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Universidade Lusíada de Angola Licenciatura em Informática

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Apresentação em tema: "Universidade Lusíada de Angola Licenciatura em Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Lusíada de Angola Licenciatura em Informática
Universidade Lusíada de Angola Licenciatura em Informática Comércio Electrónico 4º Ano Docente: Hélder Francisco

2 Introdução ...antes de mais, como era o comércio :
...antes de mais, como era o comércio : No início o comércio era realizado através de troca. Depois os produtos passaram a ter um valor monetário. Hoje em dia, o comércio encontra-se cada vez mais ao serviço do consumidor.

3 e-Commerce O que é o comércio electrónico? Definição :
O que é o comércio electrónico? Definição : Comércio electrónico é a realização de transacções e transferências de fundos electronicamente, especialmente na Internet.

4 e-Commerce Tecnologias impulsionadoras

5 e-Commerce Modelo de rendimento : Publicidade Subscrição
Modelo de rendimento : Publicidade Subscrição Cobrança de taxa por transacção Vendas Filiação

6 e-Commerce Modelos de negócio :

7 e-Commerce Modelos de negócio :

8 m-Commerce m-Commerce refere-se ao uso de um dispositivo móvel para efectuar transferências de um valor monetário em troca de informação, serviços ou bens. m-Commerce pode realizar-se através de computadores portáteis, telemóveis e PDA’s.

9 m-Commerce Evolução das tecnologias de telemóveis :
Evolução das tecnologias de telemóveis : 1G – Quase todos os sistemas ou standards desta geração eram analógicos, onde o tráfego principal era a voz. 2G – Todos os sistemas ou standards desta geração eram digitais. Surgimento do GSM e GPRS. 3G – Os sistemas ou standards desta geração, são um refinamento dos da geração anterior. 4G – Prevista para 2012, onde já se fala de taxas de transferência de dados 260 vezes mais rápida.

10 m-Commerce Serviços de m-Commerce:
Serviços de m-Commerce: Compra de wallpapers, screensavers, jogos, toques; Reservar bilhetes de avião; Reservar mesa num restaurante; Comprar bilhetes para o cinema; Comprar livros, DVD’s, CD’s, etc..., numa loja on-line; Pagar contas; Mobile banking; Jogar; Pagar parque de estacionamente (ex: MOPAS); Aceder a informação (ex: desporto, tempo, bolsa,etc...);

11 m-Commerce MOPAS (Mobile Parking System)
MOPAS (Mobile Parking System) Serviço de estacionamento através de telemóvel

12 m-Commerce O uso de PDA’s no negócio Lojas de tecidos; Cafés; Talhos;
O uso de PDA’s no negócio Lojas de tecidos; Cafés; Talhos; Papelarias, etc...

13 B2* Tipos de e-Commerce: B2B(Business-to-Business);
Tipos de e-Commerce: B2B(Business-to-Business); B2C(Business-to-Consumer); B2A(Business-to-Administration); B2E(Business-to-Employee); B2G(Business-to-Government); C2C(Consumer-to-Consumer); C2A(Consumer-to-Administration);

14 Vantagens Acesso a um mercado global;
Acesso a um mercado global; Personalização dos produtos e serviços; Aumento da produtividade, da competitividade e da qualidade; Serviços permanentemente operacionais; Maior eficiência na distribuição dos produtos; Redução dos custos de transacção; Novas empresas, novos serviços e novos modelos de negócio.

15 Vantagens Vantagens obtidas nas compras on-line:

16 Desvantagens Dependência excessiva das TIC;
Dependência excessiva das TIC; Insegurança ao nível das transacções e pagamentos electrónicos; Elevado custo das telecomunicações; Insegurança quanto à jurisdição e lei aplicável; Cultura de mercados avessa às formas comerciais electrónicas; Desequilíbrio no desenvolvimento económico do tecido empresarial; Privacidade e segurança na recolha de dados pessoais.

17 Desvantagens Principais inconvenientes das compras on-line:

18 Pagamentos

19 Pagamentos Pagamento digital com cartão de crédito (Ex: Ic verify)
Pagamentos Pagamento digital com cartão de crédito (Ex: Ic verify) Carteira Digital (Ex: Gator) Pagamento com Saldo Acumulado (Ex: QPASS) Contas Digitais (Ex: AmericanExpress)

20 Pagamentos Dinheiro Digital (Ex: eCoin.net) Pagamentos P2P
Pagamentos Dinheiro Digital (Ex: eCoin.net) Pagamentos P2P (Ex: PayPal) Cheques Digitais (Ex: MoneyZap) Facturação e Pagamento Electrónico (Ex: CheckFree)

21 Limitações dos Sistemas de Pagamento Electrónico
Limitações dos Sistemas de Pagamento Electrónico Segurança; Risco para o Vendedor; Custo; Equidade social.

22 Segurança

23 Requisitos de Segurança
Requisitos de Segurança Confidencialidade; Integridade; Autenticação; Não-Repúdio; Disponibilidade; Controlo de Acessos.

24 Tipos de Ataque Ataques Passivos; Ataques Activos;
Tipos de Ataque Ataques Passivos; Ataques Activos; Ataques Denial of Service; Sniffing; Insider Jobs.

25 Ferramentas de Segurança
Ferramentas de Segurança

26 Ameaças – Falta de Segurança
Ameaças – Falta de Segurança Visualização; Ver o número do cartão de crédito; Gravação de uma conversa sensível; Intercepção de informação secreta; Alteração (Tampering); Alteração de uma ordem de encomenda;

27 Ameaças- Falhas de Segurança
Ameaças- Falhas de Segurança Personificação (Impersonation); Spoofing; Disfarce (Misrepresentation).


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