerizável - Classe II - 4 faces Restauração em resina fotopolimerizável - Classe III

66 5-Odontologia restauradora
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA RESTAURADORA 5-Odontologia restauradora Restauração em resina fotopolimerizável - Classe IV Restauração em resina fotopolimerizável - Classe V Restauração em cerâmica pura - inlay Restauração em cerâmica pura - onlay Restauração em cerômero - inlay Restauração em cerômero - onlay Restauração metálica fundida Restauração temporária/Tratamento expectante Retratamento endodôntico de incisivo/canino /pré-molar unirradiculares Retratamento endodôntico de pré-molar e canino – birradiculares Retratamento endodôntico de molar Tratamento conservador de luxação da ATM Tratamento de abscesso periodontal agudo Tratamento de fluorose/microabrasão Tratamento de gengivite necrosante aguda - GNA - por sessão

67 5-Odontologia restauradora
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA RESTAURADORA 5-Odontologia restauradora Tratamento de manutenção para periodontite grave - 2 em 2 meses Tratamento de manutenção para periodontite leve - 6 em 6 meses Tratamento de manutenção para periodontite moderada - 4 em 4 meses Tratamento endodôntico de dentes com rizogênese incompleta - por sessão Tratamento de perfuração endodôntica Tratamento endodôntico de canino / pré-molar – birradiculares Tratamento endodôntico de incisivo / canino / pré-molar – uni- radicular Tratamento endodôntico de molar

68 ORTODONTIA/ORTOPEDIA
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ORTODONTIA/ORTOPEDIA 6-Ortodontia/Ortopedia Aletas Gomes Aparelho de protração mandibular - APM Aparelho de Thurow Aparelho extra-bucal Aparelho ortodôntico fixo estético - por arcada Aparelho ortodôntico fixo metálico - por arcada Aparelho ortodôntico fixo metálico parcial Aparelho removível com alças bionator invertida ou de Escheler Arco lingual Barra transpalatina fixa Barra transpalatina removível Bionator de Balters Blocos geminados de Clark – twinblock Botão de Nance Contenção fixa - por arcada

69 ORTODONTIA/ORTOPEDIA
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ORTODONTIA/ORTOPEDIA 6-Ortodontia/Ortopedia Disjuntor palatino Distalizador de Hilgers Distalizador tipo Jones Jig Documentação eletromiográfica Grade palatina fixa Grade palatina removível Herbst encapsulado Manutenção de aparelho ortodôntico Máscara facial – Delaire e Tração Reversa Mentoneira Modelador elástico de Bimler Obtenção de modelos gnatostáticos de Planas Pistas diretas de Planas - superior e inferior Pistas indiretas de Planas Placa de Hawley

70 ORTODONTIA/ORTOPEDIA
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ORTODONTIA/ORTOPEDIA 6-Ortodontia/Ortopedia Placa de Hawley - com torno expansor Placa de Schwarz Placa dupla de Sanders Placa encapsulada de Maurício Placa lábio-ativa Quadrihélice Regulador de função de Frankel Simões Network

71 ODONTOLOGIA PARA PACIENTES ESPECIAIS
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Áreas de Atuação Procedimentos ODONTOLOGIA PARA PACIENTES ESPECIAIS 7-Pacientes especiais Atividade educativa para pais e/ou cuidadores Estabelecimento de vínculo com paciente com necessidades especiais – por sessão Estabelecimento de vínculo com paciente idoso com transtornos psíquicos – por sessão Estabelecimento de vínculo com paciente idoso independente – uma sessão Estabelecimento de vínculo com paciente idoso parcialmente dependente – por sessão Estabelecimento de vínculo com paciente idoso totalmente dependente – por sessão Estabelecimento de vínculo com paciente idoso, com cuidador de paciente idoso ou com cuidador de paciente com necessidades especiais Estabilização do paciente por meio de contenção física e/ou mecânica Sedação consciente com óxido nitroso e oxigênio Sedação medicamentosa ambulatorial

