A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho Aplic. Redes Comp.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho Aplic. Redes Comp."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho Aplic. Redes Comp.
SMTP / IMAP / POP3 Prof.: Luis Rodrigo Integrantes: Robson Oliveira Douglas Rodrigues Robson Melo Jonas Eduardo

2 SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)
SMTP é um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida. É bastante fácil testar um servidor SMTP usando o programa telnet. Este protocolo corre sobre a porta 25 numa rede TCP.

3 Funcionamento Básico  - É estabelecido a conexão entre Emissor-SMTP e Receptor-SMTP, onde este último pode ser o destino final da mensagem ou apenas um retransmissor. - O Emissor-SMTP envia a identificação do Remetente da mensagem, que o Receptor-SMTP responde com um OK. - Após, identifica-se o destinatário da mensagem, então, o Receptor-SMTP verifica se este existe e retorna o código apropriado. - Estando identificado o destinatário o Emissor-SMTP começa o envio da mensagem propriamente dita. - Ao seu término o Emissor-SMTP envia um sequência especial de finalização. - Então, a conexão entre o Emissor-SMTP e o Receptor-SMTP é desativada.

4 Funcionamento Básico 

5 Características Possui basicamente três entidades: Agente do Usuário, Emissor-SMTP e Receptor-SMTP. - É orientado a conexão, sendo transmitido sobre TCP. - A comunicação entre Emissor-SMTP e Receptor-SMTP é feita através de comandos formados por seqüências de caracteres no padrão ASCII. - Apenas alguns dos comandos tem implementação obrigatória em um servidor básico: HELO, MAIL, RCPT, DATA,NOOP,QUIT e RSET - Para cada comando enviado do Emissor-SMTP para o Receptor-SMTP ocorerá uma resposta do Receptor, através de um Código Numérico de Resposta.

6 Semântica dos Comandos
- HELO <SP> <domain> <CRLF> - MAIL <SP> FROM:<reverse-path> <CRLF> - RCPT <SP> TO:<forward-path> <CRLF> - DATA <CRLF> - RSET <CRLF> - SEND <SP> FROM:<reverse-path> <CRLF> - SOML <SP> FROM:<reverse-path> <CRLF> - SAML <SP> FROM:<reverse-path> <CRLF> - VRFY <SP> <string> <CRLF> - EXPN <SP> <string> <CRLF> - HELP [<SP> <string>] <CRLF> - NOOP <CRLF> - QUIT <CRLF> - TURN <CRLF>

7 Descrição dos Comandos
HELO (HELLO) (Obrigatório) Identifica o Emissor da mensagem para o Receptor. MAIL(Obrigatório) Este comando inicializa uma transação de mail na qual uma mensagem é enviada a uma ou mais caixa de mensagems (mailbox). RCPT (ReCiPienT)(Obrigatório) Este comando identifica o destinatário da mensagem; múltiplos destinatários são definidos por múltiplos usos desse comando. DATA(Obrigatório) Inicializa a transmissão da mensagem, após seu uso é transmitido o conteúdo da mensagem, que pode conter qualquer um dos 128 caracteres ASCII. O seu término é especificado por uma sequência "<CRLF>.<CRLF>". RSET (ReSET)(Obrigatório) Este comando determina que a operação atual de mail deverá ser abortada. Todos os dados referentes são descartados. SEND Este comando é usado para inicializar uma transação de mail na qual uma mensagem é enviada para um ou mais terminais onde estejam os destinatários e não para os seus mailboxes. É um comando alternativo ao comando MAIL

8 Descrição dos Comandos
SOML (Send Or MaiL) Este comando é usado para inicializar uma transação de mail na qual uma mensagem é enviada para um ou mais terminais onde estejam os destinatários ou a seus mailboxes. A mensagem é derecionada aos terminais dos destinatários ativos no momento (e aceitando mensagens) caso contrário é direcionada aos seus mailboxes. É alternativo ao comando MAIL. VRFY (VeRiFY) Este comando solicita ao Receptor-SMTP a confirmação de que o argumento identifica um usuário conhecido. Se for identificado é retornado o nome completo do usuário (se este possuir) e seu mailbox completo. EXPN (EXPaNd) Este comando solicita ao Receptor-SMTP a confirmação de que o argumento identifica uma lista de usuários de mail (mailing list). Se for identificada serão retornados os membros desta lista no mesmo formato retornado pelo comando VRFY. HELP - Este comando faz com que o Receptor-SMTP envie informação de ajuda ao Emissor-SMTP. QUIT(Obrigatório) - Este comando determina que o Receptor-SMTP envie um OK e então feche o canal de comunicação com o Emissor-SMTP. TURN - Este comando faz com que o Receptor e o Emissor troquem de papéis, o Receptor fica como Emissor e o Emissor como Receptor.

