A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Informática - SIMCA INTERNET Fim Carlos Eduardo Teixeira Fagundes. Instrutor: Carlos Eduardo Teixeira Fagundes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Informática - SIMCA INTERNET Fim Carlos Eduardo Teixeira Fagundes. Instrutor: Carlos Eduardo Teixeira Fagundes."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Informática - SIMCA INTERNET Fim Carlos Eduardo Teixeira Fagundes. Instrutor: Carlos Eduardo Teixeira Fagundes.

2 AGENDA Formas de acesso Formato de endereço Tipos de sites Barra de navegação Link Chat Messenger Fim

3 Modos de Acessos Agenda Fim

4 DISCADO Agenda VoltarFim O acesso discado funcionando utilizando a linha do telefone residencial. Foi a primeira forma de acesso a internet no Brasil. Tem como característica a ocupação da linha telefônica, fazendo com que o usuário fique com sua linha ocupada, impossibilitando-o de fazer ou receber ligações. Outra característica é a lentidão que ela tem e o fato de muitas vezes a conexão cair. Para se conectar ao acesso discado utiliza-se um programa chamado discador. Nesse discador o usuário coloca o login e sua senha de acesso a internet contratado pelo provedor escolhido por ele.

5 ADSL Agenda VoltarFim Acesso ADSL é o acesso a banda larga que se encontra nas maiorias das empresas e residências. Ele, assim como o discado, também utiliza a linha telefônica. Em compensação ele não ocupa a linha telefônica, fazendo assim, o usuário usufruir da internet e utilizar a linha telefônica para fazer e receber ligações. Tem como característica uma velocidade de conexão alta, variando de acordo com o plano contratado pelo usuário. A sua conexão pode ser feita através do programa discador (como o utilizado no acesso discado) ou pelo modo roteador. No modo roteador o login e a senha é configurado dentro do modem. Fazendo com que o usuário não precise conectar toda a vez que liga o PC, pois toda vez que liga o PC a internet já está conectada. Assim ele simplesmente sai navegando direto na Internet. A desvantagem disso é que toda vez que se troca de login e/ou senha tem que entrar nas configurações do modem e trocar o login e/ou a senha.

6 3G Agenda VoltarFim É o acesso a banda larga liberada pelas operadoras de celulares. Tem como característica ser uma internet móvel, ou seja, você pode levar ela para qualquer lugar que tenha sinal 3D disponível. Uma desvantagem desta tecnologia de acesso é que sua velocidade pode ter variações dependendo do lugar em que o usuário a está utilizando.

7 WIRELESS Agenda VoltarFim Este é um tipo de acesso a internet onde não se utiliza nem fios e nem cabos. Para se conectar a internet é utilizado um aparelho chamado Hotspot. Uma outra forma de se conectar a internet é utilizando esta tecnologia em rede. Ou seja, você pode conectar um modem de ADSL em um roteador Wireless e este roteador libera o sinal para todos os PCs.

8 Formato do endereço Agenda Fim

9 Protocolo HTTP Agenda VoltarFim Hypertext Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto) é um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermídia distribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web.

10 World Wide Web Agenda VoltarFim A World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. O WWW no endereço de sempre vem depois do protocolo HTTP

11 Nome Agenda VoltarFim É a parte onde o dono do site coloca o nome que preferir. Seria a identificação do site. O Nome sempre vem depois do protocolo HTTP e do WWW.

12 Classificação de Site Agenda VoltarFim Logo após o nome do site é colocado uma abreviação de 3 letras que serve para dizer de que classe o site é no endereço. Exemplos de classificação: ORG – Sites de organizações não governamentais. (www.simca.org.br) GOV – Sites governamentais. (www.canoas.rs.gov.br) JUS – Sites dos tribunais de justiça. (www.tjrs.jus.br) MIL – Site das forças armadas. (www.mar.mil.br ) ADV – Sites de escritórios de advogados. (www.young.adv.br)

13 Região Agenda VoltarFim A sigla com duas letras que vem depois da abreviação de classificação no endereço é referente a região que o site pertence. Exemplos: BR – Região do Brasil. AR – Região da Argentina. PT – Região de Portugal. UK – Região da Inglaterra. US – Região dos Estados Unidos. ES – Região da Espanha.

