A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTEGRANDO TECNOLOGIAS E PESSOAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTEGRANDO TECNOLOGIAS E PESSOAS"— Transcrição da apresentação:

1 INTEGRANDO TECNOLOGIAS E PESSOAS

2 Linux Verdades e Mitos

3 Mauro Zirbes Instrutor

4 Sede da SISNEMA A SISNEMA fica situada na Rua Washington Luiz, 820 Porto Alegre - RS

5 Atuação da Empresa Especializada em soluções de TI há 15 anos, empresa 100% gaúcha.

6 Certificações Oficiais
Única empresa no RS autorizada VUE e Prometric

7 Fórum Educ www.sisnema.com.br/forums
A SISNEMA acaba de abrir o acesso ao site Educ para toda a comunidade. Esta é uma iniciativa pioneira e exclusiva no Estado, e visa o compartilhamento de informações que anteriormente estavam disponíveis apenas aos alunos da empresa. Acesse:

8 Em 5 anos de divulgação, mais de 1 milhão de acessos por dia.
Projeto Portal O portal inema.com.br é um espaço criado pela SISNEMA destinado aos aventureiros e pessoas interessadas em descobrir aventuras, esportes radicais ou passeios diferentes. Em 5 anos de divulgação, mais de 1 milhão de acessos por dia.

9 Academics Desde 1998 Em 7 anos, mais de 400 escolas
Mais de alunos por ano

10 Projeto Road Show Tecnológico
Desde de 1998 Mais de participantes Mais de 40 cidades visitadas

11 O que é o Linux - Introdução
Um Sistema Operacional gratuíto e de livre acesso ao seu código fonte, muito flexível, seguro e customizável, que está revolucionando o mundo da Informática. Plataforma de trabalho de finalidade geral (serve para tudo) É de uso público irrestrito (ninguém é seu dono exclusivo) Alta resistência a vírus e “SpyWares” Altamente usado em casos específicos (“soluções embarcadas”) É “amigo” de todos (comunica-se com todos os outros Sistemas Operativos) Ideal, quando o baixo custo é prioritário em uma organização Ideal, para a formação de um Profissional Técnico de qualidade Ideal, quando o domínio total das informações é desejado

12 O Linux é muito utilizado em “Sistemas Embarcados”...
Nokia Internet Table Pc

13 O que são as “Distribuições Linux”?
Versões especializadas do mesmo Software Para cada uso existe uma Distribuição Para cada uso um número de Programas Adicionais Para cada uso um número de usuários Agregam facilidades (Serviços) Manuais Impressos e Mídias Suporte Técnico e “Help-Desk” Atualizações e “Upgrades” periódicos Dividem-se em “BSD” e “Unix System V” “Bsd”: Preferida por faculdades e autodidatas “System V”: Preferida por empresas e usuários comuns

14 Diferenciais do Linux em relação ao Windows
Custo de aquisição é geralmente nulo (baixa da Internet). O Linux é ideal para “surfar” na Internet, pois quase não “pega” vírus e “Spy Wares”. As novas versões saem muito mais rápido que em outros Sistemas Operativos, pois milhares de pessoas no mundo inteiro participam de seu desenvolvimento. Quando um problema ou “bug” é descoberto, é corrigido mais rápido por que são milhares de pessoas a participar. Linux fala com qualquer outro sistema, porque é baseado em padrões Internacionais, chamados “abertos”. O inverso nem sempre é verdadeiro.

15 O Intervalo entre as mudanças de versão no Linux
Costuma ser menor que um Sistema Comercial Varia de acordo com a distribuição usada O tempo médio é de 12 meses, com atualizações periódicas Pode variar ainda, de acordo com a necessidade (exemplo, troca de versão de aplicativos) Como o Linux é geralmente gratuito, não existe grande publicidade sobre o fato (apenas na Internet)

16 Período de validade do aprendizado em Linux
Ao contrário de outros sistemas que só possuem ambiente gráfico, o que se aprende em Linux quase não muda. Existem pessoas que aprenderam seus primeiros comandos há mais de 20 anos e ainda os usam. Por quê? O que muda são as telas gráficas, não os comandos Os comandos existentes são suficientes também para as novas versões O Linux é baseado no “UNIX”, o qual é a base de todos os outros SOs existentes hoje. No Linux, os comandos (palavras de código), são apenas somados a outros. Não existe quase necessidade de se inventar novos comandos.

