Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
QUALIDADE DE VIDA E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE
LEIZA PEREIRA TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
2
A QUALIDADE DE VIDA E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE
ROTEIRO: 1- Abordagem atual sobre Saúde Integral e Qualidade de Vida 2- Gerenciamento do estresse, via Qualidade de Vida e Saúde Integral 3- A Roda da Vida: as 8 áreas da roda da vida e a construção de plano de ação para a melhoria de qualidade de vida nas áreas deficitárias 4- O controle e o bom uso das emoções, reaprendizagem emocional, exercícios de regulação emocional TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
3
A QUALIDADE DE VIDA E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE
Bloco 1: Saúde Integral e Qualidade de Vida TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
4
Alguns conceitos... SAÚDE: é um estado de completo bem- estar físico, social e mental, e não somente a ausência de doenças (OMS). SAUDE INTEGRAL: é o resultados do equilíbrio das quatro dimensões do ser humano: física, mental, emocional e espiritual, o que resulta em um bem estar integral. QUALIDADE DE VIDA: é a possibilidade de experimentar uma melhor saúde integral ou holística ( física, mental, emocional e espiritual), visando a realização plena do potencial do ser humano, com alegria, produtividade e bem-estar. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
5
Saúde física Saúde espiritual Saúde profissiomal Saúde emocional
SAÚDE INTEGRAL Saúde profissiomal Saúde emocional Saúde mental Saúde social Saúde intelectual TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
6
TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
7
FATORES QUE INFLUENCIAM NOSSA
SAÚDE E BEM-ESTAR ESTILO DE VIDA: 53% (hábitos cotidianos) MEIO AMBIENTE:20% BIOLOGIA: 17% ASSISTÊNCIA MÉDICA:10% Portanto: ter qualidade de vida significa dar valor à saúde integral , o que implica RESPONSABILIDADE PESSOAL TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
8
SER HUMANO CAPACIDADE DE REFLEXÃO
SER INSTITUAL – BAIXA REFLEXÃO ATOS AUTOMÁTICOS – RESPONSIVOS SER CONSCIENTE – ALTA REFLEXÃO PRÓATIVOS – RESPONSÁVEIS PRÓATIVIDADE – SER ADULTO ALTO NÍVEL DE REFLEXÃO E RESPONSABIDADE TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
9
3 ESTÁGIOS EMOCIONAIS SER CRIANÇA SER ADOLESCENTE SER ADULTO
TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
10
CRIANÇA Não compreende o mundo adulto
Precisa de um adulto para tomar conta (mãe, pai, avó, babá...) Não consegue se cuidar sozinho, precisa de um adulto para trocar de roupa, comer, tomar banho, etc...Vive no mundo da fantasia Não tem noção da realidade. Não sabe como o dinheiro entra na casa, como a comida vai para a mesa, como a roupa vai para o armário... Vê os pais de forma idealizada Super Mãe – Pai Herói TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
11
PROFISSIONAL CRIANÇA Não compreende o mundo do trabalho
Precise de alguém que tome conta – um outro profissional para dizer tudo o que precisa fazer, controlar horário.... (babá diga o que fazer) Não consegue manter-se limpo, organizado, usar equipamentos de segurança, etc...., sem que um outro profissional monitore Não tem iniciativa própria Idealiza o superior como poderoso, rico... de forma fácil, mágica e sem esforço Vive no mundo da fantasia Baixa reflexão – responsivos e muitas vezes irresponsáveis TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
12
ADOLESCENTE Compreende parcialmente o mundo adulto
Ainda precisa de um adulto para tomar conta (mãe, pai, avos....) Alguma autonomia, já consegue se cuidar sózinho, trocar de roupa, comer, tomar banho, mas deixa tudo bagunçado, fora do lugar, adora ser meio rebelde sem causa, etc... Já tem alguma noção da realidade mas ainda vive no mundo da fantasia Já sabe como o dinheiro entra na casa, como a comida vai para a mesa, como a roupa vai para o armário... Começa a humanizar os pais, eles deixam de ser os heróis,mas... está no momento de negar as qualidades,os pais não sabem tanto quanto sabiam TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
13
PROFISSIONAL ADOLESCENTE
