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Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Professores: Edu/Vicente.

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Apresentação em tema: "Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Professores: Edu/Vicente."— Transcrição da apresentação:

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2 Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Professores: Edu/Vicente

3 Definições Importantes Noções de Estatística Podemos entender a Estatística como sendo o método de estudo de comportamento coletivo, cujas conclusões são traduzidas em resultados numéricos. Podemos, intuitivamente, dizer que: Estatística é uma forma de traduzir o comportamento coletivo em números.

4 Universo Estatístico ou População Estatística Conjunto formado por todos os elementos que possam oferecer dados pertinentes ao assunto em questão. Exemplo 1: Um partido político quer saber a tendência do eleitorado quanto a preferência entre dois candidatos à Presidência da República. O Universo Estatístico é o conjunto de todos os eleitores brasileiros.

5 AMOSTRA É um subconjunto da população estatística. Quando o Universo Estatístico é muito vasto ou quando não é possível coletar dados de todos os seus elementos, retira-se desse universo um subconjunto chamado amostra. Os dados são coletados dessa amostra.

6 Exemplo 2 Numa pesquisa para saber a intenção de votos para presidente da república, foram ouvidas 400 pessoas... Esse grupo de 400 pessoas é uma amostra. Cada pessoa ouvida nessa pesquisa é uma unidade estatística. Cada informação numérica obtida nessa pesquisa é um dado estatístico.

7 ROL É toda seqüência de dados numéricos colocados em ordem não decrescente ou não crescente. Exemplo 3: Os 5 alunos de uma amostra apresentam as seguintes notas de matemática: 6; 4; 8; 7; 8 O rol desses resultados é : (4; 6; 7; 8; 8 ) ou (8; 8; 7; 6; 4 ).

8 Frequências Frequência absoluta(F): É o número de vezes que um determinado valor é observado na amostra. Frequência total(F t ): É a soma de todas as frequências absolutas.

9 Frequência Relativa(F r )

10 Exemplo 3 Numa turma foram registradas as idades de todos os 25 alunos. Qual a freqüência absoluta e a freqüência relativa do número de alunos de 14 anos:

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12 Solução: Tabela de Frequencias IdadeFrequência absoluta Frequência Relativa 145 (5/25).100%=20% 1510 (10/25).100%=40 % 167 (7/25).100%=28% 173 (3/25).100%=12% Total25 100%

13 Resposta: F = 5 e Fr = 20%

14 Medidas de Centralização Média Aritmética Simples: Considere a seguinte situação: A tabela a seguir mostra as notas de matemática de um aluno em um determinado ano:

15 BimestreNota 1º Bimestre3,5 2º Bimestre7,5 3º Bimestre9,0 4º Bimestre6,0

16 A média aritmética dessas notas é dada por:

17 Obs.: Ter média 6,5 significa dizer que, apesar de ele ter obtido notas mais altas ou mais baixas em outros bimestres, a soma das notas (26) é a mesma que ele alcançaria se tivesse obtido nota 6,5 em todos os bimestres.

18 Média Aritmética Ponderada Suponha que, em cada bimestre, os pesos sejam: 1º bimestre: Peso 1 2º bimestre: Peso 2 3º bimestre: peso 3 4º bimestre: peso 4

19 Logo, a média aritmética ponderada é:

20 Note que se as notas ocorressem de forma invertida, ou seja, BimestreNota 1º Bimestre6,0 2º Bimestre9,0 3º Bimestre7,5 4º Bimestre3,5

21 A média ponderada seria:

22 Analisando as situações anteriores de maneira bem simples, é como se toda avaliação durante o ano tivesse nota máxima 10,0. Desse total, o 1º bimestre vale 1,0; o 2º bimestre vale 2,0; o 3º bimestre vale 3,0 e o 4º bimestre vale 4,0.

23 Considere agora, a seguinte situação: Cinco baldes contêm 4 litros de água cada um, três outros 2 litros de água, cada um e, ainda, dois outros contém 5 litros de água, cada um. Se toda essa água fosse distribuída igualmente em cada um dos baldes, com quantos litros ficaria cada um?

24 Solução: A quantidade de litros que ficaria em cada balde é a média aritmética ponderada:

25 Resp: Cada balde teria 3,6 litros de água. Ou seja, a quantidade, em litros, de água em cada balde é chamada de média ponderada dos valores 4 litros, 2 litros e 5 litros, com pesos 5; 3 e 2. Resumindo o peso é o número de vezes que o valor se repete.

