A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Investigando a luz do Sol. APRESENTAÇÃO Com a chegada da Primavera percebemos que os dias começam a ficar mais longos. Assim temos mais tempo para estudar,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Investigando a luz do Sol. APRESENTAÇÃO Com a chegada da Primavera percebemos que os dias começam a ficar mais longos. Assim temos mais tempo para estudar,"— Transcrição da apresentação:

1 Investigando a luz do Sol

2 APRESENTAÇÃO Com a chegada da Primavera percebemos que os dias começam a ficar mais longos. Assim temos mais tempo para estudar, trabalhar, se divertir. Que tal conduzir seus alunos numa investigação diferente? Nesta atividade a idéia é que eles aprendam um fator natural que influencia diretamente nas atividades humanas: a duração do dia. Primeiramente os alunos vão pesquisar sobre o horário em que o sol nasce e se põe na cidade natal deles. A partir desses dados vão montar uma planilha para analisar o processo no período de um ano. Depois vão investigar e escrever as possibilidades e descobertas sobre o assunto e finalmente aprenderão como os movimentos do planeta Terra interfere neste processo. Siga os passos da atividade Investigando a luz do Sol e tenha certeza que suas aulas vão brilhar! LINHAS GERAIS Público alvo: A partir do 6º ano do ensino fundamental Disciplina: Ciências, Geografia e Matemática Tema transversal: Espaço e Estações do ano Softwares necessários: Internet Explorer, Excel e Word Tempo previsto: 5 aulas ! A atividade aqui apresentada deve ser entendida como sugestão para enriquecer suas aulas. Faça as modificações que forem necessárias para a realidade da escola em que trabalha. Use a criatividade. E não se esqueça, o número de aulas também pode ser adaptado por você. É só planejar!

3 Investigando a luz do Sol ÍNDICE ! ROTEIRO DA ATIVIDADE A atividade Investigando a luz do Sol está dividida em 2 partes. Na sala de aula os alunos são introduzidos ao tema e será apresentada a proposta de trabalho. Já no laboratório de informática eles vão seguir um roteiro de investigação, assim poderão montar as planilhas e fazer uma análise reflexiva sobre o assunto. A aula termina com um grande debate, no qual cada aluno vai expor o que descobriu e a que conclusão chegou. Nos slides a seguir, você tem todas as etapas para desenvolver esta atividade junto aos seus alunos. Siga o Plano de aula e boa sorte! Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. NA SALA DE AULA (1 AULA) Etapa 1 – Introdução ao tema NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4 AULAS) Etapa 1 – Pesquisa na Internet Etapa 2 – Montagem da planilha e análise Etapa 3 – Dissertação Etapa 4 – Debate e conclusão da atividade créditos Plano de aula

4 Investigando a luz do Sol NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Escreva bem grande na lousa: Seja bem-vindo a Primavera! Inicie a aula solicitando aos alunos que citem palavras que remetem a esta estação do ano. Vá anotando na lousa. Pare quando alguém comentar a respeito da duração dos dias. Em seguida, explique que este será o foco das próximas aulas: investigar a luz do Sol e saber o porquê a partir da Primavera os dias ficam mais longos, por exemplo. Explique como será a atividade e as partes a ser desenvolvidas no laboratório de informática: montagem de planilha de dados a partir da pesquisa da luz do sol durante um ano, análise dos dados, dissertação e debate sobre o assunto. Então aproveite para questioná-los: - Você consegue imaginar a que horas o Sol nasceu hoje e que horas ele vai se pôr? - Este horário será diferente daqui a seis meses? Por quê? - Se a Terra sempre gira 24 horas por dia, porque alguns dias são mais longos que outros? DICA A Primavera, do latim prima verna, ou primeiro verão, é a primeira das quatro estações. Ela tem um significado especial: é o momento da natureza desabrochar, florescer. Cores, cheiros, beleza, brilho, muitas possibilidades, diversidade de formas. O pólen das flores convida abelhas, borboletas, beija-flores a se aproximarem – é um convite à aproximação, ao encontro.

5 Investigando a luz do Sol NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 1 – PESQUISA NA INTERNET Distribua a Folha de atividade, nela o aluno encontra um roteiro do que será desenvolvido nesta etapa da atividade: pesquisa dos horários de sol nascente e poente, dados necessários para a montagem da planilha. Peça para que os alunos trabalhem em pares. Como se trata de uma investigação, deixe-os bem soltos para buscar informações onde desejarem. Estipule aproximadamente 25 minutos. ETAPA 2 – MONTAGEM DA PLANILHA E ANÁLISE Conforme os alunos forem coletando os dados, estes devem ser inseridos na planilha. Interrompa a aula e exija a atenção de todos para iniciar a montagem da estrutura no programa Excel. Siga o arquivo Passo a passo Excel; Em seguida, as duplas devem preencher a planilha e iniciar as análises seguindo o roteiro presente na folha de atividade; Passo a passo Excel Folha de atividade

6 Investigando a luz do Sol NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA ETAPA 3 – DISSERTAÇÃO Agora chegou a hora dos alunos dissertarem sobre as probabilidades e conclusões a que chegaram. Faça um breve comentário do que foi visto. Solicite que os alunos exponham quais foram as primeiras observações. Então, apresente um resumo sobre o processo de translação e rotação da Terra. Exiba animações e gráficos para que eles entendam como funciona a chegada da luz solar até o planeta Terra. Em seguida, eles devem começar a produção dos textos. Na folha de atividade os alunos encontram um roteiro com os pontos mais importantes para ser comentado. Estipule aproximadamente 40 minutos. ETAPA 4 – DEBATE E CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Separe uma aula para a apresentação de cada dupla. Eles devem comentar rapidamente quais foram os resultados da investigação. Então finalize a atividade explicando os benefícios das Estações do ano e como ela contribui para vários setores, como na agricultura ou mesmo na moda. ! Reserve com antecedência os equipamentos para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor multimídia para essa atividade. DICA Visite alguns sites que falam sobre o assunto: Ambiente Brasil Observatório UFMG

7 Investigando a luz do Sol Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: CRÉDITOS Equipe Microsoft Educação Brasil Adriana Manetti Gerente de Programas Educacionais Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Ana Teresa Ralston Gerente de Programas Educacionais Jean Paulo Silva Ramos Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Resultados Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com seus alunos. Envie um para nós contando sua história! Contato: Luciana Tenório


Carregar ppt "Investigando a luz do Sol. APRESENTAÇÃO Com a chegada da Primavera percebemos que os dias começam a ficar mais longos. Assim temos mais tempo para estudar,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google