14 Sem Região Agenda VoltarFim A sites em que o endereço não possui a abreviação da região. Normalmente as empresas de sites fazem isto porque o site automaticamente reconhece a região em que o usuário está e coloca na língua padrão da região. Ex.:

15 Sem Classificação Agenda VoltarFim É difícil encontrar sites que não contenha o tipo de classificação. Normalmente vem de empresas que trabalha com mais de uma atividade. Ex.:

16 Sem WWW Agenda VoltarFim É muito raro também encontrar sites sem o WWW. Normalmente sites de ferramentas não colocam o WWW. Exemplo é o site da wikispaces que é um site que oferece o serviço de Wiki. Exemplo:

17 Tipos de Site Fim Agenda Há vários tipos de sites disponíveis na internet. Citarei alguns deles aqui. Site de Pesquisa; Site de Relacionamento; Site de ; Wiki; Blog; Fotolog;

18 Barra de Navegação Fim Agenda

19 Link Fim Agenda São palavras ou frases ou imagens que fazem a ligação de uma página a outra no site. Também podem ligar um site a outro.

20 Fim Agenda Nada mais é do que um correio eletrônico. Ou seja, você pode receber correspondências via internet. Uma característica dos é a velocidade que as pessoas recebem ele. São praticamente instantâneos, demorando mais em caso de ter arquivos anexados pesados.

21 Chat Fim Agenda É um espaço dado por um site para que você possa conversar com várias pessoas instantaneamente. Estes espaços dados pelos sites são chamado de salas de bate-papo.

22 Sites de Fim Agenda Voltar São sites na qual o único foco (objetivo) é o gerenciamento de s. Temos como dois famosos exemplos o site do Gmail e o site do Hotmail.

23 Provedor Fim Agenda São grandes sites que normalmente oferecem grandes conteúdos. A principal característica de um provedor é que eles te dão um login e uma senha para acesso a internet, bem como um também. Voltar

24 Provedor Fim Agenda Voltar São grandes sites que normalmente oferecem grandes conteúdos. A principal característica de um provedor é que eles te dão um login e uma senha para acesso a internet, bem como um também.

25 Pesquisas Fim Agenda São sites que tem como foco (objetivo) procurar na internet assuntos do interesse do usuário. Ou seja, você pode pesquisar sobre qualquer assunto nestes sites. Exemplos de sites de pesquisas: Google (http://www.google.com.br), Cadê (http://cade.search.yahoo.com) e AltaVista (br.altavista.com). Voltar

26 Relacionamento Fim Agenda Como o próprio nome já diz, são sites voltados para relacionamentos. O tipo de relacionamento não só amoroso, mas sim de amizade também já que você encontra muitas pessoas de vários lugares do mundo com as mesma idéias que você e com afinidade também. São exemplos de sites: Orkut, Sônico, Twiter e Facebook. Voltar

27 Wiki Fim Agenda Os termos wiki (pronunciado /uíqui/ ou /víqui/) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. O termo "Wiki wiki" significa "muito-rápido" no idioma havaiano. Este software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação. Voltar

28 Blog Fim Agenda Um blog (contração do termo "Web log"), também chamado de blogue em Portugal, é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts". Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs. Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos. Voltar

29 Fotoblog Fim Agenda Fotologs são blogs de fotos, ou seja, sites que permitem que você coloque fotos na Internet com facilidade e rapidez. Voltar

30 Messenger Fim Agenda Programas Messenger são utilizados para conversas instantâneas via internet. Exemplos: MSN MESSENGER; GOOGLE TALK; ICQ; YAHOO MESSENGER.


Carregar ppt "Curso de Informática - SIMCA INTERNET Fim Carlos Eduardo Teixeira Fagundes. Instrutor: Carlos Eduardo Teixeira Fagundes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google