26 Situação 1 Os salários de 5 pessoas que trabalham em uma empresa são: R$700,00 ; R$800,00 ; R$900,00 ; R$1.000,00 e R$5.600,00. O salário médio dessas 5 pessoas é: 1) Considere as seguintes situações:

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28 Parece lógico que, neste caso, a média aritmética não é a melhor medida de centralização para representar esse conjunto de dados, pois a maioria dos salários é bem menor que R$1.800,00. Em algumas situações a mediana é um número mais representativo. A mediana é o termo central do rol*. Logo, escrevendo o rol* dos dados numéricos dessa situação, temos: (700; 800; 900; 1000; 5600) Logo, o termo central desse rol* é 900. Então a mediana é igual a 900. (Rol: É toda seqüência de dados numéricos colocados em ordem crescente(ou não decrescente) ou decrescente(ou não crescente))

29 Situação 2: Se acrescentarmos à lista o salário de R$1.000,00 de outro funcionário, ficaríamos com um número par de dados numéricos: (700; 800; 900;1000;1000; 5600) Nesse caso, a mediana seria a média aritmética dos termos centrais: Logo a mediana é dada por:

30 Podemos interpretar esse resultado da seguinte maneira: Metade dos funcionários ganha menos de R$950,00 e a outra metade mais de R$950,00.

31 Note que a média aritmética desses valores é:

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33 ou seja, bem superior ao salário da maioria dos funcionários.

34 Generalizando: Se n é ímpar, a mediana é o termo central do rol. Se n é par, a mediana é a média aritmética dos termos centrais do rol

35 MODA Definição: Em uma amostra cujas freqüências dos elementos não são todas iguais, chama-se moda, que se indica por, todo elemento de maior freqüência possível. EX: Na lista de salários do exemplo anterior: (700; 800; 900;1000;1000; 5600) O salário que aparece com maior frequência é o de R$1.000,00. Logo a Moda=R$1.000,00 ou o salário modal é de R$1.000,00.

36 Resumindo: Na sequência de salários: (700; 800; 900;1000;1000; 5600) temos: Salário médio: Salário mediano= Salário Modal = R$1.000,00

37 Observações importantes sobre moda: Na amostra (3; 3; 4; 7; 7; 7; 9) a moda é Na amostra (1;5; 7; 9; 9; 10; 10; 22) Aqui temos duas modas: e ( amostra bimodal) Na amostra (1; 3; 5; 7; 9) não apresenta moda, pois todos os elementos tem a mesma frequência.

38 2) Os salários dos funcionários de uma empresa estão distribuídos na tabela abaixo: SalárioFrequência R$400,005 R$600,002 R$1.000,002 R$5.000,001 O salário médio, o salário mediano e o salário modal são, respectivamente: A) R$1750,00; R$500,00 e R$500,00 B) R$1020,00; R$400,00 e R$500,00 C) R$1750,00; R$500,00 e R$400,00 D) R$1020,00; R$800,00 e R$400,00 E) R$1020,00; R$500,00 e R$400,00

39 OPÇÃO E

40 3) ENEM 2009 – Prova cancelada

41 OPÇÃO B

42 4)ENEM 2009(Prova Cancelada)

43 OPÇÃO C

44 5) ENEM 2009(Cancelado)

45 Solução: Média 4 : 4 alunos Média 5 :10 alunos Média 6 : 18 alunos Média 7 : 16 alunos Média 8 : 2 alunos Total de alunos: 50 alunos Alunos com média maior ou igual a 6 : = 36 alunos Percentual de aprovados:

46 OPÇÃO E

47 6) ENEM 2009(Cancelado)

48 Solução: 100 kg de milho 1000 litros/kg = litros 100 kg de trigo 1500 litros/kg = litros 100 kg de arroz 2500 litros/kg = litros 100 kg de c.de.p 5000 litros/kg = litros 600 kg de c.de.boi litros/kg= litros Total de litros de água = litros Total de kg de alimentos = 1000 kg Quantidade média de água por kg: Opção B

49 7) A tabela traz as idades, em anos, dos filhos de 5 mães. MãeAnaMárciaCláudiaLúciaHeloísa Idade dos filhos 7; 10; 12 11; 158; 10; 12 12; 149; 12; 15; 16; 18 A idade modal desses 15 filhos é inferior à idade média dos filhos de Heloísa em ____ ano(s). a) 4 b) 3 c) 2 d) 1

50 Solução: Ida de Fre q Logo idade modal = 12 anos

51 Média dos filhos de Heloísa: = = = anos Logo é inferior em 14 – 12 = 2 anos OPÇÃO C

52 8) ENEM CANCELADO

53 Cidades da Região Norte: Belém(PA):2º Boa Vista(RR): 1º Macapá(AP): 1º Manaus(AM): 2º Palmas(TO): 1º Porto Velho(RO):2º Rio Branco(AC): 1º.

54 Frequência relativa =

55 OPÇÃO A

56 9) ENEM Cancelado

57 Solução: 523 milhões/12 meses = 43,58... milhões por mês. 43,58... milhões por mês/ 180 mil trabalhadores=

58 OPÇÃO: B

59 ENEM 2010

60

61 A)6 B)6,5 C) 7 D) 7,3 E) 8,5

62 OPÇÃO: B

63 ENEM 2009

64

65 OPÇÃO: D


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