A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1931 – Em 3 de agosto, por iniciativa de moradores do bairro Higienópolis, apoiados pela Comunidade Evangélica de Porto Alegre e pelo Consulado Alemão,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1931 – Em 3 de agosto, por iniciativa de moradores do bairro Higienópolis, apoiados pela Comunidade Evangélica de Porto Alegre e pelo Consulado Alemão,"— Transcrição da apresentação:

1

2 1931 – Em 3 de agosto, por iniciativa de moradores do bairro Higienópolis, apoiados pela Comunidade Evangélica de Porto Alegre e pelo Consulado Alemão, foi criada a Deutsche Evangelische Gemeindeschule, iniciando suas atividades com uma turma de 9 alunos. Suas primeiras instalações ficavam na Rua D. Pedro II, no a)Os moradores do Bairro Higienópolis estavam criando uma nova escola não porque não houvesse escolas na região, fator que movia os primeiros imigrantes alemães no Rio Grande do Sul, mas sim, porque queriam uma boa escola, uma escola em que seus filhos pudessem aprender não apenas a ler, a escrever e a fazer contas de forma efetiva, mas uma escola em que também pudessem aprender a falar a língua alemã e outras línguas estrangeiras, a praticar a música instrumental, o canto coral, o teatro, as artes de forma geral, a atividade física orientada, enfim, uma escola que pudesse estimular a espiritualidade, o intelecto, as diferentes linguagem, o corpo e a sensibilidade do aluno. b)Os moradores do Bairro Higienópolis estavam criando não apenas uma nova escola, uma escola qualquer. Estavam criando uma Evangelische Gemeindeschule, uma escola evangélica, no contexto da comunidade evangélica, de caráter comunitário, comprometida com a comunidade de seu entorno.

3 Passa a atender seus alunos em pequenas salas embaixo da atual Igrejinha Martin Luther, na Av. D. Pedro II, recebendo o nome de Martin Luther Schule. Nesse momento passa a funcionar no espaço da recém criada Paróquia Martin Luther, fundada em 19 de julho daquele ano. É a jovem escola ainda criança de 5 anos sendo acolhida pela recém criada Paróquia Martin Luther, fundada em 19 de julho desse ano.

4

5

6

7 A escola, a partir dessa aproximação, encontra na Paróquia Martin Luther o seu ninho acolhedor, que funciona com essa função até a presente data. É essa Paróquia Martin Luther que lhe serve de referência espiritual e ética, garantindo uma oferta de educação de qualidade marcada pelo compromisso de ser um espaço de missão capaz de sinalizar para a construção de uma sociedade mais digna, mais humana e mais solidária.

8

9 Esses dados que marcaram a origem e a motivação da escola desde o seu início impregnaram o seu DNA, tendo se constituído em suas marcas e em seus compromissos em todas as suas atividades através do tempo, até agora, quando completa seus 80 anos de existência. Pode-se afirmar que é isso que caracteriza o Dohms ainda hoje, e é isso que o diferencia de todos os demais projetos educativos ofertados nas áreas em que atua.

10 Inicia o curso ginasial e passa denominar-se Ginásio Evangélico Pastor Dohms.

11 Introduz, paralelamente ao currículo regular, o Currículo Bilíngue (Português e Alemão), respondendo favoravelmente a um significativo grupo de famílias que buscava para seus filhos um ensino voltado para a valorização da língua e da cultura alemãs.

12 Passa a denominar-se Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, funcionando em duas unidades de ensino: Higienópolis e Lindóia.

13

14 Inicia a parceria com a Escola Sinodal de Ensino Fundamental Alzira Deecken, de Tramandaí, constituindo-se o Centro Sinodal de Ensino Fundamental do Litoral Norte, com duas unidades de ensino.

15 Inicia suas atividades em Capão da Canoa, respondendo a um desejo da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da cidade e a uma demanda da sociedade local e dos arredores. A Unidade é patrocinada pela parceria entre a Paróquia Martin Luther, de Porto Alegre, e a Comunidade Evangélica Luterana em Capão da Canoa.

16

17 2006 – Firma uma parceria com a Associação Educacional de Pelotas, mantenedora do Colégio Sinodal Alfredo Simon, com vistas a um trabalho conjunto nas áreas diretiva, administrativa, pedagógica e de serviços e equipamentos, tendo sido desenvolvidas importantes ações que devolveram à instituição a sua viabilidade financeira, técnica e pedagógica, de forma sustentável, com excelentes perspectivas de futuro.