72 Lesões de Pele e/ou Mucosa -Facial
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Lesões de Pele e/ou Mucosa -Facial Cauterização Química de Lesões da Região BMF- Por Lessão 2 Criocirurgia (Nitrogênio Líquido ou similar) de Neoplasias de Mucosas da Região BMF - Por Lessão Infiltração Intralesional ou Hemangiomas da Região BMF- Por Lesão Biópsia de Pele, Mucosa, Tumores Superficiais, Tecido Celular Subcutâneo da Região BMF - Por Lesão 3 Curativo Especial Sob Anestesia da Região BMF - Por Região Topográfica Curetagem, Eletrocoagulação e/ou Dermoabrasão de Lesões de Pele ou Mucosa da Região BMF - Por Lesão Desbridamento Cirúrgico de feridas ou lesões da Região BMF - Por Lesão Desbridamento de Ferimentos Infectados ou Mordidas Animais na Região BMF- Por Lesão Exêrese de Lesão de Pele e Mucosas da Região BMF- Por Lesão Tratamento de Fístula Cutânea da Região BMF - Por Lesão

73 Lesões de Pele e/ou Mucosa -Facial
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Lesões de Pele e/ou Mucosa -Facial Exêrese de Tumor de Partes Moles da Região BMF - Por Lesão 4 Plástica em Z ou W da Região BMF para reconstrução tecidual - Por Lesão Tratamento Cirúrgico de Bridas Constrictivas da Região BMF - Por Lesão Tratamento Cirúrgico de Hemangiomas, Linfangiomas ou Nevus da Região BMF - Por Lesão Tratamento de Miiase Furunculóide da Região BMF Enxerto de Cartilagem, Mucosa, Pele e/ou Composto da Região BMF - Por Lesão 5 Incisão e Drenagem de Infecções invadindo mais de um espaço fascial em Região BMF Retirada de Corpo Estranho Subcutâneo da Região BMF Enxerto de Pele Múltiplo na Região BMF 6 Correção de Deformidades com Expansão Tissular com uso de Expansores Teciduais ou similar na Região BMF - Por Região 7

74 Lesões de Pele e/ou Mucosa -Facial
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Lesões de Pele e/ou Mucosa -Facial Exêrese de Lesão de Pele e Mucosa com Auto-Enxertia na Região BMF - Por Lesão 7 Exêrese e Sutura de Lesões com ou sem Rotação de Retalhos da Região BMF - Por Lesão Extensos Ferimentos, Cicatrizes ou Tumores - Excisão e Retalhos Cutâneos na Região BMF - Por Lesão Extensos Ferimentos, Cicatrizes ou Tumores - Exérese e Emprego de Retalhos Cutâneos ou Músculos cruzados na Região BMF - Por Lesão Reconstrução com Retalhos de Gále Aponeurótica de defeitos da Região BMF - Por Lesão Escalpo Parcial - Tratamento Cirúrgico 9 Escalpo Total - Tratamento Cirúrgico 11

75 Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas
Código PROCEDIMENTOS Porte Lesões de Boca Palatoplastia com Retalho ou Enxerto 15 Uvulopalatofaringoplastia 14 Excisão de Glândulas Salivares com ou sem reconstrução à custa de retalhos 10 Palato-Queiloplastia Plastia de Ducto Salivar Glossectomia Total 9 Palatoplastia Total Palatoplastia Parcial 8 Glossectomia Parcial 7 Reconstrução Total do Lábio

76 Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas
Código PROCEDIMENTOS Porte Lesões de Boca Alongamento Cirúrgico do Palato Mole 6 Excisão com Reconstrução com ou sem Retalhos do Lábio Excisão em Cunha do Lábio Exêrese de Cálculo de Canal Salivar Exêrese de Lesão e Enxerto Cutâneo ou Mucoso em Boca Queiloplastia para Fissura Labial do lábio Tratamento Cirúrgico de Fístula Orofacial Tratamento Cirúrgico de Hipertrofia do Lábio Tumor da Língua - Tratamento Cirúrgico Excisão com Plástica de Vermelhão do Lábio 5

77 Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas
Código PROCEDIMENTOS Porte Lesões de Boca Reconstrução de Sulco Gengivo-Labial - Por Arcada 5 Biópsia de Glândula Salivar 4 Ressecção ou Drenagem de Abscesso Faríngeo

