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PublicouAmanda Bomba Alterado mais de 10 anos atrás
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A escola em tempos de crise: uma análise sociológica
Pais e Professores em Formação/Ação Viseu, 11 janeiro 2013 Teresa Sarmento
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Crise: Económica Organizacional Pessoal Pais ==» Crianças Professores
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busca de empregos no exterior (emigração):
Alterações nas vidas das mulheres e dos homens ==» na vida das crianças homens desempregados levados a assumirem papeis ‘normalmente’ assumidas por mulheres busca de empregos no exterior (emigração): desestruturação das famílias possibilidade de aumento da violência diminuição da natalidade
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Situação da escola portuguesa na atualidade
Instabilidade e precipitação de reformas educativas Sobrevalorização de disciplinas ditas centrais e diminuição de importância das disciplinas promotoras de competências transversais Constrangimentos económicos Ação perniciosa da comunicação social
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Professores – lidam com problemas de ordem pessoal e profissional ==» influência/contaminação de tempos (profissionais e pessoais) Situação dos pais professores: Com a alteração dos horários (por minutos) e aumento do nº de alunos por turma, os pais-professores, vêem o seu tempo sobreocupado Intensificação do trabalho dos professores e dos pais – repercussões no acompanhamento dos filhos/ versus desemprego e falta de motivação para um acompanhamento adequado
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A crise e novas formas de organização escolar ==» repercussões para a relação pedagógica com os alunos ==» reconstruções identitárias (dentro de cada departamento) A crise não estará a criar novas formas de dominação dos adultos sobre as crianças? Aulas dirigidas, necessidade de maior controle comportamental A crise permite evidenciar que as escolas são, essencialmente, espaços onde vivem pessoas Novas formas de solidariedade em contraponto com uma fase de pós-modernidade, com prevalência do individualismo Oportunidade para investir fortemente na educação para a cidadania – novas formas de participação e de reflexividade crítica
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Renovar a agenda das escolas
Criar condições de vida estável para todos – pais e professores Efetivar a autonomia das escolas Reconhecer a ação das escolas enquanto instituições educativas, e dos professores como profissionais da educação Investir na formação dos professores, também para saberem lidar com as novas problemáticas sociais Criar redes de reflexão e ação entre professores e pais (comunidade) Rever e investir em novos sentidos sobre o sucesso educativo Ouvir as crianças, os pais e os professores Recentrar a ação educativa nas crianças e jovens
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