A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO CORPORATIVA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO CORPORATIVA:"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO CORPORATIVA:
em busca de efetividade e relevância o humano

2 VERDADE POLISSÊMICA GFH FRAGA 2009

3 dos TRIBUNAIS DE CONTAS
II ENCONTRO Técnico de Educação Coorporativa dos TRIBUNAIS DE CONTAS É um exemplo de fenômeno, segundo a fenomenologia: “Aquilo que se mostra por si mesmo”; Um horizonte husserliano. Nunca se alcança inteiramente Nunca se deixa de buscar

4 HORIZONTE HORIZONTE HORIZONTE HORIZONTE HORIZONTE HORIZONTE

5 Fiscalizar, capacitar, orientar.
EDUCAÇÃO CORPORATIVA: em busca de efetividade O social Relevância o humano - em cada pessoa em sua singularidade No caso das ESCOLAS DE CONTAS: O objetivo é o que Martim Francisco Ribeiro de Andrada – irmão de José Bonifácio de Andrada e Silva - chamou de: “nobreza do servir público” Fiscalizar, capacitar, orientar.

6 O OUTRO AUTO CONHECIMENTO

7 ZONAS DE SOMBRA GARETH MORGAN
ZONAS DE SOMBRA GARETH MORGAN

8 Para a conquista da EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Tocqueville “..a ciência da associação.” Nunca está pronta, é um conquistar-se permanente Pedro Demo Superar a “Pobreza política.” Política como uma fonte ética de soluções de problemas organizacionais e sociais. Poder de associação. John Dewey “Os homens existem e operam em associação.” Interpretação de Humanidade, não de mera Espécie.

9 FUNDAMENTOS FENOMENOLÓGICOS
Para ser humano, não basta nascer na espécie humana, é preciso optar pela co-humanidade, na prática. O ser humano não é mero Recurso (GFH.2009,p.1#1). É agente consciente responsável pela ação que pratica, nas organizações humanas de trabalho e na vida (GFH.2009,p.5 #2). Esse é o princípio de uma Gestão pré-ocupada com a Formação Humana. Fenomenologia é engajamento Ético Comprometimento: Educação Corporativa antes como auto educação para compartilhamento, no sentido de DAR e SER exemplo ético.

10 Sentido: Ser CO-HUMANO, por opção AGENTE / OBJETIVO / FIM ÚLTIMO
postura ética Critério da RELEVÂNCIA Critério da EFICIÊNCIA MÉTODO Dimensão Filosófica Dimensão: Educação Corporativa Objetivo : Ser com o POVO Fiscalizar, capacitar, orientar Objetivos: das Escolas de Contas -TCE Sentido: Subjetividade/Singularidade Inter-subjetividade - Sustentabilidade Sentido: Instrumental e Relevante ao Ser do Humano, Conhecimento e Saber Critério: Legalidade da ação dos TCs, legitimada no “ MUNDO DA VIDA”com as ESCOLA DE CONTAS Dimensão: Servidor-Pessoa Concreta Objetivo: formação Técnica e HUMANA Sentido: Ser CO-HUMANO, por opção AGENTE / OBJETIVO / FIM ÚLTIMO Sentido: Espírito Público da Educação Corporativa dos TCEs sobre as organizações públicas e privadas Sentido: Instrumental e Conseqüente a res publica Fiscalizar, capacitar, orientar Objetivo:Negócio Serviço Público, Teoria Gerencial - práticas públicas Objetivo: da Cidadania Dimensão: Social Política e Estratégica Dimensão: Econômico-Financeira Critério da EFETIVIDADE Critério da EFICÁCIA MÉTODO

11 II ENCONTRO Técnico de Educação Coorporativa dos TRIBUNAIS DE CONTAS
1ª ed.Impetus, 2003; ed. Espec. Manole, 2008; ª ed. Manole,2009. 1ª ed.Impetus, 2003; ed. Espec. Manole, 2008; 2ª ed. Manole,2009. .

12

13

14 Amanheçamos todos Obrigada Valderez F. Fraga – 2011.

15 Referimo-nos ao poder que passa a existir
quando as pessoas se reúnem e ‘agem em concerto’, e que desaparece assim que elas se separam. Porém, a força que as mantém unidas não é o espaço da aparência no qual se reúnem, nem o poder que conserva a existência desse espaço é a força da promessa, do contrato mútuo (Arendt, 2003,p. 256). ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, ª ed.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO CORPORATIVA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google