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Composição de Custos de Sistemas de Transporte Público Curso de Transporte Publico Urbano.

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Apresentação em tema: "Composição de Custos de Sistemas de Transporte Público Curso de Transporte Publico Urbano."— Transcrição da apresentação:

1 Composição de Custos de Sistemas de Transporte Público Curso de Transporte Publico Urbano

2 Natureza dos custos 1. Custos Variáveis – são as despesas que variam diretamente com a quilometragem percorrida pelos veículos da frota, tais como : combustíveis lubrificantes rodagem peças e acessórios

3 Natureza dos custos 2. Custos Fixos – são os gastos que independem da quilometragem percorrida pelos veículos da frota, tais como: Custo de capital: depreciação e remuneração Despesas com pessoal Despesas administrativas

4 Custos Variáveis Combustível –Coeficientes de consumo por tipo de veículo em litros/km: Tipo de veículoLimite InferiorLimite Superior Micro0,200,25 Comum0,350,39 Padron0,450,50 Articulado0,530,65 Fonte: Ministerio dos Transportes, Cálculo de Tarifas de Ônibus Urbanos, 1996

5 Custos Variáveis Lubrificantes –Coeficientes de consumo por tipo de veículo em litros/km podem ser apurados para: óleo de motor, óleo de caixa e diferencial, fluído de freio e graxas –Alternativamente também se adota um gasto equivalente de 4 a 6% do custo com combustíveis por tipo de veículo

6 Custos Variáveis Rodagem –Parâmetros de consumo de pneus com ou sem câmaras de ar câmaras de ar recapagens protetores -Estabelecidos em função de vida útil (em km) e do número de rodas por tipo de veículo

7 Custos Variáveis Rodagem – exemplo para pneu radial s/câm Tipo de veículo # Pneus/ Recap por veículo Vida útil em km Pneus coeficiente Recapagens coeficiente Micro6/ , , Comum6/ , , Padron6/ , , Articulado10/ , ,

8 Custos Variáveis Peças e Acessórios –Coeficiente aplicado como um percentual anual em relação ao valor de um veículo novo (entre 4% e 10%) –Rateado pelo PMA – percurso médio anual de cada tipo de veículo

9 Custos Fixos Custo de Capital – Depreciação –Depreciação de veículos: Linear Por soma de dígitos –Depreciação de Máquinas, Instalações e Equipamentos Coeficiente recomendado de 0,12% a.a. do valor do veículo convencional novo para cada veículo da frota total

10 Custos Fixos Custo de Capital – Remuneração –Remuneração de veículos: calculada a razão de um percentual anual (12%) do valor do veículo novo deduzido da parcela já depreciada –Remuneração de Máq., Inst. Equipamentos: Coeficiente recomendado de 0,48% a.a. do valor do veículo convencional novo para cada veículo da frota total –Remuneração de Almoxarifado: Coeficiente recomendado de 0,36% a.a. do valor do veículo convencional novo para cada veículo da frota total

11 Custos Fixos Custo de Pessoal de Operação –Fator de Utilização (F.U.): número de empregados por veículo da frota operacional CategoriaLimite InferiorLimite Superior Motorista2,202,80 Cobrador2,202,80 Despachantes0,200,50 Fonte: Ministerio dos Transportes, Cálculo de Tarifas de Ônibus Urbanos, 1996

12 Custos Fixos Custo de Pessoal de Operação –Salário Base por categoria (SB) –Encargos Sociais (ES) = 64,64% –Custo P.O. = (SBi x Fui) x (1 + ES/100)

13 Custos Fixos Custo de Pessoal de Manutenção e Administração: percentual aplicado sobre o Custo de Pessoal de Operação CategoriaLimite InferiorLimite Superior Pessoal de Manutenção 12%15% Pessoal de Administração 8 %13% Fonte: Ministerio dos Transportes, Cálculo de Tarifas de Ônibus Urbanos, 1996

14 Custos Fixos Custo de Pessoal –Benefícios: custos indiretos de pessoal tais como: Auxilio alimentação Uniformes Cesta Básica Convênio médico –Remuneração de Diretoria Pró-labore de sócios gerentes ou diretores da empresa operadora

15 Custos Fixos Despesas Administrativas –Percentual anual do valor de um veículo convencional novo para cada veículo da frota Fonte: Ministerio dos Transportes, Cálculo de Tarifas de Ônibus Urbanos, 1996 –Seguros (obrigatório e de responsabilidade civil) –IPVA CoeficienteLimite InfLimite Sup Despesas Gerais2%4%

16 Tributos –Impostos, contribuições e taxas que incidem sobre a receita operacional –Aplicar as alíquotas sobre a soma de custos fixos e custos variáveis –ISS, PIS, COFINS, Taxa de Gerenciamento, outros..

17 Custo Total CT = (CV + CF) / (1 – T/100) onde: CT = custo total com tributos CV = custo variável total CF = custo fixo total T = soma das alíquotas dos tributos


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