18 2007 – Implanta a Unidade de Ensino Camaquã, que passa a ser a quarta unidade de ensino do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, em parceria com a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da cidade.

19

20 2007 – Em outubro de 2007 o Centro assume a gestão da Escola Cavalhada, passando esta a constituir-se em sua quinta Unidade de Ensino, a Unidade Dohms – Zona Sul, que é patrocinada pela parceria entre a Paróquia Martin Luther e a Paróquia São Mateus, da CEPA.

21 2011 – A Unidade de Ensino Zona Sul se transfere para sua nova sede, localizada na rua Arnaldo Bohrer, 250, no Bairro Teresópolis, em Porto Alegre.

22

23 2008 – O Sistema Dohms de Ensino, constituído de todas as unidades de ensino Dohms e das instituições parceiras, deu início ao funcionamento de seu projeto de ensino superior, através da Faculdade de Tecnologia Pastor Dohms, que teve como sua primeira sede o Colégio Mesquita, na Av. do Forte, 77. O início efetivo do funcionamento da instituição aconteceu no mês de fevereiro.

24 2008 – Em 1º. de abril o Sistema Dohms de Ensino acolheu em seu espaço a Escola de Ensino Fundamental Silva Fernandes, que passou a constituir-se na Unidade de Ensino Dohms - Torres, localizada junto à Lagoa do Violão, em local muito aprazível e de fácil acesso. É resultado da parceria entre a Paróquia Martin Luther e a Comunidade Evangélica Luterana em Torres.

25

26 2008 – Em 1º. de outubro foi assumida como Unidade de Ensino Dohms a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, na condição de Unidade de Ensino Zona Norte, localizada no Bairro Rubem Berta / Santa Fé. Passou a denominar-se Dohms – Zona Norte. Nasceu com o compromisso de construir comunidade em seu entorno, a partir do trabalho espiritual desenvolvido junto a sua comunidade escolar.

27

28 2010 – No dia 01 de janeiro de 2010 iniciou suas atividades na cidade de Taquari, com a oferta de educação infantil e ensino fundamental. O ensino médio foi implantado em Funciona como Unidade de Ensino Taquari. A Paróquia Martin Luther e a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Taquari são o seu ninho.

29

30 2009 – Por solicitação da Paróquia Martin Luther e da Comunidade Evangélica de Porto Algre – CEPA, o Centro assumiu o desafio de transformar a Casa da Criança Alvorada em uma instituição de caráter misto, com a oferta de educação formal e de atendimento social. O projeto teve seu início efetivo na nova modalidade em fevereiro de 2010, funcionando como Casa da Criança Alvorada e como Unidade de Ensino Dohms Alvorada. Iniciou em 2010 e hoje já oferta a educação infantil, o ensino fundamental até a 6ª. série, ao lado do projeto social no contra-turno. É uma parceria entre a Paróquia Martin Luther e a Paróquia Maria Madalena, ambas da CEPA.

31

32 2011 – O Centro de Ensino Médio Pastor Dohms é chamado a aperfeiçoar a sua parceria com o Centro Sinodal de Ensino Médio do Litoral Norte, que passa a funcionar como se fosse unidade de ensino sua.

33 O Centro conta neste ano com aproximadamente alunos, em suas nove unidades de ensino de educação básica, mais 306 alunos no Centro Sinodal de Ensino Médio do Litoral Norte, escola parceira também mantida pela Comunidade Evangélica de Porto Alegre – CEPA e patrocinada pela Paróquia Martin Luther em parceria com a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Tramandaí. A Faculdade atende neste momento pouco mais de 400 estudantes dos cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão de Segurança Privada, Logística, Redes de Computadores e Sistemas para Internet. Tem neste momento como metas imediatas importantes a qualificação de seus recursos humanos (professores e funcionários), do processo de ensino-aprendizagem e do espaço físico no que se refere aos aspectos de segurança, habitabilidade e estética, bem como a consolidação de suas unidades de ensino, respeitando as características de suas regiões de inserção, e o aperfeiçoamento das relações com as instituições parceiras.

34 A MISSÃO Oferta educação humanizadora, fundamentada nos princípios cristãos, valorizando a vida e a aceitação da diversidade, de forma continuada e sustentável.

35 A VISÃO Ser referência em educação formal e em todas as demais áreas e espaços em que atua.

36


Carregar ppt "1931 – Em 3 de agosto, por iniciativa de moradores do bairro Higienópolis, apoiados pela Comunidade Evangélica de Porto Alegre e pelo Consulado Alemão,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google