78 Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas
Código PROCEDIMENTOS Porte Trauma de Face Fraturas Cominutiva de Côndilo mandibular - Remoção Cirúrgica Total e Reconstrução com Enxerto Ósseo-Cartilaginoso ou Prótese Total da ATM (Côndilo e Fossa) - Por Lado 17 Fratura de Seio Frontal - Redução Cirúrgica, Fixação Interna Rígida, Tratamento para Obliteração do seio e reconstrução com Enxerto - por Acesso Coronal 16 Fratura Le Fort III - Redução Cirúrgica, Fixação Interna Rígida e Bloqueio Intermaxilar Eventual, com ou sem enxerto Fratura Naso-Etmoido-Orbitária - Redução Cirúrgica através de Acesso Coronal, Fixação Interna Rígida, com ou sem enxerto, Reinserção de Ligamento Cantal Medial - Por lado Descompressão de Órbita, Drenagem de Hematoma, Abscesso Orbitário ou Compressão Nervosa 15 Fratura de Órbita - Redução Cirúrgica com Fixação Interna Rígida e Enxerto Ósseo ou Implantes Específicos Fratura de Seio Frontal - Redução Cirúrgica, Fixação Ínterna Rígida, com ou sem enxerto - por Acesso Coronal Liberação Cirúrgica de Músculos Extrínsecos do Globo Ocular Correção Cirúrgica de Depressão (afundamento) da Região Frontal com enxerto ósseo ou implante 14 Fratura Complexa da Mandíbula com cominução ou Perda de Substância - Redução Cirúrgica, Reconstrução com Prótese total, Fixação Interna Rígida e Bloqueio Intermaxilar Eventual - Por lado ou região anatômica - Por Lado

79 Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas
Código PROCEDIMENTOS Porte Trauma de Face Fratura de Zigoma (Malar) - Redução Cirúrgica com Fixação Interna Rígida, com ou sem enxerto 14 Fratura Lefort II - Redução Cirúrgica, Fixação Interna Rígida e Bloqueio Intermaxilar Eventual, com ou sem enxerto Fratura de Órbita - Redução Cirúrgica com Fixação Interna Rígida 13 Fratura de Seio Frontal - Redução Cirúrgica, Fixação Ínterna Rígida, com ou sem enxerto - por Acesso Frontal Fratura do Arco Zigomático - Redução Cirúrgica com Fixação Interna Rígida Fratura Nasal - Redução Cirúrgica, Fixação Interna Rígida, com ou sem enxerto - Por lado Fratura Naso-Etmoido-Orbitária - Redução Cirúrgica, Fixação Ínterna Rígida, com ou sem enxerto - Por lado Fratura Cominutativa da Mandíbula com Perda de Substância (Primeiro Tempo Cirúrgico) - Sequestrectomia, Redução Cirúrgica, Fixação Interna Rígida Temporária e Bloqueio Intermaxilar Eventual - Por lado ou região anatômica 12 Fratura Cominutativa de Mandíbula - Redução Cirúrgica, Fixação Interna Rígida e Bloqueio Intermaxilar Eventual - Por lado ou região anatômica Fratura Cominutativa de Mandíbula com Perda de Substância (Segundo Tempo Cirúrgico) - Reconstrução com Enxerto e retalho tecidual, Redução Cirúrgica, Fixação Interna Rígida e Bloqueio Intermaxilar Eventual - Por lado ou região anatômica

80 Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas
Código PROCEDIMENTOS Porte Trauma de Face Fratura Lefort I - Redução Cirúrgica, Fixação Ínterna Rígida e Bloqueio Intermaxilar Eventual, com ou sem enxerto 12 Fraturas de Côndilo mandibular - Redução Cirúrgica, Fixação Ínterna Rígida e Bloqueio Intermaxilar Eventual - Por lado Fraturas de Côndilo mandibular - Redução Cirúrgica, Fixação Ínterna Rígida por via Endoscópica e Bloqueio Intermaxilar Eventual - Por lado Fratura Lefort III - Redução Cirúrgica, Contenção com Suspensão Esquelética e Bloqueio Intermaxilar Eventual 11 Fratura de Mandíbula Simples - Redução Cirúrgica, Fixação Ínterna Rígida e Bloqueio Intermaxilar Eventual - Por lado ou região anatômica 10 Fratura Lefort II - Redução Cirúrgica, Contenção com Suspensão Esquelética e Bloqueio Intermaxilar Eventual Fratura de Zigoma (Malar) - Redução Cirúrgica, Contensão e Bloqueio Intermaxilar Eventual 9 Fratura do Arco Zigomático - Redução Cirúrgica e Contensão Fratura Lefort I - Redução Cirúrgica, Contenção com Suspensão Esquelética e Bloqueio Intermaxilar Eventual Fratura Nasal - Redução Cirúrgica e Contenção com Splint Nasal e/ou Tamponamento Nasal - Por Lado