Compreende parcialmente o mundo do trabalho Ainda precisa de alguém que tome conta – “Profissional babá” para dizer tudo o que precisa fazer, controlar horário.... Consegue manter-se limpo, organizado, usar equipamentos de segurança , etc...., mas....., de vez em quando esquece, não acredita totalmente na importância do uniforme, dos equipamentos de segurança, acha que é implicância do superior. Precisa de uma profissional babá para lembra-lo das regras TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
14
PROFISSIONAL ADOLESCENTE
Já tem alguma iniciativa Ainda vive no mundo da fantasia O superior já ão é tão poderoso, rico, mas ainda é idelaizado e se acha em algumas situações bem melhor que o superior, Se fosse ele faria melhor e diferente.Gosta de mudar regras. Alguma reflexão – média responsabilidade TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
15
ADULTO Compreende o funcionamento do mundo adulto
Responsável por si-mesmo. Tem clareza que na vida adulta, a responsabilidade é dele mesmo. Total autonomia. Consegue se cuidar sózinho, trocar de roupa, comer, tomar banho, e sabe que é importante organizar o seu quarto, sua casa , sua vida. Total noção da realidade. Busca de forma consciente diversão e leveza na vida, sem se desligar das responsabilidades da vida adulta. Tem total noção que o dinheiro que entra na casa, assim como a comida vai para a mesa, como a roupa vai para o armário.... depende totalmente dele Humanizam os pais, eles deixam de ter o papel de pais e passam a ser amigos e companheiros de vida. Passam a enxergar as qualidades e compreender os defeitos como “foi o melhor que puderam fazer” TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
16
PROFISSIONAL ADULTO Compreende o mundo do trabalho como um universo coooperativo e que a liderança depende de muito investimento e comprometimento da equipe É independente e responsável, dispensa o “Profissional babá". Não precisa de ninguém que o oriente e controle. Sabe dos deveres e dos direitos. É consciente do seu horário e das suas tarefas, não precisa de ninguém para dizer o que precisa fazer e controlar seus horários Tem total consciência e responsabilidade em manter-se limpo, organizado, usando equipamentos de segurança , uniforme, pois, acredita totalmente na importância dos mesmos. Entende que o superior quer o melhor para a instituição e vê nos subordinados uma peça importante para o negócio. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
17
PROFISSIONAL ADULTO Tem iniciativa e sugere alterações no processo para melhorar a produtividade Vive no mundo da realidade e se vê fazendo parte atuante da engrenagem. Ação e reação Tem no superior como um parceiro, que é humano, erra e acerta. O dinheiro é proveniente do trabalho. Alta reflexão – Deixa de ser responsivo e passa a ser responsável TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
18
SER HUMANO CAPACIDADE DE REFLEXÃO
SER INSTITUAL – BAIXA REFLEXÃO ATOS AUTOMÁTICOS – RESPONSIVOS SER CONSCIENTE – ALTA REFLEXÃO PRÓATIVOS – RESPONSÁVEIS PRÓATIVIDADE – SER ADULTO ALTO NÍVEL DE REFLEXÃO E RESPONSABIDADE TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
19
LIBERDADE DE ESCOLHA AUTO PERCEPÇÃO
RESPOSTA ESTIMULO CONSCIÊNCIA AUTO PERCEPÇÃO IMAGINAÇÃO VONTADE NOVAS POSSIBILIDADES TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
20
TER SER RESPONSIVO RESPONSÁVEL Externo SER SER
TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
21
SER ADULTO Prazer no SER e FAZER Busca de missão pessoal
Busca de um sentido para a vida Sentido que está em si e não no outro Toma posse de sua vida CUIDA DA SUA SAUDE QUALIDADE DE VIDA TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
22
SAÚDE INTEGRAL CAPACIDADE OU INTELIGÊNCIA FÍSICA : QF
É O RESULTADO DA UTILIZAÇÃO PLENA DOS POTENCIAS DO SER HUMANO dados pelas suas inteligências ou capacidades naturais. O MODELO DAS QUATRO INTELIGÊNCIAS: paradigma do ser humano integral CAPACIDADE OU INTELIGÊNCIA FÍSICA : QF CAPACIDADE OU INTELIGÊNCIA MENTAL : QI CAPACIDADE OU INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: QE CAPACIDADE OU INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL : QS TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
23
Espiritual Mental Físico Emocional
QUATRO INTELIGÊNCIAS C.G. Jung – Stephen Covey Espiritual Mental Função INTUIÇÃO Função RAZÃO Físico Emocional Função Sensação Função Emoção TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
24
