A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

21-09-2009 Comércio Electrónico 4º Ano Docente: Hélder Francisco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "21-09-2009 Comércio Electrónico 4º Ano Docente: Hélder Francisco."— Transcrição da apresentação:

1 Comércio Electrónico 4º Ano Docente: Hélder Francisco

2 ...antes de mais, como era o comércio : 2 No início o comércio era realizado através de troca. Depois os produtos passaram a ter um valor monetário. Hoje em dia, o comércio encontra-se cada vez mais ao serviço do consumidor.

3 3 O que é o comércio electrónico? Definição : Comércio electrónico é a realização de transacções e transferências de fundos electronicamente, especialmente na Internet.

4 Tecnologias impulsionadoras e-Commerce

5 Modelo de rendimento : Publicidade Subscrição Cobrança de taxa por transacção Vendas Filiação 5

6 Modelos de negócio : 6

7 7

8 m-Commerce refere-se ao uso de um dispositivo móvel para efectuar transferências de um valor monetário em troca de informação, serviços ou bens. m-Commerce pode realizar-se através de computadores portáteis, telemóveis e PDAs.

9 9 Evolução das tecnologias de telemóveis : 1G – Quase todos os sistemas ou standards desta geração eram analógicos, onde o tráfego principal era a voz. 2G – Todos os sistemas ou standards desta geração eram digitais. Surgimento do GSM e GPRS. 3G – Os sistemas ou standards desta geração, são um refinamento dos da geração anterior. 4G – Prevista para 2012, onde já se fala de taxas de transferência de dados 260 vezes mais rápida.

10 10 Serviços de m-Commerce: Compra de wallpapers, screensavers, jogos, toques; Reservar bilhetes de avião; Reservar mesa num restaurante; Comprar bilhetes para o cinema; Comprar livros, DVDs, CDs, etc..., numa loja on-line; Pagar contas; Mobile banking; Jogar; Pagar parque de estacionamente (ex: MOPAS); Aceder a informação (ex: desporto, tempo, bolsa,etc...);

11 11 MOPAS (Mobile Parking System ) Serviço de estacionamento através de telemóvel

12 12 O uso de PDAs no negócio Lojas de tecidos; Cafés; Talhos; Papelarias, etc...

13 13 Tipos de e-Commerce: B2B(Business-to-Business); B2C(Business-to-Consumer); B2A(Business-to-Administration); B2E(Business-to-Employee); B2G(Business-to-Government); C2C(Consumer-to-Consumer); C2A(Consumer-to-Administration);

14 14 Acesso a um mercado global; Personalização dos produtos e serviços; Aumento da produtividade, da competitividade e da qualidade; Serviços permanentemente operacionais; Maior eficiência na distribuição dos produtos; Redução dos custos de transacção; Novas empresas, novos serviços e novos modelos de negócio.

15 15 Vantagens obtidas nas compras on-line:

16 16 Dependência excessiva das TIC; Insegurança ao nível das transacções e pagamentos electrónicos; Elevado custo das telecomunicações; Insegurança quanto à jurisdição e lei aplicável; Cultura de mercados avessa às formas comerciais electrónicas; Desequilíbrio no desenvolvimento económico do tecido empresarial; Privacidade e segurança na recolha de dados pessoais.

17 17 Principais inconvenientes das compras on-line:

18 PAGAMENTOS PAGAMENTOS 18

19 Pagamentos Pagamento digital com cartão de crédito (Ex: Ic verify) Carteira Digital (Ex: Gator) Pagamento com Saldo Acumulado (Ex: QPASS) Contas Digitais (Ex: AmericanExpress) 19

20 Dinheiro Digital (Ex: eCoin.net) Pagamentos P2P (Ex: PayPal) Cheques Digitais (Ex: MoneyZap) Facturação e Pagamento Electrónico (Ex: CheckFree) 20 Pagamentos Pagamentos

21 Segurança; Risco para o Vendedor; Custo; Equidade social. 21

22 22

23 Confidencialidade; Integridade; Autenticação; Não-Repúdio; Disponibilidade; Controlo de Acessos. 23

24 Ataques Passivos; Ataques Activos; Ataques Denial of Service; Sniffing; Insider Jobs. 24

25 25

26 Visualização; Ver o número do cartão de crédito; Gravação de uma conversa sensível; Intercepção de informação secreta; Alteração (Tampering); Alteração de uma ordem de encomenda; 26

27 Personificação (Impersonation); Spoofing; Disfarce (Misrepresentation). 27


Carregar ppt "21-09-2009 Comércio Electrónico 4º Ano Docente: Hélder Francisco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google