A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É? Área emergente que combina a engenharia e a ecologia para a resolução de problemas ambientais através da elaboração de projectos que integrem a natureza e as organizações humanas visando o mútuo benefício. Antes Depois

2 ENGENHARIA ECOLÓGICA Os projectos de Engenharia Ecológica aproveitam os serviços que a natureza presta ao Homem (por exemplo: controlo da erosão, descontaminação da água...). Estes serviços resultam do normal crescimento e comportamento das espécies e das suas interacções, quer entre si quer com o meio. Aos licenciados em Engenharia Ecológica cabe a integração destes serviços com a tecnologia.

3 ENGENHARIA ECOLÓGICA Projectar, construir e pôr a funcionar soluções para problemas ambientais Gerar alternativas de menor custo do que as soluções convencionais Antes Depois

4 ENGENHARIA ECOLÓGICA Os vários componentes são:
ENGENHARIA ECOLÓGICA Os vários componentes são: Gestão sustentável de recursos naturais Técnicas de mitigação e de recuperação ambiental Análise de risco ambiental (cartas de risco)

5 Gestão sustentável de recursos naturais
ENGENHARIA ECOLÓGICA Gestão sustentável de recursos naturais

6 Técnicas de mitigação e de recuperação ambiental
ENGENHARIA ECOLÓGICA Técnicas de mitigação e de recuperação ambiental Antes Antes Depois Depois

7 Análise de risco ambiental (cartas de risco)
ENGENHARIA ECOLÓGICA Análise de risco ambiental (cartas de risco)

8 Gestão integrada e Avaliação de risco ambiental
ENGENHARIA ECOLÓGICA Gestão integrada e Avaliação de risco ambiental

9 Detecção remota na análise de risco
ENGENHARIA ECOLÓGICA Detecção remota na análise de risco

10 A Engenharia Ecológica é uma área emergente a nível mundial.
ENGENHARIA ECOLÓGICA A Engenharia Ecológica é uma área emergente a nível mundial. O perfil de Engenharia Ecológica da licenciatura em Engenharia do Ambiente pretende formar profissionais que actuarão a nível nacional e internacional.

11 ENGENHARIA ECOLÓGICA Áreas de actuação: www.ecowin.org/ee/
Promoção dos objectivos da Conservação da Natureza e da Gestão Sustentável dos Recursos através da criação e desenvolvimento de estruturas biologicamente orientadas e articuladas numa rede local e global de conservação da natureza, através por exemplo de: desenvolvimento de sistemas de promoção do valor ecológico de cada local e uso; enquadramento ecológico de projectos e de obras; desenvolvimento de metodologias de caracterização e avaliação ecológica; reintegração ecológica de zonas degradadas ou de usos especiais (minas, pedreiras, aterros sanitários); criação de ecossistemas para fins tecnológicos (zonas húmidas para o tratamento ou afinação de águas residuais); promoção e implementação de sistemas de protecção e recuperação do espaço que exprimam um equilíbrio dinâmico entre as suas condicionantes naturais e os objectivos de uso.

12 ENGENHARIA ECOLÓGICA Plano curricular (9º semestre):
ENGENHARIA ECOLÓGICA Plano curricular (9º semestre): Monitorização de sistemas ambientais Qualidade e Análise de Risco Ambiental Economia Ecológica Dinâmica e Gestão Sustentável de Ecossistemas Técnicas de Conservação e Reabilitação de Ecossistemas Modelação Ecológica No 10º semestre os alunos poderão realizar um estágio/projecto/dissertação.

13 ENGENHARIA ECOLÓGICA Saídas profissionais: www.ecowin.org/ee/
Administração Pública (central, regional e local) Quadros de empresas e associações de empresas (sector industrial ou serviços) Associações municipais ICN (Áreas Protegidas) Outras entidades públicas ou privadas relacionadas com ambiente Ensino Investigação


Carregar ppt "ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google