81 Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas
Código PROCEDIMENTOS Porte Trauma de Face Fratura Naso-Etmoido-Orbitória - Redução Cirúrgica e Contenção com Splint Nasal e/ou Tamponamento Nasal - Por Lado 9 Fratura Parcial da Maxila - Redução Cirúrgica com Fixação Interna Rígida e Bloqueio Intermaxilar Eventual Fratura de Mandíbula Simples - Redução Cirúrgica, Contenção e Bloqueio Intermaxilar Eventual 8 Fraturas Simples de Côndilo mandibular - Redução Cirúrgica, Contenção e Bloqueio Intermaxilar Eventual - Por lado Fratura Parcial da Maxila - Redução Cirúrgica, Contensão e Bloqueio Intermaxilar Eventual 7 Fraturas Dento-Alveola - Redução Cirúrgica, Fixação Ínterna Rígida e Bloqueio Intermaxilar Eventual - Por lado ou região anatômica Fraturas Dento-Alveolar - Redução Cirúrgica, Contenção e Bloqueio Intermaxilar Eventual 5 Retirada dos Meios de Fixação da Região BMF Tarsorrafia 3

82 Cirurgia Funcional da ATM
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Cirurgia Funcional da ATM Anquilose da ATM - Ressecção Cirúrgica Total (Côndilo e Fossa Articular) e Reconstrução com Enxerto Ósseo-Cartilaginoso ou Prótese Total da Articulação (Côndilo e Fossa Articular) - Por Lado 17 Artroplastia Total da ATM com Reconstrução com Enxerto Ósseo-Cartilaginoso ou Prótese Total da Articulação (Côndilo e Fossa Articular) - Por Lado Artroplastia com ou sem discectomia para tratamento de Disfunção da ATM - Por Lado 16 Anquilose da ATM - Ressecção Cirúrgica e Reconstrução do Disco Articular com Retalho Tecidual, Enxerto ou Implantes - Por Lado 15 Discectomia com Reconstrução do Disco Articular com Retalho Tecidual, Enxerto ou Implantes - Por Lado Anquilose da ATM - Ressecção Cirúrgica Simples - Por Lado 14 Fixação de Disco Articular (Discopexia) - Por Lado Luxação da ATM - Tratamento Cirúrgico por Atroplastia, Enxerto ou Fixação Condilar - Por Lado Artrocentese da ATM - Para o Tratamento de Disfunção Articular, Sinovite, Hemoartrose ou Luxação de Disco Articular - Por Lado 7 Mobilização da ATM sob anestesia geral 2

83 Cirurgia de Deformidades Dento-Facial Congênitas ou Adquiridas
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Cirurgia de Deformidades Dento-Facial Congênitas ou Adquiridas Osteotomia ou Osteoplastia Crânio-Maxilares Complexas para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida 17 Osteotomia ou Osteoplastias Etmóido-Orbitais para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida - Por Lado Reconstrução Total da mandíbula com Enxerto Ósseo e Fixação Interna Rígida ou Prótese Total Osteotomia Le Fort III de Maxila para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida 16 Rotação do Músculo Temporal para reconstrução de defeito em Região BMF Osteotomia Le Fort II de Maxila para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida 15 Osteotomia de Órbita para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida - Por Lado 14 Osteotomia de Ramo Mandibular para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida - Por Lado Osteotomia de Zigoma para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida - Por Lado Osteotomia Le Fort I de Maxila para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida

84 Cirurgia de Deformidades Dento-Facial Congênitas ou Adquiridas
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Cirurgia de Deformidades Dento-Facial Congênitas ou Adquiridas Osteotomia Basilar da Mandíbula com ou sem Lateralização do canal Mandibular para Trat. de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida 13 Osteotomia Basilar do Mento para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida 12 Osteotomia ou Osteoplastias do Arco Zigomático para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida - Por lado Reconstrução Parcial da mandíbula com Enxerto Ósseo e Fixação Interna Rígida Osteotomia Alvéolo-Palatal para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida 11 Osteotomia Maxilar ou Mandibular Sub-apical para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida Osteotomia segmentar da mandíbula e/ou maxila com aplicação de osteodistrator para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida - Por lado Hemiatrofia Facial - Correção com Enxerto ósseo, Tecidos Moles ou Implante 10 Osteoplastia de Ramo Mandibular para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida - Por Lado Osteotomia Maxilar ou Mandibular Medianas para Tratamento de Deformidade Óssea Congênita ou Adquirida

