A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Renault de Freitas Castro Diretor Executivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Renault de Freitas Castro Diretor Executivo"— Transcrição da apresentação:

1 Renault de Freitas Castro Diretor Executivo
Ciclo de Debates Abralatas: A Lata de Alumínio e o Desenvolvimento Sustentável Etapa de São Paulo – SP 07 de outubro de 2010 Renault de Freitas Castro Diretor Executivo

2 Associados fabricantes
Associados apoiadores

3 1 Estratégia de sobrevivência de qualquer indústria minimamente competitiva: Aperfeiçoamento de produtos; Redução de custos de produção; Redução da quantidade de insumos e matérias-primas.

4 Racionalidade do empresário maximizador de lucros:
2 Racionalidade do empresário maximizador de lucros: Preservação da fonte de matérias-primas com vistas a conter aumento de custos e maximizar lucros.

5 3 Conclusão aparente: A atividade produtiva exercida racionalmente leva a um desenvolvimento sustentável pela ação da “mão invisível” do mercado.

6 4 Conclusão real: A exploração predatória de recursos naturais e a irresponsabilidade do empresário levam à degradação do meio ambiente

7 Assimetria de informações (falha de mercado):
5 Assimetria de informações (falha de mercado): A sociedade demorou a perceber a gravidade dos danos ambientais causados pela atividade econômica.

8 A “mão invisível” não funciona na presença de falhas de mercado!
6 A “mão invisível” não funciona na presença de falhas de mercado!

9 7 A exploração irresponsável acelera o esgotamento das fontes de matérias-primas: Efeito positivo: aumento da eficiência como forma de sobrevivência e viabilização da indústria; O resultado é insuficiente para deter a degradação ambiental.

10 8 A sociedade percebe a gravidade da situação ambiental e exerce pressão por medidas mitigadoras urgentes (e.g. mudanças climáticas).

11 Situação atual: 9 Setor produtivo pautado pela Ação de ativistas;
Pressão do consumidor e da sociedade; Ação dos governos via regulação.

12 Concorrência entre produtos e entre empresas como estímulo à inovação:
10 Concorrência entre produtos e entre empresas como estímulo à inovação: Qual é a empresa mais sustentável? Qual é o produto mais sustentável? Inovação dirigida à sustentabilidade passa a ser vantagem competitiva importante.

13 Mais concorrência => mais inovação => maior bem-estar
11 Mais concorrência => mais inovação => maior bem-estar

14 Exemplos de inovações para a sustentabilidade:
12 Exemplos de inovações para a sustentabilidade: PET verde; Redução do bocal e da tampa de garrafas de PET; Redução da espessura das garrafas de vidro; Redução da quantidade de alumínio necessária para fazer uma lata; Esforço de reciclagem.

15 13 Tendência: Valorização cada vez maior das inovações por parte do mercado e do consumidor; Regulação crescente: - precificação dos impactos ambientais e - penalização dos causadores de danos (e.g. via aumento de impostos).

16 Mercado brasileiro de latas de alumínio
14 Mercado brasileiro de latas de alumínio Vendas em 2004: 9,4 bilhões de unidades Vendas em 2009: 14,8 bilhões de unidades - Aumento de 57% em cinco anos! Investimento (jan10 a mar11): R$ 738 milhões; Aumento de capacidade (jan10 a mar11): de 16 para 24 bilhões de unidades - Aumento de 50% em 15 meses!

17 Chegada da lata de alumínio no Brasil: 1989
15 Chegada da lata de alumínio no Brasil: 1989 Principais benefícios: Popularização da reciclagem de embalagens; Modelo de eficiência industrial; Estímulo à coleta de outros materiais e à organização da atividade.

18 16 CEMPRE (Compromisso Empresarial pela Reciclagem): referência internacional e exportador do modelo brasileiro de reciclagem; OIT (Organização internacional do Trabalho): reconhecimento dos méritos do modelo brasileiro de reciclagem, gerador de “empregos verdes”.

19 Abralatas: atuação pautada pela ética concorrencial.
17 Abralatas: atuação pautada pela ética concorrencial.

20 Muito obrigado!


Carregar ppt "Renault de Freitas Castro Diretor Executivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google