A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

The meaning of family ties Hildred Geertz Disciplina: Contextos Árabes e Islâmicos Docente: Maria Cardeira da Silva Aluna: Elisa Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "The meaning of family ties Hildred Geertz Disciplina: Contextos Árabes e Islâmicos Docente: Maria Cardeira da Silva Aluna: Elisa Santos."— Transcrição da apresentação:

1 The meaning of family ties Hildred Geertz Disciplina: Contextos Árabes e Islâmicos Docente: Maria Cardeira da Silva Aluna: Elisa Santos

2 1 – Autora Hildred Geertz (1929) tem vários trabalhos realizados em Marrocos, na ilha de Java e em Bali. Retomou o campo de trabalho de Margaret Mead Áreas de trabalho: as estruturas e trocas sociais, arte/artesanato. 2 – The meaning of family ties Trabalho realizado em 1968, na cidade de Sefrou, em Marrocos. A autora analisa o intrincado sistema de relações de parentesco. Os laços de definição de famílias, os elementos que a integram, as suas dinâmicas, a organização da casa, o casamento, as suas personagens, o papel da mulher, as linhagens. 3 – Terminologia Impossibilidade de aplicar os quadros habituais da antropologia. Não só não se aplicam de forma directa, no que poderia ser uma tradução como não têm validade funcional para representar as interações que estão associadas à família

3 mustabik family (p.316) As dificuldades de marcar fronteiras de parentesco. Quem são os parentes de sangue e por afinidade, os amigos, os dependentes? Com todos se estabelecem relações, em diferentes sentidos e intensidades e os limites são permeáveis. Não se trata da ausência de regra, mas de um ética personalizada que se exerce num jogo em que o papel individual é mais importante do que o da equipa o espaço A rua e a casa(dar) parecem indicar uma organização rígida e centrada na família. A distribuição dos aposentos da casa, a sua ocupação, a propriedade do quarto e do recheio, a composição do núcleo familiar. Contudo a organização do espaço e destas unidades não tem por base exclusiva os laços de sangue mas os laços de relação. Os esquemas existentes não permitem o desenho de todas as ligações existentes (casamentos anteriores, cohabitações passadas)

4 patronímia A identificicação individual está sempre agregada a uma família. Contudo não é uma árvore genealógica que determina em exclusivo esta pertença a um grupo familiar. Cresce a impossibilidade de definir o sistema como patrilinear no sentido que conhecemos. Também a segmentaridade não tem aplicação nesta estrutura social a mulher Tem espaços definidos e propriedade definida. Desempenha um papel importante no estabelecimento de ligação e encontra uma mobilidade importante nas suas zonas de exclusividade. A família nuclear não se relaciona nos moldes a que estamos habituados o que dificulta perceber a numerosa teia de relações que são estabelecidas através das mulheres.

5 casamento A norma é seguida ou contornada de acordo com o interesse da própria família. O casamento pode ou não ser endogámico. A decisão é do pai e as relações definem-se por centralidade ao pai. A escolha é facilitada e veiculada pelas mulheres. Processo de negociação e o alto preço do casamento. A visibilidade. Já há algumas situações em que o noivo faz a sua escolha diretamente Hbab u nsab Para lá da expressão com os dois termos que se refere à rede familiar, cada termo tem um significado. Hbab parente agnático, nsab parente por afinidade. A importância de uns e outros dentro da rede varia. Nem todos são incluídos havendo a possibilidade de os parentes maternos estarem fora desta rede (são nsab do pai) weel trodden paths e Qaraba Propostas de classificação para o parentesco. Bourdieu propõe classificação por casamentos, tomando como critério a intensidade das relações; Eickelman retoma o conceito de asabiyah, de grupo que se reconhece e solidariza. A autora refere o termo Qaraba, como o grupo de pertença, de proximidade, que está para lá do grupo de sangue, grupo de solidariedades.


Carregar ppt "The meaning of family ties Hildred Geertz Disciplina: Contextos Árabes e Islâmicos Docente: Maria Cardeira da Silva Aluna: Elisa Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google