QF: INTELIGÊNCIA FÍSICA
Trata da capacidade que o corpo tem de auto-regulação dos sistemas vitais (coordenação física e bioquímica) e de rastreamento do ambiente externo, lutando pela sobrevivência , sem qualquer esforço consciente; é a área de estudo das ciências biomédicas e é desenvolvida nas pessoas que praticam esportes e atividades físicas. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
25
QI: INTELIGÊNCIA MENTAL OU RACIONAL
Trata da capacidade de analisar, raciocinar,pensar de modo abstrato e lógico, usar a linguagem,formular hipóteses e relações de causalidade,entender os fenômenos da natureza; é desenvolvida nas pessoas que desenvolvem sua intelectualidade e se aprofundam nas diversas áreas do conhecimento. É o conceito tradicional de inteligência medido pelo quociente de inteligência ou QI. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
26
QE: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Trata da capacidade de auto conhecimento (pontos fortes e de melhoria), auto regulação da emoções, auto motivação pela vida, habilidades de relacionamento social, empatia e expressão adequada dos sentimentos; transfere valor sentimental e emocional a todos os segmentos da vida; é desenvolvida nas pessoas que desenvolvem competências intra e interpessoais. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
27
QS: INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL
Trata da capacidade de conectividade (Religare) com algo maior do que o ego do ser humano (transpessoalidade ou transcendência); é a inteligência essencial e mais fundamental de todas, pois representa o impulso em direção a essência do ser humano; manifesta-se através dos valores transpessoais (espirituais) e da missão de vida ( propósitos/sentido).É a inteligência que diferencia o ser humano dos animais superiores. As outras três inteligências estão a serviço da Inteligência Espiritual pois sustentam a busca e a concretização de nossos propósitos. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
28
ESPIRITUAL MENTAL FÍSICA EMOCIONAL
Clareza de valores e conexão, comprometimento, vocação, missão, sentido, meditação MENTAL Leitura, visualização, planejamento, estruturação, estudo, aprendizagem FÍSICA Exercícios, alimentação, sono, cuidados c/as doenças,disciplina EMOCIONAL Contato com as emoções, equilíbrio, empatia, automotivação, relacionamentos TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
29
QF QI QE QS Pessoa Integral Quatro necessidades Quatro inteligências
Força-motriz Quatro atributos Corpo VIVER QF disciplina Ter vitalidade para fazer (recursos) Mente APRENDER QI visão Saber como fazer (talento) Emoções AMAR QE paixão Gostar de fazer (desejo) Espírito DEIXAR UM LEGADO QS consciência Fazer o que deve ser feito (propósito) TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
30
QE PODER PESSOAL QF QI VOZ fazer acontecer QS PAIXÃO desejo
INTENCIONALIDADE QF DISCIPLINA vitalidade QI VISÃO talento VOZ fazer acontecer QS CONSCIÊNCIA propósito VOZ= sentido único e pessoal ,vocação (razão da existência) TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
31
A QUALIDADE DE VIDA E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE
Bloco 2: Gerenciamento do Estresse, via Qualidade de Vida e Saúde Integral TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
32
ESTRESSE NATURAL: é a resposta natural e ocasional do organismo a situações súbitas e ameaçadoras, com o objetivo de se adaptar as situações de risco; para tanto o corpo produz hormônios, entre eles a adrenalina, a qual deixa o corpo em estado de alerta e em condições de reagir (reações de luta ou fuga). ESTRESSE PATOLÓGICO:é a permanência da resposta natural, mesmo quando cessam os fatores ameaçadores que provocaram o stress original; o efeito imediato é a diminuição da qualidade de vida nos diversos níveis da saúde integral. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
33
CAUSAS DO ESTRESSE PATOLÓGICO (FATORES ESTRESSORES): SITUAÇÕES REAIS OU IMAGINÁRIAS
acúmulo de raiva ou sentimentos negativos ( medo, tristeza,auto- depreciação,melancolia) excesso de atividade/ má distribuição de tempo problemas de relacionamento descontrole diante de situações críticas preocupação excessiva excesso de desafios ou falta de desafios (excesso de monotonia) falta de descanso e lazer dificuldade de lidar com perdas falta de um sentido para a vida falta de prazer e significado nas atividades TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
