A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO: COM A PALAVRA O ALUNO E O PROFESSOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO: COM A PALAVRA O ALUNO E O PROFESSOR"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO: COM A PALAVRA O ALUNO E O PROFESSOR
Prof.: Moreira

2 OBRA INDICADA: HAYDT. Regina Cazaux. Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem, Editora Ática, 2002. NÓVOA, A. Formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 1998. VOLI, F. Auto-estima do professor. São Paulo: Loyola, 2002.

3 Recorte de uma revista uma imagem que retrate a idéia:
QUANDO PENSO EM AVALIAÇÃO...

4 Trabalhar em sintonia com os colegas
PROCESSO DE AVALIAÇÃO Pautada nos objetivos do trimestre (ou bimestre) e não num único momento de produção. Formativa e não punitiva Feita durante todo o processo Avaliação Conceitos para cada nível de aprendizagem apresentando-as ao longo de várias atividades Objetivos essenciais de cada disciplina Observação contínua do professor na aprendizagem do aluno Trabalhar em sintonia com os colegas

5 “Cada um faz o seu caminho cada um caminha a seu ritmo
como é difícil medir... Levar em consideração as paradas. Na caminhada, há ponto de partida e chegada. Às vezes, as descobertas mais interessantes estão à beira do caminho.”

6 UNIVERSO DA AVALIAÇÃO

7 AVALIAÇÃO PROPOSTA PEDAGÓGICA QUEBRA DE PARADIGMA PROCESSO EDUCACIONAL
RELAÇÃO : TEORIA PRÁTICA

8 DIÁLOGO : REFLEXÃO EM CONJUNTO
DEFINIÇÃO DE CRITÉRIOS REGISTRO SISTEMÁTICO RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO OBSERVAÇÃO COM PAUTA

9 CANAIS: AUDITIVO CINESTÉSICO VISUAL

10 CONCEPÇÃO DE ERRO CONSTRUTIVO
PROVAS MÚLTIPLAS

11 INSTRUMENTOS VARIADOS
TÉCNICAS DE ENSINO RECURSOS DE COMUNICAÇÃO

12 AUTO- AVALIAÇÃO

13 AVALIAÇÃO ELEMENTO INTEGRADOR ENTRE A APRENDIZAGEM E O ENSINO.
É A REFLEXÃO TRANSFORMADA EM AÇÃO É UM PROCESSO INTERATIVO EDUCADOR EDUCANDO

14 A redação de Joãozinho É época dos exames finais e a professora de uma escola primária mandou que os seus brilhantes alunos escrevessem uma redação, onde fossem tratados os seguintes temas: 1. Monarquia 2. Sexo 3. Religião 4. Mistério quem terminasse estaria dispensado e poderia voltar para casa.

15 Passados míseros segundos, Joãozinho levanta a mão e diz que terminou.
A professora sem acreditar pede que leia a sua redação. Ele se levanta, pega a folha de papel, coça a garganta e diz: - “Mandaram a rainha tomar no cú. Meu Deus! Quem terá sido?”

16 VERIFICAÇÃO AVALIAÇÃO
BUSCA A MUDANÇA DINÂMICA PRIORIZA O SUJEITO PRIORIZA A APRENDIZAGEM PROCESSO QUALIDADE AMPLIA POSSIBILIDADES VALORIZA CONQUISTAS SUBSIDIA NOVA AÇÃO DIRECIONA CONSTATA ESTÁTICA PRIORIZA O INSTRUMENTO PRIORIZA A NOTA PRONTO E ACABADO QUANTIDADE CRIA MEDO VERIFICA O QUE SABE ENCERRA-SE NO REGISTRO APROVA E REPROVA

17 VERIFICAÇÃO “ SE NÃO HÁ A APRENDIZAGEM ESPERADA SIGNIFICA QUE O ENSINO NÃO CUMPRIU COM A SUA FINALIDADE : A DE FAZER APRENDER “.

18 AVALIAÇÃO “AVALIAR A APRENDIZAGEM IMPLICA AVALIAR O ENSINO “ AVALIAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA...

