A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO CORPORATIVA: em busca de efetividade e relevância o humano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO CORPORATIVA: em busca de efetividade e relevância o humano."— Transcrição da apresentação:

1

2 EDUCAÇÃO CORPORATIVA: em busca de efetividade e relevância o humano

3 GFH FRAGA 2009

4 II ENCONTRO Técnico de Educação Coorporativa dos TRIBUNAIS DE CONTAS É um exemplo de fenômeno, segundo a fenomenologia: Aquilo que se mostra por si mesmo; Um horizonte husserliano. Nunca se alcança inteiramente Nunca se deixa de buscar

5

6 EDUCAÇÃO CORPORATIVA: em busca de efetividade O social Relevância o humano - em cada pessoa em sua singularidade No caso das ESCOLAS DE CONTAS: O objetivo é o que Martim Francisco Ribeiro de Andrada – irmão de José Bonifácio de Andrada e Silva - chamou de: nobreza do servir público Fiscalizar, capacitar, orientar.

7 AUTO CONHECIMENTO O OUTRO

8 ZONAS DE SOMBRA GARETH MORGAN /

9 Para a conquista da EDUCAÇÃO CORPORATIVA Tocqueville..a ciência da associação. Nunca está pronta, é um conquistar-se permanente Pedro Demo Superar a Pobreza política. Política como uma fonte ética de soluções de problemas organizacionais e sociais. Poder de associação. John Dewey Os homens existem e operam em associação. Interpretação de Humanidade, não de mera Espécie.

10 Para ser humano, não basta nascer na espécie humana, é preciso optar pela co-humanidade, na prática. O ser humano não é mero Recurso (GFH.2009,p.1#1). É agente consciente responsável pela ação que pratica, nas organizações humanas de trabalho e na vida (GFH.2009,p.5 #2). Esse é o princípio de uma Gestão pré-ocupada com a Formação Humana. Fenomenologia é engajamento Ético Comprometimento: Educação Corporativa antes como auto educação para compartilhamento, no sentido de DAR e SER exemplo ético. FUNDAMENTOS FENOMENOLÓGICOS

11 Critério da RELEVÂNCIA Dimensão Filosófica Objetivo : Ser com o POVO Sentido : Subjetividade/Singularidade Inter-subjetividade - Sustentabilidade Critério da EFICIÊNCIA Dimensão: Educação Corporativa Objetivos: das Escolas de Contas -TCE Sentido : Instrumental e Relevante ao Ser do Humano, Conhecimento e Saber Critério da EFICÁCIA Dimensão: Econômico-Financeira Objetivo:Negócio Serviço Público, Teoria Gerencial - práticas públicas Sentido : Instrumental e Conseqüente a res publica Critério da EFETIVIDADE Dimensão: Social Política e Estratégica Objetivo: da Cidadania Sentido : Espírito Público da Educação Corporativa dos TCEs sobre as organizações públicas e privadas Critério: Legalidade da ação dos TC s, legitimada no MUNDO DA VIDA com as ESCOLA DE CONTAS Dimensão: Servidor-Pessoa Concreta Objetivo: formação Técnica e HUMANA Sentido: Ser CO-HUMANO, por opção AGENTE / OBJETIVO / FIM ÚLTIMO MÉTODO

12 1ª ed.Impetus, 2003; ed. Espec. Manole, 2008; 2ª ed. Manole, ª ed.Impetus, 2003; ed. Espec. Manole, 2008; 2ª ed. Manole,2009. II ENCONTRO Técnico de Educação Coorporativa dos TRIBUNAIS DE CONTAS

13

14

15 Valderez F. Fraga – Amanheçamos todos Obrigada

16 Referimo-nos ao poder que passa a existir quando as pessoas se reúnem e agem em concerto, e que desaparece assim que elas se separam. Porém, a força que as mantém unidas não é o espaço da aparência no qual se reúnem, nem o poder que conserva a existência desse espaço é a força da promessa, do contrato mútuo (Arendt, 2003,p. 256). ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, ª ed.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO CORPORATIVA: em busca de efetividade e relevância o humano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google