34
SINTOMAS PSICOLÓGICOS DE ESTRESSE PATOLÓGICO
Distração e falta de memória Diminuição do rendimento Dificuldade em tomar decisões, julgamentos errados, precipitados ou atrasados Insônia, sono agitado, pesadelos Irritabilidade, explosividade Incapacidade de se divertir e sentir prazer Não conseguir parar - Trabalhar nas férias Privilegiar o tempo do trabalho em detrimento das outras áreas da vida Diminuição do entusiasmo e prazer pelas coisas Sensação de monotonia Incapacidade de administrar o tempo Aumento do consumo de álcool, cigarro ou drogas ou alimentos que causam dependência química TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
35
SINTOMAS DE DESEQUILÍBRIO EMOCIONAL
Ansiedade e perda de produtividade Defensividade e busca por culpados Sentimento de menos valia e de impotência Emoções exageradas Depressão e melancolia TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
36
SINTOMAS FÍSICOS DE ESTRESSE PATOLÓGICO:
Cansaço físico e mental Ganho ou perda de peso Infecções, gripes, e outras viroses (ex. herpes) Aumento da pressão arterial e do colesterol Dores de cabeça, dores musculares, dores da coluna, fibromialgia Bruxismo e agitação corporal durante o sono Má digestão, gastrites, úlceras,prisão de ventre Problemas de pele, alergias, psoríase Impotência sexual Doenças psicossomáticas Ataques de ansiedade Ataques de pânico ou síndrome do pânico Depressão aguda, crônica ,suicídio TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
37
GERENCIAMENTO REATIVO DO ESTRESSE: MECANISMOS COMPORTAMENTAIS DE CONTROLE, VIA QV E SI
Dispor de modelos psicológicos para lidar com as adversidades Dispor de um rede de apoio psicológico Administrar um certo número de fatores de estresse, para evitar a sobrecarga Recarregar as baterias por meio de atividades auto-significativas Praticar relaxamento, meditação, atividade física ( promotores de serotonina e endorfina=antidepressivos naturais) Procurar ajuda profissional (psicoterapia ou consulta de apoio) para reorganizar a vida Focar e desenvolver a espiritualidade -BUSCAR SENTIDO PARA A VIDA TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
38
GERENCIAMENTO REATIVO DO ESTRESSE MECANISMOS COMPORTAMENTAIS DE CONTROLE VIA QV E SI
Reconhecer as verdadeiras fontes de estresse ( os problemas estão em mim ou estão lá fora? ; são reais ou imaginários?) Eliminar,evitar, mudar ou se adaptar com relação as fontes de estresse Dar um tempo para encontrar as respostas e a evolução dos acontecimentos Evitar fazer muitas mudanças de uma só vez Não adiar a solução dos problemas Cuidar de mecanismos psicológicos compensatórios Deixar de sentir derrotado ou vítima do próprio destino Manter uma boa alimentação e disciplina biológica TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
39
PROMOÇÃO DA SÁUDE INTEGRAL,ACESSANDO AS SUAS QUATRO INTELIGÊNCIAS
Dispondo de um sistema de crenças e modelos mentais positivos (QE) Aprendendo com a experiência e adquirindo novos conhecimentos em áreas diversas(QI) Mantendo a mente aberta e se adaptando aos desafios e adversidades (QE,QI) Aceitando e buscando novos desafios (QE,QI e QS) Desenvolvendo a conectividade e intencionalidade (QS) Avaliando periodicamente sua saúde física (QF) Mantendo e ampliando a rede de relacionamentos(QI,QE) Preocupando-se em valorizar a vida (postura de gratidão e sentido diante da vida) e em praticar seus valores transpessoais (QS) TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
40
CONTA BANCÁRIA EMOCIONAL
POUPANÇA Dividas “No vermelho” ESTRESSE Prazer Aprender a se nutrir Constatação Saber reconhecer o melhor em si Doação Ajudar o próximo (rede de troca) TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
41
A QUALIDADE DE VIDA E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE
Bloco 3: A Roda da Vida ou a “Mandala do Bem-estar” TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
42
EQUILÍBRIO Vida interior Servir ao outro Relacionamentos
Vida Profissional TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
43
Roda da Vida EU Amigos Família Intelectual Espiritual Profissional
