A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão para Prova de Arte 7º ano EF 3º trimestre Profª Marcella.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão para Prova de Arte 7º ano EF 3º trimestre Profª Marcella."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão para Prova de Arte 7º ano EF 3º trimestre Profª Marcella

2 Arte Corporal Atualmente, o corpo passa a ser perfeitamente remodelado, tanto de forma natural (pinturas e vestimentas) como de forma artificial (cirurgias plásticas, tatuagens, etc). A pintura corporal: é uma manifestação cultural presente em várias sociedades, como os indígenas, hindus, africanos e na sociedade ocidental por meio da maquiagem e da tatuagem.

3 Arte corporal pode ser toda e qualquer movimentação artística querendo expressar algum sentimento, seja este de raiva, de dor, alegria, tristeza, enfim, sentimentos que não podem ser ditos apenas com palavras e sim com a expressividade corporal.

4 Mão pintada para fazer alusão à uma águia

5

6 Pintura indígena

7 Dança

8 Escultura

9

10 Folclore A palavra surge de duas derivações do inglês: folk (gente) + lore (conhecimento). Desta forma, o folclore é a tradição e costumes populares transmitidos de geração em geração. A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade de uma comunidade.

11 Iara Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, a melhor da tribo, e recebia muitos elogios do seu pai que era pajé. Os irmãos de Iara tinham muita inveja e resolveram matá-la à noite, enquanto dormia. Iara, que possuía um ouvido bastante aguçado, os escutou e os matou. Com medo da reação de seu pai, Iara fugiu. Seu pai, o pajé da tribo, realizou uma busca implacável e conseguiu encontrá-la, como punição pelas mortes a jogou no encontro dos Rios Negro e Solimões, alguns peixes levaram a moça até a superfície e a transformaram em uma linda sereia. Ela é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos. A Iara costuma tomar banho nos rios e cantar uma melodia irresistível, desta forma os homens que a veem não conseguem resistir aos seus desejos e pulam dentro do rio. Ela tem o poder de cegar quem a admira e levar para o fundo do rio qualquer homem com o qual ela desejar se casar. Os índios acreditam tanto no poder da Iara que evitam passar perto dos lagos ao entardecer.

12 A cachorra da palmeira Era uma jovem, filha de um coronel. Linda e bem-educada, residia na cidade de Palmeira dos Índios. Tinha uma cachorrinha de estimação, que criava desde novinha. No dia da morte do padre Cícero Romão, a cachorra adoeceu e também morreu. Muito triste e chorosa, a moça preparou-lhe um velório com vela e sentinela. Algum tempo depois, estava ela em uma loja, comprando vestidos e perfumes, quando entrou uma senhora procurando por tecido preto, para luto. Ao saber que se tratava de uma devota do padre Cícero Romão, a moça riu e sugeriu que era melhor que a devota pusesse luto para a sua cachorrinha. No mesmo instante, começou a se transformar em uma cachorra, latindo, uivando e correndo em disparada. Contam que os pais morreram de desgosto. Um irmão a pegou e trancou em uma jaula, onde vive sua maldição.

13 Walmor Corrêa É um artista fascinado pelo vasto repertório de criaturas do mundo animal. Sua linha artística procedimental é calcada na tradição biológica- cientifista naturalista, pois o artista parte do dualismo entre arte e ciência, realidade e ficção.

14 A cachorra da palmeira

15 Ondina – inspirada na sereia Iara. As obras parecem estar em uma temporalidade alheia à nossa atualidade. As representações são sutis e discretamente fantásticas do reino animal e mitológico.

16 Renascimento Artístico e Cultural Chamou-se de Renascimento o movimento cultural ocorrido na Europa entre 1300 a O nome sugere o reviver dos ideais greco-romanos. Pintura: essa ciência vai se traduzir na pintura nos estudos de perspectiva. Através de estudos matemáticos e da geometria. O uso do claro- escuro que é o jogo de luz e sombra. Essa combinação de degradê das cores contribui para dar uma aparência de volume.

17 Botticelli ( )

18 O artista que melhor transmitiu através das linhas ritmo suave e gracioso. Resgatou, de forma brilhante, vários aspectos culturais e artísticos das civilizações grega e romana. No quadro, a deusa clássica Vênus emerge das águas em uma concha, sendo empurrada para a margem pelos Ventos D'oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores. Alguns especialistas argumentam que a deusa nua não representaria a paixão terrena, carnal, e sim a paixão espiritual. Apresenta-se de forma similar a antigas estátuas de mármore, esguia e com longos membros e traços harmoniosos.

19 Leonardo da Vinci ( )

20 Foi escultor e pintor consagrado; Fez projeto urbanístico de Milão com redes de canais e abastecimento de água e esgoto; Dedicou-se a estudos de perspectiva, óptica, proporções e anatomias. Inclusive desenho de invenções de máquinas.

21 Michelangelo ( )

22 Foi patrocinado pela família Médici de Florença. Retratou cenas bíblicas, inclusive pintou o teto da Capela de Sistina, no Vaticano. A criação de Adão: Deus é representado como um ancião barbudo envolto em um manto que divide com alguns anjos. Seu braço esquerdo está abraçado a uma figura feminina, normalmente interpretada como Eva – que ainda não foi criada e, figuradamente, espera no céu para ganhar uma forma humana. O braço direito de Deus está esticado para criar o poder da vida de seu próprio dedo para Adão, o qual está com o braço esquerdo estendido em contraposição ao do criador. Os dedos de Adão e de Deus estão separados por uma pequena distância. As posições de Deus e Adão, a pintura do braço direito de Deus e esquerdo de Adão são quase idênticas e representam o fato de que, como diz o Gênesis 1:27, Deus criou o homem à sua imagem e semelhança.

23 Rafael Sanzio ( )

24 É considerado o artista que melhor desenvolveu os ideais clássicos de beleza (harmonia e regularidade de formas e cores) e por pintar muitas figuras de Maria e Jesus. A Ressurreição de Cristo: podemos perceber a pose de contra-peso característica da arte grega antiga.

25

26

27 Efeitos Visuais e Perspectiva

28 Ponto de fuga

29 Ponto de Fuga

30 Efeito Visual - Diagonal

31 Efeito Visual - Triângulo

32 Atualidades 1.O que foi o movimento surrealista e quando ocorreu? R. O Movimento Surrealista tratou de criticar a racionalidade e trabalhar com o universo fantástico dos sonhos. Ocorreu em 1924 na Europa.

33 2. Quem foi Erwin Blumenfeld? R. Nascido na Alemanha em 1897, Blumenfeld foi um fotógrafo que no início dos anos 30, se mudou para Paris e começou a trabalhar para as revistas Verve e Vogue Paris. 3. De quê forma o artista Erwin Blumenfeld se relaciona com o movimento surrealista? R. Blumenfeld saiu da fotografia tradicional a partir do domínio da técnica de efeitos como a solarização, a mistura de imagens em negativo e positivo ou a sobreposição de imagens desfocadas e transparências coloridas. Ou seja, trouxe o surrealismo para a fotografia.

34 4. O que acontecerá no Brasil, em 2014, referente ao Erwin Blumenfeld? R. Vem para o Brasil a exposição com obras do fotógrafo.


Carregar ppt "Revisão para Prova de Arte 7º ano EF 3º trimestre Profª Marcella."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google