19 AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM
FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO : Diagnóstica : permite detectar pontos fracos Classificatória : classificam os alunos

20 Classificatória Nota é uma sentença – o aluno não participa
Demonstra crueldade Distanciada das situações de aprendizagem Nota tem um fim em si mesmo Classifica – mais capazes x menos favorecidos Preocupa-se com nota ou conceito : aprovação ou reprovação

21 DIAGNÓSTICA É contínua – investigativa – processual
É um mapeamento: identifica as conquistas, problemas de desenvolvimento A serviço da função BÁSICA DA ESCOLA > promover o acesso ao conhecimento Fortalece a natureza da aprendizagem

22 Acompanha a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
Leva em conta não só os resultados das tarefas (produto) mas o processo. Instrumento para ajudar o aluno a aprender. Serve para orientar os procedimentos de ensino.

23 EDUCADOR EFEITOS DA AVALIAÇÃO CONHECER OS RESULTADOS.
RETOMAR ASPECTOS QUE DEVEM SER REVISTOS. CRIAR NOVOS INSTRUMENTOS DE TRABALHO. IDENTIFICAR OS “PROBLEMAS” E “AVANÇOS” E REDIMENSIONAR A AÇÃO EDUCATIVA. 5. ORIENTAR A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

24 EDUCANDO TOMAR CONHECIMENTO DE SUAS CONQUISTAS, DIFICULDADES E POSSIBILIDADES. REORGANIZAÇÃO DE SEU INVESTIMENTO NA TAREFA DE APRENDER. AUTO AVALIAR- SE APRENDIZAGEM DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE SUAS PRODUÇÕES.

25 ESCOLA DEFINIR PRIORIDADES
LOCALIZAR QUAIS ASPECTOS DAS AÇÕES EDUCACIONAIS DEMANDAM MAIOR APOIO OPORTUNIZAR ESTUDOS PARA TODOS OS ENVOLVIDOS SENSIBILIZAR “PAIS” DA REAL FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO.

26 “ ALGUMAS MENTES CRIAM PONTES, PROJETAM AVIÕES, ENQUANTO QUE OUTRAS CRIAM SINFONIAS E SONETOS, E OUTRAS DESCOBREM A CURA DO CÂNCER. MENTES DIFERENTES, APRENDEM DE MANEIRAS DIFERENTES E DEVEM SER AVALIADAS DE FORMAS DIFERENTES “ (Melvine )..

27 PRECISAMOS DESVENDAR O MAPA DO UNIVERSO INFANTIL E ADOLESCENTE , AGITADO, COMPLEXO, E SERMOS UMA BÚSSOLA PARA QUE POSSAM NAVEGAR NA VIDA COM SUCESSO.

28 TEMPO DE MAGISTÉRIO Nota-se que 23% dos professores estão na profissão há 5 anos. Alguns deles ainda estão em formação.

29 FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Observamos que a maioria dos professores( 84%) tem formação em Faculdades Particulares.

30 Apenas 5% dos professores trabalham no Ensino Superior.
NÍVEL DE ATUAÇÃO Apenas 5% dos professores trabalham no Ensino Superior.

31 ATUAÇÃO EM ESCOLA Trabalham na zona urbana 37% dos professores e 63% trabalham na periferia.

32 CARGA HORÁRIA SEMANAL Ressalta que o trabalho do professor não se restringe ao ambiente escolar: corrigir trabalhos e avaliações, preparar aulas, pesquisar e ler. Mais horas são necessárias.

33 PALAVRA DO PROFESSOR “Avaliação é um processo gradativo e constante que deve ser executado em sucessivas etapas. Avaliar é diagnosticar o saber adquirido de forma ampla”. (C.J.)

34 “ Avaliação escolar é o método utilizado para que o professor saiba qual foi o rendimento de seus alunos em relação ao conteúdo trabalhado. Ela serve também para avaliar se o professor soube ou não transmitir os conteúdos aos alunos”. (P.P)

35 Atualmente, avaliar é dinamizar oportunidades de ação, reflexão.

36 PROVA Não é o único indicador de desempenho
Não pode ter valor ABSOLUTO Deve gerar reflexão sobre o desempenho ( professor – aluno – grupo-classe ) Considerar que a elaboração e correção – subjetivas.

37 PROFESSOR Fazer a correção e dar RETORNO para os alunos
Problematizar e discutir as respostas, critérios, valores Entender que as crianças precisam de TEMPO para exercício de suas competências e interações com o conhecimento

38 ERRO Transformado em diálogo – situação de aprendizagem (alcance dos objetivos ) Parâmetro para tomada de decisão em relação à continuidade do TRABALHO

39 “ No Estado pede-se para não avaliarmos o aluno de forma conteudista, porém , os sistemas externos de avaliação, cobram conteúdo. Diante dessa dicotomia é necessário um bom senso e equilíbrio”.