17 Prazos para o seu aprendizado
Linux Prazos para o seu aprendizado Usuários Desktop: A grande maioria uma ou duas semanas. O aprendizado básico é feito em cerca de 20 horas. O que pode fazer: Instalação do Sistema, usar aplicações já instaladas, configurar o acesso a Internet, ler e enviar s. Usuários Avançados: De seis meses a 1 ano. Varia conforme o grau de uso do sistema O que pode fazer: Instalar programas, configurar uma rede local, resolver problemas simples. Administradores de Sistema: Entre 1 e 2 anos. Varia conforme o grau de uso do sistema e a complexidade das tarefas a executar. O que pode fazer: Controlar redes complexas, administrar segurança de dados. Desenvolvedores do Kernel (núcleo do Linux): De três ou quatro anos de uso em diante (mínimo) O que pode fazer: Desenvolver o Sistema Operacional

18 Valor do Aprendizado: Linux X Curso Técnico
Complementa o aprendizado do curso: Permite exercitar os fundamentos recebidos durante o Curso Técnico. Incrementa o valor do que é assimilado no curso: Para quem pensa em seu valor profissional, o Linux é um diferencial na competição no Mercado de Trabalho. Incrementa a análise e a capacidade de resolver situações: O acesso aos programas fontes permite o teste e a análise de códigos, que geralmente são retidos por razões comerciais pelas empresas. Permite conhecer novas pessoas e uma nova comunidade: A comunidade de Software Livre, é composta por milhões de pessoas no mundo inteiro. É como participar de um grande “clube”. Mais cedo ou mais tarde você irá conhecer algumas destas pessoas e terá a oportunidade de ajudar ou ser ajudado por elas.

19 Valor do Aprendizado: Linux X Faculdade
Incrementa a visão prática do que é estudado: Essa experiência é fundamental, para mais tarde, decidir o que é melhor ou possui mais valor. Incrementa o Valor de Mercado do que é assimilado na Universidade: Atualmente as empresas querem que o profissional, mesmo jovem, já possua experiência na área de atuação. Incrementa o Relacionamento Profissional: A comunidade de Software Livre possui relacionamentos muito intensos com as Universidades, pois, geralmente, é nelas que se concentram uma boa parte de seus desenvolvedores.

20 O Desktop do Linux (Kde):
Outro dos Mitos: A “dificuldade” de se utilizar o sistema...

21 Plataforma Geral Office (OpenOffice)

22 Linux : OpenOffice Acesso a documentos do Office

23 Linux: Konqueror Acesso a unidades de disco

24 Linux: Konqueror Acesso ao ambiente de rede

25 Linux: Evolution Acesso a e-mail
O cliente de gráfico mais popular do Linux Estabelece conexão com sistemas de colaboração, como o Microsoft Exchange Integra o gerenciamento de s, calendários, tarefas e contatos Ampla conectividade

26 Linux: Firefox Acesso a Internet

27 Linux: Compartilhando Pastas
Pergunta: Como trocar/compartilhar arquivos, pastas ou impressoras entre computadores Linux e computadores Windows? Solução: Utilizando um Software chamado SAMBA Fácil de instalar e configurar (10 a 15 minutos). Presente em todas as distribuições Linux. Já instalado por padrão na maioria das distribuições. Um computador com o Samba aparece como um outro computador “Windows” e funciona “traduzindo” a comunicação e o compartilhamento de recursos entre eles.

28 Linux: O Samba - Parece, mas não é

29 Linux – Vírus e “Spy Wares”
Os vírus e “Spy Wares” são programas maliciosos que permitem roubar dados (ex. senhas bancárias) ou danificar arquivos dos usuários. Para funcionar estes programas necessitam: Ter acesso aos arquivos do computador e poder modificá-los ou apagá-los. Mas no Linux isso não é tão fácil assim: Cada usuário só têm direito a sua pasta e não as dos outros usuários. Às pastas e arquivos do Sistema, só um usuário especial, chamado “root”, tem acesso. Na próxima figura um usuário tenta acessar o arquivo de outro usuário, sem sucesso.

30 Linux – Acesso a arquivos I
Usuário tentando acessar arquivos de outro usuário

31 Linux – Acesso a arquivos II
As permissões controlam o acesso aos dados...

32 Linux – Acesso a arquivos III
E só o dono dos arquivos consegue alterá-las...

33 O Linux e as Aplicações Multimídia I
Ao contrário do que algumas vezes se ouve, existem muitas aplicações multimídia para Linux Para visualizar Vídeos, podemos citar o Xine, o Mplayer, o Totem e o Kafeíne Para copiar ou produzir (“queimar”) CDs e DVDs, o K3B Exitem também, dezenas de Players de CDs de áudio e MP3 Muitas vezes as suas funcionalidades rivalizam ou mesmo superam os produtos comerciais e pagos

