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Crescimento Sustentável

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Apresentação em tema: "Crescimento Sustentável"— Transcrição da apresentação:

1 Crescimento Sustentável
Luiz Chaves Diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional

2 Crescimento Sustentável
Grupo Votorantim Negócio Metais O Desafio da Sustentabilidade Prioridades

3 Crescimento Sustentável
Grupo Votorantim Negócio Metais O Desafio da Sustentabilidade Prioridades

4 Faturamento líquido de R$ 30,4 bilhões em 2007
Grupo Votorantim Um dos maiores grupos empresariais da América Latina Faturamento líquido de R$ 30,4 bilhões em 2007 8 Unidades de Negócio Participações acionárias relevantes 60 mil funcionários Ativos produtivos no Brasil, Canadá, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Bolívia e China

5 Composição da receita em 2007 Em %
Grupo Votorantim Desempenho Econômico Geração de caixa – Ebitda (R$ bilhões) (R$ bilhões) Lucro líquido (R$ bilhões) Receita líquida Composição da receita em Em % Obs.: as receitas provenientes das participações acionárias foram alocadas para as Unidades de Negócio relacionadas.

6 Investimento ambiental Ações internas e externas
Grupo Votorantim Gestão Ambiental Investimento ambiental Ações internas e externas R$ 192,3 milhões em 2007 Preservação Ambiental 1,4% Educação 41,2% Gerenciamento de Resíduos 7,2% Gerenciamento de Recursos 36,6% Despoluição 8,3% 5,3% Reflorestamento Área de 28 mil hectares de Mata Atlântica preservada pela CBA, em Juquiá (SP)

7 Grupo Votorantim Gestão Social
Investimento Social Interno e Externo R$ 53 milhões em 2007 destinados à educação, cultura, saúde, segurança e integração social de funcionários, familiares e terceiros.

8 Crescimento Sustentável
Grupo Votorantim Negócio Metais O Desafio da Sustentabilidade Prioridades

9 Negócio Metais Perfil Atua nos mercados de aço (14%), alumínio (30%), níquel (21%) e zinco (29%) 21 unidades produtivas no Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos e China Faturamento em 2007: R$ 10,3 bilhões Produção integrada Vantagem competitiva no abastecimento de minérios Geração própria de 70% da energia consumida 20 mil colaboradores

10 Crescimento Sustentável
O Grupo Votorantim Negócio Metais O Desafio da Sustentabilidade Prioridades

11 Fonte: John Elkington, Fundador da SustainAbility
Desenvolvimento Sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades Comissão Brundtland / ONU, 1987 Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega Fonte: John Elkington, Fundador da SustainAbility

12 Visão Grupo Votorantim
Assegurar crescimento e perenidade como um grupo familiar de grande porte, respeitado e reconhecido na comunidade onde atua, com foco na criação de valor econômico, ambiental e social, por meio de: valores éticos que orientam uma conduta empresarial responsável; negócios altamente competitivos; busca de soluções criativas e inovadoras para seu portfólio; pessoas motivadas para o alto desempenho.

13 Grupo Votorantim Evolução da governança social
2001 Apóia a estratégia de Sustentabilidade Orienta os Investimentos Sociais Externos do Grupo Foco de atuação no jovem de 15 a 29 anos Em 2007: 103 projetos 233 municípios de todas as regiões do País Mais de 315 mil jovens beneficiados diretamente Investimento Social Externo R$ 44,8 milhões em 2007

14 O Desafio da Sustentabilidade Direcionamento
Visão Grupo & UNs Estratégia Aspiração Governança SGV Valores Diretrizes Sustentabilidade Carta de Princípios Comitê RSC Expectativas CEOs Setoriais Gestão Necessidades UNS Benchs Best in Class Práticas UNs Especialistas

15 foi adotado o conceito do triple bottom line
O Desafio da Sustentabilidade Conceito de Sustentabilidade Para desenvolvimento dos princípios de sustentabilidade do Grupo Votorantim foi adotado o conceito do triple bottom line Equilíbrio Ecológico Preservação dos recursos naturais (Energia, água, materiais, biodiversidade, emissões e resíduos) Eco-Eficiência Energia Renovável Fornecedores Produtos, serviços e transporte Processos e operações Eficiência Econômica Ambiental Ambiental Ambiental Ambiental Ambiental Ambiental Maximização do retorno do capital Investidor Empreendedor Lucratividade no longo prazo Clientes, Funcionários, Fornecedores, Acionistas / Investidores e Mercado SUS SUS SUS SUS SUS SUS TENTA TENTA TENTA TENTA TENTA TENTA BILIDADE BILIDADE BILIDADE BILIDADE BILIDADE BILIDADE Social Social Social Social Social Social Econômica Econômica Econômica Econômica Econômica Econômica Equidade Social Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas Ação Social Práticas trabalhistas Cidadania Ação Social Referências: Global Compact, Metas do Milênio, GRI – Global Reserach Institute e Instituto Ethos