Vinculos socialização Comunitário Trabalhos voluntário Ajuda/doação Intelectual Família Conjuge Filhos Pais Afetividade Vida afetiva e sexual Profissional Estudar Carreira Lazer Capacidade de se nutrir com prazer Saude Físico Emocional Espiritual Busca de um sentido Financeiro Capacidade de ganhar, gastar e poupar EU TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
44
ESTRUTURAÇÃO DOS PAPÉIS
PAPEL PROFISSIONAL PAPEL FAMILIAR PAPEL CONJUGAL PAPEL SOCIAL PAPEL EDUCACIONAL PAPEL RECREACIONAL PAPEL PESSOAL TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
45
Bloco 3 : A Roda da Vida ou “Mandala do Bem-estar”
AVALIANDO SUA QUALIDADE DE VIDA NA RODA DA VIDA Reflita sobre as perguntas abaixo e avalie cada setor da roda vida, de acordo com o seu grau de satisfação. SETORES: FAMÍLIA, PAR, AMIGOS Há espontaneidade, amor, confiança, respeito nos relacionamentos que tenho? SETOR:EMOCIONAL Eu consigo administrar, expressar e conviver com minhas emoções (positivas e negativas)? SETORES: EMOCIONAL E INTELECTUAL Eu tenho um sentido e uma busca de desenvolvimento e expansão em termos de conhecimentos,atitudes e valores visando uma melhoria como ser humano? SETOR: ESPIRITUAL Eu pratico os valores transpessoais? Eu busco um sentido para minha vida? Eu acredito em um propósito maior para a minha existência? SETOR: FINANCEIRO Eu consigo lidar bem com a relação dinheiro que entra/dinheiro que sai? Consigo economizar? SETOR: PROFISSIONAL Estou demonstrando minhas competências e talentos através da minha profissão? Meu trabalho me permite expressar meus dons profissionais? SETOR: SAÚDE Sinto-me saudável e com vitalidade de modo a poder batalhar pela vida que quero viver? SETOR: LAZER Há espaço para curtir a minha vida? Se a vida é um jogo , estou me divertindo? Consigo desfrutar com prazer os meus relacionamentos? Desfruto das minhas férias? Arranjo tempo para me divertir? TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
46
A QUALIDADE DE VIDA E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE
Bloco 4: Auto-regulação e Reaprendizagem Emocional TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
47
REAÇÕES EMOCIONAIS EM SITUAÇÕES DE ESTRESSE:
São hábitos comportamentais que foram aprendidos durante a vida e levam a uma perda de energia (doenças psicossomáticas) , gerando a perda de produtividade e bem-estar; Tais hábitos podem ser REPROGRAMADOS através do uso da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, o que nos leva a uma REAPRENDIZAGEM EMOCIONAL, pela aquisição de uma nova atitude e novos comportamentos que se tornarão hábitos de auto-regulação das emoções. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
48
AS QUATRO EMOÇÕES BÁSICAS
RAIVA dar limites , lutar/fugir TRISTEZA - luto, perdas MEDO - auto-preservação PRAZER procriar, celebrar TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
49
AS SETE INTELIGÊNCIAS – HOWARD GARDNER
Lógico-matemática Verbal Musical Espacial Cinestésico-corporal Intrapessoal Interpessoal INTELIGÊNCIA EMOCIONAL TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
50
cinestésico-corporal
verbal ou lingüística lógico-matemática musical-rítmica intrapessoal visual-espacial interpessoal TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
51
INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL
AUTO-ESTIMA AUTO-MOTIVAÇÃO CRIATIVIDADE AUTO-PERCEPÇÃO AUTO-REGULAÇÃO COMUNICAÇÃO INTERNA (Voz Interior) TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
52
INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
COMUNICAÇÃO EMPATIA E INTERATIVIDADE EMOCIONAL CAPACIDADE DE CONVIVER - SOCIABILIDADE DIÁLOGO MOTIVAR O OUTRO DAR E RECEBER FEEDBACK CONFIAR LIDERAR ESTAR EM GRUPO E TRABALHAR EM EQUIPE TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
53
AS CINCO ÁREAS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Inteligência Intrapessoal: Inteligência Interpessoal: 1- Autoconsciência Empatia 2- Autoregulação Habilidades Sociais 3- Auto-motivação Inteligência Emocional = RESILIÊNCIA ou QA (coeficiente de suporte às adversidades) TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
54
RESILIÊNCIA Capacidade de responder aos eventos
em situações de estresse, mediante o acesso às capacidades internas ou inteligências ambiente. TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
55
OBRIGADA!!!! TREINAR DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.