A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A tolerância e a educação para a tolerância; A igualdade entre os sexos e a educação para a igualdade; O meio ambiente e a educação ambiental; Os efeitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A tolerância e a educação para a tolerância; A igualdade entre os sexos e a educação para a igualdade; O meio ambiente e a educação ambiental; Os efeitos."— Transcrição da apresentação:

1

2 A tolerância e a educação para a tolerância; A igualdade entre os sexos e a educação para a igualdade; O meio ambiente e a educação ambiental; Os efeitos nocivos das drogas e a educação para saúde; Os hábitos saudáveis e a educação sexual; A responsabilidade social e a consciência do amplo papel que deve ser desempenhado pela escola e pelos professores. AVALIAÇÃO DE ATITUDES E VALORES – Temas Vitais

3 MUDANÇAS RÁPIDAS EM DIVERSOS NÍVEIS SOCIEDADE ORGANIZADA EM CURTO PRAZO

4 TENDÊNCIAS ATUAIS Desvalorização da instituição, da hierarquia. A vida não passa de um jogo, de um acaso. Importância primordial da oralidade e das imagens. Anti-narrativa, uma pequena história e falta de um elo de ligação entre as pequenas e individuais narrativas. Desinteresse pelas origens. Ênfase no Espírito Santo, sem forma. O discurso é apenas um jogo das emoções. Desvalorização das exigências coletivas. Valorização da individualização e da sociedade do espetáculo. Sociedade fluída, líquida, desencaixe... (Bauman)

5 POBREZAS NA ATUALIDADE Material Intelectual Afetiva Espiritual

6 PROJETO PEDAGÓGICO PASTORAL

7 Nível 1 – Sistema de idéias, frágeis, efêmeras, camada especulativa, explicativa do homem e do mundo. Neste nível o pensamento científico é entendido como uma forma mais perfeita do pensamento religioso. As logias científicas substituem as logias religiosas, as explicações se contrapõem ao mistério – São idéias sem forças. Nível 3 – É a das urgias, do culto. Função da religião é fazer-nos agir, auxilia-nos a viver. Se a liturgia religiosa não assumir tal função, será assumida pela dramaturgia social. É o nível das forças sem idéias. Nível 2 – Intermediário, ambíguo idéias-forças – as ideações coletivas. A religião é uma fé esperança, a que remove montanhas, não é sistema de explicação, mas sim do poder mobilizador e animador. Ideações coletivas muito mais, muito menos que ciências. Estratifica ç ão da vida

8 EDUCAÇÃO EVANGELIZA- ÇÃO RELIGIÃO RAZÃO PROTAGONISMO AMORE- VOLEZZA

9 IR SE FAZENDO...

10 CONDIÇÃO HUMANA O poder na atualidade não tem necessidade da coerção, pelo contrário, ele seduz as pessoas à vigilância. Onde muitos observam poucos. Os poucos que são observados são as celebridades. (Zygmunt Bauman) Os poucos observados direcionam a grande maioria da sociedade.

11 O professor (o educador, pai, mãe, catequistas, religioso/a...) que não quer ser referência cria um vazio ontológico (vazio do ser) e desorientação antropológica. (Marcos Ferreira)

12 Projeto Pedagógico Pastoral Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a viver juntos Aprender a ser Aprender a CRER

13 APRENDER A CRER espaço educativo para aprender a crer, tanto em relação aos valores essenciais à convivência humana e à promoção da dignidade da pessoa quanto em relação aos valores transcendentais cristãos. (Projeto Pedagógico Pastoral RSE n. 10) dimensão transcendente, para comprometer-se na procura de respostas sobre o ser humano, a história e o mundo, abrindo-se à experiência religiosa na perspectiva de um projeto de vida amplo e feliz. (Projeto Pedagógico Pastoral RSE n.17)

14 AMPARAR ORIENTAR PASTOR PASTOR

15 ESPIRITUALIDADE CRISTÃ VALORES CRISTÃOS -Vida – recuperar o primeiro direito -Comunidade – sentido de pertença -Partilha – chamem todos, não importa a hora -Solidariedade – levanta-te, anda, vai -Acolhida – habitar a casa -Reciprocidade – caminho do encontro -Fidelidade – assumir o projeto do Reino

16 Evangelizar educando e Educar evangelizando Para formar: BONS CRISTÃOS E HONESTOS CIDADÃOS

17


Carregar ppt "A tolerância e a educação para a tolerância; A igualdade entre os sexos e a educação para a igualdade; O meio ambiente e a educação ambiental; Os efeitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google