16 O Desafio da Sustentabilidade Ciclo evolutivo da Sustentabilidade

17 O Desafio da Sustentabilidade O que estamos fazendo
Ambiental Social Econômico Governança Corporativa Criação do Sistema de Gestão Votorantim (SGV) Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance (EAP) Todas as novas fábricas são construídas no “estado da arte” em relação a meio ambiente, segurança, produção e competitividade global Benchmarking Competitivo para busca de melhores práticas para as operações Adoção de métrica global de acompanhamento de desempenho econômico - GVA Investimentos em energia elétrica e energias alternativas para melhoria de infra-estrutura Reciclagem em escala industrial (aço, chumbo,pó de aciaria elétrica, zinco baixo teor para agricultura) Investimos de R$ 346,5 milhões em pesquisa mineral entre 2002 e 2008 para garantir o crescimento em longo prazo

18 O Desafio da Sustentabilidade O que estamos fazendo
Ambiental Econômico Social Passivo Ambiental Zero Recuperação de áreas mineradas Uso do SIGBAR e SIGDEP no gerenciamento de Barragens e depósitos minerais Evolução do SGV – referência mundial também na área ambiental Descomissionamento das minerações Investimento em tecnologias para a reciclagem de materiais e aproveitamento de subprodutos. Meta de Resíduo Zero; Programa de Educação Ambiental PDMA – Plano Diretor de Meio Ambiente Programa de Riscos Críticos Ambientais Política ambiental de Capex Programa de Sustentabilidade

19 O Desafio da Sustentabilidade O que estamos fazendo
Social Ambiental Econômico Criação, em 2001, do Instituto Votorantim, Sistema de Informações de Sustentabilidade (SIS) e lançamento do primeiro Balanço Social do Grupo Projetos de Aprendizes e Equale Código de Ética e Conduta e Ouvidoria Caderno de Boas Práticas Projetos de Investimento Social Externo (ISE)- R$ 45 milhões – 315 mil beneficiados Programa de voluntariado – Dia V Indicadores Ethos Programa de Controle de Riscos Críticos de Segurança Acidente Zero – taxa atual VM = 0,50 Projetos de desenvolvimento econômico local para comunidades com mineração em processo de exaustão Programas de Relacionamento com partes interessadas

20 Crescimento Sustentável
O Grupo Votorantim Negócio Metais O Desafio da Sustentabilidade Prioridades

21 O Desafio da Sustentabilidade O que falta fazer - Prioridades
Integrar as questões sociais e ambientais à estratégia dos negócios Proporcionar infra-estrutura para acesso às regiões remotas do país e com grande potencial geológico, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades Ter custos mais competitivos, disponibilidade de energia e busca por fontes alternativas Promover reforma tributária Acelerar a liberação de licenças ambientais (identificação da jazida e abertura da mina) Gerar cobertura ampla de dados básicos no país de forma a atrair investimentos e proporcionar descobertas em tempo mais curto pelas empresas. Desenvolver novas tecnologias e melhorar as operações existentes de modo a proporcionar melhor posição relativa na indústria Formar profissionais especializados para atender as demandas globais do setor mínero-metalúrgico

22 O Desafio da Sustentabilidade O que falta fazer - Prioridades
Obrigado! Luiz Chaves Diretor de DHO Votorantim Metais

23 O Desafio da Sustentabilidade Tributação Mineral
Estudo comparativo de tributação em mineração realizado pela Ernest Young em 21 países abrangendo 12 commodities O Brasil ocupa a primeira posição entre os países com tributos mais altos em zinco, níquel, cobre, ouro, ferro, potássio, caulim e fosfato É o segundo em manganês, rochas ornamentais e carvão mineral e terceiro em bauxita Pesquisa divulgada pelo Banco Mundial sobre as dificuldades encontradas para se fazer negócios realizada em 178 países O Brasil é excessivamente burocrático e complexo para atrair investimentos. De 178 países pesquisados, o Brasil ocupa a 122° posição.


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