85 Cistos e Tumores da Região Buco-Maxilo-Facial
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Cistos e Tumores da Região Buco-Maxilo-Facial Maxilectomia Total com Reconstrução com Enxerto Ósseo Vascularizado Microcirúrgico e Retalho Tecidual 17 Tumores Ósseos da Região BMF - Tratamento Cirúrgico por Hemi-Mandibulectomia ou Ressecção Seccional da Mandíbula, com Reconstrução Total com Enxerto ósseo ou Prótese Total - Por Lesão Tumores Ósseos da Região BMF - Tratamento Cirúrgico por Mandibulectomia, com Reconstrução Total com Enxerto ósseo ou Prótese Total - Por Lesão Tumores Ósseos da Região BMF - Tratamento Cirúrgico por Mandibulectomia, com Reconstrução Total com Enxerto ósseo Vascularizado Micro cirúrgico - Por Lesão Cistos da Região BMF - Ressecção Total da Mandíbula ou Maxila com Posterior Reconstrução Total com Enxerto Ósseo e Fixação Interna Rígida ou Prótese Total - Por Lesão 16 Maxilectomia com Ressecção de cavidade nasal com Reconstrução com Enxerto Ósseo ou Retalho Tecidual Maxilectomia com Exenteração de Órbita e Reconstrução com Enxerto Ósseo ou Retalho Tecidual 15 Ostiomielite dos Ossos da Face - Tratamento cirúrgico com Ressecção Total, Enxerto e Fixação Interna rígida - Por Lado ou Região Anatômica Tumores Ósseos da Região BMF - Tratamento Cirúrgico por Ressecção Seccional da Mandíbula com Margem de Segurança, Fixação Interna Rígida e Reconstrução com enxerto ósseo e Retalho Tecidual - Por Lesão Tumores Ósseos da Região BMF - Tratamento Cirúrgico por Ressecção Seccional da Mandíbula com Margem de Segurança, Fixação Interna Rígida Temporária e Retalho Tecidual - Por Lesão

86 Cistos e Tumores da Região Buco-Maxilo-Facial
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Cistos e Tumores da Região Buco-Maxilo-Facial Maxilectomia Total com Reconstrução com Enxerto Ósseo ou Retalho Tecidual 13 Tumores Ósseos da Região BMF - Tratamento Cirúrgico por Ressecção com Margem de Segurança, Fixação Interna Rígida e/ou Enxerto Ósseo no Primeiro Tempo Cirúrgico - Por Lesão Cistos da Região BMF - Ressecção Parcial da Mandibula ou Maxila com Posterior Reconstrução com Enxerto Ósseo e Fixação Interna Rígida - Por Lesão 12 Maxilectomia Parcial com Reconstrução com Enxerto Ósseo ou Retalho Tecidual 11 Ostiomielite dos Ossos da Face - Tratamento cirúrgico com Ressecção Total e Fixação Interna rígida - Por Lado ou Região Anatômica Tumores Ósseos da Região BMF - Tratamento Cirúrgico por Ressecção com Margem de Segurança - Por Lesão Cistos da Região BMF - Enucleação seguido de Reconstrução com enxerto e Fixação Interna Rígida - Por Lesão 10 Ostiomielite dos Ossos da Face - Tratamento cirúrgico com Decorticação e/ou curetagem Óssea - Por Lado ou Região Anatômica 9 Tumores Ósseos da Região BMF - Tratamento Cirúrgico por Ressecção Simples ou Curetagem - Por Lesão Cistos da Região BMF - Enucleação seguido de Fixação Interna Rígida - Por Lesão 8

87 Cistos e Tumores da Região Buco-Maxilo-Facial
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Cistos e Tumores da Região Buco-Maxilo-Facial Biópsia de Mandíbula ou Maxila - Intra-Óssea 5 Cistos da Região BMF - Marsupialização ou Descompressão para Posterior enucleação - Por Lesão Tumores Ósseos da Região BMF - Tratamento Conservador por Infiltração de Medicamento Intra-Lesional - Por Lesão 4