34 O Linux e as Aplicações Multimídia - II
Xine: um DVD Player

35 O Linux e as Aplicações Multimídia III
Kafeine: outro DVD Player

36 O Linux e as aplicações Multimídia IV
K3b é o mais popular “ripador” de CDs e DVDs em Linux...

37 Pirataria: Os riscos da ilegalidade
Cópias não autorizadas de Software constituem crime Na empresa Em casa Na escola Softwares “piratas” não possuem garantias nem atualização São mais sujeitos a problemas de funcionamento São mais vulneráveis a vírus e “spywares” Algumas vezes já vem com virus ou “spywares” instalados Usar programas piratas deixam você “atrasado” Não dispõem de atualizações automáticas Não dispõe de suporte do fabricante É mais difícil se obter informações fidedignas sobre seu funcionamento e configuração

38 Linux – Mercado de Trabalho: Suporte
Suporte a Micro Informática: Implantação de sistemas na Plataforma PC Suporte em Redes: Cuida da conectividade no Ambiente de Rede Suporte a Sistemas Operacionais: Instala e configura o Sistema Operacional Suporte a Aplicações: Instala e configura Aplicações Especializadas ( Ex.: Banco de Dados)

39 Linux – Mercado de Trabalho: Administrador de Redes
Gerencia e administra Redes de Computadores de qualquer tamanho. É o responsável pela manutenção da conectividade dos computadores. Dada a sua importância freqüentemente possui papel destacado na Empresa.

40 Linux – Mercado de Trabalho: Economia de Recursos
Devido as suas características o Linux possui as seguintes vantagens, quanto ao seu uso: Economia na aquisição: Normalmente é grátis; Economia nos upgrades de computadores; Mais flexível: Pode ser adaptado para uma situação especial; Utiliza padrões “Abertos”, ou seja, não pertence a ninguém, mas a todos;

41 Linux – Mercado de Empregos: Mudança de Emprego
Grandes empresas estão apoiando o uso do Linux, como IBM, HP, NOVELL. Estas empresas “puxam” as demais. Sendo assim, aprender Linux, é um diferencial na conquista de uma nova vaga no mercado de Trabalho.

42 Linux – Comandos Texto & Ambiente Gráfico
(dois modos de se fazer as mesmas coisas) Comandos Texto são mais poderosos e flexíveis As ferramentas gráficas realizam as tarefas mais comuns

43 Linux também é divertido I
Existem muitos jogos para Linux. Alguns vem instalados, outros estão disponíveis na Internet. Tela do jogo Asteroids 3d

44 Linux também é divertido II
Tela do Nexuiz, um game tipo “Death Match”.

45 Linux é educativo - Kstars
Existem muitos aplicativos de uso educacional para Linux. Vários costumam vir pré-instalados. Ao lado uma tela do Kstars, programa astronômico.

46 Linux é educativo - Klogic
Ao lado uma tela do Klogic, simulador de circuitos eletrônicos.

47 Nova Formação SISNEMA Linux 2006
Divisão Treinamentos Linux Nova Formação SISNEMA Linux 2006

48 Linha Profissional Sisnema Objetivos da Nova Formação:
Novos Cursos Sisnema Linux Core Professional Linha Profissional Sisnema Objetivos da Nova Formação: Facilitar o aprendizado Preparar para a Certificação LPI Enfatizar o uso prático do Sistema Administração em modo gráfico Administração no modo texto

49 Linha Profissional Sisnema
Novos Cursos Sisnema Linux Core Professional Linha Profissional Sisnema Código Nome do Curso SSLXPC Linux Professional – Conceitos instalação e administração SSLXPA Linux Professional – Administração Avançada SSLXPI Linux Professional - Serviços de Internet SSLXPD Linux Professional – Multi Distribuição

50 Linha Profissional Sisnema
Novos Cursos Sisnema Linux Core Professional Linha Profissional Sisnema SSLXPC: Uso do Linux como um Desktop SSLXPA: Uso do Linux em Redes Locais SSLXPI: Configuração de Servidores de Rede e Internet SSLXPD: Ensina as diferenças entre as Distribuições

51 Linha Profissional Sisnema
Novos Cursos Sisnema Linux Core Professional Linha Profissional Sisnema Então, vamos abandonar os comandos em modo texto ? NÃO!!! Os novos Cursos Linux da Sisnema continuarão a ensinar comandos texto, pois estes são uma parte essencial do sistema. Contudo, sempre que possível são apresentadas as possíveis soluções gráficas existentes.

52 Sorteio Bonés Camisetas Canecas Necessaires

53 Nossos Agradecimentos


Carregar ppt "INTEGRANDO TECNOLOGIAS E PESSOAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google