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Carla Forte Maiolino Molento Méd. Vet., M.Sc., Ph.D. Departamento de Zootecnia Universidade Federal do Paraná

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Apresentação em tema: "Carla Forte Maiolino Molento Méd. Vet., M.Sc., Ph.D. Departamento de Zootecnia Universidade Federal do Paraná"— Transcrição da apresentação:

1 Carla Forte Maiolino Molento Méd. Vet., M.Sc., Ph.D. Departamento de Zootecnia Universidade Federal do Paraná

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3 Ethos = costume, uso, hábitos Logus = estudo

4 Definição: Estudo do comportamento animal

5 O que é comportamento? Qualquer atividade realizada por um organismo Qualquer atividade realizada por um organismo Constitui uma interação do animal com seu meio ambiente Constitui uma interação do animal com seu meio ambiente

6 É um fenótipo - uma característica de ordem biológica que se pode observar e medir É um fenótipo - uma característica de ordem biológica que se pode observar e medir Quem lembra a fórmula que define fenótipo? O que é comportamento?

7 É um fenótipo - uma característica de ordem biológica que se pode observar e medir É um fenótipo - uma característica de ordem biológica que se pode observar e medir O que é comportamento?

8 Genética ou meio ambiente?

9 É um fenótipo - uma característica de ordem biológica que se pode observar e medir É um fenótipo - uma característica de ordem biológica que se pode observar e medir É contínuo - tanto o movimento quanto a quietude são formas de atuar É contínuo - tanto o movimento quanto a quietude são formas de atuar O que é comportamento?

10 COMPORTAMENTO FisiológicosPsicológicos Sociais Sociais Ambientais neurológicos sensoriais endocrinos genéticos aprendizagem memória emocional relações interespecíficas e intraespecíficas instalações alimentação clima Fatores causais e moduladores de atividades comportamentais

11 MULTIFATORIAL Assim, todo comportamento é uma expressão...

12 Por que? Zootecnista, veterinário, produtor Condução adequada e facilitada de seu trabalho

13 Por que?

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15 O bjetivos: Fornecer subsídios necessários para uma produção animal mais racional e humanitária Fornecer subsídios necessários para uma produção animal mais racional e humanitária Esclarecer pontos de conflito entre produção e necessidades comportamentais Esclarecer pontos de conflito entre produção e necessidades comportamentais Estudar alternativas viáveis Estudar alternativas viáveis

16 Abordagem principal Animais de produção Animais de produção

17 Qual o efeito da domesticação sobre o comportamento animal?

18 Histórico: 1. Domesticação X Comportamento Baixa agressividade ao ser humano Baixa agressividade ao ser humano Reprodução em cativeiro Reprodução em cativeiro Um bom criador de animais sempre precisou saber responder adequadamente ao comportamento dos animais durante o manejo ou a identificação de problemas (Fraser & Broom, 2000)

19 Histórico: 2. Pecuária Intensiva Após II Guerra Mundial Após II Guerra Mundial Maior número de animais em espaços reduzidos Maior número de animais em espaços reduzidos

20 2. Pecuária Intensiva Tais condições requerem considerável adaptação fisiológica e comportamental Tais condições requerem considerável adaptação fisiológica e comportamental

21 Histórico: 2. Pecuária Intensiva Muitos dos problemas de animais de produção não são resolvidos investigando-se nutrição ou através do controle de doenças Muitos dos problemas de animais de produção não são resolvidos investigando-se nutrição ou através do controle de doenças A falência de adaptação é visível pela avaliação do comportamento animal A falência de adaptação é visível pela avaliação do comportamento animal

22 Revolução Verde Ler um texto, pode ser de internet, revista, periódico científico Ler um texto, pode ser de internet, revista, periódico científico Responder às perguntas: Responder às perguntas: 1.O que foi a RV? 2.Quando ela ocorreu? 3.Quais foram suas vantagens e desvantagens? Respostas manuscritas na próxima aula!

23 Alegoria: Exposição de um pensamento sob forma figurada; Exposição de um pensamento sob forma figurada; Ficção que representa uma coisa para dar idéia de outra; Ficção que representa uma coisa para dar idéia de outra; Rei filósofo Chanakya e seu discípulo Rei filósofo Chanakya e seu discípulo

24 O discípulo do Rei-Filósofo Chanakya perguntou ao grande sábio o que ele quis dizer ao afirmar que uma pessoa pode viver no mundo e também não viver neste mundo, e teve como resposta: Imagine que você recebeu ordens para carregar um jarro cheio de água até a boca, sem deixar cair nem uma gota, através de uma multidão em um festival, sob pena de morte, de forma que quando voltar será incapaz de descrever as festividades, agindo como uma pessoa cega, concentrando-se apenas no jarro em sua cabeça.

25 Alegoria do jarro dágua: O que o filósofo quis dizer? Como a alegoria poderia se aplicar à zootecnia? Qual o objetivo pontual? Qual o objetivo pontual? Qual a penalidade? Qual a penalidade? Qual o contexto maior (o festival) Qual o contexto maior (o festival) Qual sua posição? Qual sua posição?

26 Histórico: 3. Progresso Científico Rápido nos últimos 30 anos Precisão da descrição do comportamento Precisão da descrição do comportamento Entendimento da base fisiológica Entendimento da base fisiológica Relação com o processo evolutivo Relação com o processo evolutivo

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29 1.Causa Imediata ou Controle 2.Ontogenia ou desenvolvimento 3.Função 4.Filogenia ou evolução

30 1.Causa imediata ou Controle Qual é o mecanismo? (Como?) Quais fatores eliciam e controlam o comportamento imediato? Quais os mecanismos neurológicos, psicológicos e fisiológicos que regulam determinada atividade? E.g. beber água

31 2. Ontogenia ou desenvolvimento Como se desenvolve durante a vida de um indivíduo? Como uma determinada atividade se estabelece? E.g. beber água

32 3. Função Para quê? (Por quê?) Qual a utilidade atual ou o valor para a sobrevivência da atividade comportamental? E.g. beber água

33 4. Filogenia ou evolução Como evoluiu? Como o comportamento participou na história evolutiva da espécie? Quais fatores estão envolvidos na moldagem de um determinado tipo de comportamento durante a evolução de uma espécie ? E.g. beber água

34 4. Filogenia ou evolução

35 Considerar: Paralelo entre morfologia e comportamentoParalelo entre morfologia e comportamento Ações zootécnicas tem consequências de ordem comportamental –Ações zootécnicas tem consequências de ordem comportamental – Evolutivo: pouca alteraçãoEvolutivo: pouca alteração Ambiental: extrema alteraçãoAmbiental: extrema alteração (restrições e imposições ao comportamento da espécie)

36 Causa imediata Ontogenia Função Filogenia

37 Resumo do livro A alma dos animais de Irvênia Prada - cópia na pasta de Etologia - Manuscrito - Um parágrafo por capítulo Resumo do livro A alma dos animais de Irvênia Prada - cópia na pasta de Etologia - Manuscrito - Um parágrafo por capítulo Visão crítica ao final: Visão crítica ao final: Como o livro colaborou para minha formação? Justifique.


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