9 Exemplo de uma sessão SMTP
telnet smpt.dominio.com.br Irá abrir uma ligação SMTP entre a máquina cliente (emissor) e o servidor smtp.dominio.com.br S: 220 smtp.dominio.com.br ESMTP Postfix C: HELO dominio.com.br S: 250 Hello dominio.com.br C: MAIL FROM: S: 250 Ok C: RCPT TO: C: DATA S: 354 End data with <CR><LF>.<CR><LF> C: Subject: Teste de Mensagem C: From: remetente C: To: destinatário C: C: Olá, C: Isso é um Teste. C: Tchau!. C: . S: 250 Ok: queued as 12345 C: quit S: 221 Bye

10 Códigos Numéricos de Resposta
      211 System status, or system help reply       214 Help message (Informação de como usar o Receptor-SMTP ou algum           comando não padronizado)       220 <domain> Service ready       221 <domain> Service closing transmission channel       250 Requested mail action okay, completed       251 User not local; will forward to <forward-path>       354 Start mail input; end with <CRLF>.<CRLF>        421 <domain> Service not available, closing transmission channel           (É uma resposta que pode ser dada a qualquer comando; indica           que a conexão foi desfeita)       450 Requested mail action not taken: mailbox unavailable           (Ex.: maixbox está em uso)       451 Requested action aborted: local error in processing       452 Requested action not taken: insufficient system storage        500 Syntax error, command unrecognized (Usado também para casos           tal como linha muito longa)    

11 Códigos Numéricos de Resposta
501 Syntax error in parameters or arguments       502 Command not implemented       503 Bad sequence of commands       504 Command parameter not implemented 550 Requested action not taken: mailbox unavailable (ex.: mailbox           não encontrado, sem acesso)       551 User not local; please try <forward-path>       552 Requested mail action aborted: exceeded storage allocation       553 Requested action not taken: mailbox name not allowed           (ex.:sintaxe do mailbox errada)       554 Transaction failed 

12 Segurança e spamming Uma das limitações da especificação SMTP inicial é que não existe método de autenticação dos emissores. Como tal, foi adicionada a extensão SMTP-AUTH. Apesar disso, o spamming continuava a ser um problema. Alterar o SMTP extensivamente ou substituí-lo completamente não se torna prático, devido à forte utilização do SMTP e aos efeitos que daí podiam advir. O Internet Mail 2000 é uma proposta nesse sentido. É por está razão que existem várias propostas para protocolos alternativos que iriam assistir a operação SMTP. O Grupo de Pesquisa Anti-Spam do IRTF encontra-se a estudar várias propostas para se suportar a autenticação do emissor de uma forma flexível, leve e escalável. A proposta aparentemente mais firme parece ser o protocolo Sender Policy Framework.

13 Internet Message Access Protocol
IMAP Internet Message Access Protocol

14 O que é? É um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico.

15 IMAP X POP3 Como IMAP o número de mensagens possível de se armazenar depende do espaço limite que nos é atribuído para a caixa de correio.

16 IMAP X POP3 Seu recurso em comparação com IMAP é muito reduzido, as mensagens são abaixadas para uma máquina local.

17 Formas de Acesso a Mensagens Eletrônicas

18 On-line As mensagens e pastas ficam armazenadas no servidor, e o usuário as manipula remotamente através do programa cliente de correio eletrônico, com a possibilidade de criar, renomear, apagar e mover pastas, ativar marcações em mensagens, receber, seletivamente, partes de mensagens, dentre outras facilidades.

19 Off-line É o mais conhecido e mais antigo modo de acesso remoto a mensagens proporcionado pelo protocolo POP3 e suportado por praticamente todos os programas clientes de correio eletrônico no mercado. Neste modo, o programa transfere o pacote de novas mensagens do servidor para o computador do usuário e as apaga da sua origem, passando então, todo o processamento de mensagens para o computador local do usuário, inclusive as informações sobre o "status" das mensagens (se a mesma foi respondida, por exemplo) passam a ser mantidas pelo programa cliente.

20 DISCONNECTED É comumente confundido com o modo "offline" de acesso. No entanto, neste modo, o programa do usuário faz uma cópia "cache" das suas mensagens e desconecta-se do servidor, ou seja, o usuário fica com cópias de suas mensagens tanto no computador local quanto no servidor. Em um momento, posterior, após ter feito diversas operações, o usuário conecta-se novamente e faz uma sincronização das mensagens "cacheadas" localmente com o conjunto armazenado no servidor, atualizando todas as modificações feitas no seu conjunto de mensagens e pasta.