88 Feridas de Face e outras Lesões
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Feridas de Face e outras Lesões Exérese de Cisto Dermóide, Sebáceo, Lipoma, Hemangioma sem embolização em Região BMF 7 Exérese de Cisto Naso-Alveolar ou Globular em tecidos moles Sutura de Ferida em Região BMF com necessidade de enxerto de pele ou similar 6 Sutura de Ferida em Região BMF com perda de substância, desbridamento cirúrgico e retalho mio-cutâneo Sutura de Extensos Ferimentos em Região BMF com mais de uma área Topográfica de interresse 5 Desbridamento de Tecido Desvitalizado da Região BMF 4 Sutura de ferida em região BMF com uma área topográfica de interesse

89 Lesões dos Seios Maxilar, Cavidade Nasal e Nariz
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Lesões dos Seios Maxilar, Cavidade Nasal e Nariz Tratamento de Deformidade Traumática Nasal com Enxerto ou Implante 13 Rinoplastia Reparadora não Estética 10 Exérese de Cistos ou Tumor do Seio Maxilar por via Endoscopica 9 Exérese de Cistos ou Tumor do Seio Maxilar por via Trans-Maxilar Turbinectomia ou Turbinoplastia - Por Lado 8 Epistaxe - Tamponamento Antero-Posterior com ou sem anestesia geral 7 Sinusectomia Maxilar Caldwell - Luc Abcesso ou Hematoma de Septo Nasal - Drenagem com ou sem Anestesia Geral 5 Biopsia de Seio Maxilar - Por Lado Epistaxe - Tamponamento Antero-Posterior com ou sem anestesia geral

90 Lesões dos Seios Maxilar, Cavidade Nasal e Nariz
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Lesões dos Seios Maxilar, Cavidade Nasal e Nariz Antrostomia Maxilar Intranasal 4 Epistaxe - Tamponamento Nasal Anterior 3 Punção Maxilar Transmeática ou via Fossa Canina Remoção de Tamponamento Nasal 1

91 Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas
Código PROCEDIMENTOS Porte Artroscopia Artroscopia Cirúrgica da ATM para Discectomia, Sutura Discal, Remodelação de Disco Articular, Reparação, Reforço ou Reconstrução dos Ligamentos (Discopexia), para tratamento de luxação recidivante e fixação de fraturas e outros 14 Artroscopia da ATM para Tratamento de Infecção, Remoção de Corpos Estranhos ou Fragmentos Livres, Sinovectomia Parcial, Plicas, Aderências, Manipulações e Desbridamentos 12 Artroscopia da ATM para Diagnóstico com ou sem Biópsia 10

92 Manutenção de Vias Aéreas e Hemorragia em Emergência e Urgência
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Manutenção de Vias Aéreas e Hemorragia em Emergência e Urgência Ligadura de Grandes vasos da Região BMF e Cervical para Coibir Hemorragia em Urgência ou Emergência 10 Traqueostomia de Urgência ou Emergência

93 Lesões Neuro-Sensoriais
Distribuição dos procedimentos da CBHPO, segundo as especialidades odontológicas Código PROCEDIMENTOS Porte Lesões Neuro-Sensoriais Exploração Cirúrgica de Nervo (Neurólise Externa) 7 Extirapação de Neuroma Ressecção de Neuroma Bloqueio Anestésico da Articulação Têmporo-Mandibular 3 Bloqueio Anestésico de Nervos Cranianos Bloqueio de Nervo Periférico 1

94 OBJETIVOS DA CNCC Incluir toda a CBHPO na TUSS – Terminologia Unificada da Saúde Suplementar – ANS, com conseqüente uniformização da nomenclatura e codificação, utilizada pelos CD’s e o mercado, dentro de uma metodologia confiável (FIPE); Colaborar na discussão do rol mínimo das operadoras e planos de saúde odontológicos - ANS; Incentivar a instalação das CECC’s, na implementação da CBHPO, nos Estados e lutar na defesa dos interesses da profissão odontológica e;

95 OBJETIVOS DA CNCC Lutar pela humanização e aumento da cobertura assistencial no atendimento odontológico, como forma de responsabilidade social Trabalhar na conscientização da categoria, com relação aos objetivos dos planos e operadoras, no contexto da relação de trabalho e, também, com relação à participação nos lucros, PORQUÊ NÃO??????

96 OBJETIVOS DA CNCC Divulgação e difusão dos valores relativos dos procedimentos odontológicos, constantes da CBHPO, que poderão constar nas páginas eletrônicas das entidades componentes da CNCC.


Carregar ppt "Histórico da CNCC Criada em 1987, durante o VIII CIORJ – falta de regulamentação dos valores dos procedimentos odontológicos (RJ, RS, MG, BA, ES, MG, DF);"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google