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Diversificação curricular vs Diferenciação pedagógica Respostas educativas para questões/problemas/demandas (DP:) Uma educação comum à procura de democratização.

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1 Diversificação curricular vs Diferenciação pedagógica Respostas educativas para questões/problemas/demandas (DP:) Uma educação comum à procura de democratização cultural e integração e justiça sociais (DC): uma educação que garanta a socialização moral e a ordem social

2 Diversificação curricular vs Diferenciação pedagógica I. Respostas educativas para questões/problemas/demandas (DP:) Uma educação comum à procura de democratização cultural, integração e justiça sociais e eficácia da ação institucional (DC): uma educação que garanta a socialização moral e a ordem social

3 (DP): um problema institucional (funcionamento, organização, práticas e relações com sociedade)/uma resposta universal; (DC): um problema particular de certas categorias de públicos/ uma resposta a públicos-alvo

4 DPvsDC (DP): (demanda) pedagogos, ativistas educacionais, professores, académicos; (DC): (demanda) escolas, professores, decisores políticos e técnicos

5 II. O que sabemos sobre DC e DP? Diversificação curricular: Apoio de professores e escolas porque: (i) simplifica e racionaliza o trabalho pedagógico; (ii) individualiza os conflitos e problemas sócio- institucionais (iii) desloca o problema para o quintal do vizinho; (iv) continuidade com recursos institucionais, organizacionais e profissionais, com repertório de ação pedagógica; (profs que trabalham CEF/CP: identificam-se, sentem- se gratificados, não vêem alternativa ou corresponde sua visão do mundo baseada na desigualdade como fatalidade)

6 II. O que sabemos sobre DC e DP? Diversificação curricular: Apoio dos alunos quando : (i)encontram uma outra educação com que se identificam, (ii)se revêem numa cultura de valorização do trabalho que é a sua; (iii)realizam atividades em que são competentes; (iv) progridem e aprendem; (v)se sentem reconhecidos, apoiados e se remobilizam para escola

7 Diversificação curricular: Recusa de professores que falam de: (i) gueto e de facilitismo (ii)concentrado de problemas; (iii)alunos-sem-qualidades, que não sabem ser alunos (iv)professores que saem a chorar das aulas (v)professores em dificuldades

8 Diversificação curricular: Recusa de alunos que falam de: (i)alunos inferiorizados; de se sentirem menores, olhados como gente rebelde que não fez nada no ensino normal e pessoal reles que não tem aproveitamento; (ii)O ensino-problema- as falhas na comunicação, o ritmo acelerado de progressão; as falhas no atendimento às dificuldades;

9 II. O que sabemos sobre DC e DP? 2. Diferenciação pedagógica: práticas que ensaiam caminhos - Novos desafios da formação de jovens na sociedade do conhecimento -Portugal, Espanha, Roménia, Áustria, Inglaterra Dez situações Quatro pilares: *Envolvimento e cooperação *Capacitação *Mediação *Qualidade democrática

10 Envolvimento cooperativo Há situações que ilustram a centralidade do trabalho cooperativo: (i)entre equipas de professores e educadores ou outros técnicos (projecto Fazer a Ponte, Centro de Auto-aprendizagem Assistida, Portugal; projecto de cooperação entre escolas, Áustria); (ii)entre grupos de jovens (cf. Comunidades de Aprendizagem, Espanha; projecto Fazer a Ponte, Centro de Auto-aprendizagem Assistida, Portugal); (iii)entre membros de uma comunidade; (iv)entre instituições, de educação ou outras (cf. projecto Atlântida, Spain Viena, projecto de cooperação entre escolas, uma escola comercial ao encontro de uma escola secundária).

11 Capacitação A capacitação em que se procura sustentar percursos, opções e situações em condições de fragilidade e vulnerabilidade. Como? (i)redes de escolas que apoiam a transição entre ciclos, criando-se continuidades curriculares, tempos de exploração apoiada dos espaços, das relações, das regras e de aspectos do funcionamento da instituição ainda desconhecida. (ii)dispositivos de aprendizagem flexíveis e polivalentes, integrando centros de recursos que servem de âncora à autonomia dos alunos; (iii)Por exemplo, um centro de auto-aprendizagem assistida numa escola portuguesa proporciona apoios diversos para responder a dificuldades dos alunos, organiza a monitorização e acompanhamento desde a sala de aula aos tempos de apoio, oferece horários alargados e contínuos, professores, jovens colegas-tutores, materiais de estudo autónomo diversos em suportes variados.


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