A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. LEONAM JUNIOR 9º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE A PUNJANTE ECONOMIA DOS TIGRES ASIÁTICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. LEONAM JUNIOR 9º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE A PUNJANTE ECONOMIA DOS TIGRES ASIÁTICOS."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. LEONAM JUNIOR 9º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE A PUNJANTE ECONOMIA DOS TIGRES ASIÁTICOS

2 LOCALIZAÇÃO DOS TIGRES ASIÁTICOS

3 MOTIVAÇÕES DOS TIGRES ASIÁTICOS União de empresas multinacionais com os diversos governos. Investimentos maciços em educação, principalmente no que se refere a qualificação da mão-de-obra. 48 horas semanais de trabalho com 14 dias de férias anuais. Assistência médica gratuita e escolas de qualidade para as crianças. Investimentos em casa própria e a compra de eletrodomésticos. A média do salário industrial num Tigre é de dólares por mês.

4 MOTIVAÇÕES DOS TIGRES ASIÁTICOS Em Cingapura, Taiwan e Coréia do Sul houve uma forte intervenção do Estado em suas economias. Uma de suas principais características econômicas é a agressividade nas exportações.

5 MOTIVAÇÕES DOS TIGRES ASIÁTICOS Até a década de 1990, Cingapura, Taiwan e Coréia do Sul viveram sob regimes autoritários. Esse fato favoreceu o controle rígido da população, pois não havia: greves, passeatas, liberdade de imprensa, pluripartidarismo, eleições periódicas, liberdade de imprensa etc. Descanso semanal somente aos domingos, poucos feriados, estudo escolar obrigatório até os 18 anos de idade sendo proibido o trabalho de menores, horário escolar de 8 até as 18 horas.

6 COREIA DO SUL Até o final da Segunda Guerra Mundial esse país (COREIA) era anexado ao Japão. Em 1948 com a intervenção dos Estados Unidos, a Coreia foi dividida pelo paralelo 38º latitude Norte.

7 COREIA DO SUL Com o fim da Segunda Guerra Mundial, iniciava-se a Guerra Fria com Estados Unidos e União Soviética conquistando territórios. A Coreia do Norte tornou-se socialista e a Coreia do Sul capitalista.

8 COREIA DO SUL SOBRE A INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS A COREIA DO SUL OBTEVE UM RÁPIDO CRESCIMENTO ECONÔMICO, POIS RECEBEU MUITOS INVESTIMENTOS.

9 COREIA DO SUL Rápido processo de industrialização. Diversificação de sua economia. Investimento maciço em tecnologia. Surgimento de grandes conglomerados ou chaebol que são empresas que se ramificam por toda economia controlando grande parte da economia do país. Desenvolvimento industrial em Seul, Pusan e Taegu. Destaque para indústrias eletrônicas, siderúrgicas, metalúrgicas, navais, automobilísticas, químicas, confecção etc.

10 COREIA DO SUL Quem nunca ouviu falar da Samsung, Hyundai, LG, Daewoo e Sunkiong. Alguns desses produtos como os automóveis da Hyundai estão conquistando o mercado mundial.

11 TAIWAN OU FORMOSA A origem de Taiwan está associada a Revolução chinesa de Mao Tsé Tung. Localizada próxima ao litoral da China, Taiwan recebeu milhares de chineses que discordavam do regime socialista.

12 TAIWAN Esses milhares de chineses formaram a República Nacionalista da China. (Taiwan). As tropas de Chang Kai-chek, opositor de Mao Tsé-Tung, foram derrotadas e se refugiaram nessa ilha formando um novo governo. Receberam grandes investimentos econômicos dos Estados Unidos. Enquanto na Coreia do Sul predomina a formação de conglomerados, Taiwan se destaca pela formação de pequenas e médias empresas. Destaque para as cidades de Taipé (capital), Kaohsiung, Taichung.

13 TAIWAN A CHINA AINDA NÃO RECONHECEU A INDEPENDÊNCIA DE TAIWAN. A ILHA PARA A CHINA É CONSIDERADA UMA PROVÍNCIA.

14 CINGAPURA Esse pequeno arquipélago localizado no sul da Malásia é formado por chineses, malaios e indianos. Com a metade de seu território urbano, também se destaca pela localização privilegiada que beneficia a rota de navios e aviões. Possui o porto mais movimentado do sudeste asiático. Possui um eixo rodo-ferroviário ligando-o a Malásia. É o maior produtor de estanho e borracha natural do mundo.

15 PORTO DE CINGAPURA

16 CINGAPURA POSSUI UMA DAS MAIORES RODAS-GIGANTES DO MUNDO

17 CINGAPURA Destaque para o setor financeiro com grandes bancos. Potente indústria de petróleo sendo um dos maiores refinadores desse produto. Possui indústrias indústrias de alta tecnologia principalmente na área médica e farmacêutica.

18 HONG KONG

19 Foi colônia britânica até Mesmo incorporada a China após esse ano, possui autonomia econômica (capitalismo). Nas negociações do Reino Unido para a devolução de Hong Kong, a China se comprometeu em não interferir nessa cidade até É um dos maiores centros financeiros do mundo. 80% de sua economia pertence ao setor financeiro. Possui grandes portos. Indústrias com tecnologia de ponta.

20 PAÍSES ASIÁTICOS COM VOCAÇÃO PARA TIGRE

21 Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas e Vietnã estão seguindo o modelo dos Tigres Asiáticos. Mão de obra muito barata. Terrenos com infraestrutura para a montagem de fábricas. Isenção de impostos. Polo de atração de indústrias de eletrodomésticos, computadores, vestuários, calçados etc.

22 INDONÉSIA Quarto país mais populoso do mundo com 228 milhões de habitantes. Sua principal religião é o Islamismo. Capital: Jacarta com uma região metropolitana de 13 milhões de habitantes. Grande exportador de petróleo, gás natural, madeira, borracha, produtos têxteis e aparelhos eletroeletrônicos.

23 VIETNÃ População de 87 milhões. Capital: Hanoi. Principal cidade portuária: Ho Chi Minh (ex- Saigon). Religião predominante: Budismo. Grande exportador de petróleo no seu estado bruto, vestuários e sapatos.

24 FILIPINAS Aproximadamente 86 milhões de habitantes. Capital: Manila com 10 milhões de habitantes. Grande maioria de católicos. Destaques para a produção de vestuários, equipamentos de transportes, eletroeletrônicos, derivados do petróleo etc.

25 TAILÂNDIA Possui 65 milhões de habitantes. A religião predominante é o Budismo. Principal cidade: Bangcoc. Destaque para as indústrias têxteis, calçados, jóias, computadores, produtos eletrônicos etc.

26 MALÁSIA População de aproximadamente 26 milhões de habitantes. Capital: Kuala Lumpur com 1 milhão de pessoas. Predomínio da religião Islâmica. Destaque para borracha, madeira, equipamentos eletrônicos, petróleo, gás natural e produtos têxteis.

27 CIDADE DE KUALA

28 MALÁSIA Sua forma de governo é o parlamentarismo, onde o povo elege um parlamento e esse elege um primeiro-ministro. O seu maior grupo étnico é de malaios com 60% seguidos por chineses, indianos e várias tribos indígenas. Apesar das eleições para parlamentares, o país não é totalmente democrático, pois existe censura à imprensa e repressão aos movimentos de oposição política.


Carregar ppt "PROF. LEONAM JUNIOR 9º ANO COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE A PUNJANTE ECONOMIA DOS TIGRES ASIÁTICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google