40 PROVA ALUNO PROFESSOR UM MOMENTO DE REORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
PERCEBER SE O ALUNO DE POSSE DE CONTEÚDOS BÁSICOS E A PARTIR DELES... PROFESSOR

41 ESCOLA A PROVA ESTUDAR AS OPERAÇÕES
DEVE ENSINAR O ALUNO A ESTUDAR – PENSAR - OPERAR ESCOLA DEVE MUDAR O ATO DE ESTUDAR A PROVA ESTUDAR É OPERAR FAZER INTERNAMENTE – ORGANIZADA E SISTEMÁTICA AS OPERAÇÕES

42 PROFESSOR PREOCUPAÇÃO ** EM EXPLICAR COM CUIDADO CADA QUESTÃO
** CLAREZA NA PROPOSIÇÃO DO ENUNCIADO ** ZELO NA APRESENTAÇÃO DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS PROFESSOR

43 QUESTÕES TEXTOS NÃO DEVEM SER ISOLADAS FRAGMENTADAS SUBTRAÍDAS DO
APRESENTAR O CONTEXTO QUESTÕES NÃO DEVEM SER ISOLADAS FRAGMENTADAS SUBTRAÍDAS DO CONTEXTO

44

45

46

47 Todos os professores concordam que este aspecto deve ser avaliado.
AVALIAÇÃO DA DIMENSÃO “ SOCIO-AFETIVA”. Todos os professores concordam que este aspecto deve ser avaliado.

48 A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DEVE SER UM ATO
AMOROSO, NO SENTIDO DE QUE A AVALIAÇÃO, POR SI ,É UM ATO ACOLHEDOR, INTEGRATIVO E INCLUSIVO. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DEVE SER UM ATO AMOROSO, NO SENTIDO DE QUE A AVALIAÇÃO, POR SI ,É UM ATO ACOLHEDOR, INTEGRATIVO E INCLUSIVO. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DEVE SER UM ATO AMOROSO, NO SENTIDO DE QUE A AVALIAÇÃO, POR SI ,É UM ATO ACOLHEDOR, INTEGRATIVO E INCLUSIVO.

49 GRUPOS DE OITO A DEZ PESSOAS;
RETIRAR CINCO FICHAS; DISCUTIR O ASSUNTO DAS FICHAS COM O GRUPO; APRESENTAR PARA A SALA.

50 DIA DE FAXINA Autor desconhecido

51 Estava precisando fazer uma faxina em mim
Estava precisando fazer uma faxina em mim... Jogar alguns pensamentos indesejados fora, lavar alguns tesouros que andavam meio que enferrujados... Então tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais! Joguei fora alguns sonhos, algumas ilusões... Papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca dei; joguei fora a raiva e o rancor das flores murchas que estavam dentro de um livro que nunca li.

52 Olhei para os meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas
Olhei para os meus sorrisos futuros e minhas alegrias pretendidas e as coloquei num cantinho,  bem arrumadinhas.   Fiquei sem paciência!... Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que  nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste...

53 Um passarinho cantando na minha janela...
Mas lá também havia outras coisas... e belas!!! aquela lua cor de prata, o pôr do sol ... Fui me encantando e me distraindo, olhando para cada uma daquelas lembranças. Sentei no chão, para poder fazer minhas escolhas.

54 Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou.
Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima, pois quase não as uso, e também joguei fora no mesmo instante! Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que farei com elas, se as esqueço lá mesmo ou se as envio para o lixão.

55 Aí, fui naquele cantinho, naquela gaveta que a gente guarda tudo o que é mais importante: o amor, a alegria, os sorrisos, um dedinho de fé para os momentos que mais precisamos... Como foi bom relembrar tudo aquilo!!! Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, coloquei perfume na esperança, passei um paninho na prateleira das minhas metas, deixei-as à mostra, para não perdê-las de vista.

56 e principalmente de RECOMEÇAR...
Coloquei nas prateleiras de baixo algumas lembranças da infância, na gaveta de cima as da minha juventude e, pendurado bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar... e principalmente de RECOMEÇAR... 

57 OBRIGADO A TODOS


Carregar ppt "AVALIAÇÃO: COM A PALAVRA O ALUNO E O PROFESSOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google