A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS FLUXOS ASSOCIADOS AO TIPO DE GESTÃO DE ESTOQUES 19W071.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS FLUXOS ASSOCIADOS AO TIPO DE GESTÃO DE ESTOQUES 19W071."— Transcrição da apresentação:

1 OS FLUXOS ASSOCIADOS AO TIPO DE GESTÃO DE ESTOQUES 19W071

2 Gestão de estoques vs Controle de estoques Visão tradicional Grandes volumes de estoque Elevados custos Resposta lenta ao mercado Inventário obsoleto Necessidade de aumentar a rotatividade dos estoques

3 Gestão de estoques vs Controle de estoques Gestão de estoques Integração do fluxo de materiais e suas funções de suporte Planejamento do estoque » Controle » Retroalimentação sobre o planejamento (comparação entre dados do controle e do planejamento) Objetivos da gestão de estoques: planejar o estoque, as quantidades de materiais que entram e saem, as épocas que ocorrem as entradas e saídas, o tempo que decorre entre essas épocas e os pontos de pedido dos materiais.

4 Gestão de estoques vs Controle de estoques Gestão de estoques Funções da gestão de estoques Fazer o cálculo do estoque mínimo, do lote de suprimento e do estoque máximo, manter atualizada a ficha de estoque, replanejar dados, emitir solicitações de compras quando atingir o ponto de ressuprimento, receber o material, identificar o material e armazená-lo, conservar o material, entregar o material mediante requisição, atualizar a ficha de estoque e guardar a documentação de movimentação de materiais, organizar o almoxarifado e manter sua organização. Tipos de estoques: matéria-prima, produtos em processo, materiais de embalagem, produto acabado, suprimentos complementares.

5 Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoque Just in Time (JIT) Objetivo é atender a demanda instantaneamente. Requer os seguintes princípios: Qualidade – erros de qualidade reduzem o fluxo de materiais. Velocidade – essencial para atender os clientes conectados diretamente com a produção. Confiabilidade – exigência para ter um fluxo veloz de produção. Flexibilidade – atingir lotes pequenos e lead time curtos. Compromisso – comprometimento entre fornecedor e comprador para que o cliente tenha sua mercadoria no prazo.

6 Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoque Fluxo descontínuo de material Conhecido como método push (empurrar) À medida que os clientes chegam são atendidos com os produtos estocados nos depósitos. Alguns usos e métodos do sistema push: Estoque para demanda – manter os níveis de estoque proporcionais a sua demanda. Ponto de reposição – método do estoque mínimo

7 Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoque Curva ABC Baseia-se no raciocínio do diagrama de Pareto, em que todos os itens têm a mesma importância e a atenção deve ser dada para os mais significativos. Balanceamento de capacidade Uma fábrica com capacidade balanceada não é possível devido a flutuações estatísticas e eventos dependentes; Fluxo contínuo de material Conhecido como método pull. Estoque de produtos acabados é evitado tanto quanto possível. Fluxo sincrônico de material A produção e a distribuição se tornam integradas por meio do uso de tecnologia de informação.


Carregar ppt "OS FLUXOS ASSOCIADOS AO TIPO DE GESTÃO DE ESTOQUES 19W071."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google