Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Renault de Freitas Castro Diretor Executivo
Ciclo de Debates Abralatas: A Lata de Alumínio e o Desenvolvimento Sustentável Etapa de São Paulo – SP 07 de outubro de 2010 Renault de Freitas Castro Diretor Executivo
2
Associados fabricantes
Associados apoiadores
3
1 Estratégia de sobrevivência de qualquer indústria minimamente competitiva: Aperfeiçoamento de produtos; Redução de custos de produção; Redução da quantidade de insumos e matérias-primas.
4
Racionalidade do empresário maximizador de lucros:
2 Racionalidade do empresário maximizador de lucros: Preservação da fonte de matérias-primas com vistas a conter aumento de custos e maximizar lucros.
5
3 Conclusão aparente: A atividade produtiva exercida racionalmente leva a um desenvolvimento sustentável pela ação da “mão invisível” do mercado.
6
4 Conclusão real: A exploração predatória de recursos naturais e a irresponsabilidade do empresário levam à degradação do meio ambiente
7
Assimetria de informações (falha de mercado):
5 Assimetria de informações (falha de mercado): A sociedade demorou a perceber a gravidade dos danos ambientais causados pela atividade econômica.
8
A “mão invisível” não funciona na presença de falhas de mercado!
6 A “mão invisível” não funciona na presença de falhas de mercado!
9
7 A exploração irresponsável acelera o esgotamento das fontes de matérias-primas: Efeito positivo: aumento da eficiência como forma de sobrevivência e viabilização da indústria; O resultado é insuficiente para deter a degradação ambiental.
10
8 A sociedade percebe a gravidade da situação ambiental e exerce pressão por medidas mitigadoras urgentes (e.g. mudanças climáticas).
11
Situação atual: 9 Setor produtivo pautado pela Ação de ativistas;
Pressão do consumidor e da sociedade; Ação dos governos via regulação.
12
Concorrência entre produtos e entre empresas como estímulo à inovação:
10 Concorrência entre produtos e entre empresas como estímulo à inovação: Qual é a empresa mais sustentável? Qual é o produto mais sustentável? Inovação dirigida à sustentabilidade passa a ser vantagem competitiva importante.
13
Mais concorrência => mais inovação => maior bem-estar
11 Mais concorrência => mais inovação => maior bem-estar
14
Exemplos de inovações para a sustentabilidade:
12 Exemplos de inovações para a sustentabilidade: PET verde; Redução do bocal e da tampa de garrafas de PET; Redução da espessura das garrafas de vidro; Redução da quantidade de alumínio necessária para fazer uma lata; Esforço de reciclagem.
15
13 Tendência: Valorização cada vez maior das inovações por parte do mercado e do consumidor; Regulação crescente: - precificação dos impactos ambientais e - penalização dos causadores de danos (e.g. via aumento de impostos).
16
Mercado brasileiro de latas de alumínio
14 Mercado brasileiro de latas de alumínio Vendas em 2004: 9,4 bilhões de unidades Vendas em 2009: 14,8 bilhões de unidades - Aumento de 57% em cinco anos! Investimento (jan10 a mar11): R$ 738 milhões; Aumento de capacidade (jan10 a mar11): de 16 para 24 bilhões de unidades - Aumento de 50% em 15 meses!
17
Chegada da lata de alumínio no Brasil: 1989
15 Chegada da lata de alumínio no Brasil: 1989 Principais benefícios: Popularização da reciclagem de embalagens; Modelo de eficiência industrial; Estímulo à coleta de outros materiais e à organização da atividade.
18
16 CEMPRE (Compromisso Empresarial pela Reciclagem): referência internacional e exportador do modelo brasileiro de reciclagem; OIT (Organização internacional do Trabalho): reconhecimento dos méritos do modelo brasileiro de reciclagem, gerador de “empregos verdes”.
19
Abralatas: atuação pautada pela ética concorrencial.
17 Abralatas: atuação pautada pela ética concorrencial.
20
Muito obrigado!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.