A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária de Paços de Ferreira. Aprovisionamento O objectivo da função aprovisionamento reside em "pôr à disposição" do utilizador interno os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária de Paços de Ferreira. Aprovisionamento O objectivo da função aprovisionamento reside em "pôr à disposição" do utilizador interno os."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária de Paços de Ferreira

2 Aprovisionamento O objectivo da função aprovisionamento reside em "pôr à disposição" do utilizador interno os bens ou serviços de que ele carece para o exercício da sua actividade, respondendo aos requisitos pretendidos quanto ao prazo necessário, aos aspectos qualitativos e quantitativos desejáveis e aos custos envolvidos.

3 Aprovisionamento de Bens A função aprovisionamento é gerida através da gestão das suas componentes que são: - Gestão de Compras - Gestão de Stocks

4 Gestão Material de Stocks Preocupa-se, por um lado, com a organização do espaço físico ocupado em armazém e por outro com a conservação e movimentações necessárias desde a recepção dos materiais, até à sua entrega aos utilizadores internos ou clientes externos.

5

6 Podemos considerar, cronologicamente, as seguintes operações no circuito material dos stocks: Recepção Movimentação Armazenamento Expedição Entrega

7 Recepção A operação de recepção tem por fim tomar conta dos artigos que são entregues ao armazém. A recepção verifica-se segundo duas perspectivas: Quantitativa e Qualitativa

8 REQUISITOS PARA UMA EFICIENTE GESTÃO FÍSICA DE STOCKS Uma boa gestão física de stocks deve obedecer aos seguintes requisitos: Proporcionar uma eficiente recepção dos materiais; Dispor de meios adequados de movimentação e transporte interno;

9 Dispor de meios e espaço devidamente adequado ao armazenamento e guarda; Possibilitar e facilitar a saída rápida dos artigos do armazém; Prever, organizar e montar a segurança de pessoas e bens;

10 CRITÉRIOS DE ARRUMAÇÃO DOS MATERIAIS Manter o mesmo item em dois locais: um à retaguarda - RESERVA -, e outro mais junto da entrega - DISTRIBUIÇÃO -, designando-se este critério por: Stock de reserva stock de distribuição

11 Condicionar a localização às características de cada artigo: ao peso, ao volume, à perecividade, à fragilidade/robustez, etc. Por agrupamentos homogéneos, ou seja famílias de artigos; Por ordem de código; Por departamento utilizador;

12 ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NO ARMAZENAMENTO A melhor utilização do espaço de um armazém que funcionará com flexibilidade, adoptando-se a expansões, e possibilitará um trabalho mais racional e produtivo.

13 ESCOLHA DOS SUPORTES DE ARRUMAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO Estantes/Armários

14 Contentores Plataformas

15 Outros Equipamentos

16 Gestão Administrativa de Stocks

17 O conhecimento das existências, em quantidade e em valor, responde a várias necessidades da empresa, servindo para alimentar a contabilidade, gerir a tesouraria e gerir os reaprovisionamentos.

18 O inventário permanente permite informar as quantidades e os preços unitários, bem como o valor dos consumos anuais, parâmetros de base para definir o período económico de encomenda.

19 Tipos de movimentos mais utilizados, são nomeadamente: Entradas de compras; Saídas para utilização interna; Expedição; Transferências; Devoluções de fabricação; Devoluções a fornecedores.

20 Gestão Económica de Stocks

21 O problema da gestão económica dos stocks não se centra na aplicação de métodos de gestão, mas na selecção do melhor método, conforme a sua identidade, as suas características de consumo, de preço e de prazo, e os custos associados à armazenagem, reabastecimento e ruptura.

22 Trata-se de garantir o abastecimento dos utilizadores ao menor custo total através da: a) minimização dos custos de posse e de passagem; b) redução dos obsoletos; c) redução das rupturas.

23 Trabalho realizado por: Tânia Leão


Carregar ppt "Escola Secundária de Paços de Ferreira. Aprovisionamento O objectivo da função aprovisionamento reside em "pôr à disposição" do utilizador interno os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google