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Daniella Kolanian Felipe Uemura Kauê Pires Ricardo Cangussu

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Apresentação em tema: "Daniella Kolanian Felipe Uemura Kauê Pires Ricardo Cangussu"— Transcrição da apresentação:

1 Daniella Kolanian Felipe Uemura Kauê Pires Ricardo Cangussu
VoIP, Redes Sem Fio, Mídia Digital e Impacto nas empresas de telecom e mídia. Daniella Kolanian Felipe Uemura Kauê Pires Ricardo Cangussu

2 TCP / IP Protocolo: regras e procedimentos que comanda a transmissão de informações entre dois pontos e uma rede Antes: único fornecedor Hoje: padrão universal e comum  Transmission Control Protocol / Internet Protocol (TCP/IP)

3 TCP / IP Desenvolvido nos anos 70 pela DARPA para ajudar cientistas a transmitir dados entre computadores de diferentes tipos e longas distâncias TCP: movimento de dados entre computadores, estabelece conexão entre computadores, sequencia a transmissão de pacotes e reconhece os recebidos IP: responsável pela entrega dos pacotes e inclui desmontagem e remontagem dos pacotes durante a transmissão

4 VoIP - Definição A Voz sobre IP, também chamada de VoIP (Voice over Internet Protocol), telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga ou voz sobre banda larga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.

5 VoIP (Voice over IP) Transmite informações de voz sob formato digital, por meio da comunicação de pacotes Antes: chamadas telefônicas transmitidas através de redes telefônicas públicas Hoje: transitam pela rede corporativa com base no IP

6 VoIP Chamadas telefônicas podem ser recebidas e realizadas por um computador de mesa equipado (microfone, caixa de som), ou por um telefone habilitado Empresas como provedores de serviços de telecom (ex. Verizon) e corporações de transmissões a cabo oferecem o serviço Skype e Google: serviço gratuito de VoIP

7 VoIP – Vantagens Apesar de investimentos iniciais, custos de gestão de rede e de comunicação podem reduzir de 20 a 30% Diminui custos das chamadas de longa distância e elimina tarifas mensais de linhas privadas Infra-estrutura única para voz e dados  telecom integrado com informática  empresas não precisam manter redes separadas, nem providenciar suporte e pessoal para cada tipo de rede Flexibilidade: acrescentar ou mudar de lugar aparelhos telefônicos em diferentes escritórios Correio de voz e combinados no mesmo diretório

8 VoIP -Vantagens Chamadas entrantes podem ser automaticamente roteadas para o telefone VoIP, independentemente da localização na rede Integração de telefones VoIP a outros serviços como conversação de vídeo, mensageiros instantâneos, compartilhamento de arquivos e gerenciamento de listas telefônicas. Vários pacotes de serviço VoIP incluem funcionalidades que em redes tradicionais seriam cobradas à parte, como conferência a três, redirecionamento de chamadas, rediscagem automática e identificador de chamadas

9 Empresas que fornecem o serviço de VoIP: Provedoras
Protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP: protocolos VoIP Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP.

10 VoIP

11 Apesar de muito utilizado através de computadores, o VoIP pode ser utilizado através de adaptadores para telefones analógicos ou gateways VoIP, que são aparelhos que podem ser conectados diretamente em uma conexão banda larga e a um aparelho telefônico comum ou a um PABX em posições de troncos ou ramais. Eles fornecem a interligação entre as redes IP e fixas.

12 VoIP - Funcionamento O procedimento consiste em digitalizar a voz em pacotes de dados para que trafegue pela rede IP e converter em voz novamente em seu destino O utilizador retira o telefone IP do gancho, e nesse momento é emitido um sinal para a aplicação sinalizadora do roteador de "telefone fora do gancho“ A parte de aplicação emite um sinal de discagem O utilizador digita o número de destino, cujos dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão

13 VoIP - Funcionamento Os gateways comparam os dígitos acumulados com os números programados; quando há uma coincidência ele mapeia o endereço discado com o IP do gateway de destino. A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, estabelecendo um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP. Se a ligação estiver sendo realizada por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação. Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino, tornando a conversação possível. Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada.

14 VoIP-Futuro Extinção por completo do modelo atual de ligações de longa distância (DDD/DDI) pela rede PSTN e, mais adiante, talvez a erradicação dos sistemas convencionais de telefonia. Vários segmentos trabalham no intuito de criarem redes convergentes, ex: os meios de transmissão telefônica atual já compartilhado por serviços ADSL, seja compartilhando meios de transmissão de serviços de televisão a cabo, entre outros. O futuro da tecnologia de VoIP são as comunicações unificadas (UCoIP) (Unified Communication over IP).

