A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gago Coutinho e o orgulho de ser português. Hino Nacional A Portuguesa A Portuguesa, que hoje é um dos símbolos nacionais de Portugal (o seu hino nacional),

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gago Coutinho e o orgulho de ser português. Hino Nacional A Portuguesa A Portuguesa, que hoje é um dos símbolos nacionais de Portugal (o seu hino nacional),"— Transcrição da apresentação:

1 Gago Coutinho e o orgulho de ser português

2 Hino Nacional A Portuguesa A Portuguesa, que hoje é um dos símbolos nacionais de Portugal (o seu hino nacional), nasceu como uma canção de cariz patriótico em resposta ao ultimato britânico para que as tropas portuguesas abandonassem as suas posições em África. É executada oficialmente em cerimónias nacionais, civis e militares, onde é prestada homenagem à Pátria, à Bandeira Nacional ou ao Presidente da República. Do mesmo modo, em cerimónias oficiais no território português por recepção de chefes de Estado estrangeiros, a sua execução é obrigatória depois de ouvido o hino do país representado. Foi designada como um dos símbolos nacionais de Portugal na constituição de 1976.

3 Eusébio Eusébio da Silva Ferreira (Lourenço Marques, 25 de Janeiro de 1942) é um ex-futebolista português, de origem moçambicana. É considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos. Marcou 733 golos em jogos oficiais e 1137 golos na carreira. Nascido em Maputo, capital da colónia portuguesa de Moçambique, ficou conhecido como Pantera Negra. Eusébio, como também é conhecido, é descendente de pai natural de Malange, província angolana situada no norte do país.

4 Cristiano Ronaldo Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, ou simplesmente Cristiano Ronaldo (Santo António, Funchal, 5 de Fevereiro de 1985) é um futebolista português que joga como médio e extremo. Actualmente representa o Real Madrid, recebendo um salário anual estimado em 12 milhões de euros, o que o torna no futebolista mais bem pago do mundo. Em 2008, Cristiano Ronaldo conquistou a sua primeira Liga dos Campeões com o Manchester United. Além de ter sido nomeado o melhor jogador do mundo pela FIFPro e o melhor jogador do mundo pela FIFA, foi também o primeiro jogador do Manchester United a ganhar a Bola de Ouro em quarenta anos.

5 Pastéis de Nata Os pastéis de nata são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possam saborear pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. Aí, tradicionalmente, os pastéis de Belém comem-se ainda quentes, polvilhados de canela e açúcar em pó. Em 1837, em Belém, próximo ao Mosteiro dos Jerónimos, numa tentativa de subsistência, os clérigos do mosteiro puseram à venda numa loja precisamente uns pastéis de nata. Nessa época, a zona de Belém ficava longe da cidade de Lisboa e o seu acesso era assegurado por barcos a vapor. A presença do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraíam inúmeros turistas que depressa se habituaram aos pastéis de Belém.

6 …Continuação Actualmente, na maioria dos cafés de Portugal é possível comprar pastéis de nata, provenientes da indústria de pastelaria, mas os originais continuam a ser os da pastelaria de Belém (apenas estes podem ser denominados Pastéis de Belém), em Lisboa, que preservam na sua secular existência o segredo e o saber da sua confecção. Como um doce português, o pastel de nata é também bastante comum no Brasil.

7 Bacalhau O bacalhau foi introduzido na alimentação inicialmente pelos portugueses, que já o pescavam desde o século XIV, época das grandes navegações. O peixe foi descoberto e era adequado às necessidades da época, como produto não perecível (pelo facto de poder ser salgado, e manter suas características gustativas) que aguentava longas jornadas. As longas travessias pelo Oceano Atlântico duravam mais de três meses e após diversas tentativas com os peixes da costa local os portugueses encontraram o bacalhau perto do Oceano Árctico. Iniciaram tempos depois sua pesca na costa do Canadá, descoberta em 1497.

8 …continuação É muito comum que se encontre para vender nos mercados brasileiros peixes semelhantes ao bacalhau, que porém não o são. O bacalhau verdadeiro é largo e alto, com lombos bem grossos. Seu rabo possui cor uniforme e bordas brancas indicam que o peixe não é o verdadeiro bacalhau do Porto. A cor de seu corpo é puramente branca, sendo os peixes mais amarelados de uma outra espécie.

9 ...continuação Por vezes, o dessalgue do bacalhau é feito de forma errada. O dessalgue deve ser feito considerando-se o peso e a forma. Para postas, entre 24 e 48 horas, dependendo do tamanho delas. Para bacalhau desfiado, deve-se dessalgar por 6 horas. Além disso, o dessalgue deve ser feito em geladeira e a carne deve ser erguida do fundo do recipiente.

10 Descobrimentos Os descobrimentos portugueses foram o conjunto de viagens e explorações marítimas realizadas pelos portugueses entre 1415 e 1543 que começaram com a conquista de Ceuta na África. Os descobrimentos resultaram na expansão portuguesa e deram um contributo essencial para delinear o mapa do mundo, impulsionados pela Reconquista e pela procura de alternativas às rotas do comércio no Mediterrâneo. Com estas descobertas os portugueses iniciaram a Era dos Descobrimentos europeus que durou do século XV até ao XVII e foram responsáveis por importantes avanços da tecnologia e ciência náutica, cartografia e astronomia, desenvolvendo os primeiros navios capazes de navegar em segurança em mar aberto no Atlântico.

11 Trabalho realizado por: Andreia Flor 8ºA Nº6 Patrícia Tavares 8ºA Nº22


Carregar ppt "Gago Coutinho e o orgulho de ser português. Hino Nacional A Portuguesa A Portuguesa, que hoje é um dos símbolos nacionais de Portugal (o seu hino nacional),"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google