21 POP3 Post Office Protocol
Existem três formas diferentes para acessar a mensagens remotamente armazenadas (ou caixas de correio). Eles são: offline, on-line, e desligado.

22 POP3 Post Office Protocol
Em operação "offline", o programa cliente de correio, ou "mail user agent" (MUA) , vai buscar as mensagens a um servidor de correio para a máquina onde o programa de correio está instalado e depois as apaga do servidor. Em operação "on-line", as mensagens permanecem na servidor de correio e manipuladas remotamente pelos programas cliente de correio. Em operação "disconnected", um cliente de correio conecta-se ao servidor de correio, faz uma cópia para "cachê" das mensagens selecionadas e desconecta-se do servidor, mais tarde volta-se a ligar e resincroniza-se com o servidor.

23 POP3 Post Office Protocol
Em ambos os modos de acesso, on-line e offline, o correio permanece no servidor o que é importante quando as pessoas usam computadores diferentes em diferentes locais para acessar às suas mensagens.

24 POP3 Post Office Protocol
Cada protocolo tem suas forças e fraquezas, mas para o propósitos desta discussão, o interesse e o Post Office Protocol (POP) Este protocolos suporta completamente o modelo de operação offline.

25 POP3 Post Office Protocol – Versão 3
1 – Introdução • POP3 permite ao cliente o acesso dinâmico ao servidor de .

26 POP3 Post Office Protocol
2 – Operação Servidor POP3 abre serviço na porta 110. Após conexão, há a troca de comandos e respostas entre cliente e servidor Os Comandos são Case-sensitive

27 POP3 Post Office Protocol
2 – Operação • Os comandos consistem de caracteres ASCII Formato de um comando: Keyword Arguments <CRLF>.<CRLF>.

28 POP3 Post Office Protocol
2 – Operação Respostas consistem de um indicador de status e uma palavra-chave com ou sem informação adicional. • Indicador de status: “+OK” positivo “-ERR” negativo. • Resposta terminam com octeto (em decimal 046) e um CRLF

29 POP3 Post Office Protocol
2 – Operação Estados de uma conexão: • Autorização: identificação • Transação: atender pedidos do cliente • Atualização: servidor • libera os recursos utilizados • User: +OK • Password: +OK • Quit

30 5 – Considerações escalares e operacionais
POP3 Post Office Protocol 5 – Considerações escalares e operacionais Há uma tendência dos usuários casuais acumularem mensagens já lidas no servidor. O POP3 tem capacidades limitadas que não permitem uma grande eficiência no acesso aos maildropscom milhares de mensagens. 5 – Considerações escalares e operacionais Recomendações para os operadores de servidores de multiusuário somente com POP3: Impor uma taxa máxima de armazenamento de mensagens por usuário. Implementação de uma política de segurança e retenção de .

31 POP3 Post Office Protocol
6 – Resumo do Acesso POP3 USER name PASS string Estado de Autorização QUIT STAT LIST RETR [msg] DELE [msg] Estado de Transação NOOP RSET

32 POP3 Post Office Protocol
7 – Formato da Mensagem O formato da mensagem POP3 é definido pela RFC 2822 A mensagem é composta de uma cabeçalho (header) e o corpo (body) que são separados por uma linha em branco.

33 POP3 Post Office Protocol
7 – Formato da Mensagem Mensagens de consistem em linhas de texto Cada linha é terminada por um CR (Carriage Return) e um LF (Line Feed) (Enter) O texto está no formato 7-bit ASCII O máximo de caracteres por linha é de 998 mais o CRLF Apenas para facilitar a leitura, é bom utilizar no máximo 80 caracteres por linha incluso o CRLF

34 POP3 Post Office Protocol
7 – Formato da Mensagem O cabeçalho contém quem enviou a mensagem Para quem a mensagem é endereçada Quando ela foi enviada O assunto da mensagem O cabeçalho tem um formato definido de forma a facilitar a sua análise

35 POP3 Post Office Protocol
7 – Formato da Mensagem Campos Obrigatórios Data de envio da mensagem Date or Resent-Date Origem, Pessoa ou Programa de From Destinatário To, Cc or Bcc; or the Resent-* equivalent

36 POP3 Post Office Protocol
8 - Segurança APOP provê proteção para as sessões POP3. Utiliza MD5 (algoritmo de criptografia)


Carregar ppt "Trabalho Aplic. Redes Comp."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google