15 Redes Sem Fio WPAN (Wireless Personal Area Network)
-eliminar cabos em mouses, teclados, agendas eletronicas, etc; Hoje é muito utilizado o Bluetooth e infravermelho como tecnologia; WLAN (Wireless Local Area Network) - é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos WMAN - Wireless Metropolitan Area Network é uma rede de área metropolitana sem fio (wireless).

16 Redes Sem Fio IrDA -dispositivo que estabelesce conexão wire-less entre computadores, impresoras, celulares e PDA’s Bluetooth -Bluetooth é uma tecnologia para a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos a curtas distâncias.(normalmente 10 metros) RONJA -Ronja é uma tecnologia livre e aberta para a comunicação sem fio ponto-a-ponto por meio de luz do espectro visível ou infravermelho através do ar. Wi-Fi -Sinal Wi-fi é o mesmo de rede sem fio. O wi-fi vem se evoluindo por todo o mundo,e agora está disponivel em smartphones, notebooks, netbooks e entre outros. WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas) -Oferta para onde nao existe infra instrutura para cabeamento eletronico

17 Mídia Digital Definição: “qualquer mídia que utiliza, como meio, um computador ou equipamento digital para criar, explorar, finalizar ou dar continuidade a um projeto que tem como suporte a internet, comunicação online ou off-line, produções gráficas, videogames, conteúdos audiovisuais, etc.” (WikiPédia) Mídia digital pode ser definida como o conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital. Amplamente, trata-se de uma forma de atingir os usuários através do uso de tecnologias digitais, tais como games, conteúdo para celular, TV digital, TVs em aeroportos, outdoors eletrônicos, informação on-line, meios que permitam interatividade e tudo o que utilize base de dados.

18 Mídia Digital Shoppings Aeroportos Elevadores Supermercados Celulares
TV Digital

19 Mídia Digital Vantagens: Comunicação ágil sobre eventos;
Interatividade com clientes; Facilitação da vida do consumidor, em termos de compras e pagamentos; Fortalecimento dos canais de entretenimento; Customização das ofertas. Redução de custos Maior agilidade na manipulação e criação de conteúdos

20 Mídia Digital Expectativas para os próximos anos:
O número de pessoas que utilizarão a internet crescerá vertiginosamente. O uso de mídia digital entre as empresas aumentará; Os resultados dos esforços publicitários serão mais eficazes; O celular será um dos maiores meios de informação; O jornal gratuito deverá se consolidar; A TV continuará sendo importante mídia de massa, devido, principalmente, aos varejistas; A revista deverá aumentar a segmentação e migrar para a mídia digital.

21 Impacto nas empresas de telecom e mídia
Recente pesquisa da consultoria IDC Brasil e da Voga Advisory revelou que os preços cobrados pelos serviços/tráfego de dados chegam a ser 350 vezes menores do que os convencionais serviços de voz A análise da pesquisa também ressalta que o crescimento dos provedores de SCM (Serviços de Comunicação Multimídia), que levam VoIP a usuários domésticos e corporativos, a oferta de produtos VoIP através de provedores de internet e os softwares conversores (ou softphones – Skype e MSN) gratuitos devem reduzir em até 30% as receitas das operadoras de telefonia em um espaço de três anos

22 Impacto nas empresas de telecom e mídia
Em 2004 e 2005, o número de chamadas telefônicas de longa distância no Brasil caiu em até 17%, segundo dados da consultoria Teleco devido a chegada de novos fornecedores VoIP Operadoras de telecomunicações que atuam no Brasil já buscam se adaptar à nova realidade para não perder sua clientela Com a diminuição da receita de voz entre as operadoras de telefonia fixa, estas já começaram a abrir o leque de ofertas de produtos VoIP de valor agregado

23 Impacto nas empresas de telecom e mídia
Os provedores de Chamadas VOIP provocaram uma queda no preço do minuto das chamadas internacionais da Embratel como pode ser observdo pela figura a seguir. Impacto nas empresas de telecom e mídia Telemar e Embratel, por exemplo, fecharam parcerias com empresas de TV a cabo - TVA e NET, respectivamente - para o lançamento de serviços VoIP Entre os fornecedores VoIP no Brasil estão a GVT (Vono), Hip Telecom, IPPhone Brasil, Net fone via Embratel, Tmais, Transit, MundiBrasil, Plistel, SIMphonia, Tellfree, VoIPMax, VoxFone, Vox2GO, TVA Voz, etc.

24 Impacto nas empresas de telecom e mídia
Os provedores de Chamadas VOIP provocaram uma queda no preço do minuto das chamadas internacionais da Embratel como pode ser observdo pela figura a seguir. Impacto nas empresas de telecom e mídia Os provedores de Chamadas VOIP provocaram uma queda no preço do minuto das chamadas internacionais da Embratel como pode ser observdo pela figura a seguir

25 OBRIGADO


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